Questões de Concurso Comentadas sobre epidemiologia veterinária em veterinária

Foram encontradas 478 questões

Q3061126 Veterinária

A palavra sanidade significa saúde, saudável, hígido. Por isso, a sanidade é um dos pilares que garante a produção de um frango de corte saudável, fonte de proteína palatável e de alto valor nutricional que não pode representar risco à saúde do consumidor. Para produzir um frango de corte saudável deve-se respeitar uma série de normas sanitárias.

(EMBRAPA, 2021.)


Trata-se de uma doença aviária que NÃO é prevenida com uso de vacina:

Alternativas
Q3053962 Veterinária
A respeito da Peste Suína Clássica (PSC), avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) A PSC é uma doença viral contagiosa que acomete suídeos domésticos e silvestres, causada por um vírus do gênero Pestivirus, da família Flaviviridae, que produz grandes perdas produtivas e econômicas devido a sua alta infectividade e letalidade.

( ) Há tratamento disponível para a PSC, porém o proprietário dos animais pode optar por sacrifício sanitário dos animais doentes devido à alta taxa de mortalidade e pouco sucesso do tratamento.

( ) Entre os principais sinais clínicos da PSC estão febre (40,5°C a 42,0°C), apatia, anorexia, letargia, animais amontoados, conjuntivite, lesões hemorrágicas na pele, cianose em extremidades, paresia de membros posteriores, ataxia, problemas respiratórios e reprodutivos.

( ) Trata-se de doença de notificação obrigatória à OIE e está incluída entre as doenças que requerem notificação imediata de qualquer caso suspeito no Brasil, conforme Instrução Normativa MAPA nº 50/2013. 
Alternativas
Q3044067 Veterinária
O APPCC é um sistema de análise que identifica perigos específicos e medidas preventivas para seu controle, objetivando a segurança do alimento, e contempla para a aplicação, nas indústrias sob Serviço de Inspeção Federal, também os aspectos de garantia da qualidade e integridade econômica. O segundo passo para o plano de APPCC é 
Alternativas
Q3044058 Veterinária
As linhas de inspeção são padronizadas e classificadas da linha A à linha J. No entanto, a classificação de cada estabelecimento pode variar de acordo com a velocidade do abate. Assinale a alternativa que se refere à linha facultativa, sendo que sua obrigatoriedade é para estabelecimentos exportadores ou para coleta de dados zootécnicos. 
Alternativas
Q3044053 Veterinária
Trypanossoma evansi é enzoótico, infectando animais domésticos e silvestres. Este parasito causa uma doença grave em cavalos denominada ''mal de cadeiras'' devido à sintomatologia nervosa caracterizada por paresia dos membros posteriores, resultando em uma marcha cambaleante. O protocolo de tratamento com aceturato de diminazeno é feito com 
Alternativas
Q3042419 Veterinária
A vigilância epidemiológica tem como propósito fornecer orientações técnicas permanentes aos responsáveis e execução de ações de controle de doenças e agravos. Os dados e as informações que alimentam o Sistema de Vigilância Epidemiológica são de suma importância para a tomada de ações de controle. Os dados de morbidade podem ser obtidos mediante o/a:
Alternativas
Q3041602 Veterinária

A Linfadenite Caseosa é uma doença contagiosa, crônica e debilitante de ovinos e caprinos causada por uma bactéria. Uma das características clínicas desta enfermidade são abscessos nos linfonodos superficiais, nos linfonodos internos e em alguns órgãos. Qual é o agente etiológico causador desta enfermidade?

Alternativas
Q3041595 Veterinária

A toxoplasmose é uma zoonose de distribuição mundial, causada pelo protozoário sarcocistídeo, o Toxoplasma gondii, parasita intracelular obrigatório. Em Saúde Pública, T. gondii possui importância por causar graves desordens fetais e neonatais em humanos, além de prejuízos à saúde de crianças, idosos e adultos imunocomprometidos, interferindo na saúde das populações. Sobre a toxoplasmose , analise as assertivas a seguir.


I- São os bradizoítos responsáveis pela fase aguda da infecção.


II- Os taquizoítos podem se agrupar e formar cistos teciduais intracelulares, podendo ser encontrados nas vísceras, cérebro, musculatura cardíaca e esquelética.


III- Ainda não existe um método de diagnóstico aplicável e padronizado para a detecção de Toxoplasma gondii na carne dos animais de produção.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Q3041594 Veterinária

É uma doença viral aguda, imunoprevenível, transmitida ao homem e a primatas não humanos (macacos), por meio da picada de mosquitos infectados. Possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Em áreas de mata, os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes. Já nas áreas urbanas, o vetor do vírus é o Aedes aegypti. A qual  enfermidade o texto se refere?

