Questões de Concurso Sobre suinocultura em veterinária

Foram encontradas 158 questões

Q3074884 Veterinária
Indique qual das seguintes técnicas de criação é utilizada na produção intensiva de suínos para otimizar o crescimento e a saúde dos animais, e qual o objetivo principal dessa técnica.
Alternativas
Q3064792 Veterinária
A copa é um embutido defumado de carne suína produzido a partir de carne de:
Alternativas
Q3044054 Veterinária
As doenças em suínos de engorda têm um grande impacto econômico, pois estão associadas a perdas no ganho de peso e na eficiência alimentar, custos de tratamento, perdas no abatedouro e aumento da mortalidade.
É uma doença infecciosa de incidência mundial, causada pela bactéria intracelular Lawsonia intracellularis. Essa patologia é caracterizada por lesões no íleo, com espessamento da mucosa intestinal.

Assinale a alternativa que se refere à patologia descrita. 
Alternativas
Q3034546 Veterinária
A peste suína africana é uma doença viral hemorrágica, de alta letalidade, que afeta suínos domésticos, selvagens ou asselvajados. É uma doença que traz grandes impactos econômicos e sociais. Sobre as estratégias e medidas para controle e erradicação da peste suína africana, assinale a alternativa que NÃO está de acordo com as orientações estabelecidas para o controle da doença: 
Alternativas
Q3033566 Veterinária
Em um frigorífico, vários fígados de suínos foram condenados por apresentarem manchas esbranquiçadas de aspecto leitoso em sua superfície. Muitos dos animais que tiveram o fígado condenado também apresentaram lesões pulmonares. Sobre essas lesões hepáticas e pulmonares, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3033565 Veterinária
Considerando o efetivo do rebanho suíno do município de Rondinha (IBGE, 2022), representado por aproximadamente 60 mil cabeças, observa-se a grande importância que se impõe na manutenção da sanidade, da nutrição e da genética dos animais. Em relação à sanidade, analise as assertivas a seguir:

I. A vacinação contra a febre aftosa e contra a brucelose causada pela Brucella suis não é realizada nos suínos das granjas do município. II. Rinite atrófica é uma doença viral que pode infectar leitões em idade precoce ainda na maternidade ou na creche. III. Mycoplasma hyopneumoniae, bactéria desprovida de parede celular, é o agente etiológico da pneumonia enzoótica do suíno. IV. Os ovos larvados do helminto Ascaris suum têm elevada resistência no ambiente, e os suínos se infectam ao ingerir esses ovos.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3029521 Veterinária
Considere a seguinte situação: Suíno criado em sistema de produção intensivo confinado, em fase de terminação, com peso aproximado de 90 kg, temperatura do ar no momento de 36°C e a umidade relativa do ar de 85%. Assinale, para a situação descrita, a alternativa que apresenta o equipamento ou o conjunto de equipamentos mais indicados, objetivando um melhor conforto térmico imediato do animal:
Alternativas
Q3028729 Veterinária
Os suínos (Sus scrofa domesticus) são modelos animais muito utilizados na pesquisa biomédica e no treinamento de práticas cirúrgicas. O ambiente adequado é relevante para garantir o sucesso do protocolo cirúrgico e minimizar a manifestação de doenças. Sobre as características desse biomodelo, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q3016857 Veterinária
Um criador de suínos observa que alguns animais em sua granja apresentam apatia, perda de apetite, febre alta, diarreia sanguinolenta e manchas avermelhadas na pele. Em alguns casos, os animais são encontrados mortos. A principal suspeita diagnóstica é:
Alternativas
Q3011592 Veterinária
Sobre a Peste Suína é correto afirmar que, EXCETO:
Alternativas
Q3006153 Veterinária
São raças de suíno brasileiro com vantagens de adaptação e que são importantes para segurança alimentar nas comunidades rurais, exceto: 
Alternativas
Q2955185 Veterinária

O “flushing” é um procedimento utilizado na suinocultura, caracterizado por um aumento no consumo de energia por meio do fornecimento de alimentos com altos níveis energéticos. Este tipo de manejo é adotado para os (as)

