Questões de Concurso
Sobre doenças hepáticas e biliares em nutrição
Foram encontradas 111 questões
( ) A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é associada ao excesso de adiposidade, e a orientação dietética para perda de peso gradual e moderada (cerca de 10%) pode levar à melhora da condição.
( ) A terapia nutricional para pacientes com Doença Renal Crônica, DRC, fase não dialítica, nos estágios 3-5, tem como recomendação mais aceita a oferta de 0,6-0,8g/proteína/kg/peso corpóreo.
( ) O consumo elevado de sódio e de proteínas tem sido demonstrado promotor da excreção renal de cálcio e, consequentemente, da calciúria.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
I. A hipernatremia é gerada pela redução da capacidade de eliminação de água e pela perda de sódio via paracentese. Para tratar tal condição recomenda-se a restrição de sódio para 2 g/dia, além de elevação na ingestão hídrica para 60 ml/kg peso/dia.
II. A encefalopatia hepática, causada pelo aumento de amônia no sangue deve ser tratada com restrição proteica, além de privilegiar o consumo de alimentos ricos em aminoácidos aromáticos e pobres em aminoácidos de cadeia ramificada, amenizando as manifestações clínicas.
III. Visando amenizar as queixas de saciedade precoce, sugere-se que as refeições menores e mais frequentes sejam mais bem toleradas pelo paciente, evitando as chances de hipoglicemia e melhorando o balanço nitrogenado.
Está correto o que se afirma em:
(1) Vitamina B1 (Tiamina).
(2) Vitamina B6 (Piridoxina).
(3) Vitamina B3 (Niacina).
( ) Fator predisponente da deficiência: alcoolismo. Sinais de deficiência: lesões das membranas mucosas, dermatite seborreica, glossite, estomatite angular, blefarite, neuropatia periférica, anemia microcítica.
( ) Fator predisponente da deficiência: alcoolismo. Sinais de deficiência: dermatite, demência, diarreia, inflamação das membranas mucosas.
( ) Fator predisponente da deficiência: alcoolismo e dieta rica em carboidratos. Sinais de deficiência: neuropatia, ascite, edema, disfunção do sistema nervoso central (SNC).
l. O tratamento consiste em uma dieta com baixo teor de fenilalanina, mantendo-se o monitoramento em níveis adequados deste aminoácido para permitir o crescimento e desenvolvimento normais do indivíduo.
ll. Dietas completamente isentas de fenilalanina são indicadas em alguns casos.
lll. Recomenda-se dieta hiperproteica, suplementada por uma fórmula de aminoácidos isenta de Fenilalanina.
IV. São proibidos alimentos que contenham o adoçante aspartame na sua formulação.
Estão CORRETOS:
I. A adinemia é sinônimo para fraqueza, prostração, astenia. Nessa condição, deve ser revista a prescrição dietética, avaliando o custo benefício de uma possível suplementação.
II. A encefalopatia hepática é decorrente da elevação da creatinina no sangue e neste caso deve ser instituída dietoterapia especializada com aminoácidos de cadeia ramificada.
III. A ascite está diretamente associada aos quadros diarreicos e devem ser incorporados na dieta os triglicerídeos de cadeia média, TCM. IV – O edema é associado à hipoalbuminemia e pode ser feita a suplementação de albumina via oral.
Assinale a alternativa CORRETA.
O fígado, a maior glândula do corpo, com massa corporal de cerca de 1.500 g, é de primordial importância sendo impossível sobreviver sem ele. As doenças hepáticas podem ser agudas ou crônicas, hereditárias ou adquiridas; elas podem afetar diversas partes do metabolismo humano devido às múltiplas funções do fígado. Sobre as doenças hepáticas e suas consequências, analise as afirmativas a seguir.
I. Ocorre alteração no metabolismo de carboidratos, visto que o fígado armazena a glicose e a devolve ao sangue quando as concentrações de glicose tornam-se baixas. Ele também produz glicose, pela gliconeogênese, a partir de ácido láctico, aminoácidos glicogênicos e intermediários do ciclo do ácido tricarboxílico.
II. Acarreta em diminuição da síntese dos fatores da coagulação, como fibrinogênio e protrombina; altera produção de proteínas séricas, como albumina, alfaglobulina, betaglobulina, transferrina, ceruloplasmina e lipoproteínas
III. Há importantes vias metabólicas das proteínas no fígado. A transaminação e a desaminação oxidativa constituem duas destas vias que convertem aminoácidos em substratos, que são utilizados na produção de energia e de glicose, bem como na síntese de aminoácidos não essenciais.
Está correto o que se afirma em