Questões de Concurso Sobre bacteriologia em biomedicina - análises clínicas

Foram encontradas 321 questões

Q3196815 Biomedicina - Análises Clínicas
As análises laboratoriais envolvendo a identificação de bactérias patogênica aos seres humanos, requer o transporte adequado dos materiais coletados. O transporte de material fecal humano, de pacientes com suspeita de infecção por bactérias do gênero Vibrio, pode ser realizado por meio de:
Alternativas
Q3196814 Biomedicina - Análises Clínicas
O crescimento e o isolamento de micobactérias de interesse à saúde humana, em meio de cultura específico, envolve diversas etapas laboratoriais. No processo de descontaminação e fluidificação de amostra de escarro, que libera as micobactérias do muco e da fibrina, utiliza-se o composto químico conhecido como:
Alternativas
Q3188868 Biomedicina - Análises Clínicas
A semeadura inicial do material clínico deve seguir procedimentos que permitam a obtenção de colônias isoladas e/ou que permitam estabelecer uma quantificação da carga bacteriana presente no material clínico. Considerando as técnicas de semeadura inicial, qual das alternativas abaixo é a CORRETA?
Alternativas
Q3188865 Biomedicina - Análises Clínicas
Para a garantia da qualidade dos corantes, da metodologia da coloração e da proficiência da pessoa responsável pela coloração de Gram, é necessário utilizar cepas bacterianas-padrão as quais devem apresentar as características morfotintoriais adequadas após o procedimento da coloração. Qual das cepas abaixo podem ser utilizadas no procedimento de controle de qualidade da coloração de Gram e qual o resultado que ela deve apresentar?
Alternativas
Q3188858 Biomedicina - Análises Clínicas
A prova de identificação bacteriana baseada na reação de catalase é bastante utilizada para diferenciar os gêneros Staphylococcus e Streptococcus. A prova da catalase é uma técnica bastante simples que se baseia na mistura de células bacterianas com solução de peróxido de hidrogênio. Considerando a prova da catalase, qual das alternativas abaixo está CORRETA?
Alternativas
Q3182102 Biomedicina - Análises Clínicas
Embora o controle de qualidade nos serviços de hemoterapia seja muito rigoroso, pode acontecer de um paciente receptor adquirir uma infecção devido à presença de um microrganismo no hemocomponente transfundido. É comum a ocorrência de alguns dos seguintes sinais e sintomas: tremores, calafrios, hipotensão arterial, taquicardia, dispneia, náusea, vômitos e, até mesmo, choque. Avaliando os resultados laboratoriais de hemocultura de um paciente que apresentou a maior parte desses sintomas após receber uma bolsa de concentrado de hemácias, observou-se no esfregaço sanguíneo após a coloração de Gram a presença de bacilos Gram-negativos. A amostra semeada em meio de cultura ágar MacConkey mostrou que a infecção foi causada por uma bactéria não fermentadora de lactose. Qual é a provável bactéria causadora da infecção? 
Alternativas
Q3182098 Biomedicina - Análises Clínicas
Qual dos seguintes agentes ou processos pode inibir temporariamente o crescimento bacteriano sem eliminá-lo, permitindo que a população bacteriana retome o crescimento após a remoção do agente?
Alternativas
Q3182093 Biomedicina - Análises Clínicas
As fases da curva de crescimento bacteriano refletem os diferentes eventos que ocorrem em uma população de células, com a taxa de crescimento variando conforme a fase:

Q15.png (548×412)


Durante a fase estacionária, ocorre crescimento bacteriano: 
Alternativas
Q3177455 Biomedicina - Análises Clínicas
Sobre a identificação de Pseudomonas aeruginosa, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) É uma bactéria aeróbia e pode ser identificada em infecções hospitalares.
( ) No ágar cetrimide, ela promove a produção de um pigmento fluorescente verde-amarelo.
( ) O teste de oxidação de glicose é negativo para Pseudomonas aeruginosa.
( ) A coloração de Gram pode revelar Pseudomonas aeruginosa como uma bactéria Gram-positiva e baciliforme.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3177441 Biomedicina - Análises Clínicas
Sobre o controle de qualidade em bacteriologia, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3177440 Biomedicina - Análises Clínicas
A hemocultura é um exame laboratorial amplamente utilizado em microbiologia clínica. Qual é o principal objetivo desse exame?
Alternativas
Q3177439 Biomedicina - Análises Clínicas
Em relação à coloração de Gram, enumere as etapas a seguir de acordo com a sequência correta do processo.

