A avaliação laboratorial dos teores de proteínas do plasma e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3027567 Veterinária
A avaliação laboratorial dos teores de proteínas do plasma e do soro sanguíneo é parte tanto de exames hematológicos quanto de bioquímicos. As alterações da concentração plasmática ou sérica de proteínas comumente são secundárias a várias doenças e podem ser o principal achado anormal em algumas enfermidades. A mensuração do teor sérico ou plasmático das proteínas frequentemente propicia informações importantes que podem ser úteis no sentido de reduzir a lista de doenças a serem investigadas e, em alguns casos, revela a presença de uma doença específica (THRALL, 2014).

Com relação às proteínas plasmáticas, analise as afirmativas a seguir e considere V para AFIRMATIVAS VERDADEIRAS e F para AFIRMATIVAS FALSAS.

( ) As principais proteínas plasmáticas são a albumina e as globulinas, que são responsáveis pelo transporte e carreamento de ácidos graxos livres, ácidos biliares, bilirrubina, cálcio, hormônios e medicamentos.
( ) A albumina é uma das menores proteínas plasmáticas, porém é a mais abundante, sendo responsável por, aproximadamente, 75% da pressão oncótica (pressão osmótico-coloidal) do plasma vascular, a qual regula o conteúdo de água que se difunde do sangue para os tecidos.
( ) As globulinas representam um grupo heterogêneo de proteínas de tamanhos variáveis. Centenas de diferentes tipos de globulinas estão presentes no plasma, inclusive as imunoglobulinas, as proteínas do sistema complemento, os fatores de coagulação e várias proteínas com função enzimática.
( ) A albumina e as globulinas são sintetizadas no fígado, e alcançam a corrente sanguínea, sendo catabolizadas na maioria dos tecidos.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo, de preenchimento dos parênteses:
Alternativas