Questões de Concurso Sobre imunogenética em biomedicina - análises clínicas

Foram encontradas 88 questões

Q3262551 Biomedicina - Análises Clínicas
O sistema HLA exerce um papel importante na geração das respostas imunes a patógenos, aos transplantes de tecidos e na suscetibilidade a distúrbios autoimunes. A possibilidade normal de cada locus cromossômico desse sistema conter diferentes genes para uma mesma glicoproteína é denominada:
Alternativas
Q3262549 Biomedicina - Análises Clínicas
Os antígenos leucocitários humano (HLA) formam um grupo especial de proteínas localizadas na superfície de quase todas as células humanas. Os HLA de classe II, em geral, são encontrados nas células denominadas apresentadoras de antígenos, em que se destacam os tipos:
Alternativas
Q2273669 Biomedicina - Análises Clínicas

Embora o mecanismo pelo qual um vírus infecta e é liberado da célula hospedeira possa variar, o mecanismo básico de multiplicação é similar a todos os vírus. Os bacteriófagos podem se multiplicar por dois mecanismos alternativos: o ciclo lítico e o lisogênico. Considerando-se as etapas do ciclo lítico dos bacteriófagos T-pares, colocar os itens abaixo na ordem em que ocorrem e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


I. Durante esse processo, a bainha da cauda do fago se contrai, e o centro da cauda atravessa a parede e a membrana celular da bactéria, injetando o DNA no interior da célula.


II. Assim que o DNA viral alcança o citoplasma, o fago se utiliza da maquinaria celular para a produção de todos os componentes virais.


III. Os bacteriófagos T-pares possuem fibras na extremidade da cauda, que atuam como sítios que servem para adesão. Os receptores complementares estão na parede da célula bacteriana.


IV. A lisozima, codificada por um gene viral, é sintetizada pelo maquinário da célula hospedeira. Essa enzima destrói a parede celular bacteriana, provocando a lise da célula e liberando os novos bacteriófagos produzidos.

Alternativas
Q2273667 Biomedicina - Análises Clínicas
A covid-19 é uma doença infecciosa provocada pelo vírus SARS-CoV2, que já levou a óbito mais de 690 mil pessoas no Brasil. O Boletim Epidemiológico nº 44, publicado pelo Ministério da Saúde em 02/01/2021 (antes do início da vacinação), registrou 195.725 óbitos, ao passo que o Boletim Epidemiológico nº 141, publicado em 03/12/2022, registrou 326 óbitos. Os dados mostram a importância das vacinas desenvolvidas que ajudaram a diminuir os óbitos e as internações no Brasil e no mundo. A respeito das vacinas e suas tecnologias, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2272532 Biomedicina - Análises Clínicas
O método padrão-ouro para diagnóstico de COVID-19 é a RT-PCR. Um parâmetro importante quando do uso deste método é o denominado Cycle Threshold (CT), que os analistas de laboratório utilizam para correlacionar com a quantidade de material genético (I) do vírus presente na amostra. Deste modo, tentando-se inferir a carga viral no paciente, diz-se que o valor de CT é (II) à carga viral.
    Assinale a alternativa em que os termos correspondem a (I) e (II), respectivamente, completando corretamente a frase.
Alternativas
Q1755275 Biomedicina - Análises Clínicas
Assinale a alternativa que apresenta uma das principais doenças autoimunes em que sua principal reação imunológica ocorre devido à produção de autoanticorpos que irão atacar inúmeros componentes intracelulares.
Alternativas
Q1786785 Biomedicina - Análises Clínicas
O diagnóstico das doenças reumatológicas autoimunes é considerado complexo devido ao seu pleomorfismo clínico. No âmbito dos testes laboratoriais e doenças auto-imunes, é correto:
I. em doenças auto-imunes, como o Lúpus Eritematoso Sistêmico, Síndrome de Sjögren e Artrite Reumatóide, é comum a produção de anticorpos antinucleares, sendo este o único foco das metodologias laboratoriais modernas na descoberta dessas doenças. II. os avanços metodológicos levaram a um aumento expressivo na sensibilidade do teste e, consequentemente, à diminuição de sua especificidade, na pesquisa de anticorpos contra fator antinúcleo (FAN). III. os autoanticorpos podem refletir a presença, a natureza e a intensidade de uma resposta imune. IV. os autoanticorpos são capazes de auxiliar no diagnóstico, mas não podem ser utilizados para predizer manifestações clínicas específicas permitindo, assim, a prevenção terciária das complicações da doença.
Alternativas
Q1079206 Biomedicina - Análises Clínicas

As doenças autoimunes são, na verdade, o resultado de uma resposta imunológica indesejada ao organismo humano, ou seja, o sistema imune ataca o próprio organismo. O lúpus eritematoso sistêmico é um exemplo de doença autoimune que afeta o tecido conjuntivo, causando distúrbios inflamatórios.

