Questões de Concurso
Sobre bioquímica em veterinária em veterinária
Foram encontradas 62 questões
Leia o enunciado e analise as lacunas nele existente:
“As membranas celulares de determinadas células são capazes de englobar matéria particulada e líquido extracelular e trazê-los para dentro do citoplasma. A ingestão de matéria particulada é conhecida como ____________, a ingestão de líquido extracelular é denominada _____________, e ambas constituem formas de ______________.”
Assinale a alternativa que preenche as lacunas com a sequência CORRETA:
Com relação às proteínas plasmáticas, analise as afirmativas a seguir e considere V para AFIRMATIVAS VERDADEIRAS e F para AFIRMATIVAS FALSAS.
( ) As principais proteínas plasmáticas são a albumina e as globulinas, que são responsáveis pelo transporte e carreamento de ácidos graxos livres, ácidos biliares, bilirrubina, cálcio, hormônios e medicamentos.
( ) A albumina é uma das menores proteínas plasmáticas, porém é a mais abundante, sendo responsável por, aproximadamente, 75% da pressão oncótica (pressão osmótico-coloidal) do plasma vascular, a qual regula o conteúdo de água que se difunde do sangue para os tecidos.
( ) As globulinas representam um grupo heterogêneo de proteínas de tamanhos variáveis. Centenas de diferentes tipos de globulinas estão presentes no plasma, inclusive as imunoglobulinas, as proteínas do sistema complemento, os fatores de coagulação e várias proteínas com função enzimática.
( ) A albumina e as globulinas são sintetizadas no fígado, e alcançam a corrente sanguínea, sendo catabolizadas na maioria dos tecidos.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo, de preenchimento dos parênteses:
Os macrófagos reconhecem a lesão tissular, promovem o recrutamento de neutrófilos e regulam os processos pelos quais os neutrófilos recrutam monócitos. Nem todos os macrófagos geram óxido nítrico. Os macrófagos que o fazem, cuja principal função é a defesa do hospedeiro, são chamados de:
I. A pasteurização do leite, segundo o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), é o emprego conveniente do calor, com a finalidade de destruir a flora microbiana patogênica do leite, bem como a maior parte da flora saprófita.
II. Durante o processo de pasteurização lenta, o leite é mantido sob agitação mecânica do começo ao fim do processo, que é realizado por 60 minutos, com o leite aquecido entre 72 e 75ºC.
III. O leite UHT (Ultra High Temperature) ou UAT (Ultra-Alta Temperatura) é comumente chamado de leite longa vida.
IV. Com a finalidade de evitar a oxidação das gorduras do leite, o ar é retirado do envase de leite submetido ao processo UHT ou UAT.
Quais estão corretas?
A quantidade correta de cada reagente necessária, para preparar 800mL de tampão fosfato-salino, é indicado em
I. Os glóbulos brancos, células de defesa presentes no sangue, relacionam-se com alterações hematológicas como a leucocitose e a leucopenia.
II. A leucopenia é um aumento no número de leucócitos circulantes, como dos neutrófilos. A eosinofilia é o aumento no número de eosinófilos no sangue, e está relacionada aos processos alérgicos e parasitários.
III. Os granulócitos são células de defesa dos animais domésticos. Dentre eles, destacam-se os linfócitos B, que, se ativados, diferenciam-se em plasmócitos que secretam imunoglobulinas, como a IgE (relacionada aos processos alérgicos).
IV. Os agranulócitos incluem monócitos, linfócitos e as hemácias microcíticas.
verifica-se que está/ão correta/s
1. Realizar, quando necessário, a coleta de material preferencialmente em animais com jejum de 12 horas, para evitar que estas amostras apresentem lipemia. 2. Após a coleta, agitar excessivamente a amostra por longo período para que seja homogeneizada de forma adequada. 3. Para a maioria dos exames laboratoriais, o acondicionamento ideal do material coletado se dá em entre 18 e 28ºC, evitando-se a refrigeração.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas
corretas.
(1) Aminas vasoativas. (2) Eicosanoides. (3) Citocinas.
(_) Representadas principalmente por histamina e serotonina, são liberadas de mastócitos e plaquetas; atuam principalmente na fase inicial da inflamação aguda, sendo responsáveis, principalmente, pelo aumento de permeabilidade vascular que ocorre nos capilares.
(_) São os principais mediadores químicos sobre os quais atuam os medicamentos anti-inflamatórios esteroidais e não esteroidais; entre eles, podemos citar a prostaglandina-E2, que é a principal prostaglandina relacionada com o processo inflamatório agudo.
(_) São substâncias glicoproteicas derivadas de células mononucleares, representadas pelas interleucinas e pelo fator de necrose tumoral, que possuem ações pró- e antiinflamatórias.
I. A bilirrubina é formada pela degradação metabólica da hemoglobina dos eritrócitos envelhecidos. Esse processo é realizado pelos macrófagos que liberam bilirrubina não conjugada.
II. No hepatócito, ocorre a captação da bilirrubina não conjugada e a conjugação com o ácido glicurônico para que ela possa ser excretada por meio da bile.
III. São causas de icterícia o aumento da produção de bilirrubina e a diminuição da conjugação da bilirrubina.
IV. O aumento da bilirrubina não conjugada está associado à diminuição da produção de hemácias na medula óssea.