Questões de Concurso Sobre biotério e animais de laboratório em veterinária

Foram encontradas 490 questões

Q3300412 Veterinária
Em uma unidade que trabalha com camundongos geneticamente modificados para estudos de câncer, foi identificado que o fluxo de entrada e saída de pessoas na instalação não segue um protocolo específico de barreira sanitária. Os pesquisadores entram e saem do biotério usando os mesmos jalecos que utilizam em outras áreas do laboratório. Com base nas diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, qual é a prática correta a ser adotada para minimizar o risco de contaminação em um biotério?
Alternativas
Q3300410 Veterinária
Um laboratório que trabalha com modelos experimentais de infecção viral possui diferentes seções para animais de várias espécies, incluindo roedores e primatas. Durante uma auditoria de biossegurança, foi observado que a área destinada a roedores, onde as infecções virais são estudadas, não possui um protocolo claro para a desinfecção e descarte de materiais contaminados, o que pode resultar em risco de contaminação para outras áreas da instalação. De acordo com o Guia Brasileiro de Produção, Manutenção ou Utilização de Animais em Atividades de Ensino ou Pesquisa Científica, qual é a ação mais adequada para garantir a biossegurança na instalação de animais?
Alternativas
Q3293731 Veterinária
Um laboratório universitário mantém coelhos para pesquisa fisiológica. Após manipulações repetidas, surgiram lesões traumáticas em articulações do membro pélvico. A avaliação radiográfica indicou inflamação no joelho. Nesse sentido, assinale a conduta eficaz. 
Alternativas
Q3274196 Veterinária
Com relação à utilização de ração para animais de biotério, as melhores opções devem possuir as seguintes características:
Alternativas
Q3274194 Veterinária
Em relação ao procedimento de sexagem de roedores (ratos e camundongos), é correto afirmar:
Alternativas
Q3274192 Veterinária
Com relação à execução da eutanásia de Hamster, é correto afirmar:
Alternativas
Q3274191 Veterinária
As analgesias multimodais utilizadas em animais de biotério
Alternativas
Q3274189 Veterinária
A administração de fármacos aos animais envolvidos na experimentação é rotina laboratorial. As vias de acesso para essa administração mais comuns são: a via intraperitoneal, a via subcutânea, a via intramuscular e a via endovenosa. Em relação a essas vias de administração, é correto afirmar:
Alternativas
Q3274180 Veterinária
Considerando a relevância na utilização de animais de laboratório, é correto afirmar:
Alternativas
Q3158127 Veterinária
O controle das variáveis ambientais dentro dos biotérios é fundamental tanto para a produção e manutenção dos animais de laboratório, quanto para a equipe de técnicos que nele trabalha e validação das pesquisas. Agentes físicos, químicos e biológicos podem influenciar no comportamento/fisiologia dos animais e modificar os resultados da pesquisa. Por exemplo, as influências da iluminação, temperatura e umidade sobre o bem-estar e os resultados experimentais de roedores de laboratório são bem conhecidos.
Quais práticas devem ser adotadas para garantir o controle dessas variáveis e o sucesso das pesquisas realizadas? 
Alternativas
Q3158126 Veterinária
A figura abaixo representa um método de eutanásia para camundongos baseado em deslocamento cervical.
Imagem associada para resolução da questão

De acordo com a Resolução Normativa n° 37/2018 do CONCEA, que trata dos procedimentos recomendados para eutanásia de animais, o deslocamento cervical pode ser considerado adequado para causar a morte de camundongos desde que o animal tenha
Alternativas
Q3157993 Veterinária
Os alojamentos dos animais em cativeiro, com frequência, diferem bastante do ambiente natural, que é rico em estímulos. Nesse sentido, a Ciência de Animais em Laboratório reconhece a promoção de programa de enriquecimento ambiental, como medida que promove a expressão de tipos de comportamento naturais específicos da espécie e uma diminuição, se não o desaparecimento, de tipos de comportamento anormais. Deve ser baseado na promoção de um efeito positivo no bem-estar físico e psicológico do animal.

A seguir, estão listadas estratégias de enriquecimento ambiental para roedores utilizados em pesquisas, EXCETO.
Alternativas
Q3157992 Veterinária
Dentre as diversas linhagens de Rattus norvegicus existentes, atualmente os biotérios de uma universidade federal brasileira dispõem das seguintes: Wistar e Long Evans. Quanto ao perfil genético, essas linhagens são classificadas como “outbred”. Uma característica desses ratos é que eles apresentam
Alternativas
Q3157991 Veterinária
A classificação dos animais quanto ao status sanitário pode ser definida como a relação deles com o seu particular e específico ambiente. Esse ambiente inclui os organismos associados aos animais e os organismos presentes dentro dos limites do ambiente físico e barreiras sanitárias. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, de associação da caracterização listada na coluna da direita com a classificação dos grupos de animais quanto ao status sanitário enumerada à esquerda.
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q3157990 Veterinária
Pesquisas com animais tiveram práticas bastante questionáveis no passado. No ano de 1980, Henry Spira – um dos mais importantes defensores dos direitos dos animais no século XX – denunciou a Revlon pelo uso de coelhos para fins de testes de toxicidade e solicitou a publicação de um anúncio de página inteira no The New York Times: “Quantos coelhos a Revlon deixa cegos em nome da beleza?”. Este fato, somado aos aspectos éticos e legais envolvidos na experimentação animal, torna urgente a busca pela regulamentação e centros de validação que dispõe de protocolos metodológicos que buscam a avaliação do potencial de irritação e corrosão da pele; de irritação e corrosão ocular; de fototoxicidade; da absorção cutânea; do potencial de sensibilização cutânea; da toxicidade aguda; e, de genotoxicidade.

