Questões de Concurso Comentadas sobre carnes em tpoa em veterinária

Foram encontradas 63 questões

Q2573009 Veterinária
Os derivados cárneos podem ser classificados como produtos reestruturados, emulsionados, curados, salgados, fermentados, cozidos ou não, defumados ou não. Dentre os derivados a seguir, assinale a alternativa que contenha apenas derivados cárneos emulsionados.
Alternativas
Q2498638 Veterinária
Produtos cárneos são aqueles obtidos de carnes, de miúdos e de partes comestíveis das diferentes espécies animais, com as propriedades originais das matérias-primas modificadas por meio de tratamento físico, químico ou biológico. Sobre os procedimentos tecnológicos para a inspeção industrial e sanitária desses produtos, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2464982 Veterinária
Assinale a alternativa correta. No Brasil, de acordo com o Decreto 9013 de 29 de março de 2017, são consideradas espécies de açougue os bovinos, búfalos, equídeos, suídeos, ovinos, caprinos, lagomorfos e aves domésticas, bem como os animais silvestres criados em cativeiro, abatidos em estabelecimentos sob inspeção veterinária. Qual das alternativas abaixo representa os lagomorfos?
Alternativas
Q2414692 Veterinária
O Brasil se destaca por ter um dos maiores rebanhos bovinos do mundo com fins comerciais, ultrapassando 224 milhões de cabeças. A alta produção também coloca o Brasil em uma posição de liderança no que diz respeito à exportação, com mais de 2 milhões de toneladas de carne bovina exportada (ABIEC, 2023). Questões ligadas à qualidade da carne são controladas pelos serviços oficiais de inspeção sanitária, seja no nível federal, estadual ou municipal. Em relação ao padrão sanitário da carne, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Cysticercus bovis é o nome da larva de Taenia saginata que é encontrada nas carcaças bovinas.

( ) Teníase é a doença de humanos causada pelos vermes intestinais que podem atingir vários metros de comprimento e possuem o corpo segmentado e achatado.

( ) Os locais com maior percentual de identificar a presença de cisticercos nos bovinos são masseter, coração, fígado e paleta, além do acém+pescoço.

( ) Os ovos da referida tênia são liberados pelos proglotes grávidos do parasito, que são eliminados pelas fezes humanas.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2400751 Veterinária

A definição a seguir corresponde a qual etapa tecnológica para a elaboração da carne salgada curada e dessecada?


“Consiste na injeção de salmoura (sal, sais ou agen-tes de cura e água) nos cortes ou pedaços, ou na sua imersão em salmoura em tanques fixos, podendo ainda serem tumble-ados.”

(Fonte adaptada https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/instrucao-normativa-n-92-de-18-de-setembro-de-2020-278692460> Acesso em 30 de Junho de 2022)

