Questões de Concurso Sobre estudo das anemias em biomedicina - análises clínicas

Foram encontradas 129 questões

Q3220586 Biomedicina - Análises Clínicas
Em um exame de eletroforese de hemoglobina, um paciente apresentou uma banda anômala com mobilidade eletroforética diferente da hemoglobina A. Diante desse achado, a conduta laboratorial mais adequada é: 
Alternativas
Q3208933 Biomedicina - Análises Clínicas
Explique as características e aplicações clínicas da enzima PSA (Antígeno Prostático Específico) como biomarcador tumoral:
Alternativas
Q3208920 Biomedicina - Análises Clínicas
Indique a interpretação correta dos índices hematimétricos em um hemograma que apresenta VCM = 75 fL, HCM = 24 pg e CHCM = 30 g/dL:
Alternativas
Q3208919 Biomedicina - Análises Clínicas
Qual a principal diferença entre as leucemias e as talassemias?
Alternativas
Q3208918 Biomedicina - Análises Clínicas
Um paciente apresenta os seguintes resultados no hemograma: hemácias microcíticas e hipocrômicas, RDW aumentado e ferritina sérica baixa. Qual o tipo de anemia mais provável? 
Alternativas
Q3201820 Biomedicina - Análises Clínicas
Qual o principal objetivo da contagem e coloração de reticulócitos em um hemograma?
Alternativas
Q3201802 Biomedicina - Análises Clínicas
Os índices hematimétricos são parâmetros utilizados na análise de um hemograma. Dentre os índices existentes qual é usado para avaliar o tamanho médio dos glóbulos vermelhos?
Alternativas
Q3191544 Biomedicina - Análises Clínicas
A anemia falciforme é uma doença causada por mutação genética que confere uma proteção contra a malária em regiões endêmica. Esta mutação leva os eritrócitos a uma forma anormal, o que dificulta a invasão do parasita da malária. Qual o gênero que pertencente o parasita causador da malária?
Alternativas
Q3191541 Biomedicina - Análises Clínicas
Paciente com 18 anos procura o serviço médico com sintomas de cansaço, falta de ar e palidez cutânea com os seguintes resultados laboratoriais: hemoglobina 9,5 g/dL, hematócrito 32%, VCM 71fL e HCM 21pg. Na eletroforese de hemoglobinas A1 de 95%, A2 4,5% e Hb Fetal de 0,5%. A pesquisa de metabolismo de ferro estava normal. Qual a principal suspeita diagnóstica?
Alternativas
Q3182116 Biomedicina - Análises Clínicas
Sobre a Doença Falciforme (DF), assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3182108 Biomedicina - Análises Clínicas
A transfusão de sangue é um procedimento que pode ser indicado para tratar diversos quadros de anemia. Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas referente a uma anemia em que o paciente precisa de várias transfusões de sangue ao longo de sua vida:

I. A doença da hemoglobina S homozigota é uma anemia hemolítica crônica grave que se manifesta primeiramente no início da infância. Nessa doença, o ácido glutâmico na sexta posição na cadeia β da hemoglobina é substituído pela valina. No esfregaço sanguíneo, comumente são vistos drepanócitos.
PORQUE
II. A hemoglobina S (HbS) é livremente solúvel quando totalmente oxigenada. Quando o oxigênio é removido, a HbS se torna insolúvel, se polimeriza e forma tactoides (cristais fluidos) que são rígidos e deformam a célula, conferindo-lhe a forma morfológica característica de foice.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3182107 Biomedicina - Análises Clínicas
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as anemias com as alterações mais frequentes encontradas no hemograma e demais exames laboratoriais.

Coluna 1
1. Anemia ferropriva.
2. Anemia megaloblástica.
3. Anemia por perda de sangue aguda.
4. Anemia hemolítica.

