Questões de Concurso
Sobre nutrição e doenças parasitárias em nutrição
Foram encontradas 32 questões
Coluna 1 1. Fonte de infecção. 2. Intoxicação alimentar. 3. Alimento contaminado. 4. Período de incubação. 5. Contaminação cruzada.
Coluna 2 ( ) Pessoa, animal, objeto ou substância a partir da qual o agente é transmitido para o hospedeiro. ( ) Aquele que contém agente etiológico (biológico, tóxico ou substância química), podendo ou não causar doença. ( ) Doença produzida pela ingestão de alimentos que contêm toxinas, sendo estas formadas, por exemplo, por produtos metabólicos de microrganismos. ( ) Contaminação de um alimento que já passou por processo térmico por outro alimento ainda cru. ( ) Intervalo entre a exposição efetiva do hospedeiro suscetível a um agente e o início dos sinais e sintomas clínicos da doença nesse hospedeiro.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Salmonella spp. e Campylobacter jejuni provocam quadros associados à diarreia aquosa, por vezes, sanguinolenta, não volumosa, dores abdominais intensas, febre e desidratação leve. II. O principal mecanismo patogênico de microrganismos como o Clostridium perfringens o Vibrio cholerae está associado e com à penetração tecidual, sendo esses denominados agentes invasivos, provocando quadro disentérico com febre intensa. III. Na toxinfecção, ocorre a ingestão de toxinas formadas em decorrência da intensa proliferação do microrganismo patogênico no alimento, a exemplo de Staphylococcus aureus, Bacillus cereus (cepa emética) e Clostridium botulinum. IV. Infecção por Ascaris lumbricoides, pela ingestão de ovos contaminando alimentos, pode provocar dor abdominal, náuseas, obstrução intestinal (em infecções intensas) e Síndrome de Löffler (pneumonia eosinofílica).
verifica-se que estão corretas
(Germano, P.M.L. Higiene e vigilância de alimentos. 6 ed. Barueri (SP), Manoele, 2019)
O trecho do texto refere-se ao parasita
COLUNA I. A- Intoxicação bacteriana. B- Infestação. C- Infecção.
COLUNA II. ( ) Parasitoses (helmintos e protozoários) no intestino. ( ) Multiplicação de microrganismos no intestino. ( ) Multiplicação nos alimentos com produção de toxina.
A quantidade de itens certos é igual a
Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta com relação à parasitologia.
Sinal de Romanã, febre prolongada por 2 a 4 semanas, edema, hipertrofia de linfonodos com histórico de consumo de caldo de cana são sintomas de
A difilobotríase é uma zoonose, originalmente uma parasitose do trato intestinal de peixes de água doce ou salgada, mas que pode ser transmitida ao homem pelo consumo de pescado cru ou parcialmente cozido, contendo larvas do parasita. Sobre a difilobotríase, analise as afirmativas a seguir e identifique as CORRETAS:
I.A difilobotríase no homem pode ser causada pela ingestão de uma variada gama de peixes crus, insuficientemente cozidos ou que passaram por um processo de defumação parcial, tanto de água doce quanto salgada, contendo larvas infectantes do cestódio D. latum.
II.O parasita prende-se com maior frequência na mucosa do íleo, contudo a manifestação clínica é muito discreta, caracteriza-se por um mal-estar passageiro e discretas perdas de apetite e peso.
III.As pessoas infectadas podem desenvolver, além de dor abdominal decorrente da obstrução intestinal provocada pelas tênias, anemia megaloblástica, em razão da interferência e competição pela absorção de vitamina B12, na mucosa gástrica.
É CORRETO o que se afirma em:
A ocorrência da teníase no homem é diretamente influenciada por princípios de higiene. A cisticercose bovina tem origem nas más condições de manejo e, sobretudo, na contaminação ambiental provocada pelo próprio homem, hospedeiro da forma adulta da Taenia saginata. Em relação a Cisticercose bovina, julgue as afirmativas abaixo, registrando V, para verdadeiras, ou F, para falsas:
( )Ao ser ingerido, o cisticerco é ativado por sucos gástricos e sais biliares, ocorrendo a desinvaginação do escólex, que se fixa à mucosa do jejuno por meio de suas ventosas.
( )A maioria dos casos de teníase humana é assintomática. Quando há sintomatologia, ela é variável e não específica, podendo ocorrer alterações no apetite náusea, vômitos, dor abdominal, diarreia ou constipação, perda de peso, cefaleia e tontura.
( )Os ovos podem ser encontrados nas mãos do hospedeiro, na região perianal e perineal, nas roupas, nos lençóis e até mesmo na mobília da residência.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
– O ciclo de vida do parasita necessita do homem como hospedeiro definitivo. – A única fonte de infecção para o hospedeiro intermediário é o hospedeiro humano portador. – Dependendo da forma evolutiva ingerida, o hospedeiro humano assume papel semelhante ao do hospedeiro intermediário.
Essa parasitose é adquirida quando ocorre ingestão
I. As infestações parasitárias são causas possíveis de contaminação de alimentos. II. Ao realizar a manipulação de alimentos, deve-se utilizar luvas, se necessário.
Marque a alternativa CORRETA: