Questões de Concurso Sobre vigilância internacional, vigilância sanitária e mapa em veterinária

Foram encontradas 524 questões

Q3149992 Veterinária
Em áreas urbanas, o controle de animais sinantrópicos, como roedores e pombos, é essencial para prevenir problemas de saúde pública e proteger a população de zoonoses. Um veterinário é chamado para orientar medidas preventivas em uma escola onde houve relatos de presença de ratos. Qual das alternativas abaixo descreve uma prática eficaz e recomendada para o controle desses animais?
Alternativas
Q3144352 Veterinária
De acordo com o Manual de Vigilância, Prevenção e Controle de Zoonoses (2016), sobre o gerenciamento de resíduos do Grupo A, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Os resíduos do Grupo A podem ser descartados diretamente no sistema de coleta de esgotos sem nenhum tipo de tratamento, desde que sigam as diretrizes dos órgãos ambientais competentes.
( ) Resíduos de vacinação com microrganismos vivos ou atenuados devem ser submetidos a processos de inativação antes do descarte final, para garantir a biossegurança.
( ) O descarte de resíduos resultantes de fluidos biológicos deve ser realizado em sistemas de coleta específicos e nunca diretamente no esgoto comum, sem tratamento prévio.
( ) Após o tratamento dos resíduos infectantes, caso haja descaracterização física das estruturas, eles podem ser acondicionados como resíduos comuns.
( ) Todos os resíduos do Grupo A devem ser encaminhados diretamente a aterros sanitários licenciados, sem a necessidade de tratamento prévio.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3094785 Veterinária

De acordo com o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal, Decreto n.º 10.468, de 18 de agosto de 2020, analise as afirmativas a seguir sobre os aspectos gerais da inspeção post mortem, e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.


( ) A inspeção post mortem consiste no exame da carcaça, das partes da carcaça, das cavidades, dos órgãos, dos tecidos e dos linfonodos, realizado por visualização, palpação, olfação e incisão, quando necessário, e demais procedimentos definidos em normas complementares específicas para cada espécie animal.


( ) Nos procedimentos de inspeção post mortem, o Auditor Fiscal Federal Agropecuário, com formação em Medicina Veterinária, pode ser assistido por Agentes de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal e auxiliares de inspeção devidamente capacitados.


( ) Toda carcaça, partes das carcaças e dos órgãos examinados nas linhas de inspeção que apresentem lesões ou anormalidades, que possam ter implicações para a carcaça e para os demais órgãos, devem ser desviados para o Departamento de Inspeção Final, para que sejam examinados, julgados e tenham a devida destinação.


( ) As carcaças de animais acometidos de afecções extensas do tecido pulmonar, em processo agudo ou crônico, purulento, necrótico, gangrenoso, fibrinoso, associado ou não a outras complicações e com repercussão no estado geral da carcaça devem ser condenadas.


( ) As carcaças, as partes das carcaças e os órgãos que apresentem área extensa de contaminação por conteúdo gastrintestinal, urina, leite, bile, pus ou outra contaminação de qualquer natureza devem ser condenados quando não for possível a remoção completa da área contaminada.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, levando em conta as afirmativas de cima para baixo.

Alternativas
Q3094784 Veterinária

De acordo com o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal, Decreto n.º 10.468, de 18 de agosto de 2020, analise as afirmativas a seguir sobre os aspectos gerais da inspeção post mortem e inspeção post mortem de bovídeos e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.


( ) A inspeção post mortem consiste no exame da carcaça, das partes da carcaça, das cavidades, dos órgãos, dos tecidos e dos linfonodos, realizado por visualização, palpação, olfação e incisão, quando necessário, e demais procedimentos definidos em normas complementares específicas para cada espécie animal.


( ) As carcaças com infecção intensa por Cysticercus bovis (cisticercose bovina) devem ser condenadas; devem possuir pelo menos quatro cistos viáveis ou calcificados.


( ) Toda carcaça, partes das carcaças e dos órgãos examinados nas linhas de inspeção que apresentem lesões ou anormalidades, que possam ter implicações para a carcaça e para os demais órgãos, devem ser desviados para o Departamento de Inspeção Final, para que sejam examinados, julgados e tenham a devida destinação.


( ) As carcaças e os órgãos de animais com hemoglobinúria bacilar dos bovinos, varíola, septicemia hemorrágica e febre catarral maligna devem ser condenados.


