Questões de Concurso
Sobre estudo das anemias em biomedicina - análises clínicas
Foram encontradas 129 questões
I. A doença da hemoglobina S homozigota é uma anemia hemolítica crônica grave que se manifesta primeiramente no início da infância. Nessa doença, o ácido glutâmico na sexta posição na cadeia β da hemoglobina é substituído pela valina. No esfregaço sanguíneo, comumente são vistos drepanócitos.
PORQUE
II. A hemoglobina S (HbS) é livremente solúvel quando totalmente oxigenada. Quando o oxigênio é removido, a HbS se torna insolúvel, se polimeriza e forma tactoides (cristais fluidos) que são rígidos e deformam a célula, conferindo-lhe a forma morfológica característica de foice.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Coluna 1
1. Anemia ferropriva.
2. Anemia megaloblástica.
3. Anemia por perda de sangue aguda.
4. Anemia hemolítica.
Coluna 2
( ) Normocitose, normocromia, geralmente presença de pecilocitose, presença de eritroblastos, reticulocitose, bilirrubina indireta elevada e lactato desidrogenase com atividade aumentada.
( ) Macrocitose e deficiência de vitaminas.
( ) Microcitose, hipocromia, anisocitose e deficiência de uma metaloproteína.
( ) Normocitose, normocromia, pode ter presença de eritroblastos, reticulocitose e forma hemática normal.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. O termo hemoglobinopatia refere-se a um grupo de doenças em que ocorre alteração na produção da hemoglobina. As hemoglobinopatias mais frequentes são representadas pela Doença Falciforme e, a seguir, a Talassemia. As outras hemoglobinopatias mais raras são representadas pelas HbC, HbE e HbD.
II. A doença falciforme é umas das alterações genéticas mais frequentes no Brasil e constitui-se em um grupo de doenças genéticas caracterizadas pela predominância da hemoglobina S (HbS) nas hemácias: anemia falciforme (HbSS), HbSC, Stalassemias e outras mais raras, como as Hb SD e Hb SE.
III. A gravidade clínica da doença falciforme é variável, mas a maioria apresenta as formas crônica e grave da doença, exacerbada pelas chamadas “crises”. A morbidade e a mortalidade são o resultado de infecções, anemia hemolítica e de microinfartos decorrentes de uma vaso-oclusão microvascular difusa.
IV. Os sintomas modificam-se de acordo com a idade do paciente e, sobretudo, segundo os cuidados que se têm para preveni-los. As principais manifestações e complicações da doença falciforme são: anemia crônica e icterícia, crises álgicas (crises de dor), infecções, sequestro esplênico agudo, principalmente em crianças com HbSS, acidente vascular isquêmico nas crianças e adolescentes, úlcera de perna.
Estão CORRETAS:
O exame de velocidade de hemossedimentação (VHS) é um exame sensível, mas pouco específico, dos processos inflamatórios e(ou) infecciosos. Apesar de ainda ser solicitado, mais por costume do que por sua real utilidade, ele vem sendo substituído por outros marcadores mais específicos de inflamação. Acerca desse exame, julgue o item subsequente.
A sedimentação dos eritrócitos ocorre muito mais
rapidamente na presença de uma alta concentração de
proteínas, sobretudo no caso de proteínas denominadas
reagentes de fase aguda.
I. Neutrofilia ou leucocitose neutrófila é a elevação da contagem absoluta de eritrócitos acima da que seria esperada em um indivíduo sadio de mesmo sexo, idade, etnia e estado fisiológico, levando à poliglobulia.
II. Uma causa primária de poliglobulia se deve a células progenitoras eritroides com sensibilidade aumentada à eritropoetina, às vezes causada por mutação do gene para o receptor de eritropoetina, gene EPOR.
III. Uma causa de poliglobulia secundária causada por hipóxia tecidual é a apneia do sono ou outras síndromes de hipoventilação, incluindo a obesidade mórbida (síndrome de Pickwick).
Está CORRETO o que se afirma: