Questões de Concurso Sobre tessitura em música

Foram encontradas 59 questões

Q2537453 Música

A melodia a seguir foi escolhida por uma professora de música, para ser trabalhada em uma atividade de prática de conjunto com estudantes do ensino fundamental.


                                         Imagem associada para resolução da questão


Para ser executada por um grupo formado por flautas doce soprano, flautas doce contralto, xilofones e violões, a melodia deverá:

Alternativas
Q2280688 Música
No contexto da educação artística e da música, analise as seguintes afirmações sobre elementos musicais fundamentais:

I.Ritmo: O ritmo refere-se à organização dos sons no tempo e é composto por elementos como duração, pausa e padrões de batida, sendo, portanto, fundamental para a criação de padrões rítmicos em uma composição musical.
II.Melodia: A melodia é a combinação de sons musicais em alturas diferentes, criando uma linha musical que é percebida como uma unidade, e geralmente é a parte de uma música que é cantada ou tocada de forma mais destacada.
III.Harmonia: A harmonia é a combinação de sons tocados ou cantados simultaneamente para criar acordes, que contribui para a riqueza e a complexidade sonora de uma composição, fornecendo suporte harmônico à melodia.
IV.Dinâmica: A dinâmica se refere à variação na intensidade do som em uma música, indo de suave (piano) a forte (forte), sendo controlada pelo músico para expressar emoção e dar forma à interpretação musical.
V.Timbre: O timbre é a qualidade única do som que permite distinguir entre diferentes instrumentos ou vozes, característica essencial na identificação de instrumentos musicais.
VI.Tempo: O tempo é a medida de quão rápido ou lento uma música se move e é geralmente indicado por um andamento (como "andante" ou "allegro"), fundamental para a organização do ritmo e da estrutura musical.

Qual das seguintes afirmações é VERDADEIRA?
Alternativas
Q2279089 Música

Existem várias formas de composição ao longo dos períodos da música.


Com relação à forma sonata, é correto afirmar:

Alternativas
Q2279085 Música
É sabido que o fagotista precisa ter uma leitura da partitura em três claves. As mais utilizadas são as claves de Fá e de Dó na quarta linha, respectivamente. Entretanto, alguns compositores, como Serguei Prokofiev e D. Donizetti, dentre outros, fazem uso, também, da clave de Sol. Observe o exemplo a seguir, que é um extrato da 4ª Sinfonia do compositor Piotr Ilitch Tchaikovski, segundo movimento, em que há um solo na parte do primeiro fagote na clave de Dó na quarta linha.
Imagem associada para resolução da questão


De acordo com essa passagem, assinale a alternativa que corresponde à passagem que contém a clave que possui a mesma tessitura do solo. 
Alternativas
Q2247861 Música

Observe a imagem.  

Imagem associada para resolução da questão

Nela existe a realização de um baixo cifrado. Observe que faltam dois acordes, no segundo compasso, das vozes do tenor, do contralto e do baixo. Assinale a alternativa possível de condução de vozes que evite erros comuns em harmonia, tais como oitavas paralelas, quintas paralelas, entre outros.

Alternativas
Q2233908 Música
Classificar vozes de acordo com sua extensão e tessitura é fundamental para o estudo e a prática da música vocal. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q2222288 Música
A flauta doce soprano é um instrumento musical bastante utilizado nas aulas de música tanto em escolas regulares quanto em escolas específicas de música. Qual trecho musical abaixo NÃO pode ser executado pela flauta doce soprano, por ultrapassar a extensão do instrumento?
Alternativas
Q2212347 Música
Considere as características abaixo.
I. Canções e jogos infantis cantados na língua materna.
II. Melodias folclóricas nacionais e acrescidas de melodias de outras nações.
III. Temas derivados do repertório ocidental.

Essas são características de uma proposta de educação musical essencialmente estruturada no uso da voz que foi utilizada pelo compositor e educador
Alternativas
Q2094158 Música
Sobre os elementos que constituem a música, assinale a alternativa INCORRETA
Alternativas
Q1978004 Música
Quanto à metodologia de ensino da música e a assuntos correlatos, julgue o item.

