Questões de Concurso Sobre controle de qualidade em laboratório clínico em técnicas em laboratório

Foram encontradas 356 questões

Q3152637 Técnicas em Laboratório
Considere as práticas de garantia da qualidade em um laboratório clínico. Qual das práticas a seguir está corretamente alinhada aos padrões de controle interno e externo?

Texto: "O controle de qualidade em análises laboratoriais é fundamental para garantir a exatidão e precisão dos resultados. As normas ISO 15189 e ISO 17025 estabelecem diretrizes específicas para calibração de equipamentos, utilização de padrões de referência e avaliação contínua do desempenho." 
Alternativas
Q3088904 Técnicas em Laboratório
As boas práticas em laboratório são essenciais para garantir a segurança, a qualidade dos resultados e a integridade das operações em ambientes de pesquisa e análise. Essas práticas envolvem um conjunto de procedimentos e comportamentos que visam a proteção dos profissionais, a manutenção da precisão científica e a minimização dos riscos associados ao manuseio de substâncias e equipamentos laboratoriais.

Considerando o contexto apresentado, julgue o item a seguir:


A manutenção periódica dos sistemas de exaustão e ventilação em um laboratório não é necessária, pois a eficiência das instalações é garantida pela simples instalação dos equipamentos.

Alternativas
Q3082888 Técnicas em Laboratório
O Controle Externo da Qualidade (CEQ) é um processo importante da Gestão da Qualidade Laboratorial, sendo uma exigência legal da Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA), conforme disposto nas Resoluções da Diretoria Colegiada RDC 302/2005 e RDC 786/2023. O CEQ pode ser definido como
Alternativas
Q3073019 Técnicas em Laboratório
A operação que estabelece, sob condições específicas, a relação entre valores indicados por um instrumento de medição e os valores correspondentes das grandezas pré-estabelecidas por padrões (INMETRO) é a:
Alternativas
Q3062377 Técnicas em Laboratório
A Resolução 453/2012 do Conselho Nacional de Saúde trata de: 
Alternativas
Q3012534 Técnicas em Laboratório
Vários fatores contribuem para o sucesso no controle de qualidade de um laboratório. Entre eles, podemos destacar:
1) Procedimento correto na coleta.
2) Pureza dos reagentes.
3) Padronização correta.
4) Seleção e limpeza do material utilizado.


São fatores que contribuem para o sucesso no controle de qualidade de um laboratório: 
Alternativas
Q2961014 Técnicas em Laboratório

Para se preparar 500 mL de soro fisiológico, que é uma solução isotônica em relação aos líquidos corporais, são necessários

Alternativas
Ano: 2014 Banca: FGV Órgão: SUSAM Prova: FGV - 2014 - SUSAM - Auxiliar de Laboratório |
Q2951431 Técnicas em Laboratório

Em relação às boas práticas laboratoriais, analise as afirmativas a seguir.


I. É permitido pipetar com a boca se não for material infeccioso.

II. Todo material perfurocortante deve ser descartado no descartador apropriado de paredes rígidas, mesmo aquele que não contêm resíduo biológico.

III. O jaleco é dispensável quando não se trabalha com material patogênico.


Assinale:

Alternativas
Q2882416 Técnicas em Laboratório

Considerando os primeiros socorros a serem prestados em caso de acidente no laboratório, assinale a opção correta.

Alternativas
Q2882404 Técnicas em Laboratório

Considerando a curva de calibração mencionada no texto e sua aplicação às técnicas cromatográficas, assinale a opção correta.

Alternativas
Q2684134 Técnicas em Laboratório

Conforme a RDC nº 302/2005, que dispõe acerca do Regulamento Técnico para o Funcionamento de Laboratórios Clínicos, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Q2684133 Técnicas em Laboratório

De acordo com RDC nº 20/2014- ANVISA, analise as proposições abaixo relacionadas e responda qual a afirmativa correta.


I- As operações de transporte devem ser registradas e padronizadas por meio de instruções escritas atualizadas;

II- Quaisquer não conformidades durante o processo de transporte devem ser investigadas e registradas, incluindo-se, no que couber, as medidas corretivas e preventivas adotadas;

III- O transporte de material biológico humano pode ser realizado de forma terceirizada, mediante instrumento escrito que comprove a terceirização, obedecendo às especificações do material biológico humano a ser transportado;

IV- Todos os documentos e registros das atividades referentes ao transporte de material biológico devem estar disponíveis para fornecimento aos órgãos de vigilância sanitária, sempre que solicitado;

V- O pessoal diretamente envolvido em cada etapa do processo de transporte deve receber o regular treinamento específico, compatível com a função desempenhada e a natureza do material transportado, e sempre que ocorrer alteração nos procedimentos, devendo a efetividade deste treinamento ser periodicamente avaliada.


É correto afirmar que:

Alternativas
Q2667135 Técnicas em Laboratório

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre o método de disco-difusão em ágar, para análise da sensibilidade a antimicrobianos.


( ) Evita-se o uso do meio de cultura Mueller-Hinton, pois este apresenta baixa reprodutibilidade e não permite crescimento satisfatório dos patógenos.

( ) Após o isolamento bacteriano, a partir do crescimento puro do caldo, inocula-se uma placa com meio de cultura sólido, na qual se adicionam discos de papel de filtro com concentração fixa de antibióticos.

( ) Normalmente diferentes tipos de micro-organismos são testados em uma mesma placa do teste de sensibilidade.

( ) Os testes de disco-difusão, baseados apenas na presença ou ausência de um halo de inibição, sem consideração do tamanho do halo, não são aceitáveis.

( ) A medida do halo de inibição é analisada conforme tabela padrão de interpretação, e o resultado da susceptibilidade da bactéria para determinado antibiótico é convertido para “sensível”, “intermediário” ou “resistente”.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Q2569720 Técnicas em Laboratório
Dadas as afirmativas sobre assepsia e técnicas de esterilização,

I. Etanol na concentração de 70% é utilizado para desinfecção e esterilização de superfícies e para antissepsia das mãos.

II. O processo de esterilização em autoclave pode ser comprovado por meio de monitoramento físico, químico e biológico.

III. Instrumentos metálicos e vidros em geral não podem ser esterilizados no forno de esterilização devido às altas temperaturas.

IV. Na esterilização por flambagem, a agulha de platina é levada à chama do bico de Bunsen até ficar totalmente incandescente.

verifica-se que está/ão correta/s
Alternativas
Q2566916 Técnicas em Laboratório
Assinale a alternativa que apresenta qual é o papel da gestão da qualidade laboratorial para além da conformidade com padrões internacionais.
Alternativas
Q2566915 Técnicas em Laboratório
Assinale a alternativa que apresenta, no contexto da genética forense, como a acreditação de laboratórios segundo a Norma ISO/IEC 17025 contribui para a garantia da qualidade além da simples conformidade regulatória.
Alternativas
Q2551086 Técnicas em Laboratório
Com relação às condutas que devem ser seguidas para a garantia a Qualidade no Laboratório Clínico, analise os itens a seguir:
I. Normas e determinações para assegurar que os laboratórios se dediquem a cuidar da qualidade, sendo obrigatória a realização do Controle Interno da Qualidade, para monitorar a imprecisão e também a participação em ensaios de proficiência, que é o Controle Externo da Qualidade, para verificação da exatidão. É como está definido na RDC 302/2005 da Anvisa.
II. É necessário também que os laboratórios de análises clínicas disponibilizem conteúdos de qualificação e formação profissional, para aperfeiçoamento do seu pessoal.
III. A eficiência do método de controle interno fará diferença no conjunto de benefícios que se podem auferir com essa prática. Fazer bem o bom controle é fator de desenvolvimento organizacional, fazendo com que a qualidade reverta-se em vantagens para a clientela, para o laboratório e para seu pessoal. É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2551082 Técnicas em Laboratório
Cerca de 75% de erros laboratoriais produzem resultados de exames dentro dos intervalos de referência; 12,5% produzem resultados errados tão absurdos que levam à desconsideração clínica; e 12,5% restantes podem gerar algum efeito sobre a saúde do paciente (Gold Schmidt 1995). Quais as fontes de erro nos processos operacionais na fase pré-analítica. Assinale a alternativa que não condiz com a mesma:
Alternativas
Q2531272 Técnicas em Laboratório
Julgue o item que se segue. 
A rifampicina é um potente indutor do citocromo P450, reduzindo as concentrações plasmáticas de medicamentos que utilizam essa mesma via metabólica − no caso dos ARV, os IP e os ITRNN. Dessa maneira, a seleção de um esquema ARV com os medicamentos atualmente disponíveis implica poucas opções frente à oscilação dos níveis séricos de ITRNN e IP provocada pelo uso da rifampicina.
Alternativas
Q2527238 Técnicas em Laboratório
O resultado obtido de um procedimento analítico pode ser influenciado por diferentes fatores, relacionados a fases pré-analítica, analítica ou pós-analítica. De acordo com Recomendações da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) – Boas práticas em laboratório clínico – o exercício físico mais intenso pode causar aumento na atividade sérica de algumas enzimas, tais como
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: A
4: B
5: B
6: E
7: D
8: B
9: D
10: A
11: A
12: C
13: A
14: C
15: A
16: C
17: D
18: C
19: C
20: D