Questões de Concurso Sobre semiologia em veterinária

Foram encontradas 58 questões

Q3156024 Veterinária
Acerca da semiologia veterinária e das técnicas de exame clínico, analise a seguinte situação clínica e escolha a alternativa que melhor descreve o diagnóstico diferencial:

Situação-problema:
"Um canino de porte médio, três anos de idade, é levado à consulta com histórico de apatia, hiporexia e febre persistente. O exame físico revela linfadenomegalia generalizada, esplenomegalia e mucosas pálidas. Os exames complementares demonstram anemia normocítica normocrômica e leucocitose com desvio à esquerda. O tutor relata viagens frequentes com o animal a regiões endêmicas de leishmaniose visceral." 
Alternativas
Q3029028 Veterinária
Os processos inflamatórios por agentes irritantes se caracterizam por respostas muitas vezes inespecíficas. Em relação à dermatite de contato crônica, no que se refere às alterações microscópicas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3022857 Veterinária
O que diferencia uma hérnia traumática de uma evisceração, na prática? 
Alternativas
Q3022842 Veterinária
Sobre as miosistes clostridiais (carbúnculo sintomático e edema maligno), assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2765121 Veterinária

A respeito da Histoplasmose, enfermidade sistêmica que pode acometer humanos, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Q2765120 Veterinária

Tomando por base os métodos de diagnóstico da Brucelose bovina, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q2700590 Veterinária

Considere as afirmativas relacionadas à contenção física de animais domésticos e, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


( ) Proteger o examinador, o auxiliar e o animal.

( ) Facilitar o exame físico.

( ) Evitar fugas e acidentes como fraturas.

( ) Permitir procedimentos diversos (medicação injetável, curativos, exames, etc.).

( ) Promover conforto e bem-estar aos animais.


Assinale a alternativa com a sequência correta:

Alternativas
Q2692101 Veterinária

As Escalas de Grimace foram estabelecidas para indicar se os animais sentem dor. Mas, de acordo com estas escalas, qual região do corpo é utilizada para identificação de dor?

Alternativas
Q2678148 Veterinária

Considerando a Semiologia Veterinária, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2668459 Veterinária

Semiologia veterinária é uma parte da medicina veterinária dedicada ao estudo dos métodos de exames clínicos.


Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.

Alternativas
Q2627703 Veterinária

O termo “nistagmo” foi empregado por um médico veterinário para descrever uma alteração observada em um equino. Assinale a alternativa que descreve o significado do termo utilizado pelo profissional.

Alternativas
Q2496892 Veterinária

Dadas as seguintes características anatômicas dos sistemas digestórios, associe cada espécie (Cão, Gato, Suíno, Ruminante) à sua descrição correspondente e assinale a alternativa que apresenta a correta associação.



I. Presença de um estômago altamente especializado com múltiplas câmaras.


II. Um ceco grande e desenvolvido, adaptado para fermentação de fibras.


III. O estômago é menor, enquanto o intestino é mais curto. IV. Um estômago simples, mas com um ceco relativamente maior que em felinos.

Alternativas
Q2346254 Veterinária
Considerando-se que a inseminação artificial (IA) surgiu como uma biotécnica capaz de melhorar a produtividade e a rentabilidade de granjas de suínos tecnificadas, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

A grande maioria das inseminações artificiais (IA) em suínos realizadas no mundo utiliza sêmen _________ e acondicionado no estado líquido, a _______, por um período de _______ dias. 
Alternativas
Q2346253 Veterinária
A respeito das vantagens e desvantagens da inseminação artificial em suínos, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Vantagens. (2) Desvantagens.

( ) Necessidade de pessoal qualificado, tanto na central (boa coleta, análise e conservação do sêmen) quanto na propriedade (detecção de cio e realização da inseminação).
( ) Permite maior aproveitamento (uso intensivo) de bons reprodutores.
( ) Permite o uso de machos muito maiores que as fêmeas.
( ) Maior controle da eficiência reprodutiva do plantel. 

Alternativas
Q2346251 Veterinária
Para a realização da inseminação artificial em tempo fixo (IATF) de forma eficiente, é necessário que o protocolo hormonal:

I. Sincronize a onda de crescimento folicular. II. Promova regressão do corpo lúteo. III. Induza a ovulação de um folículo maduro ao final protocolo.

Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q2346250 Veterinária
Durante muito tempo, o cio natural foi considerado o de maior fertilidade para a inseminação artificial (IA). Mas, atualmente, ao contrário do que se tinha no passado, as taxas de gestação de cabras inseminadas com cio sincronizado são muito elevadas. Sobre o assunto, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

Cio sincronizado é aquele em que se consegue um ________ volume de cabras em cio em um ________ período de tempo. Isso permite ________ a observação de cio, inseminação ________ de partos.
Alternativas
Q2335859 Veterinária
O termo “choque” se refere à falência da microcirculação e hipoperfusão sanguínea de tecidos e órgãos. O choque hipovolêmico é causado por: 
Alternativas
Q2261514 Veterinária
A demodicose é uma afecção causada por um parasita folicular denominado Demodex spp. Acomete cães e gatos e pode ser focal ou generalizada. Essa afecção pode levar à piodermite secundária e consequente prurido. Assinalar a alternativa que contenha o meio diagnóstico mais utilizado para o diagnóstico da demodicose: 
Alternativas
Q2211938 Veterinária
O débito cardíaco é
Alternativas
Q2054896 Veterinária
O colabamento e a ruptura dos alvéolos pulmonares correspondem, respectivamente, a 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: C
5: C
6: A
7: A
8: B
9: B
10: D
11: B
12: C
13: B
14: D
15: D
16: A
17: B
18: D
19: C
20: B