Questões de Concurso Comentadas sobre intoxicações, pesticidas e envenenamento em veterinária

Foram encontradas 77 questões

Q2955177 Veterinária

Aranhas não agressivas, pequenas (3 a 4 cm de comprimento), de coloração tipicamente acastanhada, conhecidas pela sua picada necrosante e popularmente chamada de aranha-marrom. Essa espécie pertence ao seguinte gênero

Alternativas
Q2775372 Veterinária

Analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que as relacionam corretamente com as definições de Toxinfeção alimentar, Infecção alimentar e Intoxicação alimentar, RESPECTIVAMENTE.

I - O quadro clínico decorrente da ingestão de microrganismos patogênicos, que se multiplicam no trato gastrointestinal, produzindo toxinas ou agredindo o epitélio.

II - Ocorre pelo consumo de alimentos e/ou água contaminados com microrganismos patogênicos vivos passíveis de crescerem no trato gastrointestinal, irritarem a mucosa intestinal e invadir, por vezes, outros tecidos, causando problemas adicionais.

III - Ocorre pelo consumo de alimentos que contêm toxinas bacterianas (exotoxinas) produzidas durante o crescimento desses microrganismos nos alimentos.

Alternativas
Q2775360 Veterinária

Devido ao hábito do compartilhamento de certos tipos de alimento entre tutores e seus animais, a intoxicação alimentar tem se tornado comum na clínica de pequenos animais. Um alimento que apresenta alta palatabilidade formado por carboidratos, lipídeos, aminas biogênicas, neuropeptídios e metilxantinas (teobromina e cafeína). A teobromina uma vez absorvida e distribuída no organismo, no sistema nervoso central vai competir com a adenosina, que é um inibidor pré-sináptico neuromodulador, e causa a excitação. Os animais intoxicados podem apresentar vômito, diarreia, desidratação, poliúria, náuseas, hemorragias internas e arritmias cardíacas, que podem evoluir para coma e morte. O tratamento é o suporte clínico e eliminação de todas as toxinas absorvidas, e o diagnóstico é baseado no histórico de exposição e sintomatologia. Assinale o alimento causador de intoxicação alimentar em cães que apresenta as características apresentadas:

Alternativas
Ano: 2018 Banca: UTFPR Órgão: UTFPR Prova: UTFPR - 2018 - UTFPR - Médico Veterinário |
Q2752460 Veterinária

Na intoxicação encontrada em bovinos, o principal sinal é hematúria intermitente e presença de tumores na bexiga, podendo ser isolados ou múltiplos. Casos mais graves levam à anemia, emagrecimento progressivo e morte. Essa intoxicação afeta bovinos de ambos os sexos com idades superiores a dois anos. Quando realizado o exame histopatológico dos bovinos, as lesões observadas na bexiga podem ser de diversos tipos de processos neoplásicos de origem epitelial e mesenquimal e o mesmo animal pode apresentar diversos tipos de tumores. Podemos afirmar que se trata de intoxicação por:

Alternativas
Q2718767 Veterinária

Os acidentes causados pelas aranhas marrons (Loxosceles sp.) podem resultar em um quadro clínico grave, com insuficiência renal aguda, semelhante ao que ocorre em um acidente crotálico. Essas aranhas podem viver no interior de residências, atrás de móveis, em porões, sótãos e quartos de despejo. Sobre as aranhas marrons pode-se afirmar que

Alternativas
Q2697797 Veterinária

No Ceará, o período em que se registram mais acidentes com serpentes compreende os meses de junho e julho. Neste ano, 592 acidentes com cobras foram registrados logo no primeiro semestre. Assim, é importante que o profissional de saúde pública reconheça diferenças entre serpentes peçonhentas. Em relação às serpentes de importância médica no Ceará, é CORRETO afirmar que serpentes do gênero

Alternativas
Q2645886 Veterinária

Os carbamatos estão entre as principais causas de intoxicação aguda, em situações acidentais ou não. Em especial, cabe destacar o caso do aldicarb, um carbamato de alta toxicidade, em razão de sua rápida absorção, tanto oral como dérmica (aproximadamente 1.000 vezes maior que a dos outros carbamatos, podendo ser na pele íntegra, se estiver em forma líquida), e também por sua rápida ação farmacológica, é vendido de forma clandestina e usado ilegalmente como raticida doméstico e no extermínio sobretudo de animais de companhia. As principais manifestações clínicas das intoxicações agudas em cães e gatos por esse composto são

Alternativas
Q2628394 Veterinária

Caruru é o nome popular de diversas espécies do gênero Amaranthus spp. Casos de intoxicação causada pela ingestão do caruru têm sido relatados em bovinos, ovinos e suínos. A morbidade nos surtos pode variar de 5-40% e a letalidade é alta, podendo chegar a 100%. Embora não esteja perfeitamente esclarecido o princípio ativo da planta, sua toxicidade está associada à presença de cristais de oxalatos. Essa planta está envolvida nos casos de intoxicação por sua ação:

