Questões de Concurso
Sobre memória e patrimônio cultural em museologia
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De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a educação patrimonial se constitui especificamente de processos educativos formais que têm como foco o patrimônio cultural.
Nesse sentido, o alargamento da noção de património é considerado:
(Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1028.)
Essa é uma definição de:
Sobre as diretrizes e definições provenientes da Mesa Redonda de Santiago do Chile – 1972, analisar os itens a seguir:
I. Os museus devem tornar suas coleções o mais acessível possível às instituições religiosas.
II. Os museus devem tornar suas coleções o mais acessível possível às instituições privadas.
III. A Associação Latino Americana de Museologia (ALAM) tem como um de seus objetivos constituir um instrumento de comunicação entre os museus e os museólogos latino americanos.
Está(ã) Correto(s):
Uma das decisões publicadas a partir da Mesa Redonda de Santiago do Chile – 1972, descreve:
Promover e proteger o patrimônio cultural do Brasil é uma atribuição do poder público e da comunidade.
Uma das formas previstas na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 para proteger o patrimônio cultural brasileiro é por meio de:
O patrimônio cultural brasileiro é constituído de bens de natureza material e imaterial, portadores de referência à identidade dos diferentes grupos formadores da nossa sociedade nacional.
Não se incluem ao patrimônio cultural brasileiro:
A museologia social emergiu como uma abordagem que busca utilizar os museus como ferramentas para promover a cidadania, os direitos humanos e diversos outros direitos, incluindo dos trabalhadores, das mulheres, dos povos indígenas, dos negros e da comunidade LGBT+.
Os inventários de identificação do patrimônio cultural são controlados por um sistema de categorias, tais como: excepcionalidade; autenticidade; monumentalidade. Assim sendo, os patrimônios culturais são dispositivos que organizam esse campo do saber e são controlados pelos especialistas e pelos experts.
A lista vermelha de objetos culturais em risco foi criada para proteger o patrimônio cultural, fornecendo orientações sobre aquisição responsável e medidas cautelares para se evitar transações ilegais.
A capacidade de gerar receita turística para a região não é um critério utilizado pela UNESCO para determinar o valor universal de uma área como patrimônio natural mundial.
A política para o patrimônio imaterial do IPHAN é realizada por meio do registro de manifestações culturais por especialistas sem o consentimento prévio e informado ou diálogo do poder público com grupos, comunidades e segmentos sociais.
O termo “patrimônio intangível” não é utilizado como sinônimo de patrimônio imaterial em fóruns internacionais e políticas culturais.
Segundo a Convenção para a Proteção do Patrimônio Cultural e Natural Mundial da UNESCO (1972), são considerados parte do patrimônio cultural ou natural mundial: conjuntos urbanos que exibem uma unidade arquitetônica significativa ou uma harmoniosa integração paisagística; monumentos naturais de valor universal excepcional, seja por sua estética ou importância científica; e grutas que ostentam inscrições e pinturas com valor excepcional sob a ótica histórica ou científica.