Questões de Concurso Sobre bioquímica em veterinária em veterinária

Foram encontradas 50 questões

Q3070681 Veterinária

Leia o enunciado e analise as lacunas nele existente:

“As membranas celulares de determinadas células são capazes de englobar matéria particulada e líquido extracelular e trazê-los para dentro do citoplasma. A ingestão de matéria particulada é conhecida como ____________, a ingestão de líquido extracelular é denominada _____________, e ambas constituem formas de ______________.”

Assinale a alternativa que preenche as lacunas com a sequência CORRETA: 

Alternativas
Q3016842 Veterinária
Hormônio secretado pela glândula tireoide dos caprinos essencial para o desenvolvimento ósseo, muscular e neurológico, especialmente durante a fase de crescimento:
Alternativas
Q3016839 Veterinária
Hormônio secretado pelas células beta do pâncreas bovino fundamental para a regulação da glicemia e o metabolismo energético:
Alternativas
Q2785965 Veterinária

O ácido fólico é essencial ao metabolismo dos compostos monocarbonados. Assinale (V) verdadeira ou (F) falsa, levando-se em consideração os sintomas em consequência da carência do ácido fólico no organismo animal.


( ) Diminuição da leucopoiese, com atrofia do tecido linfático.

( ) Diminuição da eritropoiese e como consequência redução da hemoglobina.

( ) Hemorragia da pele e músculos em consequência da diminuição das estruturas fibrilares do tecido conjuntivo.

( ) No músculo cardíaco e esquelético produz alterações em formas degenerativas hialinas e graxas.

( ) Ulcerações da mucosa intestinal com diarreia, principalmente em pintos.


A sequência CORRETA é:

Alternativas
Q2739924 Veterinária
A pasteurização rápida (HTST) e o processamento UHT (UAT) são tratamentos térmicos utilizados rotineiramente nas usinas de beneficiamento de leite. Sobre esses tratamentos térmicos, é CORRETO afirmar que
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2019 - UFCG - Médico Veterinário |
Q2710108 Veterinária

Analise as afirmativas que descrevem as diversas provas bioquímicas de identificação bacteriana.

I- No teste da catalase, uma gota de solução aquosa de peróxido de hidrogênio 3-5% é colocada numa lâmina e, em seguida, com uma alça de platina, adiciona-se uma porção do crescimento bacteriano sobre a gota. A prova é considerada positiva quando há borbulhamento ou efervescência devido à liberação do oxigênio.

II- A prova de urease consiste em transferir uma porção do crescimento bacteriano com uma alça para o meio contendo ureia, pH neutro e um indicador de pH, o azul de metileno. Após o crescimento a prova é revelada positiva quando a urease ataca a ureia alcalinizando o meio que toma a coloração rosa choque. Na prova negativa não há alteração da cor do meio.

III- A prova de motilidade indica indiretamente a presença de flagelos. Não é uma prova bioquímica e sim fisiológica, mas auxilia a identificar bactérias. A prova é efetuada inoculando-se em linha reta, através da técnica da punctura (com agulha), 2/3 de um meio semi-sólido. A prova indica motilidade quando os microrganismos crescem deslocando-se da linha de inoculação, turvando o meio. A prova é negativa quando os microrganismos ficam restritos ao local da inoculação sem, contudo, turvar o meio.

Assinale a alternativa que contém a (as) afirmativa (s) correta(s):

Alternativas
Q2588807 Veterinária

Os macrófagos reconhecem a lesão tissular, promovem o recrutamento de neutrófilos e regulam os processos pelos quais os neutrófilos recrutam monócitos. Nem todos os macrófagos geram óxido nítrico. Os macrófagos que o fazem, cuja principal função é a defesa do hospedeiro, são chamados de:

Alternativas
Q2481037 Veterinária
NÃO é considerada alteração intereritrocítica:
Alternativas
Q2388290 Veterinária
De acordo com as Diretrizes Gerais para o Trabalho em Contenção com Material Biológico do Ministério da Saúde, os Rhabdovirus, incluindo o vírus da raiva (amostras de vírus fixo) e os Rhabdovirus vírus da raiva (amostras de rua) estão classificados, com base em seu risco biológico, respectivamente, como classe
Alternativas
Q2320278 Veterinária
Em relação ao tratamento térmico do leite, analise as assertivas abaixo:

