Questões de Concurso Sobre técnicas e exames relacionados ao estudo da coagulação em biomedicina - análises clínicas

Foram encontradas 129 questões

Q3144790 Biomedicina - Análises Clínicas
A hipertensão intracraniana é um aumento anormal da pressão dentro do crânio, que pode ser causada por diversas condições e que pode levar a complicações graves se não for tratada adequadamente. O manejo desse quadro envolve várias etapas, sendo uma delas o uso de agentes osmóticos hipertônicos, como manitol ou solução salina hipertônica. O uso desses agentes pode ocasionar alterações a nível de marcadores clínicos como: A hipertensão intracraniana é um aumento anormal da pressão dentro do crânio, que pode ser causada por diversas condições e que pode levar a complicações graves se não for tratada adequadamente. O manejo desse quadro envolve várias etapas, sendo uma delas o uso de agentes osmóticos hipertônicos, como manitol ou solução salina hipertônica. O uso desses agentes pode ocasionar alterações a nível de marcadores clínicos como:  
Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biólogo |
Q3079600 Biomedicina - Análises Clínicas

Antes de 2009 a hemoglobina glicada (HbA1c) era apenas utilizada para acompanhar o tratamento dos pacientes com diagnóstico já estabelecido para diabetes. Mas, em 2010, a Sociedade Americana de Diabetes (ADA) incluiu novos critérios para o diagnóstico de DM incluindo a HbA1c. Contudo, uma das condições abaixo pode influenciar na acurácia do valor desse teste. Identifique-a.

Alternativas
Q2501672 Biomedicina - Análises Clínicas
O fibrinogênio é um fator de coagulação, (fator I), necessário para a formação do coágulo. Sobre o fibrinogênio e seu papel na cascata de coagulação, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2493578 Biomedicina - Análises Clínicas
O exame de tempo de protrombina (TP) mede quanto tempo um coágulo leva para se formar em uma amostra de sangue. A RNI (razão normalizada internacional) é um tipo de cálculo baseado nos resultados do exame de TP. Sobre TP e RNI, avaliar os itens.


I. O TP não é sensível para fatores da coagulação se estiverem moderadamente diminuídos (>30%). Além disso, não é sensível para anormalidades dos fatores envolvidos na via da coagulação intrínseca (fatores XII, XI, IX e VIII) ou nas deficiências de proteínas C ou S.

II. Usado para monitoramento da terapia anticoagulante oral em longo prazo com cumarínicos e derivados da indanediona. O TP está mais prolongado do que o TTP e de modo mais consistente. O fator V não é afetado pelos anticoagulantes orais, porém pode diminuir quando houver doença hepática.

Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q2479307 Biomedicina - Análises Clínicas
A produção de fibrina, a partir do fibrinogênio, é um evento central nas vias de coagulação do sangue. A formação do coágulo de fibrina é uma das etapas finais na cascata de coagulação sanguínea, sendo este fortificado por ligações cruzadas induzidas pelo fator ativado:
Alternativas
Q2461566 Biomedicina - Análises Clínicas

Julgue o item a seguir, que se refere a exames em hematologia.


O exame de agregação plaquetária (hemostasia) é principalmente indicado para monitorar o uso de heparina e a presença ou ausência dos fatores de coagulação, sendo útil para se avaliar a hemostasia secundária e, assim, se fazer o diagnóstico de alterações como hemofilia, doença de von Willebrand e trombofilia, por exemplo. 

Alternativas
Q2452821 Biomedicina - Análises Clínicas
Um paciente em tratamento com anticoagulante oral deve ser avaliado periodicamente para garantir a eficácia e a segurança do tratamento.
Em um contexto de monitoramento desse paciente, qual é o melhor exame laboratorial a ser utilizado? 
Alternativas
Q2427889 Biomedicina - Análises Clínicas

Assinale a alternativa errada sobre os testes de coagulação sanguínea.

