Questões de Concurso Sobre nutrição e doenças parasitárias em nutrição

Foram encontradas 32 questões

Q3053609 Nutrição
Parasitas são organismos que vivem em associação com outros, de onde retiram os nutrientes necessários para sua sobrevivência, normalmente, causam prejuízo ao organismo hospedeiro, processo conhecido como parasitismo. Os parasitas podem ser classificados segunda a parte do corpo do hospedeiro que atacam. Assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3027573 Nutrição
A doença causada pela ingestão de peixe cru, defumados ou malcozidos, associada a ingestão de sushis e sashimis em restaurantes com culinária japonesa que causa desconforto abdominal, flatulência, diarreia, náusea, vômito e perda de peso, podendo ocorrer anemia perniciosa por carência de B12 em período de incubação de 5 a 6 semanas é causada pelo(a)
Alternativas
Q2504229 Nutrição
Em relação às doenças transmitidas por alimentos, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os conceitos às suas definições.
Coluna 1 1. Fonte de infecção. 2. Intoxicação alimentar. 3. Alimento contaminado. 4. Período de incubação. 5. Contaminação cruzada.
Coluna 2 ( ) Pessoa, animal, objeto ou substância a partir da qual o agente é transmitido para o hospedeiro. ( ) Aquele que contém agente etiológico (biológico, tóxico ou substância química), podendo ou não causar doença. ( ) Doença produzida pela ingestão de alimentos que contêm toxinas, sendo estas formadas, por exemplo, por produtos metabólicos de microrganismos. ( ) Contaminação de um alimento que já passou por processo térmico por outro alimento ainda cru. ( ) Intervalo entre a exposição efetiva do hospedeiro suscetível a um agente e o início dos sinais e sintomas clínicos da doença nesse hospedeiro.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: SELECON Órgão: CEFET-RJ Prova: SELECON - 2024 - CEFET-RJ - Nutricionista |
Q2490835 Nutrição
Procedimentos incorretos de manipulação de alimentos podem causar as doenças transmitidas por alimentos e água (DTA), ou seja, doenças em que os alimentos ou a água atuam como veículo para transmissão de organismos prejudiciais à saúde ou de substâncias tóxicas. (BVS, 2024) Um microrganismo responsável por uma DTA é:
Alternativas
Q2397145 Nutrição
O conhecimento dos aspectos clínicos relacionados às doenças transmitidas por alimentos auxiliam na identificação de prováveis agentes etiológicos. Qual dos agentes etiológicos abaixo causa sintomas neurológicos, com período de incubação de 12 a 72 horas? 
Alternativas
Q2362304 Nutrição
Alimentos contaminados podem ser responsáveis por graves surtos de doenças transmitidas por alimentos(DTAs), como, por exemplo, a salmonelose, que causa intoxicação alimentar e, em casos raros, pode provocar graves infecções e, até mesmo, a morte. Acerca dessa doença, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2231040 Nutrição
É um nematódeo causador de doença de origem alimentar:
Alternativas
Q2133345 Nutrição
A toxoplasmose, causada pelo protozoário Toxoplasma Gondii, é considerada uma das principais causas de morte atribuída à doença de transmissão alimentar nos Estados Unidos. No Brasil, ocorreram os dois maiores surtos dessa parasitose no mundo, em 2002, na cidade de Santa Isabel do Ivaí (PR), com 426 casos; e, em 2018, na cidade de Santa Maria (RS), com 902 casos. Sobre essa parasitose e sua transmissão, é correto afirmar que
Alternativas
Q2133344 Nutrição
Diversos são os mecanismos patogênicos envolvidos na ocorrência das Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA). Dadas as afirmativas acerca desses mecanismos e seus agentes etiológicos,
 I. Salmonella spp. e Campylobacter jejuni  provocam quadros associados à diarreia aquosa, por vezes, sanguinolenta, não volumosa, dores abdominais intensas, febre e desidratação leve.  II. O principal mecanismo patogênico de microrganismos como o Clostridium perfringens o Vibrio cholerae está associado e com à penetração tecidual, sendo esses denominados agentes invasivos, provocando quadro disentérico com febre intensa. III. Na toxinfecção, ocorre a ingestão de toxinas formadas em decorrência da intensa proliferação do microrganismo patogênico no alimento, a exemplo de Staphylococcus aureus, Bacillus cereus (cepa emética) e Clostridium botulinum. IV. Infecção por Ascaris lumbricoides, pela ingestão de ovos contaminando alimentos, pode provocar dor abdominal, náuseas, obstrução intestinal (em infecções intensas) e Síndrome de Löffler (pneumonia eosinofílica).
verifica-se que estão corretas 
Alternativas
Q2109697 Nutrição
“A forma larvar deste parasita tem como principais hospedeiros os bovinos domésticos e os búfalos, podendo também ser encontrada em ruminantes silvestres. Entretanto, o homem é o único hospedeiro definitivo da forma adulta desse agente parasitário.”
(Germano, P.M.L. Higiene e vigilância de alimentos. 6 ed. Barueri (SP), Manoele, 2019)

