Questões de Concurso Sobre suinocultura em veterinária

Foram encontradas 172 questões

Q3317854 Veterinária

No que diz respeito à etologia e ao bem-estar animal, julgue o item subsequente. 


Morder barras, enrolar a língua e morder o vazio em decorrência da privação de atividade e movimento caracterizam comportamento estereotipado em suínos. 

Alternativas
Q3317852 Veterinária

A respeito de doenças infectocontagiosas dos animais de produção, julgue o próximo item. 


Condições de baixo conforto e bem-estar, tais como alta densidade de animais e ventilação inadequada, potencializam a ocorrência de pneumonia enzoótica suína. 

Alternativas
Q3300721 Veterinária
Em uma granja de suínos, alguns animais entre 4 e 8 semanas de idade, após eventos estressantes como desmame e mudança de ambiente, apresentaram meningoencefalite, polisserosite e poliartrite. As necropsias que foram realizadas evidenciaram exsudato serofibrinoso ou fibrinopurulento abundante na cavidade peritoneal, no saco pericárdico ou no tórax. Pleurite foi um achado frequente. Essa descrição permite suspeitar da ocorrência de qual das seguintes doenças infecciosas nessa granja?
Alternativas
Q3293725 Veterinária
Em um sistema intensivo de suinocultura, o nutricionista propôs incluir fontes lipídicas específicas na ração para suínos em fase de terminação, objetivando alterar o perfil de ácidos graxos na carcaça. Contudo, observou-se redução de ganho de peso em grupos experimentais. Marque o fator mais plausível que explica essa queda no desempenho.
Alternativas
Q3292085 Veterinária

Julgue o item a seguir, acerca da identificação de sinais de doenças, de controle de parasitas e de vacinação de animais.  


Na vacinação de um grupo de porcas ou leitões, os frascos de vacina devem ser mantidos congelados em uma caixa de isopor abastecida com gelo.  

Alternativas
Q3156047 Veterinária
Sobre a fisiologia reprodutiva em suínos, analise a seguinte questão técnica:

Situação-problema:

"Uma granja de suínos apresentou queda significativa na taxa de retorno ao estro após inseminação artificial, com aumento de casos de morte embrionária precoce. O proprietário relatou problemas de manejo relacionados à detecção de cio e qualidade do sêmen."
Alternativas
Q3156042 Veterinária
Com relação à conservação e controle de qualidade de rações para suínos, analise a seguinte situação-problema:

Situação-problema:
"Uma granja identificou aumento na ocorrência de diarreia em leitões desmamados, associado ao consumo de ração contaminada por fungos. A análise revelou níveis elevados de aflatoxinas." 
Alternativas
Q3149991 Veterinária
O manejo sanitário e as práticas de biossegurança são essenciais para prevenir a propagação de doenças infecciosas em estabelecimentos de criação animal. Em uma granja de suínos, foi identificado um surto de diarreia epidêmica suína (PED), uma doença viral altamente contagiosa que pode causar altas taxas de mortalidade em leitões. O veterinário recomenda a implementação de medidas rigorosas de biossegurança para conter o surto. Qual das práticas abaixo é mais indicada para reduzir a disseminação do vírus PED na granja?
Alternativas
Q3308185 Veterinária
Na suinocultura, o controle da sanidade animal é fundamental para evitar doenças e promover o bem-estar dos suínos. Qual das práticas abaixo é recomendada para manter a saúde dos animais?
Alternativas
Q3191738 Veterinária
O fornecimento da ração na quantidade certa e no horário certo é fundamental para um bom desempenho na suinocultura. Na grande parte dos sistemas implantados no Brasil, a distribuição de tratos é feita de qual forma:
Alternativas
Q3117609 Veterinária
Em uma granja de médio porte, foi constatado um aumento significativo nos índices de mortalidade em leitões recém-desmamados. Durante a inspeção, o veterinário observou diarreia aquosa e prostração nos animais. Análises laboratoriais confirmaram a presença do vírus da gastroenterite transmissível (TGEV), uma doença altamente contagiosa que afeta suínos de todas as idades, mas com impacto crítico em leitões jovens. Além disso, foi identificado que o manejo inadequado de higiene das instalações e a introdução recente de novos animais sem quarentena contribuíram para a disseminação do agente. Qual estratégia é mais apropriada para controlar a gastroenterite transmissível em suínos na propriedade afetada? 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFSM Órgão: UFSM Prova: UFSM - 2024 - UFSM - Médico Veterinário |
Q3114563 Veterinária
A erisipela é uma doença bacteriana infectocontagiosa do tipo hemorrágica, caracterizada por lesões cutâneas, cardíacas, septicemia e por causar aborto, infectando uma grande variedade de aves, peixes e mamíferos, dentre eles os suínos.
Sobre essa enfermidade, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3074884 Veterinária
Indique qual das seguintes técnicas de criação é utilizada na produção intensiva de suínos para otimizar o crescimento e a saúde dos animais, e qual o objetivo principal dessa técnica.
Alternativas
Q3064792 Veterinária
A copa é um embutido defumado de carne suína produzido a partir de carne de:
Alternativas
Q3044054 Veterinária
As doenças em suínos de engorda têm um grande impacto econômico, pois estão associadas a perdas no ganho de peso e na eficiência alimentar, custos de tratamento, perdas no abatedouro e aumento da mortalidade.
É uma doença infecciosa de incidência mundial, causada pela bactéria intracelular Lawsonia intracellularis. Essa patologia é caracterizada por lesões no íleo, com espessamento da mucosa intestinal.

