Questões de Meio Ambiente - Avaliação de Impactos Ambientais para Concurso
Foram encontradas 199 questões
Na realização do Diagnostico Ambiental em um sistema de produção aquícola foram observados os seguintes aspectos nas áreas adjacentes aos cultivos.
• Aumento das concentrações de nitrogênio e fósforo na coluna d’água;
• Acúmulo de matéria orgânica no sedimento;
• Fluxo constante da água e a geração de outros resíduos.
Diante desse contexto, uma fazenda aquícola deve
(__)A atividade pode resultar em significativa degradação do meio ambiente, incluindo alterações na qualidade da água e erosão nas margens. Dessa forma, torna-se indispensável o licenciamento ambiental, processo no qual são definidos e executados os programas de monitoramento ambiental e medidas mitigadoras específicas, para atenuar os impactos ambientais negativos e promover a recuperação das áreas afetadas. (__)As medidas mitigadoras adotadas durante a dragagem são projetadas para minimizar os impactos ambientais causados pela atividade e promover a sustentabilidade do ambiente fluvial. Isso inclui o estabelecimento de controle da dispersão de sedimentos, a preservação da mata ciliar e a implementação de programas de recuperação de áreas degradadas. (__)Caso a empresa execute efetivamente um plano de controle ambiental abrangente e eficaz durante a atividade de dragagem, incluindo medidas preventivas rigorosas e tecnologias avançadas para minimizar os impactos ambientais, é possível que seja dispensada a necessidade de licenciamento ambiental. Isso ocorrerá mediante a comprovação de que as práticas de controle adotadas são capazes de proteger adequadamente o meio ambiente e garantir a sustentabilidade da operação de dragagem no leito do rio para fins de mineração.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Sobre o EIV, analise as afirmativas a seguir.
I. O EIV substitui a elaboração e a aprovação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) para um empreendimento.
II. Em geral, demanda-se o EIV para empreendimentos considerados polos geradores de tráfego e/ou polos geradores de ruído.
III. Aspectos como equipamentos urbanos e comunitários, ventilação, iluminação, uso e ocupação do solo e valorização imobiliária são relevantes e devem ser avaliados no EIV.
Está correto o que se afirma em
Estudos de impacto ambiental freqüentemente utilizam espécies indicadoras, organismos cujas características são usadas como um índice de atributos muito difíceis ou caros de se medir. Espécies indicadoras de populações indicam se um determinado hábitat é apropriado para outros membros da mesma guilda. Na sua escolha, o tempo de geração, a sua taxa metabólica e o seu comportamento devem ser, respectivamente,
Impacto ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria e energia resultante de atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:
A avaliação de impacto ambiental conta com uma grande variedade de métodos que podem ser agrupados em categorias como: listagens, matrizes, diagramas de fluxo e mapas de superposição. Com relação a estes métodos é correto afirmar que
Risco ambiental pode ser definido como a probabilidade de um perigo potencial se manifestar em um dado período. Sobre a avaliação de riscos ambientais considere:
I. Trata-se de um processo anterior e fundamental para a identificação de zonas de vulnerabilidade ambiental.
II. Trata-se de um processo de decisão sobre a tolerabilidade do risco que compara o risco estimado com o considerado tolerável a fim de determinar o nível de significância do risco.
III. A maioria das metodologias utiliza as etapas de identificação, caracterização e priorização dos riscos, sendo que a combinação das duas últimas é denominada análise de risco.
IV. A caracterização do risco associa valores de frequência ou probabilidades às consequências de um risco.
V. Permite avaliar os riscos que as atividades humanas impõem ao ambiente.
Está correto o que se afirma APENAS em
A forma de examinar o impacto total de um produto, desde a obtenção de matéria-prima, sua forma de produção, a venda no mercado, seu uso e descarte final é denominado:
No que se refere ao impacto ambiental, embora estejamos no século XXI, lamentavelmente, a mídia destaca a oferta de grande carga de esgotos domésticos, ricos em matéria orgânica, nas lagoas de Jacarepaguá, no município do Rio de Janeiro. Esse fato gera a proliferação de bactérias aeróbicas devido à presença de grande quantidade de alimento. Em seguida, observa-se a riqueza de nutrientes minerais na água, oriundos da decomposição e como resultado desse processo, o aumento significativo nas populações de aguapé, uma planta flutuante.
Uma das consequências mais relevantes desses processos para a vida dos peixes nessas lagoas é o/a
Os desastres naturais são resultados do impacto de um fenômeno natural extremo sobre um sistema social, e que causa sérios danos e prejuízos que excedam a capacidade dos afetados em conviver com o impacto.
Assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de desastre natural que corresponde a terremoto.
Na perspectiva da economia ambiental, os ecossistemas são espécies de “dispensas” para o capital, no qual quando esse precisa de recursos é só ir lá e retirar. Conforme vários autores explicam que a economia ambiental possa ter um crescimento sem fim, e que o crescimento sustentável é possível sob a visão da economia ambiental. Ballestero (2008) explica que há quatro níveis em que a economia ambiental atua, Nível macroeconômico; Nível setorial; Nível microeconômico e Nível global. Em relação ao “Nível macroeconômico” é verdadeiro afirmar que:
São consequências do desmatamento:
I. Ganho de biodiversidade.
II. Extinção de rios.
III. Efeitos climáticos.
Estão CORRETOS:
Quanto à economia, ao meio ambiente e à sustentabilidade ligados ao contexto energético do Brasil, julgue o item.
O desenvolvimento sustentável tem feito a energia
fotovoltaica substituir a logística de transportes nas
grandes metrópoles brasileiras.
Acerca do tema tratado no texto precedente, julgue o item que se segue.
Os resíduos plásticos se concentram nas áreas costeiras,
principais locais emissores desse poluente, uma vez que as
correntes marítimas formam uma barreira que concentra
esses resíduos na linha da costa, mantendo o alto mar livre
desse tipo de poluição.