Questões de Nutrição - Vigilância Epidemiológica em Nutrição para Concurso

Foram encontradas 23 questões

Q2953978 Nutrição

De acordo com o Manual Integrado de Vigilância, Prevenção e Controle de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) do Ministério da Saúde, DTA é um termo genérico, aplicado a uma síndrome geralmente constituída de anorexia, náuseas, vômitos e/ou diarreia, acompanhada ou não de febre, atribuída à ingestão de alimentos ou água contaminados, podendo ser causados por toxina, bactérias, vírus, parasitas e substâncias tóxicas. Existem vários mecanismos patogênicos envolvidos com a determinação das DTAs. De forma simplificada, pode-se agrupar as DTAs nas seguintes categorias: Infecções, Toxinfecções e Intoxicações. Diante disso analise as sentenças a seguir.

I. Infecções são causadas pela ingestão de micro-organismos patogênicos, denominados invasivos, com capacidade de penetrar e invadir tecidos, originando quadro clínico característico como as infecções por Salmonella spp, Shigella spp, Yersinia enterocolitica e Campylobacter jejuni. Estes quadros geralmente são associados a diarreias frequentes, mas não volumosas, contendo sangue e pus, dores abdominais intensas, febre e desidratação leve, sugerindo infecção do intestino grosso por bactérias invasivas.

II. Toxinfecções são provocadas pela ingestão de toxinas formadas em decorrência da intensa proliferação do micro-organismo patogênico no alimento. Os mecanismos de ação dessas toxinas em humanos não estão bem esclarecidos. Observações em animais sugerem alterações na permeabilidade vascular e inibição da absorção de água e sódio levando às diarreias. Os vômitos possivelmente estão associados a uma ação das toxinas sobre o sistema nervoso central. Exemplos clássicos deste processo são as toxinfecções causadas por Staphylococcus aureus, Bacillus cereus (cepa emética) e Clostridium botulinum.

III. Intoxicações são causadas por micro-organismos toxigênicos, cujo quadro clínico é provocado por toxinas liberadas quando estes se multiplicam, esporulam ou sofrem lise na luz intestinal. Essas toxinas atuam nos mecanismos de secreção/absorção da mucosa do intestino. As infecções por Escherichia coli enterotoxigênica, Vibrio cholerae, Vibrio parahaemolyticus, Clostridium perfringens e Bacillus cereus (cepa diarreica) são exemplos clássicos. Normalmente, a diarreia nestes casos é intensa, sem sangue ou leucócitos, febre discreta ou ausente, sendo comum a desidratação.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

Alternativas
Q2554746 Nutrição
Identifique manifestações da insegurança alimentar e nutricional no Brasil.
Alternativas
Q2554742 Nutrição
A respeito da transição epidemiológica, nutricional e alimentar no Brasil, marque a opção CORRETA.
Alternativas
Q2528020 Nutrição
Conforme a Resolução RDC nº 216/2004 (Ministério da Saúde / Agência Nacional de Vigilância Sanitária), discorrem sobre as Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Diante disso, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2508024 Nutrição
A investigação epidemiológica de surtos de Doença de transmissão hídrica e alimentar - DTHA pela equipe de vigilância sanitária deve ser exercida em todo território nacional. A investigação epidemiológica é realizada a partir de ações intersetoriais com objetivo de, EXCETO: 
Alternativas
Q2497856 Nutrição
A Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa (RDC) nº 275, de 21 de outubro de 2002, dispõe sobre o Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) aplicados aos estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos.

À luz da RDC supracitada, a única afirmativa correta sobre os requisitos legais referentes aos POPs é a seguinte:
Alternativas
Q2497853 Nutrição
Um nutricionista foi selecionado para atuar em nutrição em saúde coletiva, na subárea de vigilância em saúde, no âmbito da vigilância sanitária.

À luz da Resolução CFN nº 600, de 25 de fevereiro de 2018, que dispõe sobre a definição das áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições, é uma atividade pertinente ao nutricionista contratado para a função supracitada:
Alternativas
Q2497846 Nutrição
O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) destina-se ao diagnóstico descritivo e analítico da situação alimentar e nutricional da população brasileira.

Tendo em vista o supracitado, a população atendida pelas ações do SISVAN é formada por:
Alternativas
Q2496804 Nutrição
Para uma adequada administração dos serviços de alimentação com objetivo de segurança na produção de alimentos e refeições, utiliza-se algumas resoluções brasileiras como RDC 216 e RDC 275. A Resolução nº 275, de 21 de outubro de 2002, dispõe sobre o Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados aplicados aos Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos e a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação. De acordo com esta lista de verificação, sobre os manipuladores de alimentos, analise as afirmativas a seguir.
I. Utilização de uniformes limpos: em adequado estado de conservação, adequado à atividade, independentemente da cor escolhida para os mesmos.
II. Asseio pessoal: boa apresentação, asseio corporal, mãos limpas, unhas curtas, sem esmalte, sem adornos; manipuladores barbeados, com os cabelos protegidos.
III. Ausência de afecções cutâneas, feridas e supurações; ausência de sintomas e infecções respiratórias, gastrointestinais e oculares.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Nutricionista |
Q2493821 Nutrição
Quanto às doenças transmitidas por alimentos (DTAs), causadas por inúmeros agentes e que entram no organismo por meio da ingestão de alimentos, analise as afirmativas a seguir.

I. Todas as toxinas produzidas pelos microrganismos contidos nos alimentos são classificadas como termolábeis, pois são inibidas pelo frio, na vigência de um pH neutro. Um exemplo clássico é dado pelas toxinas botulínicas.
II. Ascaris lumbricoides é uma parasitose intestinal causada por falta de higiene pessoal e manipulação inadequada de alimentos, resultando em dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia e cólicas, além de obstrução intestinal.
III. Toxinas produzidas por Bacillus cereus são raramente encontradas em alimentos com refrigeração deficiente, ou em reaquecimento inadequado de restos de comida. Tais toxinas são transmitidas por produtos lácteos contaminados.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2458478 Nutrição
A Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) se constitui como uma ação estratégica da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), que visa à construção e consolidação de políticas de proteção e promoção dos direitos humanos à alimentação adequada (DHAA). A respeito desta temática, é INCORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q2386257 Nutrição

Analise as afirmativas sobre as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA).



I.  São doenças que ocorrem quando microrganismos patogênicos, parasitas ou substâncias tóxicas estão presentes no alimento consumido.


II. Os sintomas mais comuns de DTA são vômitos e diarreias, podendo também ocorrer dor abdominal, dor de cabeça, febre, alteração da visão, etc.


III. Para adultos sadios, a maioria das DTA dura poucos dias e não deixa sequelas.


IV. Para as crianças, as grávidas, os idosos e as pessoas doentes, as consequências das DTA podem ser graves, podendo inclusive levar à morte.



Está CORRETO o que se afirma em

Alternativas
Q2363855 Nutrição
Tendo em vista que o cenário epidemiológico brasileiro apresenta coexistência de sobrepeso e obesidade, desnutrição e carências de micronutrientes, e que a organização da vigilância alimentar e nutricional (VAN) nos serviços de saúde possibilita o monitoramento e a avaliação desses agravos e seus determinantes, permitindo a elaboração de estratégias de prevenção e de tratamento dos agravos e o desenvolvimento de ações de promoção da saúde e de segurança alimentar e nutricional, julgue os itens a seguir, relativos à VAN.

I A VAN deve estar vinculada ao caráter unicamente investigativo para criar dados concretos das condições nutricionais dos indivíduos que compõem uma região.
II Para a coleta de dados e a produção de informações na VAN, recomenda-se que, na atenção básica, sejam realizadas as avaliações antropométrica e de consumo alimentar de indivíduos em todas as fases do curso da vida.
III Os marcadores de consumo alimentar coletados se propõem a avaliar a participação de nutrientes específicos da dieta e reproduzir instrumentos utilizados em inquéritos populacionais.
IV A análise da situação de saúde proveniente dos dados coletados tem o propósito de promover a identificação de necessidades e prioridades em saúde e, a partir disso, a elaboração de intervenções apropriadas para indivíduos, famílias e(ou) comunidades.

Assinale a opção correta.
Alternativas
Q2344822 Nutrição
Acerca do controle de qualidade de alimentos, avalie as seguintes asserções:

I. Uma das bactérias patogênicas mais comumente encontradas em comida japonesa (pescados crus) é a Escherichia coli, esse conjunto de bactérias é comumente utilizado como indicador higiênico-sanitário, pois compõem cerca de 10% da microbiota intestinal, assim, a inserção dessa bactéria nos alimentos é simples e derivada de maus hábitos higiênicos.

