Questões de Concurso
Sobre controle de qualidade em laboratório clínico em técnicas em laboratório
Foram encontradas 351 questões
Considerando o contexto apresentado, julgue o item a seguir:
A manutenção periódica dos sistemas de exaustão e ventilação em um laboratório não é necessária, pois a eficiência das instalações é garantida pela simples instalação dos equipamentos.
1) Procedimento correto na coleta.
2) Pureza dos reagentes.
3) Padronização correta.
4) Seleção e limpeza do material utilizado.
São fatores que contribuem para o sucesso no controle de qualidade de um laboratório:
Em relação às boas práticas laboratoriais, analise as afirmativas a seguir.
I. É permitido pipetar com a boca se não for material infeccioso.
II. Todo material perfurocortante deve ser descartado no descartador apropriado de paredes rígidas, mesmo aquele que não contêm resíduo biológico.
III. O jaleco é dispensável quando não se trabalha com material patogênico.
Assinale:
Considerando os primeiros socorros a serem prestados em caso de acidente no laboratório, assinale a opção correta.
Considerando a curva de calibração mencionada no texto e sua aplicação às técnicas cromatográficas, assinale a opção correta.
I. Etanol na concentração de 70% é utilizado para desinfecção e esterilização de superfícies e para antissepsia das mãos.
II. O processo de esterilização em autoclave pode ser comprovado por meio de monitoramento físico, químico e biológico.
III. Instrumentos metálicos e vidros em geral não podem ser esterilizados no forno de esterilização devido às altas temperaturas.
IV. Na esterilização por flambagem, a agulha de platina é levada à chama do bico de Bunsen até ficar totalmente incandescente.
verifica-se que está/ão correta/s
I. Normas e determinações para assegurar que os laboratórios se dediquem a cuidar da qualidade, sendo obrigatória a realização do Controle Interno da Qualidade, para monitorar a imprecisão e também a participação em ensaios de proficiência, que é o Controle Externo da Qualidade, para verificação da exatidão. É como está definido na RDC 302/2005 da Anvisa.
II. É necessário também que os laboratórios de análises clínicas disponibilizem conteúdos de qualificação e formação profissional, para aperfeiçoamento do seu pessoal.
III. A eficiência do método de controle interno fará diferença no conjunto de benefícios que se podem auferir com essa prática. Fazer bem o bom controle é fator de desenvolvimento organizacional, fazendo com que a qualidade reverta-se em vantagens para a clientela, para o laboratório e para seu pessoal. É correto o que se afirma em:
A rifampicina é um potente indutor do citocromo P450, reduzindo as concentrações plasmáticas de medicamentos que utilizam essa mesma via metabólica − no caso dos ARV, os IP e os ITRNN. Dessa maneira, a seleção de um esquema ARV com os medicamentos atualmente disponíveis implica poucas opções frente à oscilação dos níveis séricos de ITRNN e IP provocada pelo uso da rifampicina.
O conjunto de ações e boas práticas que auxiliam na eliminação de microrganismos para garantir melhor qualidade e condições de segurança em processos, espaços e ambientes, em geral, é o controle biológico. Sobre o controle biológico, avalie as afirmativas e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Assepsia como desinfecção da pele, mucosas ou tecidos.
( ) Esterilização como destruição ou remoção parcial dos microrganismos.
( ) Desinfecção como destruição ou remoção de patógenos, (forma vegetativa) da pele, mucosas ou tecidos.
( ) Antissepsia como descontaminação de superfícies e equipamentos.
I. O PRNT não apresenta especificidade adequada.
II. A técnica é laboriosa e demora em média 1 semana para o resultado.
III. O Zika vírus é um agente de risco biológico da classe 3.
IV. Não necessita de partículas virais infectantes.
As afirmativas I, II, III e IV são respectivamente: