Questões de Concurso
Sobre avaliação dietética e determinação de necessidades energéticas em nutrição
Foram encontradas 129 questões
I. A bioimpedância elétrica (BIA) é uma ferramenta amplamente utilizada para estimar a composição corporal, porém apresenta limitações em pacientes com retenção hídrica significativa, como aquelas em hemodiálise ou com edema generalizado, podendo superestimar a massa magra devido à alteração na distribuição de fluidos corporais.
II. A condição da panturrilha (CP) é um parâmetro de baixa confiabilidade na avaliação do estado nutricional, pois sofre grande interferência de variações individuais e ambientais, sendo pouco recomendado para o diagnóstico de sarcopenia.
III. A altura do joelho é um método antropométrico utilizado para estimar a estatura de indivíduos idosos ou acamados. No entanto, a sua precisão depende apenas da idade e da etnia do paciente, sem influência do sexo ou do estado nutricional.
IV. A Circunferência Muscular do Braço (CMB) é um parâmetro amplamente utilizado para avaliação da massa muscular esquelética e do estado nutricional proteico, sendo calculado a partir da medida das especificações do braço e da dobra tricipital, tornando-se um marcador eficiente de desnutrição energético-proteica.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Considerando os valores acima, o total calórico do prato principal e o percentual calórico advindo de proteínas são, respectivamente,
I. Taxa de metabolismo basal (TMB). II. Efeito térmico da atividade física e do alimento. III. Termogênese facultativa.
É correto o que se afirma em:
1. As equações para cálculo da necessidade energética (EER - Estimated Energy Requirement), propostas pelo Institute of Medicine (IOM - DRIs), são consideradas as melhores e mais atuais até o momento por terem sido desenvolvidas de acordo com estudos fundamentados no método de calorimetria indireta.
2. A necessidade energética de um indivíduo varia de acordo com seu estado nutricional atual e/ou pregresso, idade, sexo, peso, estatura, atividade física, composição corporal e condição fisiológica.
3. As equações de EER são as melhores equações disponíveis para avaliar o gasto energético de pacientes, em unidade de terapia intensiva, sob ventilação mecânica.
4. Em crianças de 1 a 2 anos de idade, as equações de EER são independentes do gênero.
5. Para crianças, gestantes e nutrizes, a EER considera a necessidade energética associada à energia de depósito para formação de tecidos ou produção de secreção de leite materno.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Proteína: 5,1g; Carboidratos: 10,5g; Lipídeos: 2,0g.
Segundo os dados citados acima, o total calórico da sobremesa, assim como a energia proveniente dos lipídeos, são, respectivamente,