Questões de Concurso
Sobre bioquímica em veterinária em veterinária
Foram encontradas 50 questões
Leia o enunciado e analise as lacunas nele existente:
“As membranas celulares de determinadas células são capazes de englobar matéria particulada e líquido extracelular e trazê-los para dentro do citoplasma. A ingestão de matéria particulada é conhecida como ____________, a ingestão de líquido extracelular é denominada _____________, e ambas constituem formas de ______________.”
Assinale a alternativa que preenche as lacunas com a sequência CORRETA:
O ácido fólico é essencial ao metabolismo dos compostos monocarbonados. Assinale (V) verdadeira ou (F) falsa, levando-se em consideração os sintomas em consequência da carência do ácido fólico no organismo animal.
( ) Diminuição da leucopoiese, com atrofia do tecido linfático.
( ) Diminuição da eritropoiese e como consequência redução da hemoglobina.
( ) Hemorragia da pele e músculos em consequência da diminuição das estruturas fibrilares do tecido conjuntivo.
( ) No músculo cardíaco e esquelético produz alterações em formas degenerativas hialinas e graxas.
( ) Ulcerações da mucosa intestinal com diarreia, principalmente em pintos.
A sequência CORRETA é:
Analise as afirmativas que descrevem as diversas provas bioquímicas de identificação bacteriana.
I- No teste da catalase, uma gota de solução aquosa de peróxido de hidrogênio 3-5% é colocada numa lâmina e, em seguida, com uma alça de platina, adiciona-se uma porção do crescimento bacteriano sobre a gota. A prova é considerada positiva quando há borbulhamento ou efervescência devido à liberação do oxigênio.
II- A prova de urease consiste em transferir uma porção do crescimento bacteriano com uma alça para o meio contendo ureia, pH neutro e um indicador de pH, o azul de metileno. Após o crescimento a prova é revelada positiva quando a urease ataca a ureia alcalinizando o meio que toma a coloração rosa choque. Na prova negativa não há alteração da cor do meio.
III- A prova de motilidade indica indiretamente a presença de flagelos. Não é uma prova bioquímica e sim fisiológica, mas auxilia a identificar bactérias. A prova é efetuada inoculando-se em linha reta, através da técnica da punctura (com agulha), 2/3 de um meio semi-sólido. A prova indica motilidade quando os microrganismos crescem deslocando-se da linha de inoculação, turvando o meio. A prova é negativa quando os microrganismos ficam restritos ao local da inoculação sem, contudo, turvar o meio.
Assinale a alternativa que contém a (as) afirmativa (s) correta(s):
Os macrófagos reconhecem a lesão tissular, promovem o recrutamento de neutrófilos e regulam os processos pelos quais os neutrófilos recrutam monócitos. Nem todos os macrófagos geram óxido nítrico. Os macrófagos que o fazem, cuja principal função é a defesa do hospedeiro, são chamados de:
I. A pasteurização do leite, segundo o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), é o emprego conveniente do calor, com a finalidade de destruir a flora microbiana patogênica do leite, bem como a maior parte da flora saprófita.
II. Durante o processo de pasteurização lenta, o leite é mantido sob agitação mecânica do começo ao fim do processo, que é realizado por 60 minutos, com o leite aquecido entre 72 e 75ºC.
III. O leite UHT (Ultra High Temperature) ou UAT (Ultra-Alta Temperatura) é comumente chamado de leite longa vida.
IV. Com a finalidade de evitar a oxidação das gorduras do leite, o ar é retirado do envase de leite submetido ao processo UHT ou UAT.
Quais estão corretas?
A quantidade correta de cada reagente necessária, para preparar 800mL de tampão fosfato-salino, é indicado em
I. Os glóbulos brancos, células de defesa presentes no sangue, relacionam-se com alterações hematológicas como a leucocitose e a leucopenia.
II. A leucopenia é um aumento no número de leucócitos circulantes, como dos neutrófilos. A eosinofilia é o aumento no número de eosinófilos no sangue, e está relacionada aos processos alérgicos e parasitários.
III. Os granulócitos são células de defesa dos animais domésticos. Dentre eles, destacam-se os linfócitos B, que, se ativados, diferenciam-se em plasmócitos que secretam imunoglobulinas, como a IgE (relacionada aos processos alérgicos).
IV. Os agranulócitos incluem monócitos, linfócitos e as hemácias microcíticas.
verifica-se que está/ão correta/s
1. Realizar, quando necessário, a coleta de material preferencialmente em animais com jejum de 12 horas, para evitar que estas amostras apresentem lipemia. 2. Após a coleta, agitar excessivamente a amostra por longo período para que seja homogeneizada de forma adequada. 3. Para a maioria dos exames laboratoriais, o acondicionamento ideal do material coletado se dá em entre 18 e 28ºC, evitando-se a refrigeração.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas
corretas.
(1) Aminas vasoativas. (2) Eicosanoides. (3) Citocinas.
(_) Representadas principalmente por histamina e serotonina, são liberadas de mastócitos e plaquetas; atuam principalmente na fase inicial da inflamação aguda, sendo responsáveis, principalmente, pelo aumento de permeabilidade vascular que ocorre nos capilares.
(_) São os principais mediadores químicos sobre os quais atuam os medicamentos anti-inflamatórios esteroidais e não esteroidais; entre eles, podemos citar a prostaglandina-E2, que é a principal prostaglandina relacionada com o processo inflamatório agudo.
(_) São substâncias glicoproteicas derivadas de células mononucleares, representadas pelas interleucinas e pelo fator de necrose tumoral, que possuem ações pró- e antiinflamatórias.