Questões de Concurso
Sobre pastagem e plantas tóxicas em veterinária
Foram encontradas 103 questões
( ) Fotossensibilização primária é um dos sinais clínicos observados na intoxicação causada por Ammi majus.
( ) Lantana camara, conhecida como “chumbinho”, está envolvida nos casos de fotossensibilização secundária derivada da lesão hepática que é causada pela ingestão dessa planta.
( ) Flor-das-almas é um dos nomes populares do Senecio brasiliensis.
( ) Em ovinos e caprinos, a intoxicação por Senecio sp. é de menor incidência ou mais rara, pois estas espécies são mais resistentes à ação tóxica da planta.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1
1. Ammi majus (bisnaguinha-do-campo). 2. Lantana camara (camará). 3. Ipomoea fistulosa (algodão-bravo). 4. Senna occidentalis (fedegoso). 5. Solanum malacoxylon (espichadeira).
Coluna 2
( ) Perturbação nervosa. ( ) Calcificação sistêmica. ( ) Fotossensibilização secundária. ( ) Fotossensibilização primária. ( ) Degeneração muscular.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Os surtos de intoxicação por Palicourea marcgravii, mais conhecida como “cafezinho”, ocorrem quando bovinos têm acesso a orlas de matas ou capoeiras onde a planta está presente.
PORQUE
II. Os surtos estão relacionados à escassez de alimentos, pois a planta é considerada bastante palatável.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Sobre os quadros de hematopoiéticos e hemolíticos da intoxicação por samambaia (Pteridium sp.) em ruminantes, considere as afirmativas a seguir e assinale a alternativa INCORRETA:
Sobre as intoxicações por samambaia (Pteridium sp.), considere as afirmativas a seguir e assinale a alternativa INCORRETA:
Com relação ao quadro clínico-patológico das intoxicações por Palicourea marcgravii, analise as afirmativas a seguir e considere V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas falsas.
( ) O princípio tóxico é o monofluoroacetato de cálcio.
( ) Os animais afetados naturalmente são ruminantes, principalmente os bovinos e os ovinos, e, ocasionalmente, os bubalinos, sendo que os bubalinos são mais sensíveis aos casos de intoxicação por essa planta.
( ) Os principais sinais clínicos são: morte súbita, principalmente após esforço físico por falha cardíaca; ingurgitamento da jugular; tontura; tremores musculares e quedas.
( ) As principais lesões macroscópicas são: congestão de grandes vasos e palidez cardíaca moderada a acentuada.
( ) As principais lesões microscópicas são: coração - petéquias em endocárdio, miocárdio e músculos papilares (fase agônica), tumefação, vacuolização e necrose de cardiomiócitos; rins - alterações degenerativas e circulatórias.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo, de preenchimento dos parênteses:
Caruru é o nome popular de diversas espécies do gênero Amaranthus spp. Casos de intoxicação causada pela ingestão do caruru têm sido relatados em bovinos, ovinos e suínos. A morbidade nos surtos pode variar de 5-40% e a letalidade é alta, podendo chegar a 100%. Embora não esteja perfeitamente esclarecido o princípio ativo da planta, sua toxicidade está associada à presença de cristais de oxalatos. Essa planta está envolvida nos casos de intoxicação por sua ação:
Xanthium spp. é o gênero de uma planta encontrada em áreas baixas e alagadiças, que causa intoxicação em animais como os bovinos, ovinos e suínos pela ingestão do broto da planta (fase dicotiledonária), ocorrendo principalmente quando há escassez de alimento e/ou pela ingestão de ração ou resíduos de lavoura acidentalmente contaminados com os frutos dessa planta. O princípio tóxico é um glicosídeo triterpenoide, o carboxiatractilosídeo (CAT), encontrado em maiores concentrações na fase de brotação e nos frutos. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o nome popular da planta citada e a lesão que ela causa no fígado.