( ) As carcaças, as partes das carcaças e os órgãos condenados devem ficar retidos pelo SIF e serem removidos do Departamento de Inspeção Final por meio de tubulações específicas, carrinhos especiais ou outros recipientes apropriados e identificados para este fim.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.

Alternativas
Q3094225 Veterinária
Segundo a RDC da 727 da ANVISA, algumas informações OBRIGATORIAMENTE devem vir na rotulagem de alimentos embalados, exceto: 
Alternativas
Q3094224 Veterinária
A Instrução Normativa nº 29, de 23 de abril de 2020, estabelece os requisitos para o livre comércio de produtos de origem animal, inspecionados por consórcio público de Municípios, alguns desses requisitos foram listados abaixo. Assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q3094223 Veterinária
A Instrução Normativa CIMERP/SIM nº 003, de 28 de junho de 2024 normatiza o regime de trabalho dos servidores e empregados públicos que atuam na inspeção: 
Alternativas
Q3094221 Veterinária
A Instrução Normativa CIMERP/SIM nº 001 de 06 de março de 2024 que trata sobre a obrigatoriedade da apresentação e implantação dos programas de autocontrole pelos estabelecimentos registrados no S.I.M.-CIMERP. Essa legislação, apresenta a possibilidade de elaboração de um programa especial de implementação para as agroindústrias de pequeno porte e também traz a possibilidade de que no inicio do relacionamento com o S.I.M.-CIMERP ela possa apresentar descrito somente alguns elementos. Com base nisso assinale a alternativa que não representa um PAC obrigatório para registro das agroindústrias de pequeno porte.
Alternativas
Q3094220 Veterinária
A Instrução Normativa CIMERP/SIM nº002 de 06 de março de 2024 estabelece os procedimentos para cálculo do Risco Estimado Associado ao Estabelecimento (RE) através de uma fórmula, cujo resultado dessa operação é utilizado para determinar a frequência mínima de fiscalização de estabelecimentos sujeitos a inspeção periódica. Dentre as alternativas abaixo, qual apresenta a fórmula correta?
Alternativas
Q3094219 Veterinária
Assinale somente a alternativa INCORRETA. De acordo com a RDC ANVISA 429/2020, na tabela de informação nutricional:
Alternativas
Q3094218 Veterinária
A Instrução Normativa CIMERP/SIM nº 001, de 02 de junho de 2023, traz um quadro com as orientações para confecção da chancela do selo S.I.M. para embalagens e carimbos, com base nesse quadro, o Modelo V é para ser aplicado em carcaças ou quartos de bovinos e bubalinos. Assinale a alternativa com o tamanho desse selo: 
Alternativas
Q3094216 Veterinária
O Projeto CONSIM tem como objetivo orientar tecnicamente os consórcios públicos de municípios, que buscam desenvolver os serviços de inspeção de produtos de origem animal dos seus municípios consorciados, para a integração ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, o SISBI-POA, propiciando a ampliação de comércio para todo território nacional.
(Fonte: Ministério da Agricultura. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/ptbr/assuntos/defesa-agropecuaria/suasa/projeto-consim-1/projeto-consim).

Com base nas informações disponibilizadas na página do projeto, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q3094215 Veterinária
Os critérios para avaliação de equivalência ao SUASA relativos à estrutura física, dependências e equipamentos de um estabelecimento agroindustrial de pequeno porte de produtos de origem animal foi definido pelo MAPA em 2017, através da IN n°05. Com base nesses critérios julgue as seguintes afirmativas:

( ) O estabelecimento agroindustrial de pequeno porte deve pertencer, de forma individual ou coletiva, a agricultores familiares ou equivalentes ou a produtores rurais e possuir área útil construída até 250m² (considerando banheiros e vestiários), com finalidade exclusiva ao processamento de produtos de origem animal.

( ) O estabelecimento que estiver anexo a residência, pode ter uma entrada comum a mesma, desde que possua barreira sanitária no ponto de acesso e um aviso que é proibida a entrada de pessoas não autorizadas na área industrial.