( ) Álcool.
( ) Cristal violeta.
( ) Fixação.
( ) Lugol.
( ) Safranina.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3177436 Biomedicina - Análises Clínicas
Os fatores de virulência de microrganismos podem ser codificados por genes presentes em elementos genéticos móveis, como plasmídeos. Considerando isso, assinale a alternativa que descreve um fator de virulência codificado pelo plasmídeo de Escherichia coli.
Alternativas
Q3177433 Biomedicina - Análises Clínicas
A Treponema paladium é uma bactéria causadora de:
Alternativas
Q3177016 Biomedicina - Análises Clínicas
Em um laboratório de análises clínicas, os testes rápidos para identificar tuberculose e sífilis são, respectivamente:
Alternativas
Q3176980 Biomedicina - Análises Clínicas
A respeito das infecções virais e bacterianas no sangue, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Os sintomas são similares e podem incluir febre, dor no corpo, cansaço, indisposição e falta de apetite.
( ) A gravidade da infecção depende do microrganismo e da resposta do organismo da pessoa contaminada.
( ) O diagnóstico diferencial é realizado com base em exames físicos e laboratoriais, e, em alguns casos, culturas para avaliar o crescimento dos microrganismos.
( ) O tratamento é determinado de acordo com o microrganismo identificado e pode conter o uso de antibióticos e anti-inflamatórios.
( ) A gravidade da infecção depende apenas da resposta do organismo da pessoa infectada.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3100578 Biomedicina - Análises Clínicas
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa e crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Pode ser transmitida por meio de secreções nasais, gotículas, tosse e espirro de pacientes infectados que não estão em tratamento. O diagnóstico é feito através do exame laboratorial de baciloscopia utilizando o método de
Alternativas
Q3087697 Biomedicina - Análises Clínicas
A lista de patógenos bacterianos prioritários da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2024 (Bacterial Priority Pathogens List -BPPL) é uma ferramenta importante na luta global contra a resistência aos antimicrobianos. Essa lista categorizou 24 bactérias em três grupos de prioridade: crítica, alta e média, com base na necessidade de pesquisa e desenvolvimento de novos antimicrobianos. Entre essas bactérias estão Klebsiella pneumoniae, Escherichia coli, Mycobacterium tuberculosis, Salmonella, Shigella, Neisseria gonorrhoeae, Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus. Esses patógenos são conhecidos por sua alta taxa de resistência a múltiplos antimicrobianos, representando um desafio significativo para a saúde pública global. Portanto, a identificação laboratorial precisa dessas bactérias é fundamental para um diagnóstico eficaz de infecções.
(WHO Bacterial Priority Pathogens List, 2024: bacterial pathogens of public health importance to guide research, development and strategies to prevent and control antimicrobial resistance. Geneva: World Health Organization; 2024.)

Sobre a identificação laboratorial de bactérias de interesse clínico, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biomédico |
Q3081332 Biomedicina - Análises Clínicas

Crescem em meio de cultura contendo sangue produzindo uma zona de alfa-hemólise em torno da colônia. Não conseguem degradar o H2O2, são solubilizados pela bile e têm seu crescimento inibido pelo antibiótico Optoquina. À coloração de Gram se apresentam como diplococos de coloração em tonalidade azulescuro/roxo.

Clinicamente, está relacionada a casos de infecções como otite, sinusite e meningite, entre outros.

A bactéria que melhor se encaixa na descrição acima é 

Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biomédico |
Q3081322 Biomedicina - Análises Clínicas

As infecções do trato respiratório inferior clinicamente podem variar desde bronquites a casos graves de pneumonias e podem ter diferentes etiologias, principalmente virais e bacterianas. As pneumonias, por sua vez, podem ser didaticamente divididas em pneumonias adquiridas na comunidade ou em ambientes hospitalares.

Dentre os agentes etiológicos típicos mais frequentemente isolados nas pneumonias da comunidade, além do S. pneumoniae, pode-se destacar

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: E
5: C
6: C
7: C
8: B
9: A
10: C
11: B
12: A
13: A
14: D
15: C
16: C
17: E
18: B
19: C
20: C