Questões de Concurso Sobre avaliação de impactos ambientais em meio ambiente

Foram encontradas 235 questões

Q3283685 Meio Ambiente
Com base nas normas que regulam a proteção e o uso dos recursos florestais e das bacias hidrográficas, julgue o item subsequente.

Entre as possíveis áreas de atuação de um comitê de bacia hidrográfica inclui-se um grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas contíguas.
Alternativas
Q3276106 Meio Ambiente
Sobre os impactos ambientais da urbanização, analise os itens a seguir:

I. A urbanização, embora ocupe apenas 2,8% da superfície terrestre, é responsável por consumir 75% dos recursos naturais produzidos no mundo, com destaque para as áreas metropolitanas.
II. O aquecimento global, causado principalmente pelas atividades urbanas, é o único fator responsável pelas mudanças climáticas globais, sem influência de outros fatores.
III. As ilhas de calor urbana são um fenômeno climático causado pela alta capacidade de absorção de calor das superfícies urbanas, como asfalto e concreto, além da falta de vegetação.
IV. A impermeabilização do solo nas cidades, especialmente nas áreas próximas aos recursos hídricos, contribui para a redução da infiltração das águas pluviais, resultando em inundações e alagamentos.

Estão CORRETAS:
Alternativas
Q3247219 Meio Ambiente

As práticas sustentáveis no ambiente de trabalho colaboram para a diminuição dos impactos ambientais. A mudança comportamental dos funcionários de ambientes corporativos públicos e privados seguem uma tendência mundial relacionada à sustentabilidade.


Alguns hábitos cotidianos são contribuições importantes para o meio ambiente, tais como:


I. Não colaborar com a coleta seletiva.

II. Uso consciente da energia e da água.

III. Utilização de mais produtos descartáveis. É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Q3222934 Meio Ambiente
     A produção agropecuária do Matopiba é marcada pelas grandes colheitas de grãos, especialmente soja, milho e algodão. Há cerca de 4.800.000 hectares com plantio de soja que somaram a produção total de 18,5 milhões de toneladas na safra 2022/23, o que representa cerca de 12,3% do total produzido no Brasil.
EMBRAPA. Matopiba. Disponível em: <https://www.embrapa.br/tema-matopiba/sobre-o-tema>.

De acordo com Ignaci Sachs, a observação das dimensões econômicas, sociais, culturais, políticas e ambientais de forma conjunta refere-se ao conceito de desenvolvimento
Alternativas
Q3207922 Meio Ambiente
A capacidade de uso do solo é um conceito fundamental no planejamento do uso da terra e na conservação dos recursos naturais. Qual das seguintes afirmações sobre a capacidade de uso do solo está INCORRETA?
Alternativas
Q3207921 Meio Ambiente
A erosão laminar é um processo de degradação do solo que pode ser intensificado por práticas agrícolas inadequadas. Qual das seguintes medidas é MENOS eficaz na prevenção da erosão laminar em áreas cultivadas? 
Alternativas
Q3207920 Meio Ambiente
Identifique a medida técnica apropriada para o monitoramento de impactos ambientais em área de influência de central hidrelétrica em operação:
Alternativas
Q3154774 Meio Ambiente
Desde a revolução agrícola, a expansão da produção de alimentos foi acompanhada por desafios ambientais crescentes, como o desmatamento e o aumento de resíduos. A sustentabilidade tornou-se um foco global após a Conferência de Estocolmo (1972) e, mais recentemente, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Sobre os impactos ambientais e práticas sustentáveis, analise as alternativas:
Alternativas
Q3152938 Meio Ambiente
Os ecossistemas são parte integrante da diversidade biológica, uma vez que são compostos por uma ou mais comunidades de organismos vivos que interagem com os seus ambientes físicos e químicos, incluindo a água, o ar, a temperatura, a luz solar e os nutrientes. Medidas de conservação e utilização sustentável dos ecossistemas são necessárias para resguardar a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos. Por isso, o Brasil se comprometeu com a conservação desses ambientes por meio de algumas estratégias.
Fonte: Ricklefs & Relyea, 2014 apud Conservação de Ecossistemas. Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/biodiversidade-e-biomas/biomas-e-ecossistemas/conservacao-1/conservacao