Os protocolos mencionados viabilizam
Alternativas
Q3157989 Veterinária
Em biossegurança, o gerenciamento de resíduos do biotério é de responsabilidade da instituição desde o momento da sua geração até seu destino final. Os resíduos sólidos gerados no biotério devem ser submetidos a um processo de tratamento específico de acordo com o grupo de classificação do resíduo, conforme descrito a seguir.

I. Resíduos perfurocortantes devem ser acondicionados em coletos estanques e rígidos, resistentes a ruptura, punctura e escarificação. Esses resíduos devem seguir para tratamento adequado ao tipo de contaminação a que tiverem sido submetidos.
II. Carcaças de animais e forrações das gaiolas de manutenção são resíduos que devem ser submetidos a processo de tratamento que promova uma redução de carga microbiana nível III e enviados para aterros licenciados.
III. O gerenciamento dos restos de insumos farmacêuticos, resíduos de saneantes e desinfetantes e de solventes utilizados nas diferentes atividades deve seguir as normas propostas pela legislação vigente, podendo variar de incineração, neutralização seguida de descarte simples na rede coletora de efluentes líquidos ou ainda disposição em aterro sanitário classe I.
IV. Os resíduos que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente e foram passíveis de reutilização, recuperação ou reciclagem, devem seguir para aterro sanitário convencional. Quando forem passíveis, devem atender às normas legais de higienização e descontaminação e às resoluções CONAMA pertinentes.

A qual grupo de resíduo sólido pertence, respectivamente, os tratamentos descritos nos itens I, II, III e IV?
Alternativas
Q3157988 Veterinária
Sobre os cuidados e procedimentos básicos para o uso de animais de laboratório (animais de experimentação), assinale a alternativa INCORRETA
Alternativas
Q3157987 Veterinária
Um grupo de pesquisadores realizou uma consulta na Resolução Normativa No 37/2018 do Conselho Nacional de Experimentação Animal (CONCEA) para conhecer os métodos de Eutanásia para lagomorfos (coelhos). Assinale a alternativa correta que indica um método INACEITÁVEL de eutanásia para lagomorfos.
Alternativas
Q3157986 Veterinária
O volume do sangue coletado por via intravenosa é uma questão crítica em animais de pequeno porte. Assim, para o cálculo do volume a ser administrado e coletado, é fundamental conhecer o peso do animal, bem como é importante ter à mão materiais na bancada para o sucesso dos procedimentos. Em relação às recomendações para o volume da coleta de sangue nos referidos animais, são feitas as asserções abaixo.

I. A quantidade mínima em uma coleta é de 10% do volume total do sangue do animal ou 1% do peso corporal. Nessa condição, o intervalo entre coletas deve ser de 3 a 4 semanas.
II. A remoção de volume de 7,5% de sangue total não é permitida, pois os efeitos do estresse provocam concentrações plasmáticas elevadas de adrenalina, noradrenalina e corticosterona.
III. A remoção de 10% do volume total do sangue é permitida; todavia, enquanto o sangue é coletado deve ocorrer a reposição de fluido estéril em dobro, administrado lentamente por via intravenosa, à temperatura corporal de 33oC.
IV. A perda de 20 a 25% de sangue diminui a pressão sanguínea arterial, o batimento cardíaco e a oferta de oxigênio aos órgãos vitais, levando à hipovolemia e falência cardíaca (choque).

Assinale a alternativa que apresenta apenas asserções corretas.
Alternativas
Q3157985 Veterinária
O êxito na condução das pesquisas e na qualidade dos resultados experimentais depende da garantia da presença mínima de estresse no cotidiano do modelo experimental. A presença de diversos fatores, tais como: animais saudáveis, seu manuseio correto, preocupação constante com seu bem-estar, além de conhecimento e treinamento adequados aos responsáveis pelo uso desses animais são condições para a qualidade de dados obtidos de pesquisa com animais de laboratório.

São parâmetros que indicam possíveis desconfortos para o animal, EXCETO.
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: C
5: D
6: D
7: A
8: B
9: B
10: D
11: D
12: A
13: B
14: A
15: C
16: B
17: D
18: D
19: D
20: A