Questões de Concurso Sobre anemias carenciais em nutrição

Foram encontradas 175 questões

Q3082605 Nutrição
A respeito das anemias carenciais, assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q3075476 Nutrição
Qual é uma possível consequência clínica da deficiência de ferro na dieta: 
Alternativas
Q3075115 Nutrição
Um paciente de 50 anos apresenta fadiga persistente e palidez. O exame de sangue revela níveis de hemoglobina de 8 g/dL, VCM de 70 fL e ferritina de 10 ng/mL. O paciente possui histórico de dieta vegetariana estrita. A análise dos resultados laboratoriais e histórico dietético do paciente indica: 
Alternativas
Q3075109 Nutrição
Em um levantamento sobre a prevalência de anemia ferropriva em gestantes, os dados indicaram que uma parcela significativa das participantes apresentava hemoglobina abaixo do nível recomendado. A suplementação de ferro durante a gestação é fundamental para prevenir complicações como: 
Alternativas
Q3075100 Nutrição
Uma paciente vegetariana de 30 anos, apresentando cansaço excessivo e dificuldade de concentração, foi diagnosticada com anemia megaloblástica após exames laboratoriais. Considerando o estilo de vida e a condição diagnosticada, identifique o nutriente cuja deficiência está diretamente relacionado a esse quadro: 
Alternativas
Q3065662 Nutrição
A anemia é uma condição definida pela diminuição no número de eritrócitos por unidade de volume de sangue ou por uma redução na hemoglobina do sangue para abaixo das concentrações das necessidades fisiológicas. Esta não é uma doença, mas sim um sintoma de condições variadas, incluindo a perda extensiva de sangue, excesso de destruição de células vermelhas ou redução da formação dessas células. Quanto aos fatores que envolvem a anemia, assinale com V as opções VERDADEIRAS e com F as FALSAS:

( ) Anemias relacionadas a um volume corpuscular médio inferior a 80 fl (femtolitros) são definidas como microcíticas; aquelas com valores entre 80 e 99 fl são chamadas de normocíticas; e aquelas associadas a valores iguais ou superiores a 100 fl denominam-se macrocíticas.
( ) A anemia microcítica é mais comumente relacionada a deficiência de ferro e vitamina B6, à medida que a anemia macrocítica normalmente é ocasionada por eritropoiese deficiente por diversas causas, como por exemplo, pela insuficiência de folato ou vitamina B12.
( ) A anemia normocítica está relacionada à anemia das doenças crônicas e inflamatórias (ADC). Esse tipo de anemia está associado a doenças reumatológicas, insuficiência cardíaca crônica, infecção crônica, câncer, lesão tecidual grave, fraturas múltiplas e doença de Hodgkin.
( ) A anemia normocítica ou a macrocítica podem ser ocasionadas por perda sanguínea crônica ou aguda, como em decorrência de cirurgia recente, lesão ou teste de fezes positivo para sangue oculto.
( ) Anemias macrocíticas compreendem a anemia megaloblástica ou anemia por por deficiência de vitamina B12 e vitamina B6, e a anemia perniciosa ou anemia por deficiência de folato.
Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3056143 Nutrição
Estudos têm revelado ser alta a prevalência de anemias nutricionais no mundo. A deficiência de nutrientes hematopoiéticos nos indivíduos em geral, especialmente entre mulheres grávidas e crianças, tem sido apontada como importante causa. Sobre os parâmetros de avaliação da anemia nutricional, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q3053349 Nutrição
Considerando-se as anemias em diferentes situações, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) A anemia macrocítica caracteriza-se por eritrócitos maiores do que o normal, junto ao aumento do volume corpuscular médio (VCM) e da concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM). Exemplos: anemia megaloblástica — tem-se deficiência de vitamina B12 (anemia perniciosa) e deficiência de ácido fólico (anemias nutricionais megaloblásticas, espru e outras síndromes de má absorção).