POR ISSO,

II. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) por meio da Instrução Normativa – IN nº. 161, de 1º de julho de 2022, que estabelece os padrões microbiológicos dos alimentos, substituiu a pesquisa de coliformes pela de Escherichia coli ou Enterobacteriaceae, pois estas fornecem mais informações de segurança sobre a qualidade microbiológica do produto, além dos coliformes não constituírem um grupo taxonômico definido e suas determinações analíticas não serem mais usadas internacionalmente.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q2318141 Nutrição
A epidemiologia estuda a distribuição e os determinantes das doenças nutricionais, infecciosas, má nutrição proteico-calórica, anemias e carências nutricionais. 
Alternativas
Q2318109 Nutrição
A epidemiologia das doenças nutricionais é uma área de estudo que analisa a incidência, distribuição e determinantes das doenças relacionadas à alimentação. 
Alternativas
Q2163631 Nutrição
Julgue o item que se segue. 
A epidemiologia estuda o processo saúde-doença na sociedade, analisa a distribuição e os fatores determinantes das doenças, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, e propõe medidas especificas de prevenção, de controle ou de erradicação de doenças.
Alternativas
Q2161375 Nutrição
Segundo o Ministério da Saúde, Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA) são aquelas causadas pela ingestão de água e/ou alimentos contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTHA no mundo, podendo ser causadas por bactérias e suas toxinas, vírus, parasitas intestinais oportunistas ou substâncias químicas. É considerado surto de DTHA quando duas ou mais pessoas apresentam doença ou sinais e sintomas semelhantes após ingerirem alimentos e/ou água da mesma origem, normalmente em um mesmo local. Para doenças de alta gravidade, como Botulismo e Cólera, a confirmação de apenas um caso já é considerado surto. Sobre o Botulismo, analise as afirmativas a seguir.
I. É uma doença neuroparalítica grave, rara, não contagiosa, causada pela ação de uma potente toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum.
II. Rejeitar latas estufadas, adquirir alimentos de boa procedência, aquecer os alimentos até a fervura, evitar preparar alimentos quando estiver com diarreia; e, usar água tratada, fervida ou clorada para preparar alimentos são algumas formas de prevenção.
III. Tontura, visão dupla ou turva, secura na boca, dificuldade para falar, engolir e andar são sintomas comuns após o consumo do alimento contaminado.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2129783 Nutrição
Os sintomas da toxinfecção alimentar podem se apresenta por: náuseas, vômito, febre, cólicas intestinais, diarreia, coceira na pele, entre outros, depois de ter consumido maionese, frutos do mar ou doce, sem se notar qualquer problema no alimento ingerido. Além disso, cada bactéria é única, tem preferência de alimentos, provoca diferentes sintomas no organismo saudável e possui período de incubação (tempo de demora para surgir os sintomas) que vai de 1 a 72 horas após a ingestão do alimento contaminado.
(Por: Roberta Stella - Nutricionista formada pela Universidade de São Paulo - USP)
Entre as “Regras de Ouro” da Organização Mundial de Saúde (OMS) para preparação higiênica dos alimentos, analise as informações seguintes:
  I - Escolher alimentos tratados de forma higiênica - convém sempre adquirir leite pasteurizado, em vez de in natura e, se possível, comprar carnes (frescas ou congeladas) que tenham sido tratadas em temperaturas adequadas para impedir a presença de bactérias.  II - Consumir imediatamente os alimentos cozidos - Quando os alimentos cozidos se esfriam em temperatura ambiente, os microrganismos iniciam a sua multiplicação. Quanto mais tempo se espera, maior é o risco. O ideal é manter o alimento em temperatura de até 65ºC para o consumo. III - Evitar o contato entre os alimentos crus e cozidos - Um alimento bem cozido pode se contaminar com um mínimo contato com alimentos crus. Esta contaminação "cruzada" pode ser direta, como acontece, por exemplo, quando utilizamos uma tábua para cortar a carne assada e com essa mesma tábua trinchamos a carne crua. IV – O conta dos alimentos crus com os cozidos recebe a denominação de “cruzamento vertical” e deve ser evitada através da lavagem cuidadosa doa alimentos.
Marque a alternativa com a série correta. 
Alternativas
Q2081303 Nutrição
Muitos estudos têm demonstrado que a obesidade é um fator de risco para o agravamento do quadro de pacientes infectados com o novo coronavírus (covid-19). Acerca das características do paciente obeso que levam à complicação dessa doença, julgue os itens a seguir. I A diminuição do volume de reserva expiratória causa a complicação do quadro do paciente infectado. II A diminuição da capacidade funcional e da complacência do sistema respiratório causa a complicação do quadro do paciente infectado. III O aumento de citocinas inflamatórias causa a complicação do quadro do paciente infectado. IV O aumento da albumina sérica causa a complicação do quadro do paciente infectado.
A quantidade de itens certos é igual a 
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: C
5: D
6: E
7: C
8: E
9: D
10: B
11: D
12: A
13: E
14: A
15: C
16: C
17: C
18: C
19: C
20: D