Questões de Concurso
Sobre suinocultura em veterinária
Foram encontradas 158 questões
É uma doença infecciosa de incidência mundial, causada pela bactéria intracelular Lawsonia intracellularis. Essa patologia é caracterizada por lesões no íleo, com espessamento da mucosa intestinal.
Assinale a alternativa que se refere à patologia descrita.
I. A vacinação contra a febre aftosa e contra a brucelose causada pela Brucella suis não é realizada nos suínos das granjas do município. II. Rinite atrófica é uma doença viral que pode infectar leitões em idade precoce ainda na maternidade ou na creche. III. Mycoplasma hyopneumoniae, bactéria desprovida de parede celular, é o agente etiológico da pneumonia enzoótica do suíno. IV. Os ovos larvados do helminto Ascaris suum têm elevada resistência no ambiente, e os suínos se infectam ao ingerir esses ovos.
Quais estão corretas?
O “flushing” é um procedimento utilizado na suinocultura, caracterizado por um aumento no consumo de energia por meio do fornecimento de alimentos com altos níveis energéticos. Este tipo de manejo é adotado para os (as)
A comercialização e distribuição, no Território Nacional, de suídeos destinados à reprodução, assim como a sua participação em exposições, feiras e leilões, são permitidas àqueles procedentes de Granjas de Reprodutores Suídeos Certificadas (GRSC). Nas GRSC são realizados testes de diagnóstico de referência para várias patologias. Assinale a alternativa que apresenta os testes corretamente indicados.
A doença de Aujeszky é uma enfermidade infectocontagiosa de etiologia viral de grande importância para a suinocultura comercial em todo o mundo. A infecção causa perdas econômicas diretas e indiretas, pela restrição ao comércio internacional de produtos suínos. Sobre esta enfermidade e seu controle, é correto afirmar que:
Quanto a matrizes suínas em gestação, é INCORRETO afirmar:
Os suínos necessitam ingerir uma quantidade diária de energia para satisfazer suas necessidades. A quantidade de energia que um animal consegue extrair de um determinado alimento, pode ser classificada em energia digestível (ED), energia metabolizável (EM) e energia líquida (EL). Sobre as diferentes classes de energia (ED, EM e EL) é VERDADEIRO afirmar:
I. A energia metabolizável é obtida pela diferença entre energia bruta e a soma da energia perdida na urina e gases.
II. O conteúdo de fibra de uma dieta correlaciona-se positivamente com a quantia de energia digestível.
III. A energia metabolizável pode ser corrigida pelo balanço de nitrogênio. Valores entre 20 e 30 quilocalorias de energia metabolizável por grama de nitrogênio retido ou perdido são utilizados para a correção.
IV. Suínos na fase de reprodução conseguem extrair maior quantidade de energia digestível dos alimentos que suínos na fase de crescimento e essa diferença é inversamente proporcional ao conteúdo de fibra dos alimentos.
V. A energia líquida representa a diferença entre energia metabolizável e incremento calórico.
Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):
A peste suína clássica é uma doença viral altamente contagiosa que acomete porcos e javalis. Marque a alternativa que identifica a família viral e sinal clínico observado.
A Leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma espiroqueta aeróbica que se caracteriza principalmente por transtornos reprodutivos como abortos, natimortos, fetos mumificados e nascimento de leitões fracos. Não acomete os suínos o sorotipo Leptospira
A enfermidade acarreta prejuízos econômicos, sendo causada por vírus, que se espalha rapidamente. Os sinais clínicos em leitões são principalmente neurológicos, levando-os à morte. Apresentam ainda inapetência, convulsões, febre e depressão. Os adultos apresentam sintomas respiratórios, perdem peso, mas recuperam após o desaparecimento dos sintomas. Em fêmeas prenhas, pode provocar abortos. O diagnóstico do quadro clínico acima é conhecido como a doença