I. A pasteurização do leite, segundo o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), é o emprego conveniente do calor, com a finalidade de destruir a flora microbiana patogênica do leite, bem como a maior parte da flora saprófita.
II. Durante o processo de pasteurização lenta, o leite é mantido sob agitação mecânica do começo ao fim do processo, que é realizado por 60 minutos, com o leite aquecido entre 72 e 75ºC.
III. O leite UHT (Ultra High Temperature) ou UAT (Ultra-Alta Temperatura) é comumente chamado de leite longa vida.
IV. Com a finalidade de evitar a oxidação das gorduras do leite, o ar é retirado do envase de leite submetido ao processo UHT ou UAT.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2311676 Veterinária
As resinas polimerizáveis utilizadas em angiotécnicas 
Alternativas
Q2311673 Veterinária
O formaldeído é o fixador mais utilizado, sendo vendido sob o nome de formol, ou formalina na sua concentração primária (37 a 40%). Para se preparar 1.000 mL de solução aquosa de formaldeído a 10% para fixação de peças anatômicas, deve-se diluir qual quantidade de formol na sua concentração primária? 
Alternativas
Q2292163 Veterinária
O tampão fosfato salino é uma solução muito utilizada em laboratório de pesquisa. Essa solução tampão contém 137mM de NaCl, 2,7 mM de KCl, 10 mM de Na2 HPO4 e 2 mM de KH2 PO4 . Considerando-se que o peso (massa) molecular de NaCl é 58,44 g/mol; de KCl, é 74,55 g/mol; de Na2 HPO4 é 141,96 g/mol; e de KH2 PO4 é 136,08 g/mol.

A quantidade correta de cada reagente necessária, para preparar 800mL de tampão fosfato-salino, é indicado em
Alternativas
Q2251761 Veterinária
Qual técnica imunológica é utilizada para detecção de anticorpos que agem contra um parasita, utilizando um anticorpo secundário ligado a enzimas e substratos que geram substâncias coloridas?
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FAU Órgão: UNIOESTE Prova: FAU - 2023 - UNIOESTE - Médico Veterinário |
Q2251108 Veterinária
Assinale a alternativa correta. Na bioquímica sanguínea dos animais domésticos, a mensuração da fosfatase alcalina é geralmente utilizada para investigar doenças em quais órgãos ou sistemas?
Alternativas
Q2245060 Veterinária
Dadas as afirmativas sobre os elementos figurados do sangue,
I. Os glóbulos brancos, células de defesa presentes no sangue, relacionam-se com alterações hematológicas como a leucocitose e a leucopenia.
II. A leucopenia é um aumento no número de leucócitos circulantes, como dos neutrófilos. A eosinofilia é o aumento no número de eosinófilos no sangue, e está relacionada aos processos alérgicos e parasitários.
III. Os granulócitos são células de defesa dos animais domésticos. Dentre eles, destacam-se os linfócitos B, que, se ativados, diferenciam-se em plasmócitos que secretam imunoglobulinas, como a IgE (relacionada aos processos alérgicos).
IV. Os agranulócitos incluem monócitos, linfócitos e as hemácias microcíticas.
verifica-se que está/ão correta/s
Alternativas
Q2242395 Veterinária
Na coleta de material de origem animal para análise de laboratório, deve-se:
1. Realizar, quando necessário, a coleta de material preferencialmente em animais com jejum de 12 horas, para evitar que estas amostras apresentem lipemia. 2. Após a coleta, agitar excessivamente a amostra por longo período para que seja homogeneizada de forma adequada. 3. Para a maioria dos exames laboratoriais, o acondicionamento ideal do material coletado se dá em entre 18 e 28ºC, evitando-se a refrigeração.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q2241712 Veterinária
Vários são os mediadores químicos envolvidos no desenvolvimento do processo inflamatório, podendo ser de origem tissular, como aminas vasoativas, fator de ativação plaquetária (PAF), eicosanoides, citocinas, radicais livres superóxidos, óxido nítrico e neuropeptídeos, ou de origem plasmática, como sistema de coagulação, sistema complemento e sistema das cininas. Considerando-se os principais efeitos inflamatórios dos mediadores químicos envolvidos na inflamação, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Aminas vasoativas. (2) Eicosanoides. (3) Citocinas.
(_) Representadas principalmente por histamina e serotonina, são liberadas de mastócitos e plaquetas; atuam principalmente na fase inicial da inflamação aguda, sendo responsáveis, principalmente, pelo aumento de permeabilidade vascular que ocorre nos capilares.
(_) São os principais mediadores químicos sobre os quais atuam os medicamentos anti-inflamatórios esteroidais e não esteroidais; entre eles, podemos citar a prostaglandina-E2, que é a principal prostaglandina relacionada com o processo inflamatório agudo.
(_) São substâncias glicoproteicas derivadas de células mononucleares, representadas pelas interleucinas e pelo fator de necrose tumoral, que possuem ações pró- e antiinflamatórias.
Alternativas
Q2240446 Veterinária
São agonistas α2-adrenérgicos, EXCETO:
Alternativas
Q2240401 Veterinária
A rabdomiólise caracteriza-se pelo processo de degeneração muscular de origem multifatorial. Como complemento diagnóstico, são realizados exames complementares, como o bioquímico. A confirmação diagnóstica de lesão muscular se dá pela elevação de: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: A
4: C
5: D
6: D
7: C
8: C
9: B
10: D
11: D
12: D
13: B
14: E
15: A
16: A
17: A
18: A
19: B
20: E