Questões de Pedagogia - A Autonomia Universitária Frente às Contradições Sociais para Concurso
Foram encontradas 23 questões
Leia o texto a seguir e assinale a alternativa correta.
Ao discutirmos a função social da educação e da escola, estamos entendendo a educação no seu sentido ampliado, ou seja, enquanto prática social que se dá nas relações sociais que os homens estabelecem entre si, nas diversas instituições e movimentos sociais, sendo, portanto, constituinte e constitutiva dessas relações.
I - A escola, no desempenho de sua função social de formadora de sujeitos históricos, precisa ser um espaço de sociabilidade que possibilite a construção e a socialização do conhecimento produzido, tendo em vista que esse conhecimento não é dado a priori. Trata-se de conhecimento vivo e que se caracteriza como processo em construção.
II - Pensar a função social da educação e da escola implica problematizar a escola que temos na tentativa de construirmos a escola que queremos. Nesse processo, a articulação entre os diversos segmentos que compõem a escola e a criação de espaços e mecanismos de participação são prerrogativas fundamentais para o exercício do jogo democrático, na construção de um processo de gestão democrática.
III - A escola é uma instituição social que, mediante sua prática no campo do conhecimento, dos valores, atitudes e, mesmo por sua desqualificação, articula determinados interesses e desarticula outros. Nessa contradição existente no seu interior, está a possibilidade da mudança, haja vista as lutas que aí são travadas. Portanto, pensar a função social da escola implica repensar o seu próprio papel, sua organização e os atores que a compõem.
(Políticas e Gestão na Educação - 8. Função social da educação e da escola - João Ferreira de Oliveira – UFG; Karine Nunes de Moraes – UFG; Luiz Fernandes Dourado – UFG)
É verdadeiro o que está posto
A abordagem sociointeracionista de Vygotsky se contrapõe aos postulados inatistas, que podem servir para justificar práticas pedagógicas espontaneístas, pouco desafiadoras; bem como aos postulados do ambientalismo, que podem legitimar o fazer pedagógico assistencialista, que tenta compensar as “carências sociais” das crianças provenientes das classes populares. Com base nos pressupostos de Vygotsky, a qualidade do trabalho pedagógico está associada à:
Leia o fragmento e responda ao que se pede.
"Deve-se ressaltar que a autonomia plena, incluindo a administrativo-financeira, foi a grande ferramenta para a excelência acadêmica da USP e de suas coirmãs, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp). Esta é, portanto, uma responsabilidade que os reitores das universidades estaduais paulistas assumem com prazer."
Fonte: Vahan Agopyan, prefácio do Livro "Os reitores da Universidade de
São Paulo 1934-2018", EDUSP, p. 12.
Sobre a autonomia financeira da USP, é correto afirmar:
Eunice Durham. A autonomia Universitária – extensão e limites, Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior da Universidade de São Paulo,2005.
A esse respeito, assinale a afirmativa que descreve incorretamente uma das atribuições da universidade brasileira garantida pelo exercício de sua autonomia.