Questões de Nutrição - Nutrição e Dietética nos Ciclos de Vida para Concurso

Foram encontradas 1.965 questões

Ano: 2024 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2024 - UFES - Nutricionista |
Q3077822 Nutrição
Considerando o envelhecimento populacional e/ou as recomendações nutricionais para idosos, é CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3077477 Nutrição
Em um caso clínico de um lactente de 6 meses que apresenta baixa ingestão de ferro, uma orientação dietética correta incluiria:  
Alternativas
Q3071258 Nutrição
O estado nutricional materno no período pré-concepcional e durante a gestação tem impactos significativos no desenvolvimento fetal e nos desfechos perinatais. Considerando as evidências atuais sobre nutrição materna, analise a seguinte afirmação: 
Alternativas
Q3070374 Nutrição

Sobre a alimentação das crianças, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A criança amamentada exclusivamente até os 6 meses de vida por mãe bem nutrida não necessita, nesse período, de suplementação de vitamina K.

( ) A suplementação de zinco não é indicada, mas deve-se enfatizar o consumo de alimentos ricos no mineral (como carnes, vísceras, ovos, cereais integrais e legumes) associados a fontes de vitamina C, para melhorar sua absorção.

( ) Às crianças amamentadas exclusivamente por mães vegetarianas estritas, recomenda-se a suplementação de vitamina D.

( ) Logo após almoço ou jantar, não devem ser ofertados chás e café à criança, indica-se ofertar frutas cítricas. 


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q3070369 Nutrição
Conforme o Caderno de Atenção Básica nº 23: Aleitamento Materno e Alimentação Complementar do Ministério da Saúde, o aleitamento materno deve ser interrompido temporariamente no caso de a mãe apresentar:
Alternativas
Q3067922 Nutrição
É na adolescência que o crescimento da pessoa se completa. A alimentação é fundamental não só para suprir as necessidades dos nutrientes, mas também para ajudar a manter o peso adequado e o desenvolvimento normal da massas óssea e muscular. Em relação à alimentação saudável durante esse período da vida, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3067225 Nutrição
A nutricionista estava explicando sobre o kwashiorkor, uma forma grave de desnutrição calórico-proteica que afeta frequentemente crianças com deficiência severa de proteínas, mesmo quando a ingestão de calorias é aparentemente adequada. Um dos sintomas mais característicos e frequentemente observado em crianças afetadas por essa condição é:
Alternativas
Q3067221 Nutrição
A Nutricionista Danielle, está desenvolvendo um programa de orientação nutricional para gestantes, com o objetivo de promover a saúde materno-infantil. Durante a gravidez, especialmente no segundo trimestre, é crucial garantir que as mulheres recebam orientações adequadas sobre suas necessidades nutricionais para apoiar o desenvolvimento saudável do bebê. Das recomendações nutricionais abaixo, a que deve ser incluída no programa de orientação para gestantes, especialmente no segundo trimestre de gestação, está representada pela letra:
Alternativas
Q3067219 Nutrição
Maria, uma mulher de 55 anos,foi recentemente diagnosticada com dislipidemia, caracterizada por níveis elevados de colesterol LDL e triglicerídeos. O objetivo do tratamento dietético é melhorar seu perfil lipídico e, ao mesmo tempo, promover a saúde cardiovascular de forma duradoura. Considerando as diretrizes nutricionais atuais, a abordagem dietética mais adequada para o manejo da dislipidemia é:
Alternativas
Q3067095 Nutrição
Sobre o aleitamento materno, julgue as afirmativas a seguir, considerando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Apesar da contra-indicação no Brasil, a Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2010, recomenda o aleitamento materno para todas as mulheres que vivem com HIV e fazem o uso de drogas antirretrovirais.
( ) O colostro, o leite amarelado e grosso que a mãe produz nos primeiros dias após o nascimento, é o alimento ideal para recém-nascidos. É muito nutritivo e ajuda a proteger o bebê contra infecções.
( ) A amamentação é considerada uma estratégia importante de sobrevivência infantil pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e por órgãos de proteção à criança.
( ) O aleitamento materno proporciona uma proteção efetiva contra diversas infecções, como otite média, pneumonias e diarréias bem como contra doenças crônicas, doença de Crohn, linfoma e diabetes melito tipo I.
( ) A tuberculose multidroga-resistente (TB-MDR) não restringe a amamentação, se a mãe for tratada por duas ou mais semanas antes do nascimento do bebê e se a criança receber a vacina BCG logo após nascer.
( ) Crianças portadoras de condições congênitas, como galactosemia e fenilcetonúria, podem sofrer graves prejuízos à saúde se amamentadas, devido à composição do leite materno.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando a ordem de cima para baixo.  
Alternativas
Q3065681 Nutrição
A partir dos 6 meses de vida, o aleitamento materno deve ser continuado, e novos alimentos devem ser introduzidos, com variedade de cores, sabores, texturas e cheiros, afinal, uma alimentação adequada e saudável é primordial para o crescimento e desenvolvimento da criança. Sendo assim, de acordo com o Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos (2021), assinale com V as alternativas VERDADEIRAS e com F as FALSAS em relação ao período de introdução alimentar:

( ) Na fase inicial, a comida deverá ser ofertada amassada com garfo. Posteriormente, deve-se progredir para alimentos picados em pedaços pequenos, raspados ou desfiados, para que a criança aprenda a mastigá-los. Não se devem oferecer preparações líquidas e nem fazer uso de liquidificador, mixer ou peneira.
( ) Desde do início a criança pode e deve ser alimentada com a mesma comida da família, desde que essa seja preparada com óleo vegetal em pequena quantidade, temperos naturais (como cebola, alho, salsa, coentro e demais ervas e especiarias) e sem uso de sal.
( ) Até o primeiro ano de vida, frutas e bebidas não devem ser adoçadas com nenhum tipo de açúcar: branco, mascavo, cristal, demerara, açúcar de coco, xarope de milho, mel, melado ou rapadura.
( ) Para assegurar à criança uma diversidade necessária de nutrientes, sempre que possível, monte o prato dela combinando um alimento de cada grupo: feijões; cereais ou raízes ou tubérculos; carnes ou ovos; legumes e verduras. Para os legumes e verduras, quando possível, pode-se incluir mais de um alimento desse grupo.
( ) Após 6 meses de idade, além do leite materno, oferte à criança alguma fruta no meio da manhã e no meio da tarde. Após 1 ano de idade, pode-se intercalar, ofertando, em alguns dias, um alimento do grupo dos cereais, raízes ou tubérculos no lugar da fruta, de acordo com o hábito da família.

Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3065680 Nutrição
De acordo com o Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), recomenda-se para recém nascidos a termo, a partir da primeira semana de vida até os 12 meses, incluindo os lactentes em aleitamento materno exclusivo, independentemente da região do país, a suplementação medicamentosa profilática de vitamina D na dose de:
Alternativas
Q3065679 Nutrição
O leite materno é o alimento mais completo que há para o bebê. Nos primeiros seis meses, ele possui tudo que o bebê necessita, inclusive água. Em momentos que a mãe não esteja presente e não possa oferecer o peito, recomenda-se que seja realizada a ordenha do leite para que este possa ser oferecido ao bebê por outra pessoa. Após a ordenha, qual a validade do leite materno quando conservado no freezer ou congelador?
Alternativas
Q3065678 Nutrição
É uma bactéria proveniente do solo cuja infecção se dá pela ingestão de alimentos de origem animal e de hortaliças cruas contaminadas. São possíveis fontes desta o leite cru, frutos do mar defumados, salsichas, patê, queijos moles, cortes de frios de balcão e carnes não cozidas. As gestantes demonstram 20 vezes mais chance do que os demais adultos saudáveis de serem infectadas por esta bactéria, sendo esta considerada uma causa conhecida de aborto espontâneo e meningite fetal e neonatal. De qual micro-organismo a questão se refere?
Alternativas
Q3065677 Nutrição
A Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) publicou a atualização de seu consenso (2022) sobre a recomendação do ácido docosaexaenóico (DHA) durante a gestação. Logo, segundo este consenso, para assegurar o consumo adequado e prevenir complicações na gestação e no parto, as mulheres devem ingerir quantos mg de DHA diariamente:
Alternativas
Q3065676 Nutrição
Na gravidez, as concentrações elevadas deste hormônio relaxam o músculo uterino para permitir o crescimento fetal, ao passo que reduz a motilidade gastrointestinal com reabsorção aumentada de água, que frequentemente resultará em um quadro de constipação. De qual hormônio a questão se refere?
Alternativas
Q3065675 Nutrição
De acordo com o Instituto de Medicina (IOM, 2009), qual a recomendação de ganho de peso total durante toda a gestação para mulheres com Índice de Massa Corpórea (IMC) pré- gravídico menor que 18,5 kg/m2 :
Alternativas
Q3065673 Nutrição
A circunferência da cabeça é uma medida padrão para a avaliação seriada do crescimento em crianças, bem como um indicador de anormalidades não nutricionais, devendo esta ser aferida a partir de qual idade?
Alternativas
Q3065672 Nutrição
No que diz respeito à circunferência do braço (CB), assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3064678 Nutrição
De acordo com as novas curvas de monitoramento do ganho de peso gestacional (Ministério da Saúde, 2022), assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: E
5: B
6: D
7: B
8: D
9: D
10: A
11: D
12: C
13: D
14: A
15: C
16: C
17: C
18: D
19: C
20: B