Edgar Willems foi um educador musical húngaro que discutiu a educação musical no início do século XX. Seu método caracterizava-se por ser essencialmente vocal e permitir o contato direto da criança com os elementos fundamentais da música, voltado, principalmente, para o repertório folclórico. Uma premissa fundamental de Willems é que a música e o canto deviam ser ensinados de forma a proporcionar experiências prazerosas, e não como um exercício rotineiro e maçante. Dentro do seu método, destaca-se a manossolfa, muito utilizada em aulas de solfejo e percepção musical auditiva. 
Alternativas
Q1977998 Música
Em relação à educação musical e a assuntos correlatos, julgue o item.

A fala é adquirida no decorrer da vida, fator social e necessário para a comunicação humana. O ato de cantar busca desenvolver a transmissão de sentimentos, não apenas por meio das palavras, mas também pela forma como elas são ditas e expressas vocalmente. Para isso, o canto exige técnicas adequadas para os ajustes vocais. Os ajustes da voz cantada e falada são diferentes, mas as estruturas que produzem a voz são as mesmas. 
Alternativas
Q1977997 Música
Em relação à educação musical e a assuntos correlatos, julgue o item.

Ao se utilizar o canto na sala de aula, é importante perceber que os alunos geralmente têm o hábito de cantar com muita força, sem zelo de aquecer a voz ou sem observar se o corpo está adequadamente preparado para o desenvolvimento vocal. Muitos problemas que são encontrados no canto podem ser evitados se o professor estabelecer um aquecimento regular com exercícios de relaxamento, alongamento, exercício para movimentação do diafragma, aquecimento e articulação das cordas vocais e controle da expiração para emissão vocal.  
Alternativas
Q1977996 Música
Em relação à educação musical e a assuntos correlatos, julgue o item.

Um ponto a ser considerado no processo de ensino-aprendizagem da respiração adequada ao canto é saber a melhor forma de conduzir a inspiração e a emissão vocal. Ao cantar, o aluno deve, primeiramente, inspirar apenas pelo nariz, enchendo os pulmões, para que o ar passe pelas cordas vocais em posição fechada e chegue até a cavidade do diafragma. Caso contrário, o ar será comprimido apenas na caixa torácica. Após esta etapa, ocorre o processo de expiração, em que há a fonação. O ar é aspirado pelos pulmões e pela cavidade do diafragma, passando pelas cordas vocais em posição aberta para a produção do som. 
Alternativas
Q1977991 Música
Considerando as figuras acima, julgue o item.

Uma possível história da base musical do funk carioca pode ser resumida, cronologicamente, em três momentos diferentes: no início da década de 1990, começa o uso do beat box, uma forma de acompanhar ritmicamente o RAP com o uso de sons produzidos pela boca, sendo um dos mais conhecidos a onomatopeia “Tum-pá-pá Tum-pá”, prática que foi associada ao cantor Mr. Catra; no final da década de 1990 e no início de 2000, surge o chamado tamborzão, com a inserção do timbre do atabaque (percussão acústica) aos sons do beat box anterior; com a internacionalização do funk, durante a década de 2000, os produtores inspiraram-se no miami bass, passando a usar uma variação chamada de volt mix, que está mais em uso hoje em dia. 
Alternativas
Q1977983 Música
Considerando as figuras acima, julgue o item.

Considere-se que, ao analisar a partitura de uma Ária barroca, uma cantora percebeu que a música era dividida em duas partes, cada uma com as seguintes características: a primeira parte finaliza com uma cadência autêntica na tônica; e a segunda parte finaliza com uma cadência na dominante, com a informação “Da capo”. Nesse caso, trata-se de uma “Ária da Capo”, cuja forma musical é ternária. 
Alternativas
Q1977979 Música
Considerando as figuras apresentadas, julgue o item.