Alternativas
Q3041593 Veterinária

A Organização Mundial de Saúde Animal determinou que a saúde humana e a saúde animal são interdependentes e vinculadas à saúde dos ecossistemas que existem, no conceito de Saúde Única. Estima-se que cerca de 60% das enfermidades que acometem humanos são zoonoses e 75% das doenças conhecidas como emergentes e reemergentes são de origem animal. Esses dados indicam que a atuação do médico-veterinário está ligada também à saúde humana. O profissional está presente na inspeção de produtos de origem animal, na saúde do meio ambiente, assim como no tratamento e prevenção de zoonoses. Algumas arboviroses são enfermidades que também incluem zoonoses. Destas doenças listadas, qual não é uma arbovirose?

Alternativas
Q3041592 Veterinária

A doença de Newcastle é uma doença viral contagiosa que afeta várias espécies de aves, assim como répteis e mamíferos e até mesmo o homem. A principal forma de propagação do vírus da doença é por meio de aerossóis de aves infectadas ou de produtos contaminados. Além disso, vetores como insetos e artrópodes também contribuem para a disseminação do vírus. Esta enfermidade trata-se de uma infecção em aves causada pelo vírus:

Alternativas
Q3036052 Veterinária
O Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros é muito importante para combater desinformações sobre a forma de contágio da raiva.

É correto afirmar que o principal transmissor de raiva para animais de produção é o morcego hematófago 
Alternativas
Q3035546 Veterinária
A leptospirose é uma zoonose de grande importância em saúde pública, causada por bactérias do gênero *Leptospira*. Essas bactérias são espiroquetas, que se encontram principalmente em ambientes aquáticos ou em locais com alta umidade, onde há presença de matéria orgânica em decomposição, pouca oxigenação e, frequentemente, ausência de saneamento básico adequado. A leptospirose é transmitida principalmente pelo contato direto ou indireto com a urina de animais infectados, sendo os roedores os principais reservatórios da doença. A infecção pode levar a uma variedade de manifestações clínicas nos humanos e nos animais, variando desde formas leves até formas graves que podem ser fatais. Considerando essas informações sobre a leptospirose, assinale a alternativa que descreve corretamente aspectos relacionados à epidemiologia, diagnóstico ou manifestações clínicas dessa zoonose:
Alternativas
Q3035544 Veterinária
As parasitoses e infecções de animais de abate representam riscos significativos à saúde pública, pois podem ser transmitidas aos seres humanos pela ingestão de carne contaminada. Sobre esse tema, qual das afirmações abaixo está CORRETA:
Alternativas
Q3035542 Veterinária
Sobre os conceitos de epidemiologia aplicada à medicina veterinária, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3035539 Veterinária
“Os números de diagnósticos da leishmaniose dos tipos visceral, popularmente conhecida como calazar, e tegumentar, tiveram redução no Tocantins em 2024, em comparação com o ano passado. No total, foram 166 casos da doença e os dados são referentes ao primeiro semestre. A maior parte foi identificada na região de saúde Capim Dourado, composta por cidades do centro do estado e do Jalapão. De acordo com informe epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), de janeiro a junho foram identificados 25 casos da leishmaniose visceral neste ano. Um paciente morreu na cidade e Pium. Do total, 40% é da região Capim Dourado. Em 2023, houve 42 casos.”

Disponível em: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2024/07/16/tocantins-tem166-casos-de-leishmaniose-em-2024-maioria-e-de-cidades-dasregioes-central-e-do-jalapao.ghtml Acesso em 25 de agosto de 2024.


Sabe-se que o cão é o principal reservetório envolvido na transmissão da leishmaniose, qual das definições abaixo está corretamente associada ao termo "caso canino confirmado de leishmaniose visceral por critério clínico-epidemiológico”?
Alternativas
Q3034550 Veterinária
A Doença de Newcastle é causada por um vírus e pode acometer aves domésticas e silvestres. Sobre a transmissão dessa doença é possível afirmar que:
Alternativas
Q3027542 Veterinária
Às mudanças ocorridas no tempo, nos padrões de morbidade, de invalidez e de morte, que caracterizam uma população específica e que, em geral, ocorrem em conjunto com outras transformações demográficas, sociais e econômicas, dá-se o nome de
Alternativas
Q3013700 Veterinária
O sistema informatizado utilizado para organizar, integrar e direcionar o planejamento e a prevenção, detecção e reação às ocorrências zoossanitárias, estando este, sob coordenação do Departamento de Saúde Animal – DAS, é denominado:
Alternativas
Q3011588 Veterinária
De acordo com os ciclos de manutenção dos patógenos, as zoonoses classificam em:
Assinale a 2ª coluna de acordo com a 1ª:

(1) Zoonoses diretas. (2) Metazoonoses. (3) Ciclozoonoses. (4) Saprozoonose.
( ) O agente precisa passar por um hospedeiro invertebrado para que seu ciclo se complete.

( ) O agente passa obrigatoriamente por duas espécies distintas de animais vertebrados para que seu ciclo se complete.

( ) Antes de causar infecção, o agente patológico precisa passar por transformações que ocorrem no ambiente externo.

( ) O agente patológico pode persistir com passagens sucessivas por uma única espécie de animal vertebrado.



A sequência CORRETA é: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: B
4: E
5: A
6: B
7: E
8: A
9: B
10: E
11: E
12: A
13: A
14: B
15: D
16: C
17: A
18: C
19: A
20: A