Alternativas
Q2627708 Veterinária

A síndrome distérmica caracteriza-se por temperatura alta (40°C a 42°C), dispneia, pelo arrepiado e sem brilho, salivação, diminuição no consumo de alimentos, aumento no consumo de água e poliúria. Os animais afetados procuram a sombra ou permanecem dentro da água. Ocorre também diminuição da produção de leite e menor ganho de peso. A síndrome descrita é uma das formas clínicas do ergotismo, intoxicação causada pela micotoxina produzida pelo fungo:

Alternativas
Q2541102 Veterinária
Assinale a alternativa correta:

O baiacu é um peixe da culinária brasileira, presente em vários estados do país. Contudo, pode ser letal para humanos devido à uma toxina, o que significa que deve ser cuidadosamente preparado para remover partes tóxicas e evitar a contaminação da carne para consumo humano. Como se chama a toxina em questão?
Alternativas
Q2408693 Veterinária

Assinale a alternativa correta. A intoxicação por chumbo em animais, veiculado por formulações minerais contaminadas por metais pesados, é conhecida por:

Alternativas
Q2337490 Veterinária
Os acidentes com escorpiões, devido à sua alta adaptação ao meio urbano e reprodução eficiente, são bastante comuns.
Sobre os procedimentos a serem adotados em um caso de escorpionismo, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2320270 Veterinária
Plantas hepatotóxicas estão frequentemente envolvidas na epidemiologia das intoxicações em bovinos e afetam os animais, causando necrose ou fibrose hepática e/ou fotossensibilização hepatógena. Assinale a alternativa que apresenta o nome correto de uma planta causadora de fibrose hepática. 
Alternativas
Q2310794 Veterinária
Vários microrganismos ou toxinas podem causar problemas reprodutivos em suínos. Um exemplo é a zearalenona, micotoxina produzida por fungos do gênero Fusarium, muito encontrada como contaminante natural em diversos alimentos, com destaque especial para o milho.
O principal problema reprodutivo, em suínos, causado pela ingestão de zearalenona é
Alternativas
Q2297639 Veterinária
Há diversos fatores capazes de influenciar a toxidez das plantas. Com relação aos fatores ligados diretamente às plantas tóxicas, assinalar a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2297638 Veterinária
Com relação aos mecanismos de defesa dos animais em relação às plantas tóxicas, destacam-se a imunidade e a tolerância. Do ponto de vista das diferenças entre a imunidade e a tolerância, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

A _____________ significa um aumento da ______________ a determinada _____________ de natureza não proteica. Por outro lado, a ______________ está ligada ao aumento de _______________ contra princípios tóxicos de natureza proteica.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FAU Órgão: UNIOESTE Prova: FAU - 2023 - UNIOESTE - Médico Veterinário |
Q2251095 Veterinária
Assinale a alternativa correta. Enfermidade canina relacionada à intoxicação alimentar pelo consumo de restos de lixo, sendo causada por uma toxina, que age especificamente sobre o sistema nervoso periférico e impede a transmissão dos impulsos das terminações nervosas para os músculos. Os sintomas surgem dentro de 1 a 2 dias da ingestão dessa toxina, caracterizando-se por paralisia das pálpebras e músculos faciais, dificuldade de deglutição e fraqueza repentina, que se espalha a partir das patas traseiras e sobe para o tronco, membros dianteiros e pescoço. Qual é essa enfermidade?
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FAU Órgão: UNIOESTE Prova: FAU - 2023 - UNIOESTE - Médico Veterinário |
Q2251092 Veterinária
Assinale a alternativa correta. Compete ao médico veterinário identificar defeitos, vícios ou alterações comportamentais que alguns animais possam apresentar, atuando com trabalho técnico pericial e atendendo o poder judiciário quando requisitado.
Assim, uma estereotipia de equinos caracterizada pela ingestão de madeira, seja das instalações do estábulo ou cocheira, dos cochos ou mesmo da composição da cama do animal é chamada de:
Alternativas
Q2246331 Veterinária
Fungos, também denominados mofos ou bolores, podem produzir micotoxinas que ocasionam alterações na qualidade dos alimentos, provocando danos à saúde animal. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

O envenenamento por micotoxinas é chamado de micotoxicose e afeta, com mais freqüência, o timo, o baço e os pulmões.
Alternativas
Q2245082 Veterinária
Ovinos que são expostos ao consumo de concentrados e de sal mineral, contendo elevadas concentrações de cobre, podem manifestar sinais clínicos de intoxicação cúprica.
Essa intoxicação apresenta aparecimento súbito e é classicamente caracterizada por 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: B
5: C
6: A
7: D
8: C
9: D
10: A
11: D
12: C
13: A
14: A
15: B
16: D
17: B
18: D
19: E
20: A