Questões de Concurso
Sobre técnicas e exames relacionados ao estudo da coagulação em biomedicina - análises clínicas
Foram encontradas 128 questões
Antes de 2009 a hemoglobina glicada (HbA1c) era apenas utilizada para acompanhar o tratamento dos pacientes com diagnóstico já estabelecido para diabetes. Mas, em 2010, a Sociedade Americana de Diabetes (ADA) incluiu novos critérios para o diagnóstico de DM incluindo a HbA1c. Contudo, uma das condições abaixo pode influenciar na acurácia do valor desse teste. Identifique-a.
I. O TP não é sensível para fatores da coagulação se estiverem moderadamente diminuídos (>30%). Além disso, não é sensível para anormalidades dos fatores envolvidos na via da coagulação intrínseca (fatores XII, XI, IX e VIII) ou nas deficiências de proteínas C ou S.
II. Usado para monitoramento da terapia anticoagulante oral em longo prazo com cumarínicos e derivados da indanediona. O TP está mais prolongado do que o TTP e de modo mais consistente. O fator V não é afetado pelos anticoagulantes orais, porém pode diminuir quando houver doença hepática.
Está CORRETO o que se afirma:
Julgue o item a seguir, que se refere a exames em hematologia.
O exame de agregação plaquetária (hemostasia) é
principalmente indicado para monitorar o uso de heparina e a
presença ou ausência dos fatores de coagulação, sendo útil
para se avaliar a hemostasia secundária e, assim, se fazer o
diagnóstico de alterações como hemofilia, doença de von
Willebrand e trombofilia, por exemplo.
Em um contexto de monitoramento desse paciente, qual é o melhor exame laboratorial a ser utilizado?
Assinale a alternativa errada sobre os testes de coagulação sanguínea.
Anticoagulantes são compostos que têm a capacidade de Impedir a formação de coágulos no sangue, inibindo a síntese dos fatores de coagulação. Sobre anticoagulantes, assinale a alternativa incorreta.
Sem dúvida, a Hematologia é um dos setores com enorme volumetria de exames nos laboratórios de análises clínicas. Sobre os testes hematológicos, assinale a alternativa incorreta.
I. A heparina é um anticoagulante utilizado para amostras de sangue destinadas à medição dos níveis de eletrólitos e outros exames bioquímicos de rotina.
II. O citrato e a biotina têm sido usados como anticoagulantes para a coleta de amostras de sangue destinadas a testes de coagulação gerais, como Tempo de Protrombina (TP) e o Tempo de Tromboplastina Parcial (TTP).
III. EDTA é o anticoagulante comumente usado para determinações hematológicas de rotina, atuando como um anticoagulante a partir da quelação em íons cálcio, que são necessários para o processo de coagulação.
I- Após coleta de sangue, é fundamental homogeneizar vigorosamente os tubos de critrato.
II- O Ácido etilenodiaminotetracético, a heparina e o citrato de sódio são os anticoagulantes mais utilizados para exames hematológicos.
III- Os materiais dos tubos de coleta não influenciam na variabilidade dos valores de referência.
Analisadas as afirmativas, assinale a alternativa CORRETA: