Questões de Nutrição - Obesidade e Transtornos Alimentares para Concurso
Foram encontradas 390 questões
I. A substituição de refeições na perda de peso com refeições preparadas ou suplementos alimentares pode ser indicada no tratamento da obesidade associada à dieta hipocalórica e auxiliar no controle e manutenção da perda de peso.
II. As dietas da moda mais populares são as dietas ricas em gorduras e pobres em carboidratos, dieta do índice glicêmico, jejum intermitente, dieta sem glúten e dieta sem lactose, não havendo evidência para recomendação ou mesmo não havendo evidência de segurança no tratamento do sobrepeso e obesidade.
III. As dietas recomendadas no tratamento do sobrepeso e obesidade devem ser dietas balanceadas, caracterizadas por serem compostas de 20% a 30% de gorduras, 55% a 60% de carboidratos e 15% a 20% de proteínas, promovendo um deficit de 500 a 1.000 kcal/dia, e permitindo ao paciente a escolha variada de alimentos com adequação nutricional e maior aderência, resultando em perda de peso pequena, mas sustentada.
Está correto o que se afirma em
A obesidade é uma condição crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, que pode acarretar diversos problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e hipertensão. Este distúrbio é resultado de uma complexa interação entre fatores genéticos, ambientais e comportamentais. No entanto, não se pode deixar de falar dos fatores enzimáticos e hormonais na regulação do peso corporal. Em relação aos fatores enzimáticos e hormonais que atuam na obesidade, analise as assertivas e assinale a alternativa correta:
I. A obesidade está associada a um estado crônico sub-clínico de inflamação caracterizado por uma produção anormal de citocinas pró-inflamatórias.
II. A grelina diminui a ingestão alimentar, uma vez que ela inibe o apetite. Altos níveis de grelina no plasma estão associados ao maior peso corporal.
III. A colecistoquinina provoca a sensação de fome, ela é produzida no estômago e no intestino, sinalizando para o cérebro a vontade de comer.
IV. A leptina interage com receptores hipotalâmicos, favorecendo a saciedade.