O seguinte teste, sendo negativo, quase sempre descarta a possibilidade de diagnóstico dessa doença:

Alternativas
Ano: 2019 Banca: COSEAC Órgão: UFF Prova: COSEAC - 2019 - UFF - Farmacêutico - Bioquímico |
Q981820 Biomedicina - Análises Clínicas
Anticorpos antinucleares ocorrem em mais de 98% dos indivíduos com lúpus eritematoso, quando pesquisados por IFI, utilizando-se células HEp-2. O(s) autoanticorpo(s) específico(s) de maior utilidade clínica na doença é(são):
Alternativas
Q923731 Biomedicina - Análises Clínicas
Em processos alérgicos, é comum a elevação da imunoglobulina de classe:
Alternativas
Ano: 2017 Banca: FUNDATEC Órgão: FHGV
Q1210599 Biomedicina - Análises Clínicas
As leucemias são doenças que acometem os leucócitos, em que o diagnóstico precoce e preciso é fundamental para determinar o início do tratamento e aumentar as chances de controle e cura da doença. Nas últimas três décadas, houve progresso no diagnóstico em função do desenvolvimento de novas metodologias e, como consequência, a detecção precoce das leucemias agudas, que antes, invariavelmente, eram fatais. Um teste sofisticado para o diagnóstico de leucemias que, utilizando anticorpos, ajuda a caracterizar os antígenos existentes na superfície da célula leucêmica, tornando-se importante para estabelecer a melhor estratégia de tratamento, é conhecido como:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2016 - EBSERH - Biomédico (HUAP-UFF) |
Q752602 Biomedicina - Análises Clínicas

Assinale Verdadeiro(V) ou Falso (F) nas sentenças abaixo sobre a doença autoimune Lupus Eritematoso Sistêmico (LES):

( ) Os autoanticorpos contidos nos critérios diagnósticos de LES incluem Fator anti núcleo (FAN), anti-DNA e anticardiolipina IgG ou IgM.

( ) O anticorpo anti-Sm é inespecífico e não deve ser considerado para diagnóstico de LES.

( ) Os autoanticorpos no LES são geralmente policlonais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Q2272161 Biomedicina - Análises Clínicas
Um método bem estabelecido para amplificação de fitas de DNA para o diagnóstico de doenças é o conhecido como 
Alternativas
Ano: 2014 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: UFMS Prova: INSTITUTO AOCP - 2014 - UFMS - Biólogo |
Q1330353 Biomedicina - Análises Clínicas
Sobre o teste de Coombs direto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q418728 Biomedicina - Análises Clínicas
Acerca dos testes utilizados para detecção de alergias, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q406333 Biomedicina - Análises Clínicas
As doenças autoimunes são um tipo de desordem imunológica em que o organismo não reconhece os antígenos dos tecidos ou substâncias do próprio organismo e os ataca. São exames laboratoriais que auxiliam no diagnóstico de doenças autoimunes, EXCETO.
Alternativas
Q1640696 Biomedicina - Análises Clínicas
A função fisiológica específica das proteínas Rh ainda é desconhecida. Todavia, existe uma crença muito forte de que as proteínas Rh podem constituir
Alternativas
Q1640695 Biomedicina - Análises Clínicas
Clinicamente, os anticorpos ABO são uma causa de reações hemolíticas transfusionais e doença hemolítica do recém-nascido.
Os anticorpos ABO podem, EXCETO:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2013 - EBSERH - Biomédico |
Q513422 Biomedicina - Análises Clínicas
Entre as doenças autoimunes encontra-se a artrite reumatoide, sendo a pesquisa do Fator Reumatoide (FR) um dos critérios diagnósticos da doença. Quanto ao FR, é correto afirmar:
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: INCA
Q1187105 Biomedicina - Análises Clínicas
Vários exames laboratoriais são utilizados para avaliar o estado imunológico do paciente em lista de espera para receber um transplante de órgão. As técnicas moleculares permitem diferenciar produtos HLA funcionalmente distintos que são indistinguíveis por métodos sorológicos. Com relação aos exames complementares para tipagem de HLA, julgue o item a seguir. 
 Trombose, agregação plaquetária e hemorragia são expressos, clinicamente, pelo resultado da ação de anticorpos ligados ao enxerto que fixam complemento e causam dano ao endotélio vascular. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: D
5: B
6: E
7: B
8: C
9: D
10: B
11: B
12: B
13: D
14: A
15: B
16: D
17: C
18: D
19: C
20: C