Questões de Concurso
Sobre avaliação escolar e suas implicações pedagógicas em pedagogia
Foram encontradas 635 questões
I. o paradigma de avaliação dominante na atualidade tende a padronizar processos, o que se contrapõe à lógica da diferença, princípio fundante da educação especial inclusiva;
II. a deficiência se caracteriza pela diferença e, portanto, é difícil colocá-la na lógica avaliativa tradicional da categorização, da classificação, da taxonomia, da normalização, tão presentes nas instituições de ensino;
III. ao se avaliar nessa lógica inclusiva, deve-se considerar como prioridade o aspecto da classificação do aluno a partir do processo corretivo, ou seja, elimina-se a subjetividade da dinâmica, evitando-se, assim, que se cometam injustiças na contagem de erros e acertos.
Completa(m) corretamente o enunciado o(s) item(ns)
I. se preocupe com o processo de apropriação dos saberes pelo educando, os diferentes caminhos que ele percorre mediado pela intervenção ativa do professor, a fim de promover a aprendizagem e a formação integral do aluno;
II. se relacione mais ao produto demonstrado pelo aluno em situações previamente estipuladas e definidas pelo professor;
III. se vincule prioritariamente à verificação da aprendizagem, considerada um instrumento que busca averiguar seu sucesso apenas no final do processo educativo.
Completa(m) corretamente o enunciado o(s) item(ns)
Fonte: Luckesi, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola.
Identifique a prática que segue esse princípio.
Uma escola de Ensino Fundamental adotou um modelo de avaliação que busca equilibrar aspectos quantitativos e qualitativos do rendimento escolar. Após o primeiro bimestre, alguns docentes manifestaram insegurança em relação a avaliação. A equipe pedagógica defende um equilíbrio entre as dimensões qualitativas e os dados mensuráveis, para promover a autonomia dos estudantes. Diante desse cenário, a avaliação adotada pela escola, é:
I- Oferecer aos alunos e professores uma oportunidade de refletir sobre o progresso dos estudantes em sua compreensão da realidade.
II- Permitir ao professor explicar o processo de aprendizagem do aluno.
III- Possibilidade de ser usado do início até a culminância do projeto.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
( ) Tem como objetivo a promoção e/ou retenção das crianças, garantindo uma transição adequada entre a pré-escola e o ensino fundamental.
( ) Faz a utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.).
( ) Envolve a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e das interações das crianças no cotidiano.
Tomar como partida, os postulados epistemológicos de Luckesi ao considerar a avaliação no processo educativo como um ato amoroso, “na medida em que a avaliação tem por objetivo diagnosticar e incluir o educando pelos mais variados meios, no curso da aprendizagem satisfatória, que integre todas as suas experiências de vida" é despojar-se das práticas avaliativas pontuais através de provas e exames, cujo mecanismo contribui para selecionar e classificar um ser humano num padrão definitivamente determinado.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 12ª ed. São Paulo: Cortez, 2013.
Considerando o texto e a concepção de avaliação como ato amoroso afirmado por Luckesi, avalie as informações a seguir.
I. Como ato amoroso, a avaliação é acolhedora, integrativa e inclusiva.
II. Tem caráter de julgamento com o objetivo de dar curso à vida (à ação) e não como processo de exclusão.
III. Na perspectiva, como ato integrativo, pressupõe atribuição de valores quantitativos.
IV. Didaticamente, a avaliação como ato amoroso, implica na mera decisão sobre os níveis de aprovações ou reprovações dos alunos.
V. Inclui o aluno no seu percurso de aprendizagem, cada vez com qualidade mais satisfatória.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Apesar dos muitos e rigorosos estudos sobre a avaliação da aprendizagem, alinhavar analiticamente suas implicações no permear das práticas pedagógicas, ainda é uma questão vulnerável, relutante e carente de maiores reflexões e compreensões dado a dimensão da complexidade do ato de avaliar como um movimento que envolve alguma atividade humana.
Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/fev_2010/ avaliacao_luckesi.pdf. Acesso em: 6 mar 2025. (adaptado)
Acerca das compreensões teóricas sobre a avaliação, avalie as afirmações a seguir.
I. No sentido amplo da avaliação da aprendizagem, por ser avaliação, é amorosa, inclusiva, dinâmica e construtiva, diversa dos exames, que não são amorosos, são excludentes, não são construtivos, mas classificatórios.
II. Com ênfase no melhor resultado possível a avaliação da aprendizagem deverá ser conduzida de forma metódica e rigorosa.
III. Avaliar um educando implica, antes de mais nada, acolhê-lo no seu ser e no seu modo de ser, como está, para, a partir daí, decidir o que fazer.
IV. Sob o princípio da inclusão escolar, o ponto de convergência especial no processo da avaliação da aprendizagem está atrelada à seleção e classificação.
V. Diagnosticar é o primeiro passo para avaliar a aprendizagem, e este implica coletar dados relevantes sobre o estado de aprendizagem do aluno.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
A avaliação é uma tarefa complexa que não se resume à realização de provas e atribuição de notas. A mensuração apenas proporciona dados que devem ser submetidos a uma apreciação qualitativa. A avaliação, assim, cumpre funções ______________, de ___________ e de ___________em relação às quais se recorre a instrumentos de verificação do rendimento escolar.
Processo intencional e sistemático de coleta, análise e interpretação de informações sobre conhecimentos, capacidades, atitudes e processos cognitivos dos sujeitos, em que se estima o valor ou mérito desses processos e/ou resultados, com a finalidade de orientar a tomada de decisões relativas ao processo educacional.
O trecho define a avaliação
A avaliação deve ser entendida como um processo que visa a formação integral do aluno, promovendo o aprendizado contínuo e a reflexão crítica sobre o seu próprio desenvolvimento.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem: Teoria e Prática. Cortez Editora: São Paulo, 2011.
Segundo o autor, a avaliação não apenas verifica o aprendizado, mas orienta a formação. Portanto, a avaliação do processo de ensino e aprendizagem é um