Questões de Concurso
Sobre obesidade e transtornos alimentares em nutrição
Foram encontradas 409 questões
I. A obesidade é considerada a única “doença” na qual a responsabilização recai sobre a pessoa que apresenta essa condição, segundo o Conselho Federal de Nutricionistas (2020).
II. Estudos mostram que o preconceito, o estigma e a discriminação não resultam em maior morbimortalidade e sim em efeitos psicológicos ao indivíduo que é alvo desses fatores (Tomiyama et al., 2018; Rubino et al., 2020).
III. A discriminação relacionada ao peso é uma das formas de preconceito mais comuns sofrida pelos indivíduos com obesidade e é caracterizada por atitudes gordofóbicas, traduzidas em comportamentos e ações depreciativas aos usuários com obesidade, associadas ao seu peso corporal (OMS, 2017).
Quais estão corretas?
A anorexia nervosa e a bulimia apresentam grande incidência entre os jovens. As mulheres são as mais acometidas por esses distúrbios, sendo a anorexia a de maior incidência no público de 12 a 17 anos e a bulimia se mostrando mais presente no início da vida adulta.
Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/ setembro/mais-de-70-milhoes-de-pessoas-no-mundopossuem-algum-disturbio-alimentar
No que se refere a anorexia nervosa e a bulimia, analise as afirmativas abaixo:
I. Na anorexia nervosa a pessoa restringe a alimentação, geralmente iniciando com uma dieta comum e, com o passar do tempo, essa limitação se intensifica, resultando em uma significativa perda de peso.
II. O jejum recorrente consiste em uma característica apresentada pela anorexia.
III. Na bulimia, o indivíduo frequentemente ingere uma grande quantidade de alimentos num espaço curto de tempo e, em seguida, recorre a 'métodos compensatórios' para evitar o ganho de peso, que incluem a indução de vômito e o uso de laxantes e diuréticos.
É CORRETO o que se afirma em:
( ) Pode ser considerado um determinante da obesidade o processo de urbanização, acompanhado de mudanças em relação ao consumo de alimentos e à prática de atividade física.
( ) A primeira edição, em 1999, da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, PNAN, ainda não apontava para os impactos da obesidade na saúde da população.
( ) No tratamento dietoterápico da obesidade, planos alimentares que proveem menos de 800 kcal/dia são classificados como de baixo valor energético.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
I. A substituição de refeições na perda de peso com refeições preparadas ou suplementos alimentares pode ser indicada no tratamento da obesidade associada à dieta hipocalórica e auxiliar no controle e manutenção da perda de peso.
II. As dietas da moda mais populares são as dietas ricas em gorduras e pobres em carboidratos, dieta do índice glicêmico, jejum intermitente, dieta sem glúten e dieta sem lactose, não havendo evidência para recomendação ou mesmo não havendo evidência de segurança no tratamento do sobrepeso e obesidade.
III. As dietas recomendadas no tratamento do sobrepeso e obesidade devem ser dietas balanceadas, caracterizadas por serem compostas de 20% a 30% de gorduras, 55% a 60% de carboidratos e 15% a 20% de proteínas, promovendo um deficit de 500 a 1.000 kcal/dia, e permitindo ao paciente a escolha variada de alimentos com adequação nutricional e maior aderência, resultando em perda de peso pequena, mas sustentada.
Está correto o que se afirma em
A obesidade é uma condição crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, que pode acarretar diversos problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e hipertensão. Este distúrbio é resultado de uma complexa interação entre fatores genéticos, ambientais e comportamentais. No entanto, não se pode deixar de falar dos fatores enzimáticos e hormonais na regulação do peso corporal. Em relação aos fatores enzimáticos e hormonais que atuam na obesidade, analise as assertivas e assinale a alternativa correta:
I. A obesidade está associada a um estado crônico sub-clínico de inflamação caracterizado por uma produção anormal de citocinas pró-inflamatórias.
II. A grelina diminui a ingestão alimentar, uma vez que ela inibe o apetite. Altos níveis de grelina no plasma estão associados ao maior peso corporal.
III. A colecistoquinina provoca a sensação de fome, ela é produzida no estômago e no intestino, sinalizando para o cérebro a vontade de comer.
IV. A leptina interage com receptores hipotalâmicos, favorecendo a saciedade.
(___) O estágio inicial de tratamento da obesidade prevê aumento no consumo de frutas e vegetais e limitação das atividades sedentárias, como telas.
(___) As metas para a perda de peso devem ser determinadas pela idade da criança, gravidade da obesidade e presença de comorbidades
(___) Atividade física não estruturada, incluindo brincadeiras devem ser encorajadas em crianças mais novas, enquanto que atividades físicas estruturadas, como esportes fora do ambiente escolar devem ser estimulados em crianças mais velhas.
(___) O consumo de sucos naturais deve ser preferencialmente substituído por frutas in natura com casca, em razão da concentração de frutose e glicose.