Questões de Odontologia - Decreto nº 87.689 de 1982 e Lei nº 6.710 de 1979 - Profissão de Técnico em Prótese Dentária para Concurso
Foram encontradas 58 questões
I. Realizar atendimento odontológico direto ao paciente, sob supervisão de um cirurgião dentista com seu registro profissional ativo. II. Executar a parte mecânica dos seus trabalhos odontológicos. III. Ser responsável pelo treinamento de auxiliares e serventes do laboratório de prótese odontológica.
Está correto o que se afirma em
I- Aos técnicos em prótese dentária é permitido prestar assistência direta, em caso de urgência, a clientes e manter, em sua oficina, equipamento e instrumental específico de consultório dentário.
II- O exercício da profissão de técnico em prótese dentária, em todo o território nacional, somente é permitido aos profissionais inscritos no Conselho Regional de Odontologia da jurisdição em que exerçam a profissão.
III- A inscrição no Conselho Regional de Odontologia é deferida ao profissional que apresentar certificado de habilitação profissional, em nível de 2º grau, no curso de Prótese Dentária, conferido por estabelecimento oficial ou reconhecido.
IV- A carteira de identidade profissional tem fé pública em todo o território nacional e é expedida, exclusivamente, pelos Conselhos Regionais de Odontologia, cabendo ao Conselho Federal o controle de sua confecção e distribuição.
V- O pagamento das anuidades ao Conselho Regional de Odontologia da respectiva jurisdição é opcional ao técnico em prótese dentária para o exercício legal da profissão.
Estão CORRETAS as afirmativas
I. realizar atendimento no paciente.
II. ter em funcionando equipamentos específicos de um consultório odontológico.
III. divulgar seu serviço e valores em redes sociais.
IV. confeccionar trabalhos de terceiros ou de outros profissionais dentro do seu laboratório.
Assinale a alternativa CORRETA.
I- Participar na realização de levantamentos e estudos epidemiológicos, mesmo na categoria de examinador.
II- Ensinar técnicas de higiene bucal e realizar a prevenção das doenças bucais por meio da aplicação tópica do flúor, conforme orientação do cirurgião-dentista.
III- Fazer a remoção do biofilme, de acordo com a indicação técnica definida pelo cirurgião-dentista.
IV- Realizar fotografias e tomadas de uso odontológicos, exclusivamente, em consultórios ou clínicas odontológicas.
V- Inserir e distribuir no preparo cavitário materiais odontológicos nas restaurações dentárias diretas e indiretas, vedado o uso de materiais e instrumentos não indicados pelo cirurgião-dentista.
( ) Colocação de uma folha de polietileno sobre o modelo de trabalho.
( ) Dobra da resina em forma de ferradura e acomodação na contra-mufla.
( ) Conformação da resina, ainda na fase plástica, em forma de rolo.
( ) Aplicação de uma camada de monômero na região dos dentes artificiais.
( ) Fechamento da mufla.
Analisadas as sentenças, as etapas se constroem na seguinte sequência:
Os núcleos intrarradiculares devem apresentar paredes _____________, para que mantenham a estabilidade e não gerem concentração de esforços, com consequente, risco de fratura.
As bandas ortodônticas são anéis ________________, acomodados _______________ do dente, sendo, geralmente, usadas em ________________.
I- Canal de alimentação. II- Desinclusão. III- Refratário.
X – Material capaz de suportar a exposição a altas temperaturas sem degradação significativa;
Y – Meio através do qual o metal ou material fundido flui para o interior da cavidade do molde de revestimento;
Z – Processo de remoção do revestimento de uma peça metálica ou de cerâmica prensada.
I- O Tipo I é indicado para cimentação de coroa, pontes e brackets ortodônticos; II- O Tipo II é indicado para restaurações; III- O Tipo III é indicado para base e forramento.