Alternativas
Ano: 2009 Banca: COSEAC Órgão: MDA Prova: COSEAC - 2009 - MDA - Médico veterinário |
Q2926814 Veterinária
Moradores de uma comunidade rural, tendo como principais atividades a suinocultura e a avicultura, apresentaram sintomas de toxoplasmose. Durante visita às propriedades locais, o Médico Veterinário deve estar atento para as condições de instalação e manejo, além dos hábitos da população envolvida, visando à adoção de medidas profiláticas.Aalternativa queNÃOfaz parte desta avaliação é:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: FUNCAB Órgão: IDARON Prova: FUNCAB - 2009 - IDARON - Médico veterinário |
Q2881290 Veterinária

A comercialização e distribuição, no Território Nacional, de suídeos destinados à reprodução, assim como a sua participação em exposições, feiras e leilões, são permitidas àqueles procedentes de Granjas de Reprodutores Suídeos Certificadas (GRSC). Nas GRSC são realizados testes de diagnóstico de referência para várias patologias. Assinale a alternativa que apresenta os testes corretamente indicados.

Alternativas
Ano: 2009 Banca: FUNCAB Órgão: IDARON Prova: FUNCAB - 2009 - IDARON - Médico veterinário |
Q2881285 Veterinária

A doença de Aujeszky é uma enfermidade infectocontagiosa de etiologia viral de grande importância para a suinocultura comercial em todo o mundo. A infecção causa perdas econômicas diretas e indiretas, pela restrição ao comércio internacional de produtos suínos. Sobre esta enfermidade e seu controle, é correto afirmar que:

Alternativas
Ano: 2018 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2018 - IF-RS - Zootecnia |
Q2853686 Agropecuária

Quanto a matrizes suínas em gestação, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Ano: 2018 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2018 - IF-RS - Zootecnia |
Q2853666 Veterinária

Os suínos necessitam ingerir uma quantidade diária de energia para satisfazer suas necessidades. A quantidade de energia que um animal consegue extrair de um determinado alimento, pode ser classificada em energia digestível (ED), energia metabolizável (EM) e energia líquida (EL). Sobre as diferentes classes de energia (ED, EM e EL) é VERDADEIRO afirmar:


I. A energia metabolizável é obtida pela diferença entre energia bruta e a soma da energia perdida na urina e gases.

II. O conteúdo de fibra de uma dieta correlaciona-se positivamente com a quantia de energia digestível.

III. A energia metabolizável pode ser corrigida pelo balanço de nitrogênio. Valores entre 20 e 30 quilocalorias de energia metabolizável por grama de nitrogênio retido ou perdido são utilizados para a correção.

IV. Suínos na fase de reprodução conseguem extrair maior quantidade de energia digestível dos alimentos que suínos na fase de crescimento e essa diferença é inversamente proporcional ao conteúdo de fibra dos alimentos.

V. A energia líquida representa a diferença entre energia metabolizável e incremento calórico.


Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):

Alternativas
Q2791291 Veterinária

A peste suína clássica é uma doença viral altamente contagiosa que acomete porcos e javalis. Marque a alternativa que identifica a família viral e sinal clínico observado.

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-CE Órgão: IF-CE Prova: IF-CE - 2016 - IF-CE - Médico Veterinário |
Q2765099 Veterinária

A Leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma espiroqueta aeróbica que se caracteriza principalmente por transtornos reprodutivos como abortos, natimortos, fetos mumificados e nascimento de leitões fracos. Não acomete os suínos o sorotipo Leptospira

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-CE Órgão: IF-CE Prova: IF-CE - 2016 - IF-CE - Médico Veterinário |
Q2765093 Veterinária

A enfermidade acarreta prejuízos econômicos, sendo causada por vírus, que se espalha rapidamente. Os sinais clínicos em leitões são principalmente neurológicos, levando-os à morte. Apresentam ainda inapetência, convulsões, febre e depressão. Os adultos apresentam sintomas respiratórios, perdem peso, mas recuperam após o desaparecimento dos sintomas. Em fêmeas prenhas, pode provocar abortos. O diagnóstico do quadro clínico acima é conhecido como a doença

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: C
5: B
6: D
7: E
8: E
9: A
10: C
11: D
12: A
13: E
14: A
15: E
16: E
17: A
18: E
19: B
20: A