Dentre as estratégias adotadas pelo país para a conservação ecossistêmica, identifique e marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3152937 Meio Ambiente
A máxima de que "é melhor prevenir que remediar" na natureza faz-se necessária, uma vez que às vezes, os custos de recuperação são insuportáveis para a sociedade, ou ainda pior, raramente consegue-se o retorno natural anterior à degradação.
Fonte: SANTOS, Devanir Garcia dos; ROMANO, Paulo Afonso. Conservação da água e do solo, e gestão integrada dos recursos hídricos. Revista de política agrícola, v. 14, n. 2, p. 51-64, 2005.

Dessa forma, abaixo apresentam-se alguns dos atuais problemas ambientais, dentre eles, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3270276 Meio Ambiente
A tragédia de 2024 no Rio Grande do Sul, caracterizada por enchentes devastadoras, trouxe à tona diversas discussões sobre as causas ambientais que contribuíram para o agravamento da situação. Entre as causas listadas abaixo, qual delas NÃO está diretamente relacionada ao agravamento de tragédias associadas às enchentes?
Alternativas
Q3261277 Meio Ambiente

Os especialistas da ONU sobre o clima alertam: o mundo precisa reduzir as emissões de GEE mais rapidamente do que o previsto, proteger e restaurar a natureza e se preparar para alguns danos irreversíveis.


Considerando válida a visão do relatório 2023 do IPCC sobre a mudança do clima, com relação à situação atual e tendências, analise as afirmativas a seguir.


I. Entre 1850-1900 e 2010-2019, é provável que gases de efeito estufa (GEEs) misturados, de forma homogênea, tenham contribuído para um aquecimento entre 1,0oC e 2,0oC; sendo que além deles agiram nesse sentido fatores naturais (solares e vulcânicos).


II. As atividades humanas têm contribuído pra regular a temperatura da terra uma vez que o mundo caminha para uma nova era glacial, seguindo a tendência de diminuição nas explosões solares e os atuais índices de albedo.


III. As contribuições antrópicas principalmente devido a aerossóis, resultantes por exemplo da queima de biomassa, também contribuíram para um aquecimento entre 0,0oC e 0,8oC, no período entre 1850-1900 e 2010-2019.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q3260805 Meio Ambiente

Considere as descrições de tipos de solo a seguir.


X. Solo com acúmulo de matéria orgânica, alumínio e ferro na subsuperfície. Apresenta cor escura na superfície, alta saturação por bases e predominância de areia na fração granulométrica. É muito ácido e pobre em nutrientes.


Y. Solo argiloso com feições reductomórficas, resultante de processos de oxidação e redução em ambientes saturados por água. É mal ou muito mal drenado, geralmente associado a materiais sedimentares recentes próximos a cursos d'água. Apresenta baixo grau de desenvolvimento pedogenético sob condições hidromórficas e grande variabilidade química e física devido à deposição em várzeas ou depressões.


Com base nessas descrições, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Q3260804 Meio Ambiente

Uma empresa de energia está considerando a construção de uma nova usina hidrelétrica em uma região montanhosa, onde há um rio com um potencial de queda d'água significativo. A usina projetada teria capacidade de gerar 500 MW de potência, destinada a atender uma crescente demanda de energia na região.


Com relação ao estudo de viabilidade do novo empreendimento, analise as afirmativas a seguir.


I. Dentro dos estudos de viabilidade econômica e financeira, faz-se a estimativa dos custos totais do projeto, incluindo construção, operação e manutenção.

II. Dentro dos aspectos socioeconômicos, o plano de reassentamento para moradores deslocados é facultativo visto que a potência é inferior a 1GW.

