Questões de Concurso Sobre reúso de efluentes em engenharia ambiental e sanitária

Foram encontradas 40 questões

Q3010409 Engenharia Ambiental e Sanitária
      Em um parque público que está utilizando água de reúso, proveniente de estações de tratamento de esgoto, para irrigar os gramados e jardins, após uma análise de rotina, foi constatada alta concentração de sódio no solo.
Nessa situação hipotética, a medida mais adequada para evitar a degradação do solo e garantir a saúde das plantas é 
Alternativas
Q3010163 Engenharia Ambiental e Sanitária
A água de reúso
Alternativas
Q2691590 Engenharia Ambiental e Sanitária

Sobre o reúso de água, leia as alternativas a seguir e assinale a CORRETA.

Alternativas
Q2672866 Engenharia Ambiental e Sanitária

Com base nos tipos de reuso em diferentes modalidades, assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao caso em que o esgoto, após tratamento, é disposto na coleção de águas superficiais ou subterrâneas para diluição, purificação natural e subsequente captação, tratamento e, finalmente, utilização como água potável:

Alternativas
Q2609564 Engenharia Ambiental e Sanitária

Qual é a principal característica da água utilizada no reúso industrial?

Alternativas
Q2540912 Engenharia Ambiental e Sanitária

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao tratamento físico-químico e biológico de águas residuárias urbanas e industriais.


( ) Em efluentes biodegradáveis a relação Demanda Bioquímica de Oxigênio/Demanda Química de Oxigênio (DBO/DQO) é mais comumente utilizada para verificação do conteúdo orgânico biodegradável. Portanto, podemos dizer que quanto mais próximo da unidade, menor é a fixação de componentes biodegradáveis existentes na água residuária. 


( ) A remoção de matéria orgânica presente em águas residuárias pode ser realizada por processos biológicos aeróbios e anaeróbios singulares ou combinados. De acordo com as características da água residuária industrial, os sistemas biológicos podem ser precedidos de unidades para remoção de sólidos e gorduras. Os processos biológicos comumente utilizados são lodos ativados e suas variantes, filtros biológicos, lagoas de estabilização e reatores anaeróbios de fluxo ascendente com manta de lodo. 


( ) Geralmente os efluentes biodegradáveis requerem caracterização detalhada para definição de processos biológicos destinados à formação de precipitados e sua posterior remoção por operações físicas de separação. Em efluentes com altas concentrações de poluentes, podem ser indicados processos de absorção ou adsorção, sistemas de filtração, osmose reversa ou resinas de troca iônica.


( ) Nitrogênio inorgânico e nitrogênio orgânico são os principais compostos nitrogenados presentes em águas residuárias. A remoção destes compostos é necessária para evitar a eutrofização e a alteração das características da qualidade da água nos corpos receptores. A remoção biológica de compostos nitrogenados presentes em águas residuárias ocorre por nitrificação e desnitrificação.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Q2381693 Engenharia Ambiental e Sanitária
Quanto à política nacional de recursos hídricos, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2329349 Engenharia Ambiental e Sanitária
A caracterização qualitativa é fundamental para facilitar o processo de tratamento das águas residuárias (AR). Marque a opção na qual o parâmetro indicador e sua via de proveniência estão corretos.
Alternativas
Q2320672 Engenharia Ambiental e Sanitária
Um técnico foi encarregado de apoiar a concepção de um sistema individual de tratamento de efluentes da nova vila de moradores da planta de Urucu. O engenheiro informou que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) deveria ser composta por um conjunto, incluindo um decanto-digestor, uma unidade de tratamento complementar e uma forma de destinação final.
São, respectivamente, uma forma de tratamento complementar e uma forma de destinação final para o decanto-digestor:
Alternativas
Q2284273 Engenharia Ambiental e Sanitária
Considere as afirmativas abaixo em relação ao Recurso Água.