( ) A anemia microcítica hipocrômica caracteriza-se por eritrócitos menores do que o normal e menos quantidade de hemoglobina circulante no sangue. Exemplos: deficiência de ferro (anemia ferropriva) e distúrbios da síntese de DNA induzida por fármacos causando anemia falciforme.
Alternativas
Q3053181 Nutrição
A vitamina D existe naturalmente em alimentos de origem animal, sendo as fontes mais rica os óleos de fígado de peixe. A exposição solar auxilia no aumento de suas concentrações plasmáticas. Sua deficiência causa:
Alternativas
Q3033776 Nutrição
Qual é a recomendação e orientação diária de ferro para gestantes, segundo o Ministério da Saúde, para evitar anemia e desnutrição na gravidez?
Alternativas
Q3015195 Nutrição
Qual nutriente está em deficiência na anemia normocrômica macrocítica? 
Alternativas
Q3006537 Nutrição
A doença falciforme (DF) é uma doença genética comum no Brasil e no mundo. Ela é caracterizada pela alteração das células vermelhas do sangue, chamadas de hemácias. Normalmente, essas células têm uma forma arredondada, mas em pessoas com DF, em situações adversas como frio, desidratação ou estresse, elas assumem uma forma semelhante a uma foice, o que dificulta o fluxo sanguíneo e a entrega de oxigênio aos tecidos. Isso pode levar a uma série de sinais e sintomas, incluindo dor crônica, infecções e icterícia. No quesito alimentar, é sabido que pessoas com DF tem uma demanda aumentada de ácido fólico, devendo priorizar o consumo de:
Alternativas
Q2605154 Nutrição
A anemia megaloblástica é frequentemente associada a deficiências de micronutrientes. Qual dos seguintes conjuntos de resultados de exames de sangue é mais indicativo de anemia megaloblástica?
Alternativas
Q2551105 Nutrição
A anemia por deficiência de ferro, ou anemia ferropriva, é a mais comum de todas as anemias, independentemente do estrato socioeconômico do indivíduo. O ferro é um nutriente essencial ao organismo, associado à produção de glóbulos vermelhos e ao transporte de oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo. Ela pode instalar-se por carência nutricional, parasitoses intestinais, ou durante a gravidez, o parto e a amamentação. Pode também ocorrer por perdas expressivas de sangue, em virtude de hemorragias agudas ou crônicas por via gastrintestinal ou como consequência de menstruações abundantes. A palidez, o cansaço, a falta de apetite, apatia, palpitações e taquicardia, são alguns sintomas presentes na deficiência de ferro. Além desses prejuízos, a anemia pode trazer consequências no desenvolvimento de crianças e acarretar complicações gestantes e no crescimento do feto, entre outros.

Das intervenções cabíveis para o quadro da paciente com anemia, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q2547277 Nutrição
A anemia causada por deficiência de ferro é a carência nutricional mais prevalentes no mundo, acarretando prejuízos a curto e longo prazo no desenvolvimento neuropsicomotor e na aprendizagem, além de comprometimento na resposta do sistema imunológico. A história clínica e nutricional é de fundamental importância para identificação, para ser diferenciada das talassemias e, em certas ocasiões, da anemia de doenças crônicas. Como você descartaria uma suspeita de déficit de ferro? 
Alternativas
Q2526324 Nutrição
A anemia é uma condição caracterizada por alterações no tamanho e na quantidade de hemácias, bem como na concentração de hemoglobina. A anemia ferropriva é resultado de redução nos níveis de ferro e se caracteriza como:
Alternativas
Q2525833 Nutrição
Os adolescentes são nutricionalmente vulneráveis, devido ao aumento de necessidades de nutrientes em uma ocasião em que as alterações de estilo de vida e hábitos alimentares influenciam muito a ingestão de nutrientes. Assinale a alternativa que se refere a uma das principais consequências da desnutrição em adolescentes.
Alternativas
Q2505978 Nutrição
A anemia por deficiência de ferro associa-se ao dano no desenvolvimento psicomotor das crianças, e a anemia ferropriva é o estágio final da deficiência de ferro, afetando grupos em idade de crescimento. O Programa Nacional de Suplementação de Ferro (Portaria n.º 1.555/2013 e Portaria de Consolidação n.º 5/2017) preconiza a suplementação profilática de ferro para todas as crianças de 6 a 24 meses de idade, gestantes ao iniciarem o pré-natal, mulheres no pós-parto e pósaborto e a suplementação de ácido fólico para gestantes. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a administração da suplementação profilática de sulfato ferroso em crianças de 6 a 24 meses.
Alternativas
Q2489848 Nutrição
A deficiência de ferro é a causa mais comum de anemia em todo o mundo. Dentre as alternativas abaixo, qual a que apresenta corretamente um determinante da absorção do ferro ingerido? 
Alternativas
Q2475910 Nutrição
A anemia é uma condição caracterizada por redução no número de hemácias por unidade de volume de sangue ou por redução na Hgb do sangue para abaixo da concentração usual necessária fisiologicamente. (KRAUSE, 2018) De acordo com a classificação, a anemia microcítica é associada mais frequentemente à deficiência de:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: D
5: C
6: C
7: A
8: A
9: B
10: C
11: D
12: E
13: A
14: C
15: B
16: D
17: D
18: A
19: A
20: D