O trecho do texto refere-se ao parasita
Alternativas
Q2091106 Nutrição
Correlacione as colunas sobre as doenças transmitidas por alimentos- DTA’s e assinale a alternativa com a sequência correta.
COLUNA I. A- Intoxicação bacteriana. B- Infestação. C- Infecção.
COLUNA II. ( ) Parasitoses (helmintos e protozoários) no intestino. ( ) Multiplicação de microrganismos no intestino. ( ) Multiplicação nos alimentos com produção de toxina.
Alternativas
Q2081303 Nutrição
Muitos estudos têm demonstrado que a obesidade é um fator de risco para o agravamento do quadro de pacientes infectados com o novo coronavírus (covid-19). Acerca das características do paciente obeso que levam à complicação dessa doença, julgue os itens a seguir. I A diminuição do volume de reserva expiratória causa a complicação do quadro do paciente infectado. II A diminuição da capacidade funcional e da complacência do sistema respiratório causa a complicação do quadro do paciente infectado. III O aumento de citocinas inflamatórias causa a complicação do quadro do paciente infectado. IV O aumento da albumina sérica causa a complicação do quadro do paciente infectado.
A quantidade de itens certos é igual a 
Alternativas
Q2067335 Nutrição
    Uma mulher, em idade reprodutiva, consumiu um copo de leite com oocistos de Toxoplasma sp.
Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta com relação à parasitologia.
Alternativas
Q2061675 Nutrição
Identifique a infecção por helminto que ocorre nos seres humanos por meio da ingestão de carne de porco contaminada e a prevenção prevê o consumo de carne suína bem passada (ou seja, cozida acima de 70°C) ou congelada a temperaturas de -22ºC a -20°C.  
Alternativas
Q2060650 Nutrição
A higienização correta dos alimentos, equipamentos, manipuladores e ambiente físico é de suma importância para garantir a segurança dos alimentos. As frutas mal higienizadas e o caldo de cana obtidos por moagem dos caules não higienizados podem ser contaminados por fezes de insetos ou ainda fragmentos de insetos infectados.

Sinal de Romanã, febre prolongada por 2 a 4 semanas, edema, hipertrofia de linfonodos com histórico de consumo de caldo de cana são sintomas de 
Alternativas
Q2008977 Nutrição
Os cestódeos Taenia solium e Taenia saginata são responsáveis pela teníase humana. O gênero Taenia pertence à família Taenidae, à classe Cestoidea e à ordem Cyclophyllidea. As tênias são hermafroditas e podem viver muitos anos no intestino delgado do homem. A respeito disso, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q1916704 Nutrição

A difilobotríase é uma zoonose, originalmente uma parasitose do trato intestinal de peixes de água doce ou salgada, mas que pode ser transmitida ao homem pelo consumo de pescado cru ou parcialmente cozido, contendo larvas do parasita. Sobre a difilobotríase, analise as afirmativas a seguir e identifique as CORRETAS:


I.A difilobotríase no homem pode ser causada pela ingestão de uma variada gama de peixes crus, insuficientemente cozidos ou que passaram por um processo de defumação parcial, tanto de água doce quanto salgada, contendo larvas infectantes do cestódio D. latum.

II.O parasita prende-se com maior frequência na mucosa do íleo, contudo a manifestação clínica é muito discreta, caracteriza-se por um mal-estar passageiro e discretas perdas de apetite e peso.

III.As pessoas infectadas podem desenvolver, além de dor abdominal decorrente da obstrução intestinal provocada pelas tênias, anemia megaloblástica, em razão da interferência e competição pela absorção de vitamina B12, na mucosa gástrica.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Q1916698 Nutrição

A ocorrência da teníase no homem é diretamente influenciada por princípios de higiene. A cisticercose bovina tem origem nas más condições de manejo e, sobretudo, na contaminação ambiental provocada pelo próprio homem, hospedeiro da forma adulta da Taenia saginata. Em relação a Cisticercose bovina, julgue as afirmativas abaixo, registrando V, para verdadeiras, ou F, para falsas:


(  )Ao ser ingerido, o cisticerco é ativado por sucos gástricos e sais biliares, ocorrendo a desinvaginação do escólex, que se fixa à mucosa do jejuno por meio de suas ventosas.

(  )A maioria dos casos de teníase humana é assintomática. Quando há sintomatologia, ela é variável e não específica, podendo ocorrer alterações no apetite náusea, vômitos, dor abdominal, diarreia ou constipação, perda de peso, cefaleia e tontura.

(  )Os ovos podem ser encontrados nas mãos do hospedeiro, na região perianal e perineal, nas roupas, nos lençóis e até mesmo na mobília da residência.


Assinale a alternativa com a sequência CORRETA: 

Alternativas
Q1794423 Nutrição
Certas parasitoses têm preocupado a vigilância sanitária, principalmente as que são relacionadas aos abatedouros de animais. Sobre uma dessas parasitoses que afetam o homem, são feitas as seguintes afirmações:
– O ciclo de vida do parasita necessita do homem como hospedeiro definitivo. – A única fonte de infecção para o hospedeiro intermediário é o hospedeiro humano portador. – Dependendo da forma evolutiva ingerida, o hospedeiro humano assume papel semelhante ao do hospedeiro intermediário.
Essa parasitose é adquirida quando ocorre ingestão
Alternativas
Q1643813 Nutrição
Leia as afirmativas a seguir:
I. As infestações parasitárias são causas possíveis de contaminação de alimentos. II. Ao realizar a manipulação de alimentos, deve-se utilizar luvas, se necessário.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: E
4: D
5: A
6: E
7: D
8: C
9: B
10: D
11: B
12: D
13: D
14: C
15: C
16: B
17: B
18: E
19: D
20: A