Questões de Concurso
Sobre doenças pancreáticas em nutrição
Foram encontradas 32 questões
I. A pancreatite aguda é caracterizada por intensa reposta inflamatória sistêmica e hipermetabolismo, criando um estado de grande catabolismo. O aumento do catabolismo proteico se caracteriza por uma inabilidade da glicose exógena em inibir a gliconeogênese, aumento do gasto energético, aumento da resistência à insulina e aumento da dependência da oxidação dos ácidos graxos para provimento de substrato energético.
II. Na pancreatite aguda leve, o repouso do trato digestório, por 2 a 5 dias, habitualmente é o suficiente para que haja resolução da dor abdominal e diminuição das enzimas pancreáticas. A terapia nutricional deve ser iniciada se não há possibilidade do paciente receber alimentos por via oral após 5-7 dias.
III. Na pancreatite aguda grave, se recomenda o uso de nutrição enteral precoce. Sugere-se começar com uma fórmula monomérica ou oligomérica, a uma velocidade bem baixa, de 10 a 15 mL/h e progredir o volume e o tipo de fórmula, para uma fórmula polimérica, de acordo com a tolerância digestiva do paciente.
Está correto o que se afirma em
I. É indicada a suplementação de glutamina devido ao hipermetabolismo. II. Recomendam-se 2g/Kg de peso de proteínas. III. Em nutrição parenteral, as soluções podem prover 25 a 30% das calorias não proteicas. IV. Em nutrição enteral, a posição da sonda deve ser jejunal e a dieta polimérica de escolha deve ser normocalórica, para diminuir a estimulação pancreática.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
Sobre a pancreatite aguda e a respectiva terapia nutricional, analise as afirmações abaixo.
I. A pancreatite aguda é caracterizada pela ativação de enzimas digestivas nas células acinares, provocando lesão pancreática.
II. Amilase sérica se encontra elevada devido à maior produção dessa enzima pelo pâncreas inflamado.
III. Nutrição por via oral é contraindicada no caso de intolerância à dieta e na presença de sintomas como dor e vômitos.
IV. Nutrição por via enteral na pancreatite aguda tem menor incidência de complicações do que a nutrição parenteral, previne atrofia intestinal, translocação bacteriana e atenua a resposta inflamatória.
V. Nutrição por via parenteral é indicada nos casos de pancreatite aguda grave com o objetivo de manter o repouso pancreático.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
( ) Na pancreatite aguda, a ingestão oral deve ser evitada. A maioria dos pacientes apresenta a pancreatite aguda leve, nesses casos a dieta é reiniciada com líquidos sem resíduos e evoluída progressivamente. ( ) Na pancreatite aguda grave é recomendado que inicie com nutrição enteral e a posição da sonda deve ser nasojejunal, evitando complicações no quadro do paciente. ( ) No caso da pancreatite aguda leve, quando há ingestão oral, a dieta mais indicada é rica em carboidratos e proteínas, mas baixa em lipídeos. ( ) No caso da pancreatite aguda grave deve iniciar imediatamente a dieta parenteral para evitar complicações ao paciente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
De acordo com as recomendações dietoterápicas para pacientes com pancreatite aguda, julgue o seguinte item.
Em caso de uso de sonda nasoentérica para alimentação,
a posição da sonda deve ser pós-pilórica.
De acordo com as recomendações dietoterápicas para pacientes com pancreatite aguda, julgue o seguinte item.
Devido ao intenso catabolismo presente na pancreatite
aguda, a dieta hipercalórica e hiperproteica é
recomendada na tentativa de minimizar o dano ao
estado nutricional do paciente.
De acordo com as recomendações dietoterápicas para pacientes com pancreatite aguda, julgue o seguinte item.
Devido à redução na produção das enzimas
pancreáticas, o uso de dietas à base de triglicerídeos de
cadeia longa facilita a absorção dos lipídios.