Questões de Concurso Comentadas sobre microbiologia na odontologia pré-clínica em odontologia

Foram encontradas 411 questões

Q3080577 Odontologia

A sífilis é uma infecção crônica mundial causada pelo Treponema pallidum. O organismo é muito vulnerável ao meio seco; portanto, as principais vias de transmissão são o contato sexual e da mãe para o feto.

O estomatologista deve ficar atento às lesões a seguir, pois elas podem estar presentes nas diferentes 3 fases da sífilis: 


I massa eritematosa e ulcerada na mucosa jugal.

II perfuração do palato duro.

III múltiplos nódulos endurecidos e levemente papilares no dorso da língua.


Essas lesões podem aparecer, respectivamente, nas fases:

Alternativas
Q3035109 Odontologia
Sobre a etiologia da cárie dentária, a hipótese da placa ecológica estabelece que alterações em fatores ambientais modificam o equilíbrio da microbiota do biofilme. Isso ocorre, por exemplo, quando se aumenta a frequência de consumo da sacarose.
Além da produção de ácidos, a sacarose estimula a produção de polissacarídeos extracelulares solúveis e insolúveis, sintetizados por enzimas bacterianas, cujas funções envolvem: 
Alternativas
Q3033172 Odontologia
A erosão é a perda da estrutura dentária, causada por: 
Alternativas
Q3030075 Odontologia
A cárie dental é uma doença multifatorial. Qual dos seguintes fatores é considerado o principal agente etiológico da cárie?
Alternativas
Q2920076 Odontologia

A placa bacteriana é clinicamente definida como uma substância estruturada, que adere firmemente às estruturas dentais, incluindo restaurações e próteses. O processo de formação da placa na superfície dentária pode ser dividido em três fases principais:

Alternativas
Ano: 2008 Banca: FUNRIO Órgão: SUFRAMA Prova: FUNRIO - 2008 - SUFRAMA - Odontólogo |
Q2919597 Odontologia

Assinale a alternativa que corresponde, segundo Genko a um microorganismo associado aos abscessos periodontais.

Alternativas
Q2889657 Odontologia

A saliva, fluido corporal produzido pelas glândulas salivares, apresenta como componentes as aglutininas, lisozimas, imunoglobulinas e bicarbonato, os quais podem afetar a microflora cariogênica. As funções da saliva não incluem a

Alternativas
Q2882768 Odontologia

Dentre as espécies bacterianas, consideradas agentes etiológicos da doença periodontal, podemos apontar, corretamente

Alternativas
Ano: 2009 Banca: FUNRIO Órgão: MJSP Prova: FUNRIO - 2009 - MJ - Odontólogo |
Q2815927 Odontologia

Segundo Genco RJ e col, 1999, a alternativa que corresponde a um microorganismo associado com a Periodontite relacionada à diabetes mellitus insulinodependente é

Alternativas
Q2784964 Odontologia
Sobre a terapia das infecções bucais, sabe-se que a alteração das condições ambientais força algumas bactérias a sofrerem modificações. Assim, as bactérias mais sensíveis aos antibióticos morrem enquanto aquelas mais resistentes sobrevivem, gerando novas bactérias ainda mais adaptadas. Dessa forma, o uso indiscriminado (ou equivocado) de antimicrobianos é apontado como um dos maiores fatores que desencadeiam
Alternativas
Q2713135 Odontologia
Sobre semiologia, a lesão fundamental caracterizada por ser elevada em relação ao tecido normal, sua altura é pequena em em relação à extensão, consistentes à palpação e a superfície pode ser rugosa, verrucosa, ondulada, lisa ou apresentar diversas combinações desses aspectos é a:
Alternativas
Q2709770 Odontologia

A sucessão microbiana da microbiota oral é um processo dinâmico que envolve a mudança de um tipo de comunidade por outra, em resposta a modificação ao meio em que vivem. Essas sucessões podem ser classificadas como alogênica ou autogênica.


Analise as alternativas e assinale a correta.

Alternativas
Q2684415 Odontologia

Sobre o Estreptococcus do grupo mutans podemos afirmar, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Q2684410 Odontologia

Tendo em vista os novos conhecimentos gerados sobre a transmissão precoce da microbiota cariogênica e seu impacto sobre a atividade cariogênica das crianças, analise as afirmativas abaixo.


I- A irrupção dentária e a aquisição de Estreptococcus grupo Mutans são eventos simultâneos na maioria dos casos.

II- A mãe e o pai são fontes naturais de infecção primária para dentes decíduos, caracterizando transmissão do tipo horizontal e endógena.

III- Os primeiros molares permanentes funcionam como reservatórios de Estreptococus saguinis para os segundos molares e pré-molares recém-erupcionados, sendo uma fonte endógena.

IV- A transmissão da infecção cariogênica se dá verticalmente entre as gerações e, usualmente, segue a vertente matriarcal.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q2585848 Odontologia

Há um grande número de gêneros de bactérias encontrados na cavidade oral. Assinale aquela que é classificada como Coco gram-positiva:

Alternativas
Q2573875 Odontologia
Qual o método onde todos os microorganismos são destruídos, inclusive os esporos de bactérias, que são formas de resistência:
Alternativas
Q2555330 Odontologia
Momento em que os dentes são colonizados por estreptococos do grupo mutans:
Alternativas
Q2555323 Odontologia
Julgue as afirmativas abaixo:


I. O elemento dentário que, em função da anatomia de sua raiz, deve ser extraído por movimentos de intrusão e rotação é denominado Incisivo central superior.

II. Os procedimentos físicos ou químicos, utilizados para provocar a morte dos microrganismos nas formas vegetativa e esporulada em instrumentais e outros materiais odontológicos, são denominados de Esterilização. 
Alternativas
Q2555314 Odontologia
Os antissépticos melhoram os resultados clínicos das medidas de controle de placa bacteriana e: 
Alternativas
Q2552764 Odontologia

Julgue o item subsequente. 


A produção de ácido por meio da metabolização de nutrientes pelas bactérias do biofilme e consequente aumento do pH é o fator responsável pela desmineralização do tecido dentário que pode resultar na formação da lesão de cárie. 

Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: C
4: A
5: C
6: B
7: B
8: C
9: B
10: C
11: E
12: D
13: C
14: C
15: A
16: C
17: C
18: C
19: C
20: E