Questões de Concurso Sobre técnicas e exames relacionados ao estudo da coagulação em biomedicina - análises clínicas

Foram encontradas 141 questões

Q3213752 Biomedicina - Análises Clínicas
Durante uma coleta de sangue para análise de gasometria, um técnico utiliza uma seringa com heparina inadequada. Tal erro acarretará a(o):
Alternativas
Q3208917 Biomedicina - Análises Clínicas
Determine, com base na metodologia laboratorial, o reagente necessário para a avaliação do tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPa) e sua aplicação clínica:
Alternativas
Q3208916 Biomedicina - Análises Clínicas
Identifique a metodologia utilizada para a determinação do tempo de protrombina (TP) e seu principal objetivo clínico:
Alternativas
Q3201823 Biomedicina - Análises Clínicas
Qual é o principal objetivo do tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPa) em exames de coagulação?
Alternativas
Q3196811 Biomedicina - Análises Clínicas
A coagulação sanguínea humana é um processo complexo que visa à parada do sangramento envolvendo uma série de proteínas plasmáticas. Na via extrínseca clássica da cascata de coagulação humana, o fator X, na presença do fator V ativado, realiza a ativação da protrombina, também conhecida como fator: 
Alternativas
Q3188693 Biomedicina - Análises Clínicas
As técnicas de hemaglutinação direta ou indireta permitiram o conhecimento dos grupos sanguíneos, sendo hoje relatados mais de 280 antígenos agrupados em 30 sistemas – notadamente o ABO, o Rh e o MNS, além de outros mais complexos.
Fonte: https://www.epsjv.fiocruz.br


Considerando o sistema ABO é correto afirmar:
Alternativas
Q3177422 Biomedicina - Análises Clínicas
Por que a coleta de sangue arterial é indicada em alguns exames laboratoriais?
Alternativas
Q3177009 Biomedicina - Análises Clínicas
Trombose ocorre quando um coágulo de sangue se forma em uma veia ou artéria, bloqueando o fluxo sanguíneo. A trombose pode ser grave e, se não for tratada, levar a complicações como embolia, infarto ou AVC. São tipos de trombose:

I. Trombose venosa.
II. Trombose venosa superficial.
III. Trombose venosa profunda.
IV. Trombose venosa renal.
V. Trombose da veia femoral.

Quais estão corretos?
Alternativas
Q3176994 Biomedicina - Análises Clínicas
Distúrbios de coagulação acontecem quando o organismo é incapaz de formar quantidades suficientes das proteínas que são necessárias para auxiliar o sangue no processo de coagulação, interrompendo a hemorragia. Essas proteínas são denominadas:
Alternativas
Q3176985 Biomedicina - Análises Clínicas
O exame de tipagem sanguínea serve para avaliar qual tipo sanguíneo o indivíduo possui. Nesse sentido, assinale a alternativa que define corretamente a forma como esse exame é realizado. 
Alternativas
Q3144790 Biomedicina - Análises Clínicas
A hipertensão intracraniana é um aumento anormal da pressão dentro do crânio, que pode ser causada por diversas condições e que pode levar a complicações graves se não for tratada adequadamente. O manejo desse quadro envolve várias etapas, sendo uma delas o uso de agentes osmóticos hipertônicos, como manitol ou solução salina hipertônica. O uso desses agentes pode ocasionar alterações a nível de marcadores clínicos como:
Alternativas
Q3122935 Biomedicina - Análises Clínicas
Os anticoagulantes são recursos importantíssimos para a manutenção da estabilidade da analitos no processo de coleta de sangue.
Embora possa ser utilizado soro para dosagem de glicose sanguínea, o plasma obtido usando fluoreto de sódio é melhor porque
Alternativas
Q3122934 Biomedicina - Análises Clínicas
A contagem de reticulócitos no sangue periférico é uma determinação valiosa no laboratório de hematologia por ser um indicador sensível da atividade eritropoiética da medula óssea, tanto no diagnóstico e acompanhamento de anemias (de origem medular ou extramedular) quanto no monitoramento de terapias e de transplante de medula óssea.

Captura_de tela 2024-12-27 100432.png (403×144)
LEONART, M. S. S.: Editorial e Comentários. Rev. Bras. Hematol. Hemoter. 31 (5). 2009.

A imagem a seguir remete a um exame de contagem de reticulócitos, no qual foi observada a presença de três diferentes tipos de eritroblastos em fases de maturação diferentes.


Disponível em: https://laces.icb.ufg.br/p/20104-alteracoes-patologicasserie-vermelha-sangue-periferico. Acesso em: 8 out. 2024.

Quais tipos de eritroblastos (indicados pela seta contínua, seta tracejada e as duas setas contínuas, respectivamente) deverão constar no laudo desse exame?
Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biólogo |
Q3079600 Biomedicina - Análises Clínicas

Antes de 2009 a hemoglobina glicada (HbA1c) era apenas utilizada para acompanhar o tratamento dos pacientes com diagnóstico já estabelecido para diabetes. Mas, em 2010, a Sociedade Americana de Diabetes (ADA) incluiu novos critérios para o diagnóstico de DM incluindo a HbA1c. Contudo, uma das condições abaixo pode influenciar na acurácia do valor desse teste. Identifique-a.

Alternativas
Q2501672 Biomedicina - Análises Clínicas
O fibrinogênio é um fator de coagulação, (fator I), necessário para a formação do coágulo. Sobre o fibrinogênio e seu papel na cascata de coagulação, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2493578 Biomedicina - Análises Clínicas
O exame de tempo de protrombina (TP) mede quanto tempo um coágulo leva para se formar em uma amostra de sangue. A RNI (razão normalizada internacional) é um tipo de cálculo baseado nos resultados do exame de TP. Sobre TP e RNI, avaliar os itens.


I. O TP não é sensível para fatores da coagulação se estiverem moderadamente diminuídos (>30%). Além disso, não é sensível para anormalidades dos fatores envolvidos na via da coagulação intrínseca (fatores XII, XI, IX e VIII) ou nas deficiências de proteínas C ou S.

II. Usado para monitoramento da terapia anticoagulante oral em longo prazo com cumarínicos e derivados da indanediona. O TP está mais prolongado do que o TTP e de modo mais consistente. O fator V não é afetado pelos anticoagulantes orais, porém pode diminuir quando houver doença hepática.

Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q2479307 Biomedicina - Análises Clínicas
A produção de fibrina, a partir do fibrinogênio, é um evento central nas vias de coagulação do sangue. A formação do coágulo de fibrina é uma das etapas finais na cascata de coagulação sanguínea, sendo este fortificado por ligações cruzadas induzidas pelo fator ativado:
Alternativas
Q2461566 Biomedicina - Análises Clínicas

Julgue o item a seguir, que se refere a exames em hematologia.


O exame de agregação plaquetária (hemostasia) é principalmente indicado para monitorar o uso de heparina e a presença ou ausência dos fatores de coagulação, sendo útil para se avaliar a hemostasia secundária e, assim, se fazer o diagnóstico de alterações como hemofilia, doença de von Willebrand e trombofilia, por exemplo. 

Alternativas
Q2452821 Biomedicina - Análises Clínicas
Um paciente em tratamento com anticoagulante oral deve ser avaliado periodicamente para garantir a eficácia e a segurança do tratamento.
Em um contexto de monitoramento desse paciente, qual é o melhor exame laboratorial a ser utilizado? 
Alternativas
Q2427889 Biomedicina - Análises Clínicas

Assinale a alternativa errada sobre os testes de coagulação sanguínea.

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: D
5: B
6: B
7: B
8: D
9: D
10: A
11: D
12: A
13: B
14: A
15: B
16: D
17: D
18: E
19: C
20: D