Assinale a alternativa que se refere à patologia descrita. 
Alternativas
Q3034546 Veterinária
A peste suína africana é uma doença viral hemorrágica, de alta letalidade, que afeta suínos domésticos, selvagens ou asselvajados. É uma doença que traz grandes impactos econômicos e sociais. Sobre as estratégias e medidas para controle e erradicação da peste suína africana, assinale a alternativa que NÃO está de acordo com as orientações estabelecidas para o controle da doença: 
Alternativas
Q3033566 Veterinária
Em um frigorífico, vários fígados de suínos foram condenados por apresentarem manchas esbranquiçadas de aspecto leitoso em sua superfície. Muitos dos animais que tiveram o fígado condenado também apresentaram lesões pulmonares. Sobre essas lesões hepáticas e pulmonares, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3033565 Veterinária
Considerando o efetivo do rebanho suíno do município de Rondinha (IBGE, 2022), representado por aproximadamente 60 mil cabeças, observa-se a grande importância que se impõe na manutenção da sanidade, da nutrição e da genética dos animais. Em relação à sanidade, analise as assertivas a seguir:

I. A vacinação contra a febre aftosa e contra a brucelose causada pela Brucella suis não é realizada nos suínos das granjas do município. II. Rinite atrófica é uma doença viral que pode infectar leitões em idade precoce ainda na maternidade ou na creche. III. Mycoplasma hyopneumoniae, bactéria desprovida de parede celular, é o agente etiológico da pneumonia enzoótica do suíno. IV. Os ovos larvados do helminto Ascaris suum têm elevada resistência no ambiente, e os suínos se infectam ao ingerir esses ovos.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3029521 Veterinária
Considere a seguinte situação: Suíno criado em sistema de produção intensivo confinado, em fase de terminação, com peso aproximado de 90 kg, temperatura do ar no momento de 36°C e a umidade relativa do ar de 85%. Assinale, para a situação descrita, a alternativa que apresenta o equipamento ou o conjunto de equipamentos mais indicados, objetivando um melhor conforto térmico imediato do animal:
Alternativas
Q3028729 Veterinária
Os suínos (Sus scrofa domesticus) são modelos animais muito utilizados na pesquisa biomédica e no treinamento de práticas cirúrgicas. O ambiente adequado é relevante para garantir o sucesso do protocolo cirúrgico e minimizar a manifestação de doenças. Sobre as características desse biomodelo, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: A
5: E
6: A
7: B
8: D
9: B
10: C
11: D
12: D
13: B
14: D
15: B
16: C
17: B
18: D
19: E
20: E