Questões de Concurso Sobre pastagem e plantas tóxicas em veterinária

Foram encontradas 90 questões

Q3112082 Veterinária
A escolha da forrageira a ser utilizada é muito importante para o sucesso da produção animal. O melhor capim é aquele que reúne ótimas características para adaptação em diferentes tipos de climas, solos, às metas que você queira atingir e ao sistema todo de produção. Assinale a alternativa que se refere ao cultivar caracterizado no texto abaixo: Essa é uma planta cespitosa de porte alto, chegando a 2,0 m. Exige solos de média-alta fertilidade para obter um rápido estabelecimento com qualidade, sendo boa para cobertura total do solo. Possui média tolerância ao frio e à seca, além de baixa tolerância a solos úmidos e ao sombreamento. Possui elevado potencial de produção, em torno de 12% a 15% de todo seu rendimento anual é pertencente ao período seco. 
Alternativas
Q3027561 Veterinária
Os princípios tóxicos da “samambaia-do-campo” (Pteridium sp.), no organismo animal, produzem sintomas dependendo da dose diária ingerida e por quanto tempo o animal ingeriu a planta (EMBRAPA, 2018). Os princípios tóxicos têm ação sobre o sistema hematopoético e causam manifestações hematopatológicas, como é o caso da intoxicação por Pteridium aquilinum, que causa anemia hemolítica (SANTOS; ALESSI, 2023).
Sobre os quadros de hematopoiéticos e hemolíticos da intoxicação por samambaia (Pteridium sp.) em ruminantes, considere as afirmativas a seguir e assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3027560 Veterinária
A “samambaia-do-campo” ou simplesmente “samambaia” é uma espécie perene pertencente ao gênero Pteridium (Dennstaedtiaceae). Os princípios tóxicos são responsáveis por quadros clínico-patológicos diferentes, havendo três formas distintas de intoxicação em ruminantes, principalmente em bovinos (EMBRAPA, 2018).

Sobre as intoxicações por samambaia (Pteridium sp.), considere as afirmativas a seguir e assinale a alternativa INCORRETA
Alternativas
Q3027553 Veterinária
Palicourea marcgravii St. Hil. (Rubiaceae) é uma planta tóxica muito importante dentro do grupo das plantas que causam “morte súbita” para bovinos no Brasil, devido a sua extensa distribuição e alta toxidez (EMBRAPA, 2018).
Com relação ao quadro clínico-patológico das intoxicações por Palicourea marcgravii, analise as afirmativas a seguir e considere V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas falsas.

( ) O princípio tóxico é o monofluoroacetato de cálcio.
( ) Os animais afetados naturalmente são ruminantes, principalmente os bovinos e os ovinos, e, ocasionalmente, os bubalinos, sendo que os bubalinos são mais sensíveis aos casos de intoxicação por essa planta.

( ) Os principais sinais clínicos são: morte súbita, principalmente após esforço físico por falha cardíaca; ingurgitamento da jugular; tontura; tremores musculares e quedas.
( ) As principais lesões macroscópicas são: congestão de grandes vasos e palidez cardíaca moderada a acentuada.
( ) As principais lesões microscópicas são: coração - petéquias em endocárdio, miocárdio e músculos papilares (fase agônica), tumefação, vacuolização e necrose de cardiomiócitos; rins - alterações degenerativas e circulatórias.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo, de preenchimento dos parênteses:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: CEFET-BA Órgão: UFRB Prova: CEFET-BA - 2013 - UFRB - Médico veterinário |
Q2923965 Veterinária

No Brasil, ocorrem, pelo menos, 35 espécies de plantas hepatotóxicas distribuídas em 16 gêneros e podem ser divididas em três grupos: as que causam necrose hepática aguda; as que causam fibrose hepática e as que causam fotossensibilização. Algumas delas têm princípio ativo conhecido, enquanto de outras não se conhecem as substâncias responsáveis pelo quadro clínico-patológico.


Com relação às plantas tóxicas, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.


( ) A ingestão de Brachiaria decumbens causa fotossensibilização hepatógena em ruminantes no Brasil, devido ao Pithomyces chartarum.

( ) A Lantana camara, também conhecida como cambará ou chumbinho, é hepatotóxica para os ovinos.

( ) O Cestrum parqui, que tem como o nome comum coerana, causa necrose hepática em bovinos.

( ) A Crotalaria retusa (Peroba d’água, canela-de-veado, pau-de-osso, queluz) também causa fotossensibilização hepatógena, principalmente nas aves.

( ) A falta de eliminação de filoeritrina pelo sangue portal em animais com insuficiência hepática tem especial significado, levando à fotossensibilização em áreas despigmentadas.


A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a


Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-PA Órgão: IF-PA Prova: IF-PA - 2016 - IF-PA - Médico Veterinário |
Q2795994 Veterinária

Sobre as intoxicações por plantas que contêm swainsonina no Brasil, assinale a alternativa que apresenta APENAS as alterações macroscópicas que podem ser encontradas durante a necropsia de animais que morreram intoxicados.

