Questões de Concurso Sobre nutrição do adulto em nutrição

Foram encontradas 32 questões

Q3134008 Nutrição
A nutrição é uma parte essencial para a manutenção da saúde ao longo de todas as fases da vida. Cada etapa do ciclo de vida – infância, adolescência, idade adulta e velhice – apresenta demandas nutricionais específicas que são cruciais para o desenvolvimento, manutenção e prevenção de doenças. Sobre nutrição na adolescência é correto afirmar:  
Alternativas
Q3067219 Nutrição
Maria, uma mulher de 55 anos,foi recentemente diagnosticada com dislipidemia, caracterizada por níveis elevados de colesterol LDL e triglicerídeos. O objetivo do tratamento dietético é melhorar seu perfil lipídico e, ao mesmo tempo, promover a saúde cardiovascular de forma duradoura. Considerando as diretrizes nutricionais atuais, a abordagem dietética mais adequada para o manejo da dislipidemia é:
Alternativas
Q3033769 Nutrição
Sobre o IMC para adultos, é possível confirmar que:
Alternativas
Q2671586 Nutrição

O Índice de Massa Corporal (IMC) é o indicador de estado nutricional calculado a partir do peso e da altura do indivíduo. Os critérios de diagnóstico nutricional para população adulta são recomendados pela OMS/95. Quais são os limites da eutrofia definidos para a população adulta?

Alternativas
Q2565225 Nutrição
Pressão arterial (PA) elevada, tabagismo, obesidade, dieta não saudável e atividade física insuficiente são fatores de risco cardiovasculares (FRCV) estabelecidos e alvos de intervenções para controle da hipertensão arterial (HA). Nesse sentido, assinalar a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q2423753 Nutrição

“A dieta ideal supre os nutrientes necessários em quantidades suficientes para a manutenção, o reparo e o crescimento dos tecidos, sem ingestão energética excessiva” (MCALDLE, KATCH & KATCH, 2019).


Qual é a cota de dieta recomendada (CDR) de proteínas para um indivíduo adulto por dia?

Alternativas
Q2398883 Nutrição

A constipação pode ser definida como a passagem difícil ou pouco frequente de fezes. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA, no que diz respeito ao tratamento nutricional primário da constipação.