1. A água é essencial à vida e ao desenvolvimento de todas as nações. Seu uso é cada vez mais eficiente. Em muitos países, no entanto, esse recurso tem se tornando cada vez mais escasso. Tal fato pode ser atribuído ao crescimento da população, à industrialização, à intensa urbanização que aumentou a demanda por água e descarga de efluentes, à crescente demanda agrícola, à infraestrutura precária, resultando em perdas na rede, às más práticas de gestão, e, mais recentemente, às mudanças climáticas, resultando em eventos hidrológicos extremos, aumentando a vulnerabilidade da população humana e dos setores econômicos.
2. A poluição dos recursos hídricos pode resultar de fontes pontuais e não pontuais, comumente denominadas de fontes difusas de poluição. As fontes pontuais dão origem a concentrações elevadas do poluente, localizadas em plumas, que podem permanecer estratificadas em um aquífero por longo tempo. Já as fontes difusas tendem a criar uma estratificação regionalizada e os mananciais de superfície e poços produzem uma mistura contaminada e não contaminada em proporções crescentes com o tempo.
3. O Brasil possui uma posição privilegiada no cenário mundial quando o tema é disponibilidade de água doce. O País detém em torno de 53% da água doce do continente sul-americano e cerca de 12% da água doce do planeta. Porém, devido às suas dimensões geográficas e diversidade climática, algumas regiões sofrem graves problemas de escassez de água, como por exemplo o semiárido nordestino. 

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q2265000 Engenharia Ambiental e Sanitária
A característica dos esgotos é função dos usos aos quais a água foi submetida que variam com o clima, a situação social e econômica e os hábitos da população.

Assinale a alternativa correta com relação às características das águas residuárias.
Alternativas
Q2264990 Engenharia Ambiental e Sanitária
O sistema de lodos ativados é amplamente utilizado para o tratamento de despejos domésticos e industriais.

Considerando uma estação de tratamento composta pela variante de lodos ativados convencional, assinale a alternativa que corresponda à sequência correta de etapas.
Alternativas
Q2214078 Engenharia Ambiental e Sanitária
Uma pequena indústria de laticínios terá de instalar uma estação de tratamento de águas residuárias para o lançamento destas águas no corpo receptor. Devido às características de seus efluentes a estação deverá tratar conjuntamente as águas residuárias geradas no processo industrial (efluente industrial) e na área administrativa (esgotos sanitários). Para a escolha do tipo de tratamento e sucessivamente para o dimensionamento da estação, a equipe de engenharia deverá conhecer a vazão total e a carga orgânica poluidora total gerada pela indústria. Nessa indústria trabalham 15 funcionários em uma produção média de leite processada de 10 m3/dia, e a cada 1 m3 de leite processado é gerada uma vazão média do efluente industrial de 4 m3 . A concentração de DBO5 do efluente industrial é de 3000 mg/L e dos esgotos sanitários é de 200 mg/L.
Considerando uma quota per capita de água de 60 L/funcionário/dia e uma carga per capita de DBO de 50 g/habitante/dia, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2214068 Engenharia Ambiental e Sanitária
Analise as seguintes afirmativas sobre a norma NBR 15.527/2007 que dispõe sobre os requisitos para aproveitamento de água de chuva de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis.

I. A norma NBR 15.527/2007 se aplica a usos não potáveis em que as águas de chuva podem ser utilizadas após tratamento adequado como, por exemplo, descargas em bacias sanitárias, irrigação de plantas ornamentais e hortaliças ingeridas cruas, lavagem de veículos, além de limpezas de calçadas e ruas.
II. Incluem-se na concepção do sistema de aproveitamento de água de chuva os estudos das séries históricas e sintéticas das precipitações da região onde será realizado o projeto.
III. A água de chuva reservada deve ser protegida contra a incidência direta da luz solar e do calor, bem como de animais que possam adentrar o reservatório por meio da tubulação de extravasão.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS
Alternativas
Q2202769 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em função de problemas relacionados à escassez de água, existem, na área de saneamento, debates sobre possíveis processos e tecnologias de tratamento economicamente viáveis e que possam ser aplicados como possíveis soluções para o enfrentamento de crises hídricas. Sabe-se que não existe uma única tecnologia capaz de garantir a qualidade de água para o reuso, mas sim, a combinação de sistemas e equipamentos, tais como, clarificação, filtração, membranas, carvão ativado, ultravioleta. A associação dessas tecnologias dependerá de alguns critérios.
Fonte: Luiz Abrahão, Artigo Técnico: Tecnologias para reúso de efluentes e dessalinização de água do mar. Revista Química e Derivados, 2015 (modificado).

