Questões de Concurso Sobre anemias carenciais em nutrição

Foram encontradas 186 questões

Q3261040 Nutrição
A respeito da anemia, assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Nutricionista |
Q3251735 Nutrição
A alimentação e a nutrição configuram os pilares fundamentais para a promoção e a proteção da saúde, possibilitando crescimento e desenvolvimento adequados, assim como qualidade de vida e cidadania. Entretanto, quando tais requisitos não são atendidos, surgem inúmeros distúrbios nutricionais caracterizados, então, como problemas de saúde pública.
Neste contexto, avalie as afirmativas a seguir:

I. A obesidade em crianças e adolescentes é um problema grave, que ocasiona repercussões deletérias na vida adulta, sobrecarregando os cofres públicos com altos custos relacionados ao tratamento do agravo e de suas complicações.

II. Sabe-se que o bócio é causado pela ingestão deficiente de fósforo, sendo um grave problema de saúde pública, inclusive pelo risco de associação com o cretinismo e a surdo-mudez irreversíveis.

III. As pesquisas apontam a persistência das deficiências de ferro e vitamina A, assim como o ressurgimento de casos de Beribéri (deficiência de tiamina ou vitamina B1) em alguns estados brasileiros.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3222484 Nutrição
Com o objetivo de prevenir a deficiência de ferro, principalmente entre crianças e gestantes, a OMS recomenda:

I - a suplementação profilática de ferro para gestantes, ao iniciarem o pré-natal, independente da idade gestacional até o terceiro mês pós-parto.
II - a suplementação profilática de ferro para criança pré-termo e criança de baixo peso, após 01 mês de idade ou no início da alimentação complementar.
III - incentivo ao aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida, evitando a oferta de chá e água.

É CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Q3214779 Nutrição
Segundo o Caderno dos Programas Nacionais de Suplementação de Micronutrientes (Ministério da Saúde, 2022), é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Nutricionista |
Q3189665 Nutrição
O ferro é um mineral essencial para diversas funções no corpo humano, e sua absorção pode ser influenciada por diferentes fatores, especialmente em dietas vegetarianas e veganas. Analise as afirmações abaixo sobre o ferro e sua absorção em vegetarianos e veganos:

I - O ferro não heme, presente em alimentos de origem vegetal, tem uma absorção de 2 a 20%, sendo sua absorção inibida por substâncias como o cálcio, ácido fítico e polifenóis.
II - Vegetarianos e veganos podem aumentar a absorção de ferro não heme ao consumir alimentos ricos em vitamina C junto às refeições, que atuam como potenciadores da absorção do ferro.
III - Quando se avalia a deficiência do ferro, fatores ligados à perda de sangue são mais importantes que a dieta. Por isso, o nutricionista deve estar atento aos fatores não nutricionais. Os fatores de risco não nutricionais são menstruação, doação de sangue, miomas, cirurgias e hemorroidas.
IV - O ferro heme, encontrado em alimentos de origem vegetal, é mais facilmente absorvido pelo organismo, com uma taxa de absorção de cerca de 10 a 40%.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3159415 Nutrição

A respeito da desnutrição e das carências nutricionais, julgue o item que se segue. 


A carência de vitamina A afeta a integridade do tecido epitelial e o sistema imunológico. 

Alternativas
Q3159414 Nutrição

A respeito da desnutrição e das carências nutricionais, julgue o item que se segue. 


O ferro não heme é encontrado nos produtos de origem animal (carnes em geral) e é mais bem absorvido que o ferro heme, presente nos produtos vegetais como cereais, tubérculos e leguminosas. 

Alternativas
Ano: 2024 Banca: VUNESP Órgão: UNIFESP Prova: VUNESP - 2024 - UNIFESP - Nutricionista |
Q3226989 Nutrição
A um indivíduo ovolactovegetariano, com quadro de anemia ferropriva, o nutricionista explicou que, após o almoço e o jantar, para evitar comprometimento da biodisponibilidade de ferro, alguns alimentos não deveriam ser consumidos, por exemplo:
Alternativas
Q3190981 Nutrição
Qual exame laboratorial é amplamente utilizado na prática clínica para investigar condições como anemia ferropriva, especialmente em populações suscetíveis como mulheres em idade fértil e crianças?
Alternativas
Q3186220 Nutrição
No cardápio da alimentação infantil, devem ser consideradas as necessidades nutricionais específicas de ferro em cada faixa etária, a fim de prevenir a anemia ferropriva. Sabemos que a deficiência de ferro durante a infância:
Alternativas
Q3174271 Nutrição
A anemia falciforme é uma doença autossômica recessiva herdada. Essa doença caracteriza-se por episódios periódicos de dor causados pelas células falciformes que obstruem os vasos sanguíneos. Há poucas evidências em relação às intervenções nutricionais que possam beneficiar os pacientes com anemia falciforme. Qual das orientações abaixo pode beneficiar esses pacientes?
Alternativas
Q3129154 Nutrição
A deficiência de ferro em crianças costuma ter diferentes determinantes, tais como: as condições de saúde materna, no período gestacional, no parto e nascimento e nos primeiros anos de vida da criança. Outros fatores que determinam a anemia em crianças são os socioeconômicos e biológicos.
Dentre os principais determinantes de intervenção em saúde da anemia por deficiência de ferro é correto afirmar:

I. Gestação: Alimentação inadequada, não uso de suplemento de ferro profilático, complicações nutricionais, parasitoses.

II. Parto e nascimento: Clareamento precoce do cordão umbilical, ausência de aleitamento materno na primeira hora de vida.

