Questões de Concurso
Sobre memória e patrimônio cultural em museologia
Foram encontradas 118 questões
Julgue o item subsequente, considerando que a difusão e a popularização da ciência têm importância estratégica e fundamental para os povos de todo o mundo.
Entre os anos 30 e 60 do século XX, no Brasil, o Instituto Nacional do Cinema Educativo (INCE) produziu mais de uma centena de curtas-metragens voltados para a educação em ciências, tendo alguns cientistas, como o biofísico Carlos Chagas Filho, chegado a participar de produções do cinema brasileiro que tinham ênfase no nacionalismo e no didatismo.
I. Os monumentos incluem obras arquitetônicas, esculturas e outros objetos que possuam valor históricos, artístico ou científico.
II. Os conjuntos referem-se a áreas naturais e arqueológicas, integradas à paisagem, que apresentam importância cultural.
III. Os sítios englobam obras conjugadas do homem e da natureza, bem como áreas de valor estético ou antropológico.
Está correto o que se afirma em
Pode-se afirmar, assim, que um determinado conceito de nação agenciou o surgimento das práticas preservacionistas no país, as quais têm impactos até os dias atuais, sobretudo se considerarmos a narrativa de identidade nacional desenhada pelos bens patrimoniais tutelados pelo Estado. Mas isso não impede dizer que dinâmicas de transformação, com novos pensamentos que permeiam anseios sociais que conclamam a representatividade da diversidade cultural, não tenham ocorrido em paralelo e tomado força ao longo da trajetória de atuação do Iphan nos seus oitenta anos de existência.
TOLENTINO, A. B. Educação patrimonial decolonial: perspectivas e entraves nas práticas de patrimonialização federal. Sillogés, vol. 1, nº 1, 2018.
Com base na crítica aos pressupostos das políticas preservacionistas brasileiras apresentada no trecho acima, assinale a afirmativa correta.
O programa implantado no sitio Topo do Guararema foi dividido em três fases contendo as seguintes ações: 1) abordagem de apresentação e interpretação pública de forma oportunística durante o curso da escavação arqueológica; 2) “O sítio em exposição” – abordagem de apresentação e interpretação pública realizada de forma sistemática durante cinco dias; 3) Oficina Preservacionista – capacitação com enfoque conservacionista e na responsabilidade do uso do conhecimento arqueológico (formação de possíveis técnicos).
FERNANDES, T. C.; BROCHIER, L. L. A educação patrimonial na avaliação de impacto ambiental: possibilidades de aplicação de uma perspectiva de arqueologia pública. Revista Arqueologia Pública, vol. 5, nº 1[5], 2015.
O programa segue as diretrizes contemporâneas da educação patrimonial, na medida em que
I. A autoavaliação possibilita aos participantes refletirem sobre suas posturas durante o processo e, ao educador, revisitar sua própria prática.
II. Os registros em diferentes formatos, como fotos, vídeos e textos, possibilitam a identificação de aspectos do processo não necessariamente previstos.
III. A avaliação deve ser feita com ênfase nos resultados finais, considerando se os objetivos previamente estabelecidos foram ou não alcançados.
Está correto o que se afirma em
( ) O Projeto Integrado de Educação Patrimonial é obrigatório para empreendimentos enquadrados a partir do Nível II.
( ) Deve conter, além da descrição do projeto, a descrição da equipe multidisciplinar responsável por sua execução.
( ) Os mecanismos de avaliação dos resultados obtidos pelo projeto são de responsabilidade do Iphan.
As afirmativas são, respectivamente,
O meio natural, agora no contexto patrimonial, vai incorporar aspectos humanos às suas dimensões físicas, sendo-lhes atribuídas as singularidades históricas e socioculturais das comunidades a ela imbricadas. É indiscutível que a natureza apresenta um caráter patrimonial híbrido que pode ser interpretado sob a ótica do pensamento sistêmico ou holístico segundo um processo aberto e contínuo.
BEZERRA, O. G. O patrimônio natural no contexto da conservação integrada. Patrimônio e Memória, vol. 14, nº 1, 2018.
Com base no fragmento acima, que apresenta uma determinada concepção de meio natural no contexto do patrimônio, assinale a afirmativa correta.
Um problema da educação patrimonial no Brasil é a permanência de formulações feitas no passado, que tinham sentido frente àquelas condições históricas pretéritas, mas que são repetidas à exaustão no presente de forma acrítica. “Conhecer para preservar” se encaixa neste jargão. Transposta para a realidade atual, tal noção apresenta-se como ingênua e despolitizadora do debate em educação patrimonial. Não somente porque cada vez mais o patrimônio está presente nos meios de comunicação e nos programas educativos, que desde os anos 1990 o adotaram como tema transversal, mas também porque ele tem se tornado, contemporaneamente, objeto de reinvindicação social.
SCIFONI, S. Desafios para uma nova Educação Patrimonial. Revista Teias, vol. 18, nº 48. (Adaptado.)
Assinale a opção que indica corretamente o motivo da crítica.
Nesse contexto, sua importância se destaca quando consideramos que a Constituição de 1988

Com base no esquema, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O passado deixa evidências no presente, as quais, ao serem analisadas, permitem compreender os problemas enfrentados anteriormente.
( ) A análise das evidências presentes possibilita identificar problemas do passado, mas também estabelecer uma comparação entre as soluções de ontem e as de hoje.
( ) As experiências e soluções do passado permitem compreender as demandas presentes, mas as soluções do presente não esclarecem o passado.
As afirmativas são, respectivamente,

O Sítio Arqueológico Jacó Sá, no Acre, abriga o primeiro geoglifo amazônico a ser tombado pelo Iphan, o que ocorreu oficialmente no ano de 2024.
Com relação ao caso, analise as afirmativas a seguir.
I. O tombamento permite intervenção física nas características originais do geoglifo para fins de economia turística.
II. O reconhecimento do geoglifo pela Unesco como patrimônio mundial é automático após o tombamento realizado pelo Iphan.
III. A proteção conferida pelo tombamento aplica-se às formas geométricas do geoglifo e também ao seu entorno.
Está correto o que se afirma em
CARSALADE, Flávio de Lemos. Permanência e transformação na memória e no ambiente. In: PINHEIRO, A. R. S. (org.) Cadernos do patrimônio cultural: educação patrimonial. Fortaleza: Secultfor: Iphan, 2015.
De acordo com a reflexão apresentada no texto acima, as políticas de preservação podem ser entendidas como
Nele, o jogador alterna três perfis de navegação (Turista, Acadêmico e Morador), e em cada um deles tem acesso a perspectivas e informações diversas ao concluir tarefas determinadas.
Esse recurso do jogo é eficaz em promover a
I. A economia criativa potencializa a diversidade cultural brasileira como elemento estratégico para o desenvolvimento sustentável.
II. Guiar as ações segundo a lógica de mercado é essencial para integrar ganho econômico e valorização do patrimônio cultural.
III. O estímulo à inovação pode ser conciliado com a preservação de valores tradicionais e criar oportunidades econômicas.
Está correto o que se afirma em
Quanto aos princípios que devem nortear esse tipo de ação, assinale a afirmativa incorreta.
Com relação ao tema, assinale a afirmativa correta.