Alternativas
Q2395548 Nutrição
Para mulheres adultas recomenda-se uma ingestão diária de vitamina C igual a 75 mg/dia. Essa quantia pode ser obtida mediante o consumo de:
Alternativas
Q2377954 Nutrição
Nível de ingestão suficiente para cobrir as necessidades de quase todos os indivíduos saudáveis (97 a 98%) em determinada faixa etária, estado fisiológico e sexo. Aplicam-se apenas a indivíduos. Esta é a definição de:
Alternativas
Q2270315 Nutrição
Os termos folato e ácido fólico são sinônimos utilizados para designar uma vitamina hidrossolúvel, membro da família dos pteroilglutamatos. Sobre essa vitamina e suas formas, marque a alternativa correta.
Alternativas
Q2129781 Nutrição
As leis da alimentação, também conhecidas como as leis de Escudero, foram criadas pelo médico argentino Pedro Escudero em 1940, sendo ainda aceitáveis nos dias de hoje. Nesse contexto, segundo o médico Escudero, o que regula a alimentação do Homem são: Quantidade, Qualidade, Harmonia e Adequação. Comer de forma equilibrada conforme as leis da Alimentação é uma forma de cuidar da saúde.
(As leis da alimentação – Leis de Escudero criadas pelo médico argentino (aminhadietadiaria.com))
Sobre “Leis da Alimentação”, analise o que se informa a seguir:
  I – Os alimentos devem fornecer ao organismo todos os nutrientes essenciais para o seu correto funcionamento. Os nutrientes são essenciais para o crescimento e manutenção de um corpo saudável ao longo da vida.  II – Quando se consomem mais calorias do que as que se gastam o corpo armazena em forma de gordura, produzindo-se assim a obesidade e os problemas a ela associados. Por outro lado, quando a ingestão de calorias é muito baixa, dá-se a má nutrição. III – Os alimentos devem guardar entre si uma relação de proporção de modo a evitar o excesso ou deficiências de nutrientes.
As informações contêm elementos que identificam correta e respectivamente: 
Alternativas
Q2043584 Nutrição
Para atingir uma longevidade, é necessário prevenir patologias na atualidade. Quanto à nutrição, na fase adulta (18 - 65 anos), ela deve ser vista como uma forma de melhorar a qualidade de vida e aumentar sua expectativa. Para isso, deve-se prevenir ou retardar obesidade, hipertensão, osteoporose, doenças cardiovasculares, desordens renais e condições oncológicas por meio de uma:
Alternativas
Q1991161 Nutrição
O estado nutricional de um adulto é classificado como sobrepeso quando o Índice de Massa Corporal (IMC) é
Alternativas
Q1938533 Nutrição
O balanço diário de água é dividido em ingestão e excreção. A ingestão feita a partir de líquidos é de 1.100 ml a 1.400 ml; água dos alimentos, de 800 ml a 1.000 ml; água de oxidação de nutrientes, 300 ml a ingestão total deve ser de 2.200 ml a 2.700 ml. A excreção é feita através da urina, de 1.200 ml a 1.500 ml; nas fezes, de 100 ml a 200 ml; pela pele, de 500 ml a 600 ml; pelo pulmão (ar expirado), 400 ml. Total: de 2.200 ml a 2.700 ml. Portanto, para Maioria dos adultos com idade entre 18 a 55 anos a recomendação diária de água é de: 
Alternativas
Q1916235 Nutrição
Os pontos de cortes para classificação do IMC seguem a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS, 1995), com base na classificação do estado nutricional para adultos, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Baixo peso. 2. Eutrófico. 3. Sobrepeso. 4. Obesidade I. 5. Obesidade II.
Coluna 2
( ) >35 e <40 kg/m2. ( ) >18,5 e <25 kg/m2. ( ) >30 e <35 kg/m2. ( ) <18,5 kg/m2. ( ) >25 e <30 kg/m2.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1766415 Nutrição
O atendimento nutricional é complexo, pois envolve a avaliação nutricional em toda a sua abrangência, a qual objetiva chegar ao diagnostico nutricional global. Alcançar essa etapa pode demorar e exige do profissional várias investigações além daquelas já estabelecidas no protocolo inicial. Dentro da estratégia de intervenção dietética para adultos, podemos ter:
Alternativas
Q1754897 Nutrição
Para adultos e crianças, a recomendação firme da OMS para a ingestão de açúcares livres, como monossacarídeos e os dissacarídeos adicionados aos alimentos e às bebidas pelo fabricante, pelo cozinheiro ou pelo consumidor, além dos açúcares naturalmente presentes no mel, nos xaropes, nos sucos de frutas e nos concentrados de sucos de frutas, é de limitar o consumo a menos de:
Alternativas
Q1753023 Nutrição
Analise as afirmativas referentes à nutrição do idoso. I. Deve-se aumentar a ingestão de carboidratos complexos, inclusive fibras da dieta, e controlar a ingestão de açúcares simples. II. As necessidades de energia geralmente aumentam com a idade, em razão do declínio na taxa metabólica basal e da redução na atividade física. III. Uma ingestão de proteína de 1,0 a 1,25 g/kg de peso é geralmente segura para adultos idosos. IV. O nível sérico de albumina é o indicador mais confiável do estado nutricional. V. As diretrizes dietéticas atuais recomendam que até 25% a 30 % da ingestão diária de calorias sejam provenientes de lipídios. Estão corretas:
Alternativas
Q1642215 Nutrição
Leia as afirmativas a seguir:
I. Deve-se orientar a pessoa idosa a comer devagar, mastigando bem os alimentos. II. A educação alimentar e nutricional deve evitar o diálogo entre profissionais de saúde e a população. III. O leite materno contém os nutrientes essenciais para o crescimento e o desenvolvimento ótimos da criança pequena.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1315010 Nutrição
Há determinantes fisiológicos e metabólicos potenciais das necessidades e ingestões de nutrientes em adultos com idade mais avançada, por exemplo:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: D
5: A
6: B
7: D
8: D
9: B
10: B
11: D
12: A
13: B
14: A
15: D
16: A
17: C
18: A
19: D
20: C