O canto gregoriano é um gênero litúrgico caracterizado pela monodia a capella; geralmente, a melodia mantinha-se dentro de uma tessitura de uma oitava com ritmo ditado pela prosódia das palavras cantadas na língua latina. O termo “gregoriano” deriva do uso dos modos gregos, que ditavam as organizações intervalares e as notas principais a serem enfatizadas. Entre os modos gregos, incluem-se o Mixolídio e o Jônico. 
Alternativas
Q1885638 Música

A história de música se confunde com a história da humanidade. Ela desenvolveu-se através das transformações sociais vividas pela humanidade estando presente e dando voz às pessoas em manifestações socioeconômicas e políticas. Inicialmente a música foi sensorial e vocal passando para formas mais elaboradas de expressão ao longo da evolução dos povos. Percorreu um caminho partindo de músicas primitivas a músicas de cunho místico e religioso, de estruturas monódicas a escalas pentatônicas até resultar na grande riqueza da combinação de timbres e construções harmônicas. Sobre a história da música, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) Com a busca por novos timbres, surge a Música Eletrônica encabeçada por Pierre Schaffer onde a percussão ganha uma ampliação nas formas de aplicação musical. John Cage cria o Piano Preparado, que consiste em adaptar equipamentos nas cordas do piano para dar um contorno timbrístico diferente do usual.

( ) Na década de 1950, conhecida como “anos dourados”, tem-se início a Bossa Nova , uma mistura de Samba com Jazz tão em voga entre as elites intelectuais do Brasil fortemente influenciadas pela cultura norte americana.

( ) No século XX surgiu uma corrente que ficou conhecida como Modernismo que propõe uma nova forma de compor e de escrita. Como exemplo pode-se citar o compositor Schoenberg com a música Dodecafônica ou Atonalismo.

( ) Na década de 1970 até meados dos anos 80, com censura e repressão surge o movimento da Tropicália difundindo um ideal de paz, amor, liberdade e lutas pelos direitos.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Q1883171 Música
“Considera-se o cancioneiro folclórico fator de educação, tendo em vista que, ao mesmo tempo que desenvolve o gosto pela música e o hábito do canto coletivo, fornece material adequado às aulas e recreação, reforçando ainda o aproveitamento do elemento tradicional. Sua utilização deve visar às necessidades infantis de gregarismo e expansão, e também despertar o espirito de cooperação, de par com o sentido de disciplina” (MARINHO, 1980). Tendo como base a questão supracitada, assinale a alternativa em que todas as obras são consideradas do cancioneiro folclórico brasileiro infantil.
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2021 - UFMT - Músico Soprano |
Q1806979 Música

Leia atentamente o texto e responda à questão. 


Não se pode ignorar o fato de que “as notas escritas por um compositor não existem em um vácuo; elas foram concebidas com uma certa sonoridade em mente, e essa sonoridade seria, naturalmente, aquela com a qual ele se familiarizava” (NEWTON, 1984, p. 3). “Um compositor do passado concebia suas obras em termos de sonoridades musicais da sua época, como faz um compositor do século XX” (DART, 2000, p. 27). Assim como as formas e os estilos musicais, as sonoridades também mudaram ao longo da história. A prática da música coral sofreu influências temporais, geográficas e próprias da individualidade dos vários compositores. 

(FERNANDES, A. J; KAYAMA, A.; ÖSTERGREN, E. A.. Música Hodie. Vol. 6, nº 1, 2001.)

Sobre a execução de uma obra coral por um grupo amador e os aspectos técnicos individuais de cada cantor(a) a serem considerados no processo de construção da sonoridade, analise as afirmativas.


I- Para que um coro aprimore suas habilidades coletivas, é importante que cada cantor desenvolva individualmente uma boa técnica vocal.

II- No âmbito do estudo vocal, a compreensão de todos os aspectos fisiológicos da produção sonora não influencia e não determina o domínio da emissão e o controle da voz.

III- Contrastes de dinâmica, homogeneidade e equilíbrio apropriados, afinação e entonação precisas, e fraseado eficaz não são dependentes de uma produção vocal correta.


Está correto o que se afirma em


Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2021 - UFMT - Músico Soprano |
Q1806978 Música
“Um coro é uma espécie de tribo, com personagens essenciais, tais como os cantores e o regente; rituais típicos, tais como ensaios e apresentações; e objetos culturais imprescindíveis, tais como a música e a partitura, sua representante material. Há, ainda, o público para o qual se canta, os representantes das eventuais empresas mantenedoras, as gravações realizadas, o professor de técnica vocal, etc.” (Carlos Alberto Figueiredo, 2006)
Sobre a atividade de canto coral, o repertório escrito ou arranjado para coro e todo o processo que a envolve, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: C
4: A
5: A
6: A
7: C
8: C
9: D
10: E
11: C
12: C
13: E
14: E
15: C
16: E
17: C
18: B
19: D
20: C