Sobre os critérios a serem adotados para a escolha dos sistemas de garantir o tratamento da água para reuso, alguns estão descritos a seguir. Isso posto, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)Área e custos de implantação da planta de tratamento.
(__)Finalidade da água de reuso.
(__)Tipo e concentração dos contaminantes presentes na água a tratar.
(__)Capacidade da planta de tratamento.

Assinale a alternativa com a sequência correta: 
Alternativas
Q2202721 Engenharia Ambiental e Sanitária
É um dos processos comumente empregados e convencionais para o tratamento de efluentes; aplicado principalmente para tratar águas residuárias que contém altas concentrações de metais ou sulfatos. O processo ocorre quando determinado produto químico reage com os íons de metal pesado, ocasionando a formação de um sólido. O processo exposto é denominado de: 
Alternativas
Q2196164 Engenharia Ambiental e Sanitária
São dadas as afirmativas abaixo referentes ao tratamento de águas residuais. Dentre elas, assinale a CORRETA.
Alternativas
Q2123338 Engenharia Ambiental e Sanitária
A Diretriz Técnica nº 05/2017 (Versão 2 – set./2019) trata do descarte e reúso de efluentes líquidos no âmbito do estado do Rio Grande do Sul. As alternativas para destinação dos efluentes líquidos tratados, gerados no empreendimento, deverão ser apresentadas pelo empreendedor, sendo objeto de licenciamento ambiental junto à FEPAM. Considerando as diretrizes específicas para cada uma das alternativas, analise as afirmativas a seguir.
I.
Para alternativa 02: tratamento dos efluentes líquidos e posterior lançamento em águas superficiais, inclusive indiretamente, através da rede pluvial é vedado o lançamento superficial de efluentes, mesmo tratados, em corpos hídricos de Classe Especial. II. Para alternativa 03: tratamento dos efluentes líquidos e reúso para produção agrícola e cultivo de florestas plantadas no caso da disposição de efluentes líquidos industriais em áreas agrícolas, a aplicação de efluentes líquidos tratados somente será avaliada para culturas que são consumidas cruas, pomares, forrageiras (em pasteio direto com restrições de acesso) e áreas de reflorestamento e plantações florestais. Pode ser licenciada a utilização dos efluentes tratados em cultivo de olerícolas, tubérculos e raízes, e culturas inundadas, bem como as demais culturas cuja parte comestível entre em contato com o solo. III. Para alternativa 04: tratamento dos efluentes líquidos com disposição final no solo tem-se como condições gerais de viabilidade ambiental para adoção dessa alternativa, que os locais de disposição final dos efluentes deverão possuir solo favorável para esta finalidade, observando minimamente: espessura não saturada, composição química, capacidade de percolação e enquadramento da água subterrânea. IV. Para alternativa 05: tratamento dos efluentes líquidos e reúso para fins urbanos nos casos em que a água de reúso for destinada à irrigação paisagística, para volume superior a 20 m³/dia, deverá ser solicitada a abertura de processo específico para a atividade. Ainda deverão ser observadas as concentrações de cloretos e sódio, objetivando minimizar riscos de danos ao solo e a vegetação. Para tal, deverá ser observado no projeto parecer técnico de profissional habilitado para a taxa de aplicação, com concentrações para cloretos não superiores a 250 mg/L. V. Para alternativa 06: tratamento dos efluentes líquidos e reúso no processo produtivo deverá ser informado à FEPAM o balanço hídrico e o percentual de reúso dos efluentes líquidos tratados, definindo os diferentes usos dentro do empreendimento, bem como ser disponibilizado o relatório mensal das águas de reúso, reportando os volumes reutilizados e as situações emergenciais que não permitiram a reutilização, com as ações adotadas de descarte e correções operacionais.
Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q2097161 Engenharia Ambiental e Sanitária
O Conselho Nacional do Meio Ambiente - Conama, por meio da Resolução nº 307, que estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil, apresenta a seguinte definição: “é o processo de reaproveitamento de um resíduo após ter sido submetido à transformação”. Trata-se do conceito de
Alternativas
Q2073991 Engenharia Ambiental e Sanitária
O reuso da água na indústria é uma prática que tem sido cada vez mais aceita para a redução de custos e assegurar o abastecimento de água. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: D
4: E
5: D
6: D
7: D
8: C
9: D
10: E
11: A
12: A
13: D
14: C
15: D
16: B
17: C
18: C
19: B
20: C