Alternativas
Q2690398 Veterinária

Sobre as principais plantas tóxicas de interesse pecuário,

Alternativas
Q2690397 Veterinária

O nordeste brasileiro possui grande variedade de plantas que podem causar intoxicação nos animais. Dentre as plantas listadas nas alternativas, com a sua respectiva característica, aponte a correta:

Alternativas
Q2688708 Veterinária
O grau de lignificação de plantas forrageiras contribui para redução da digestibilidade dos componentes da parede celular e do seu conteúdo, assim, pode-se dizer que
Alternativas
Q2633698 Veterinária

Entre as plantas tóxicas presentes em todos os estados da região Sudeste do Brasil, a planta perene, popularmente conhecida pelos nomes de cipó-preto, cipó-ruão e cipó-vermelho, está associada aos casos de intoxicação de bovinos nos períodos de seca, quando os animais passam por restrição alimentar. Essa planta tem baixa palatabilidade, exceto os brotos jovens que apresentam boa palatabilidade e se mantêm verde. Os princípios tóxicos são os heterosídeos flavônicos e esteroides na folha jovem, taninos condensados, alcaloides quaternários e esteroides na folha madura. A planta acima descrita é cientificamente identificada como:

Alternativas
Q2628394 Veterinária

Caruru é o nome popular de diversas espécies do gênero Amaranthus spp. Casos de intoxicação causada pela ingestão do caruru têm sido relatados em bovinos, ovinos e suínos. A morbidade nos surtos pode variar de 5-40% e a letalidade é alta, podendo chegar a 100%. Embora não esteja perfeitamente esclarecido o princípio ativo da planta, sua toxicidade está associada à presença de cristais de oxalatos. Essa planta está envolvida nos casos de intoxicação por sua ação:

Alternativas
Q2628393 Veterinária

Xanthium spp. é o gênero de uma planta encontrada em áreas baixas e alagadiças, que causa intoxicação em animais como os bovinos, ovinos e suínos pela ingestão do broto da planta (fase dicotiledonária), ocorrendo principalmente quando há escassez de alimento e/ou pela ingestão de ração ou resíduos de lavoura acidentalmente contaminados com os frutos dessa planta. O princípio tóxico é um glicosídeo triterpenoide, o carboxiatractilosídeo (CAT), encontrado em maiores concentrações na fase de brotação e nos frutos. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o nome popular da planta citada e a lesão que ela causa no fígado.

Alternativas
Q2586510 Veterinária

Denomina-se planta tóxica todo vegetal que introduzido no organismo, em condições naturais, é capaz de causar danos, que se refletem na saúde e vitalidade. Plantas cianogênicas são as que contêm como princípio ativo o ácido cianídrico que se encontra ligado a carboidratos denominados glicosídeos cianogênicos e também hidroxinitrilos. Em relação à intoxicação de animais causada pela ingestão de plantas cianogênicas, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A árvore popularmente conhecida com pessegueiro-bravo ou pessegueiro-do-mato (Prunus myrtifolia ou P. sphaerocarpa) é um exemplo de planta cianogênica.

( ) Nos animais monogástricos, por exemplo, equinos e suínos, o pH do estômago inativa as enzimas hidrolíticas da planta sendo então esses animais mais resistentes à intoxicação.

( ) A observação de necrose nas paredes da veia porta e a necrose dos hepatócitos são lesões histológicas patognomônicas da intoxicação por plantas cianogênicas.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q2477076 Veterinária
As micotoxinas são substâncias tóxicas resultantes do metabolismo secundário de fungos. Os fungos apresentam crescimento e grande proliferação em cereais, como milho, trigo, arroz e outros. Entre as micotoxinas de maior relevância para a produção animal, destaca-se a aflatoxina que é produzida por fungos do gênero:
Alternativas
Q2464990 Veterinária
Assinale a alternativa correta. As plantas abaixo são consideradas hepatotóxicas para bovinos, exceto:
Alternativas
Q2460094 Veterinária
Espirradeira é o nome popular de uma planta tóxica para bovinos, ovinos, caprinos e equinos. A intoxicação em humanos tem sido descrita em decorrência de ingestão acidental ou tentativa de suicídio. É cultivada como planta ornamental e todas as partes do vegetal contêm glicosídeos cardiotóxicos. Sinais clínicos são observados entre 1 e 24 horas após a ingestão e incluem arritmia, vômito, diarreia (às vezes sanguinolenta), ataxia, extremidades frias, dispneia, coma e morte. O nome científico da espirradeira é:
Alternativas
Q2438253 Veterinária
Planta tóxica de interesse pecuário é aquela que, quando ingerida pelos animais domésticos de uma fazenda, sob condições naturais, causa danos à sua saúde e até mesmo a morte. Em bovinos, há uma síndrome hemorrágica aguda, caracterizada por hipertermia acentuada e hemorragias na pele e nas mucosas visíveis, que acomete tanto bovinos jovens quanto bovinos adultos, que é causada por:
Alternativas
Q2432208 Veterinária

A intoxicação aguda por plantas, embora de incidência universal, tem distribuição e intensidade que assumem aspectos nitidamente regionais, não ocupando posição de destaque nos atendimentos às intoxicações. Ainda assim, como grande parte das plantas tóxicas é de uso ornamental, comuns em jardins, quintais, parques, vasos e praças, torna-se necessária sua identificação para saber como agir em casos de acidente.


HERNANDEZ, E. M. M. et al. Manual de toxicologia clínica: orientações para assistência e vigilância das intoxicações agudas. São Paulo: Secretaria Municipal da Saúde, 2017, 465 p.


Com relação a essa temática, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2414557 Veterinária

Existem muitas espécies de plantas que podem ser utilizadas como pastagem. Estas espécies podem ser divididas de acordo com o período de desenvolvimento (inverno ou verão), quanto ao ciclo de vida (anual ou perene) e quanto à família botânica, sendo as mais utilizadas as gramíneas e as leguminosas.


Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

Alternativas
Q2414554 Veterinária

Um dos grandes problemas da bovinocultura extensiva é a possibilidade de ingestão de plantas tóxicas pelos animais.


Assinale a alternativa que corresponde corretamente a uma planta considerada tóxica para bovinos.

Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: B
4: D
5: C
6: B
7: B
8: D
9: B
10: A
11: C
12: E
13: C
14: B
15: B
16: E
17: A
18: C
19: E
20: D