Coluna 2
( ) Normocitose, normocromia, geralmente presença de pecilocitose, presença de eritroblastos, reticulocitose, bilirrubina indireta elevada e lactato desidrogenase com atividade aumentada.
( ) Macrocitose e deficiência de vitaminas.
( ) Microcitose, hipocromia, anisocitose e deficiência de uma metaloproteína.
( ) Normocitose, normocromia, pode ter presença de eritroblastos, reticulocitose e forma hemática normal.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3176999 Biomedicina - Análises Clínicas
Anemia e leucemia são doenças que atingem as células sanguíneas, mas possuem diferenças significativas. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3155705 Biomedicina - Análises Clínicas
“As anemias podem ser classificadas com base nos índices hematimétricos, permitindo diagnósticos diferenciais” (Hoffbrand & Moss, 2019). Qual dos achados abaixo está associado a uma anemia microcítica hipocrômica?
Alternativas
Q3075467 Biomedicina - Análises Clínicas
Sobre os principais parâmetros plaquetários avaliados em exames laboratoriais, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3012179 Biomedicina - Análises Clínicas
Sobre a Hemoglobinopatias, é CORRETO afirmar que:

I. O termo hemoglobinopatia refere-se a um grupo de doenças em que ocorre alteração na produção da hemoglobina. As hemoglobinopatias mais frequentes são representadas pela Doença Falciforme e, a seguir, a Talassemia. As outras hemoglobinopatias mais raras são representadas pelas HbC, HbE e HbD.

II. A doença falciforme é umas das alterações genéticas mais frequentes no Brasil e constitui-se em um grupo de doenças genéticas caracterizadas pela predominância da hemoglobina S (HbS) nas hemácias: anemia falciforme (HbSS), HbSC, Stalassemias e outras mais raras, como as Hb SD e Hb SE.

III. A gravidade clínica da doença falciforme é variável, mas a maioria apresenta as formas crônica e grave da doença, exacerbada pelas chamadas “crises”. A morbidade e a mortalidade são o resultado de infecções, anemia hemolítica e de microinfartos decorrentes de uma vaso-oclusão microvascular difusa.

IV. Os sintomas modificam-se de acordo com a idade do paciente e, sobretudo, segundo os cuidados que se têm para preveni-los. As principais manifestações e complicações da doença falciforme são: anemia crônica e icterícia, crises álgicas (crises de dor), infecções, sequestro esplênico agudo, principalmente em crianças com HbSS, acidente vascular isquêmico nas crianças e adolescentes, úlcera de perna.


Estão CORRETAS:
Alternativas
Q2573410 Biomedicina - Análises Clínicas

O exame de velocidade de hemossedimentação (VHS) é um exame sensível, mas pouco específico, dos processos inflamatórios e(ou) infecciosos. Apesar de ainda ser solicitado, mais por costume do que por sua real utilidade, ele vem sendo substituído por outros marcadores mais específicos de inflamação. Acerca desse exame, julgue o item subsequente. 


A sedimentação dos eritrócitos ocorre muito mais rapidamente na presença de uma alta concentração de proteínas, sobretudo no caso de proteínas denominadas reagentes de fase aguda.

Alternativas
Q2500311 Biomedicina - Análises Clínicas
O diagnóstico oncológico utiliza diversos parâmetros, entre eles, as avaliações clínica e histopatológica. O exame histopatológico é um dos melhores exames disponíveis para o diagnóstico confirmatório de tumor maligno, a avaliação de prognóstico e o direcionamento terapêutico para diferentes tumores. Quando diagnosticado, o tumor maligno, entre outras metodologias de avaliação, é classificado segundo o seu grau de diferenciação tumoral, que distingue cada tipo de tumor em relação ao tecido de origem de estadiamento. Assim, considerando a classificação do grau de diferenciação histológico dos tumores, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2493584 Biomedicina - Análises Clínicas
A respeito das causas de poliglobulia, analisar os itens.

I. Neutrofilia ou leucocitose neutrófila é a elevação da contagem absoluta de eritrócitos acima da que seria esperada em um indivíduo sadio de mesmo sexo, idade, etnia e estado fisiológico, levando à poliglobulia.
II. Uma causa primária de poliglobulia se deve a células progenitoras eritroides com sensibilidade aumentada à eritropoetina, às vezes causada por mutação do gene para o receptor de eritropoetina, gene EPOR.
III. Uma causa de poliglobulia secundária causada por hipóxia tecidual é a apneia do sono ou outras síndromes de hipoventilação, incluindo a obesidade mórbida (síndrome de Pickwick).

Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q2479308 Biomedicina - Análises Clínicas
Nos laboratórios de hematologia são realizados diversos testes utilizando glóbulos vermelhos dos doadores e dos receptores de hemocomponentes. O exame empregado para demonstrar a ligação in vivo de anticorpos aos eritrócitos na anemia hemolítica autoimune é denominado:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: C
5: D
6: D
7: E
8: D
9: C
10: A
11: B
12: C
13: A
14: B
15: D
16: E
17: C
18: E
19: C
20: A