Alternativas
Q2427875 Biomedicina - Análises Clínicas

Anticoagulantes são compostos que têm a capacidade de Impedir a formação de coágulos no sangue, inibindo a síntese dos fatores de coagulação. Sobre anticoagulantes, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Ano: 2023 Banca: CETAP Órgão: HOL Prova: CETAP - 2023 - HOL - Biomédico |
Q2427053 Biomedicina - Análises Clínicas

Sem dúvida, a Hematologia é um dos setores com enorme volumetria de exames nos laboratórios de análises clínicas. Sobre os testes hematológicos, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Q2381571 Biomedicina - Análises Clínicas
Anticoagulantes são usados com frequência em laboratórios de análises clínicas. Sobre isso, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. A heparina é um anticoagulante utilizado para amostras de sangue destinadas à medição dos níveis de eletrólitos e outros exames bioquímicos de rotina.

II. O citrato e a biotina têm sido usados como anticoagulantes para a coleta de amostras de sangue destinadas a testes de coagulação gerais, como Tempo de Protrombina (TP) e o Tempo de Tromboplastina Parcial (TTP).

III. EDTA é o anticoagulante comumente usado para determinações hematológicas de rotina, atuando como um anticoagulante a partir da quelação em íons cálcio, que são necessários para o processo de coagulação.
Alternativas
Q2367955 Biomedicina - Análises Clínicas
Na realização de exames bioquímicos, sorológicos, hormonais, entre outros, se utiliza na maioria das vezes o soro para a análise, porque assim é possível evitar menos interferência de substâncias e se obter um resultado mais preciso na obtenção do diagnóstico. Após a coleta do sangue, o que estabelece a diferença entre plasma e soro é a presença ou não de anticoagulantes nos tubos de coleta. Dessa maneira, é correto afirmar que
Alternativas
Q2338859 Biomedicina - Análises Clínicas
Os testes de aglutinação em látex são comumente utilizados nos laboratórios clínicos para diagnóstico de processos infecciosos e inflamatórios. Sobre esses testes, é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q2338848 Biomedicina - Análises Clínicas
Para a correta realização dos exames de coagulação (tempo de protrombina e tempo de tromboplastina parcialmente ativada), o sangue deve ser coletado
Alternativas
Q2321644 Biomedicina - Análises Clínicas
O tempo de coagulação é afetado pela deficiência de vitamina K. 
Alternativas
Q2321642 Biomedicina - Análises Clínicas
Distúrbios na hemostasia podem resultar em um risco aumentado de sangramentos excessivos ou formação de trombos.
Alternativas
Q2321610 Biomedicina - Análises Clínicas
A dosagem dos fatores de coagulação é necessária para a definição do diagnóstico de hemofilia.
Alternativas
Q2321591 Biomedicina - Análises Clínicas
O tempo de coagulação é afetado pela deficiência de plaquetas.
Alternativas
Q2300212 Biomedicina - Análises Clínicas
Levando em consideração a fase pré-analítica em hematologia laboratorial, analise os itens abaixo:
I- Após coleta de sangue, é fundamental homogeneizar vigorosamente os tubos de critrato.

II- O Ácido etilenodiaminotetracético, a heparina e o citrato de sódio são os anticoagulantes mais utilizados para exames hematológicos.

III- Os materiais dos tubos de coleta não influenciam na variabilidade dos valores de referência.

Analisadas as afirmativas, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2276959 Biomedicina - Análises Clínicas
A determinação do Tempo de Protrombina (TP) é de extrema importância para avaliar e monitorar a evolução de pacientes com diversas condições médicas, principalmente os que estão em tratamento com uso de anticoagulantes. É fundamental ter cuidados em todas as etapas do teste, desde a coleta, processamento e armazenamento das amostras, até a realização do ensaio e liberação dos resultados. Considerando as informações apresentadas, assinale a afirmativa correta.  
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: D
5: D
6: E
7: C
8: D
9: C
10: E
11: D
12: B
13: D
14: B
15: C
16: C
17: C
18: C
19: C
20: B