Alternativas
Q2200376 Veterinária
Os alimentos de origem animal podem constituir-se em excelente habitat para inúmeras espécies de micro-organismos. A carne bovina moída é um alimento que geralmente está envolvido em intoxicações alimentares. Um microrganismo que pode ser isolado em carne moída bovina é:
Alternativas
Q2168731 Veterinária
Um bovino morto nos currais do frigorífico deve ser: 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: COSEAC Órgão: UFF Prova: COSEAC - 2023 - UFF - Médico Veterinário |
Q2160479 Veterinária
A Diretora do Departamento de Inspeção de Produtos De Origem Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura descreve os procedimentos para a coleta e análise de Escherichia coli verotoxigênica em carne de bovino in natura utilizada na formulação de produtos cárneos, cominutados, prontos para serem cozidos, fritos ou assados em sua Norma Interna nº 2 de 2013.
Em relação ao procedimento de coleta e análise descrito na referida norma, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2145482 Veterinária
A inspeção industrial e sanitária de carnes e derivados dispõe no Decreto n.º 9.013, de 29 de março de 2017, Seção II, sobre o abate de animais. Sobre o tema assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2145481 Veterinária
De acordo com o Decreto n.º 9.013, de 29 de março de 2017, que dispõem sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, nos estabelecimentos sob inspeção federal, é permitido o abate de bovídeos, equídeos, suídeos, ovinos, caprinos, aves domésticas e lagomorfos e de animais exóticos, animais silvestres e pescado. Sobre o inspeção industrial e sanitária de carnes e derivados e a inspeção ante mortem assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2113941 Veterinária
O trânsito de animais de produção para frigoríficos com destino a abate ou de uma propriedade a outra para engordar, reprodução, exposição, etc. deve ser realizado de acordo com a portaria nº 176, de 29 de setembro de 2014 (ADAB) e deve ser acompanhado de um documento de transporte conhecido como:
Alternativas
Q2073160 Veterinária
Quanto às proporções máximas de nitrito de sódio utilizadas em conservas, julgue os itens subsequentes.
I Pode ser empregado na proporção máxima de 35 g para cada 100 kg de carne picada ou triturada, em mistura com o sal.
II Pode ser empregado na proporção máxima de 240 g para cada 100 L de salmoura.
III Pode ser empregado na proporção máxima de 60 g para cada 100 kg de carne, na cura a seco, em mistura com o sal.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2073158 Veterinária
Com relação a fraudes em embutidos, julgue os seguintes itens.
I São considerados como fraudados quando forem adicionados tecidos inferiores. II São considerados como fraudados quando há indícios de fermentação pútrida. III São considerados como fraudados quando há a adição de água ou gelo com o intuito de aumentar o peso ou o volume do produto.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2063086 Veterinária
Desde o dia 1º de setembro deste ano voltou a vigorar a nova legislação que discorre sobre a destinação das carcaças com achados de cisticercose bovina. Pelas regras que passam a vigorar, mesmo as carcaças que contenham apenas um cisticerco calcificado devem ser separadas para tratamento térmico. A medida traz implicações para a indústria frigorífica, que terá que reservar espaço em suas câmaras frias para receber essas carcaças e armazená-las por um período mínimo de 10 dias a uma temperatura de -10°C. Também pode optar pelo tratamento pelo calor. A regra não é nova, apenas sua implementação foi adiada de 18/08/2020 para 01/09/2022. A cisticercose bovina é um achado que evidencia, no bovino abatido, a presença da:
Alternativas
Q1990436 Veterinária
O Art. 300 do Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA/2020) determina que a _____________ é o produto cárneo obtido de carnes cominuídas das diferentes espécies animais, condimentado, com adição ou não de ingredientes, embutido em envoltório natural ou artificial e submetido a processo tecnológico específico.
Preenche a lacuna CORRETAMENTE:
Alternativas
Q1931261 Veterinária
Da inspeção pos mortem de bovinos e búfalos disposta no Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA) do Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017, analise as afirmativas abaixo e dê valores verdadeiro (V) ou falso (F).
(  ) As carcaças e os órgãos de animais com hemoglobinúria bacilar dos bovinos, varíola, septicemia hemorrágica e febre catarral maligna devem ser condenados.
(  ) As carcaças com infecção intensa por Cysticercus bovis (cisticercose bovina) devem ser condenadas.
(  ) Entende-se por infecção intensa  de cisticercose bovina quando são encontrados, pelo menos, oito cistos, viáveis ou calcificados, localizados quatro ou mais cistos em locais de eleição examinados na linha de inspeção e quatro ou mais cistos localizados no quarto dianteiro ou no quarto traseiro, após pesquisa no DIF, mediante incisões múltiplas e profundas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 
Alternativas
Q1925807 Veterinária
Os produtos derivados da carne são: 
Alternativas
Q1909909 Veterinária

O bem-estar no manejo pré-abate está diretamente relacionado à qualidade da carne bovina e à rentabilidade dos pecuaristas e das agroindústrias. No que se refere a esse tema, julgue o item.


O defeito “escura, firme e seca” da carne bovina, também conhecido pela sigla, em inglês, DFD, é decorrente do manejo pos mortem inadequado, devido, principalmente, ao tempo e à temperatura inadequados, levando à diminuição do pH e a alterações físico-químicas da carne. 

Alternativas
Q1909907 Veterinária

O bem-estar no manejo pré-abate está diretamente relacionado à qualidade da carne bovina e à rentabilidade dos pecuaristas e das agroindústrias. No que se refere a esse tema, julgue o item.


Carcaças ou cortes cárneos de bovinos que apresentem valores de pH acima de 6,0 não serão exportados e, no mercado interno, poderão ser aproveitados em industrializados, como, por exemplo, os produtos cozidos. 

Alternativas
Q1891634 Veterinária
Doença transmitida por alimento (DTA) é um termo genérico, aplicado a uma síndrome geralmente constituída de anorexia, náusea, vômito e/ou diarreia, acompanhada ou não de febre, atribuída à ingestão de alimentos ou água contaminados. A sobrevivência e a multiplicação de um agente etiológico nos alimentos dependem de seus mecanismos de defesa e das condições do meio, expressas principalmente pelos níveis de oxigenação, pH e temperatura, variável de acordo com cada alimento. Nesse contexto, todas as alternativas abaixo trazem informações corretas sobre DTA, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: A
5: B
6: A
7: B
8: C
9: E
10: D
11: B
12: D
13: D
14: C
15: B
16: A
17: A
18: E
19: C
20: A