Questões de Concurso
Comentadas sobre microbiologia na odontologia pré-clínica em odontologia
Foram encontradas 411 questões
A sífilis é uma infecção crônica mundial causada pelo Treponema pallidum. O organismo é muito vulnerável ao meio seco; portanto, as principais vias de transmissão são o contato sexual e da mãe para o feto.
O estomatologista deve ficar atento às lesões a seguir, pois elas podem estar presentes nas diferentes 3 fases da sífilis:
I massa eritematosa e ulcerada na mucosa jugal.
II perfuração do palato duro.
III múltiplos nódulos endurecidos e levemente papilares no dorso da língua.
Essas lesões podem aparecer, respectivamente, nas fases:
Além da produção de ácidos, a sacarose estimula a produção de polissacarídeos extracelulares solúveis e insolúveis, sintetizados por enzimas bacterianas, cujas funções envolvem:
A placa bacteriana é clinicamente definida como uma substância estruturada, que adere firmemente às estruturas dentais, incluindo restaurações e próteses. O processo de formação da placa na superfície dentária pode ser dividido em três fases principais:
Assinale a alternativa que corresponde, segundo Genko a um microorganismo associado aos abscessos periodontais.
A saliva, fluido corporal produzido pelas glândulas salivares, apresenta como componentes as aglutininas, lisozimas, imunoglobulinas e bicarbonato, os quais podem afetar a microflora cariogênica. As funções da saliva não incluem a
Dentre as espécies bacterianas, consideradas agentes etiológicos da doença periodontal, podemos apontar, corretamente
Segundo Genco RJ e col, 1999, a alternativa que corresponde a um microorganismo associado com a Periodontite relacionada à diabetes mellitus insulinodependente é
A sucessão microbiana da microbiota oral é um processo dinâmico que envolve a mudança de um tipo de comunidade por outra, em resposta a modificação ao meio em que vivem. Essas sucessões podem ser classificadas como alogênica ou autogênica.
Analise as alternativas e assinale a correta.
Sobre o Estreptococcus do grupo mutans podemos afirmar, assinale a alternativa incorreta:
Tendo em vista os novos conhecimentos gerados sobre a transmissão precoce da microbiota cariogênica e seu impacto sobre a atividade cariogênica das crianças, analise as afirmativas abaixo.
I- A irrupção dentária e a aquisição de Estreptococcus grupo Mutans são eventos simultâneos na maioria dos casos.
II- A mãe e o pai são fontes naturais de infecção primária para dentes decíduos, caracterizando transmissão do tipo horizontal e endógena.
III- Os primeiros molares permanentes funcionam como reservatórios de Estreptococus saguinis para os segundos molares e pré-molares recém-erupcionados, sendo uma fonte endógena.
IV- A transmissão da infecção cariogênica se dá verticalmente entre as gerações e, usualmente, segue a vertente matriarcal.
Assinale a alternativa correta:
Há um grande número de gêneros de bactérias encontrados na cavidade oral. Assinale aquela que é classificada como Coco gram-positiva:
I. O elemento dentário que, em função da anatomia de sua raiz, deve ser extraído por movimentos de intrusão e rotação é denominado Incisivo central superior.
II. Os procedimentos físicos ou químicos, utilizados para provocar a morte dos microrganismos nas formas vegetativa e esporulada em instrumentais e outros materiais odontológicos, são denominados de Esterilização.
Julgue o item subsequente.
A produção de ácido por meio da metabolização de nutrientes pelas bactérias do biofilme e consequente aumento do pH é o fator responsável pela desmineralização do tecido dentário que pode resultar na formação da lesão de cárie.