III. Primeiros seis meses de vida: Ausência de aleitamento materno exclusivo até o sexto mês, introdução precoce de alimentos e outros leites, parasitoses.

IV. A partir dos seis meses: Elevada necessidade de ferro, alimentação complementar inadequada, baixa ingestão de ferro heme, não uso de suplemento de ferro profilático, parasitoses.


A alternativa correta é: 
Alternativas
Q3116852 Nutrição
O escorbuto consiste em uma carência nutricional caracterizada por alterações na gengiva, dor nas extremidades, má formação óssea nos lactentes, manifestações hemorrágicas e úlceras, podendo ser fatal. É causado pela deficiência de:
Alternativas
Q3082605 Nutrição
A respeito das anemias carenciais, assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q3075476 Nutrição
Qual é uma possível consequência clínica da deficiência de ferro na dieta: 
Alternativas
Q3075115 Nutrição
Um paciente de 50 anos apresenta fadiga persistente e palidez. O exame de sangue revela níveis de hemoglobina de 8 g/dL, VCM de 70 fL e ferritina de 10 ng/mL. O paciente possui histórico de dieta vegetariana estrita. A análise dos resultados laboratoriais e histórico dietético do paciente indica: 
Alternativas
Q3075109 Nutrição
Em um levantamento sobre a prevalência de anemia ferropriva em gestantes, os dados indicaram que uma parcela significativa das participantes apresentava hemoglobina abaixo do nível recomendado. A suplementação de ferro durante a gestação é fundamental para prevenir complicações como: 
Alternativas
Q3075100 Nutrição
Uma paciente vegetariana de 30 anos, apresentando cansaço excessivo e dificuldade de concentração, foi diagnosticada com anemia megaloblástica após exames laboratoriais. Considerando o estilo de vida e a condição diagnosticada, identifique o nutriente cuja deficiência está diretamente relacionado a esse quadro: 
Alternativas
Q3065662 Nutrição
A anemia é uma condição definida pela diminuição no número de eritrócitos por unidade de volume de sangue ou por uma redução na hemoglobina do sangue para abaixo das concentrações das necessidades fisiológicas. Esta não é uma doença, mas sim um sintoma de condições variadas, incluindo a perda extensiva de sangue, excesso de destruição de células vermelhas ou redução da formação dessas células. Quanto aos fatores que envolvem a anemia, assinale com V as opções VERDADEIRAS e com F as FALSAS:

( ) Anemias relacionadas a um volume corpuscular médio inferior a 80 fl (femtolitros) são definidas como microcíticas; aquelas com valores entre 80 e 99 fl são chamadas de normocíticas; e aquelas associadas a valores iguais ou superiores a 100 fl denominam-se macrocíticas.
( ) A anemia microcítica é mais comumente relacionada a deficiência de ferro e vitamina B6, à medida que a anemia macrocítica normalmente é ocasionada por eritropoiese deficiente por diversas causas, como por exemplo, pela insuficiência de folato ou vitamina B12.
( ) A anemia normocítica está relacionada à anemia das doenças crônicas e inflamatórias (ADC). Esse tipo de anemia está associado a doenças reumatológicas, insuficiência cardíaca crônica, infecção crônica, câncer, lesão tecidual grave, fraturas múltiplas e doença de Hodgkin.
( ) A anemia normocítica ou a macrocítica podem ser ocasionadas por perda sanguínea crônica ou aguda, como em decorrência de cirurgia recente, lesão ou teste de fezes positivo para sangue oculto.
( ) Anemias macrocíticas compreendem a anemia megaloblástica ou anemia por por deficiência de vitamina B12 e vitamina B6, e a anemia perniciosa ou anemia por deficiência de folato.
Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3056143 Nutrição
Estudos têm revelado ser alta a prevalência de anemias nutricionais no mundo. A deficiência de nutrientes hematopoiéticos nos indivíduos em geral, especialmente entre mulheres grávidas e crianças, tem sido apontada como importante causa. Sobre os parâmetros de avaliação da anemia nutricional, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: A
4: B
5: E
6: C
7: E
8: A
9: B
10: B
11: E
12: A
13: C
14: D
15: A
16: B
17: D
18: C
19: C
20: A