III. Dentro da análise ambiental, a avaliação do impacto sobre a qualidade da água e sedimentos não é relevante visto que a hidrelétrica é uma fonte renovável e não poluidora.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q3260803 Meio Ambiente

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), empresa pública, vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME) vem desenvolvendo Estudos de Inventário Hidrelétrico de Bacias Hidrográficas, com apoio de consultorias especializadas, contratadas para a realização de diversos serviços de apoio e, principalmente, levantamentos de dados de campo. Nesse sentido, critérios básicos e parâmetros para a elaboração dos estudos devem ser definidos com a finalidade de garantir a padronização e qualidade dos resultados obtidos.


Tendo em vista os critérios energéticos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeira e (F) para a falsa.


( ) O sistema de referência deve ser caracterizado como o sistema eletroenergético ao qual os aproveitamentos inventariados poderão vir a ser interligados.


( ) O período crítico para o Sistema Interligado Nacional a ser adotado nos estudos é variável e relacionado ao potencial hidrelétrico a ser explorado.


( ) Os estudos devem, obrigatoriamente, considerar na avaliação e comparação das diversas alternativas de divisão de queda, os usos múltiplos da água e sua interação com a proposta de aproveitamento energético.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q3260797 Meio Ambiente

A construção de uma usina hidrelétrica é um empreendimento complexo que envolve uma série de desafios.

O trecho a seguir se refere a uma etapa importante desse empreendimento.

Esse tipo de estudo se caracteriza pela concepção e análise de várias alternativas de divisão de queda para uma bacia hidrográfica, formadas por um conjunto de projetos, que são comparadas entre si, visando selecionar aquela que apresente melhor equilíbrio entre os custos de implantação, os benefícios energéticos e os impactos socioambientais.


Assinale a opção que melhor se enquadra ao referido texto.

Alternativas
Q3260664 Meio Ambiente

Os relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) são fundamentais para a compreensão das mudanças climáticas e para o desenvolvimento de políticas climáticas.


Com relação aos Relatórios do IPCC, analise os itens a seguir.


I. Os relatórios do IPCC apenas consideram cenários de altas emissões de gases de efeito estufa (GEE), ignorando cenários de baixas emissões.

II. Os relatórios do IPCC desconsideram as variáveis socioeconômicas na elaboração de cenários de mudanças climáticas.

III. As projeções climáticas do IPCC são baseadas em suposições coerentes e fisicamente consistentes sobre forçantes radiativas, demografia, desenvolvimento socioeconômico e mudanças tecnológicas.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q3260621 Meio Ambiente

Uma barragem conhecida pelo nome de BARREIRA, situada em uma área propensa a terremotos, está sujeita à ocorrência de dois eventos (A e B) que podem causar sua ruptura.


• Evento A: a ocorrência de uma enchente maior que a cheia de projeto do vertedouro; e

• Evento B: o colapso estrutural devido a um terremoto destrutivo.


Com base em dados anuais observados nessa área, foram estimadas as seguintes probabilidades de ocorrência dos eventos A e B: P(A)=0,05 e P(B)=0,02.

Considerando que a probabilidade da ocorrência simultânea dos eventos A e B é nula, a probabilidade de a barragem se romper em um ano qualquer, baseando-se apenas nesses valores, é:


Alternativas
Q3259590 Meio Ambiente
A respeito das leis ambientais voltadas para o setor energético, analise as afirmativas a seguir.

I. A instalação de uma planta de geração de energia, mesmo sendo considerada limpa, dependerá de prévio licenciamento ambiental.
II. A Licença Prévia (LP) atua na aprovação da localização e concepção do projeto analisado.
III. As licenças de instalação e operação devem sempre ser concedidas separadamente.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3259586 Meio Ambiente
Os agentes, que obtiveram as outorgas de autorizações para se estabelecerem como produtores independentes de energia elétrica, devem, entre outras obrigações,
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: A
5: D
6: D
7: C
8: C
9: A
10: D
11: B
12: A
13: C
14: A
15: B
16: D
17: E
18: D
19: D
20: A