(....) O estabelecimento deve ser construído de maneira a propiciar uma circulação de ar adequada, com pé direito de altura satisfatória que permita boas condições de temperatura e ventilação e de forma que o fluxo de ar não siga da área mais contaminada para a área menos contaminada. Em caso de insuficiência de manutenção do conforto térmico na área de processamento e produção, o estabelecimento pode lançar mão de exaustores e climatizadores, não sendo permitida a instalação de ventiladores.

(....) Piso, paredes, forro (ou teto) da área de processamento devem ser impermeáveis, de cor clara, de material resistente que permita limpeza e desinfecção adequada.


Assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q3094214 Veterinária
A inspeção e fiscalização sanitária em estabelecimentos agroindústrias de pequeno porte que processam produtos de origem animal para consumo humano, são regidas pela Instrução Normativa número 16 de 23 de junho de 2015 do Ministério da Agricultura e Pecuária, desde que o ente responsável por executar tais funções não possua regulamento próprio. Com base nessa legislação é correto afirmar:
Alternativas
Q3094213 Veterinária
Recentemente, a Portaria 672 de 08 de abril de 2024 do Ministério da Agricultura, estabeleceu os procedimentos para cadastro dos Serviços de Inspeção, estabelecimentos e produtos no e-SISBI, bem como as regras e diretrizes para o processo de Integração ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Para os consórcios públicos que executam os serviços de inspeção é obrigatório incluir no e-SISBI:

(I) Relação de municípios que compõe o consórcio.
(II) Programa de trabalho elaborado de acordo com o modelo definido e disponibilizado pelo MAPA.
(III) Protocolo de intenções entre o consórcio e os municípios que contemple, de forma expressa, a atividade de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal.
(IV) População de cada município que compõe o consórcio.
Alternativas
Q3089259 Veterinária
A respeito da relação entre a medicina veterinária e a saúde pública, avalie os itens a seguir:

I. A Medicina Veterinária desempenha um papel fundamental na prevenção e controle de zoonoses, contribuindo para a proteção da saúde pública.
II. A interação entre saúde animal, saúde humana e saúde ambiental é irrelevante para a abordagem da Saúde Única, pois cada área opera de forma independente.
III. O monitoramento da saúde dos animais de produção é essencial para garantir a segurança alimentar e a qualidade dos produtos de origem animal.
IV. A colaboração entre médicos veterinários e profissionais de saúde humana é crucial para o desenvolvimento de políticas de saúde pública integradas e eficazes.

Pode-se afirmar que:
Alternativas
Q3081871 Veterinária
Sobre os procedimentos de inspeção post mortem, que constam na inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, a qual disciplina a fiscalização e a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, podemos afirmar que as afirmativas a seguir estão corretas, EXCETO:
Alternativas
Q3081865 Veterinária
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento instituiu as normas específicas de inspeção e fiscalização sanitária de produtos de origem animal, referentes às agroindústrias de pequeno porte. Para as agroindústrias de pequeno porte é permitido o uso de equipamentos simples, de multifuncionalidade, com características gerais definidas. Qual característica a seguir está em DESACORDO com a legislação?
Alternativas
Q3077782 Veterinária
Os protocolos de pesquisa com animais devem descrever claramente os pontos finais humanitários que serão utilizados, sendo adequados para a espécie utilizada no estudo, e o monitoramento das condições deve ser feito para cada animal envolvido. Em estabelecimentos de pesquisa, o Responsável Técnico pela instalação animal deve auxiliar na implementação e no acompanhamento dos pontos finais humanitários dos protocolos experimentais. Acerca do ponto final humanitário, analise as afirmativas a seguir:

I. Ponto final humanitário é o momento no qual o encerramento do uso do animal é antecipado para que a dor e o estresse sejam prevenidos, aliviados ou finalizados.

II. Em protocolos que envolvem morte como desfecho provável, o ponto final humanitário é definido como o momento da morte do animal.

III. Critérios claros e específicos são definidos para o ponto final humanitário, no início do experimento e os animais são monitorados continuamente em relação a esses critérios.

IV. A Responsabilidade Técnica pela instalação animal é uma atribuição exclusiva de médicos veterinários.


É CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Q3074882 Veterinária
Indique qual dos seguintes métodos é utilizado na inspeção sanitária de produtos de pesca em pesqueiros, e qual o objetivo principal dessa metodologia.
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: C
5: B
6: A
7: D
8: A
9: A
10: D
11: C
12: D
13: C
14: B
15: B
16: C
17: C
18: C
19: C
20: A