Questões de Pedagogia - Currículo: planejamento, seleção e organização dos conteúdos para Concurso

Foram encontradas 640 questões

Q2496925 Pedagogia
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) afirma que a proposta pedagógica da escola é um documento de referência. Por meio dela, a comunidade escolar exerce sua autonomia financeira, administrativa e pedagógica. Também chamada de Projeto Político-Pedagógico (PPP) ou projeto educativo, a proposta pedagógica não deveria ser encarada como um conjunto de normas rígidas. Elaborar esse documento é uma oportunidade para a escola escolher o currículo e organizar o espaço e o tempo de acordo com as necessidades de ensino. Além da LDB, a proposta pedagógica deve considerar as orientações contidas nas diretrizes curriculares elaboradas pelo Conselho Nacional da Educação, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre outras normativas. Considerando esse contexto, analise as asserções a seguir.

I. No contexto escolar, o planejamento é fundamental para o processo educacional. Porém, de acordo com Moretto (2007, p. 100), “no contexto escolar ele não tem tanta importância assim, não parece ter a importância que deveria ter”.
II. O ideal seria que os professores se reunissem para elaborar uma proposta conjunta por área do conhecimento, onde todas as áreas trabalhassem de forma integrada para atingir os mesmos objetivos, resultado de uma reflexão coletiva. O maior desafio hoje nas escolas é chegar a um consenso no planejamento. Para facilitar este consenso, o importante seria proporcionar espaços onde cada uma das partes exponha seus objetivos e interesses com base nos princípios educativos com os quais todos concordem. Esse esforço conjunto harmoniza as diferenças entre os grupos que compõem a escola.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2496875 Pedagogia
A ideia de planejamento persegue um objetivo, uma finalidade; por isso, é preciso saber onde se deseja chegar e o que se deseja ensinar. O ato de planejar não se resume à ação mecânica de um trabalho burocrático com o preenchimento de fichas sobre os conteúdos, objetivos, metodologias, recursos e avaliação. Nesse sentido, o planejamento corresponde ao conjunto organizado de intenções/ações que busca alcançar determinado objetivo. É um processo contínuo de tomada de decisão constituído e inerente à prática pedagógica.

(Vasconcellos, 1995.)

O planejamento de ensino faz parte de uma subdivisão do processo em níveis de abrangência, de uma visão mais tradicional apresentada por muitos autores, que dividem o planejamento em três níveis: educacional, curricular e de ensino. Considerando o planejamento de ensino na perspectiva crítica e transformadora, que fornece ao docente maior segurança para sua prática educativa no sentido de acolher as exigências, os problemas e desafios que ocorrem na sala de aula, na escola e na comunidade em geral, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É o meio de o professor visualizar o percurso do trabalho desenvolvido, identificar as fragilidades e replanejar as ações, bem como os avanços e a continuidade do concebido.
( ) Possibilita a transparência ao trabalho docente e discente, favorecendo o acompanhamento e a avaliação desse trabalho pelos profissionais da escola, pelos estudantes e pela comunidade.
( ) Facilita a organização e formalização das ações do trabalho docente, subsidiando as equipes pedagógicas a pensarem ações de formação continuada que apoiem os professores e busquem as condições materiais e humanas para a execução do planejado.
( ) Assegura o fortalecimento de trocas entre os professores e compreensão da ação de ensinar e de aprender, criando um sentido de grupo como coletivo de pessoas que se reconhecem em sua singularidade, exercendo ação interativa com objetivos comuns e compartilhados.
( ) Engloba as políticas públicas e os governos federais, estaduais e municipais como, por exemplo, ratifica as intenções, diretrizes, objetivos, normativas e as finalidades educacionais que se deseja alcançar. Leva em consideração as características culturais, sociais, econômicas e o respeito à diversidade regional/local.

A sequência está correta em
Alternativas
Q2478930 Pedagogia
Para os/as pesquisadores/as da Infância, as crianças e suas culturas são o centro do planejamento curricular. Analise as afirmativas que se seguem.

I. As crianças se constituem e se comunicam por meio das brincadeiras no contexto das múltiplas linguagens.
II. O acesso a diferentes conhecimentos e linguagens, tanto as presentes no cotidiano quanto aquelas que compõem o patrimônio cultural da sociedade, deve ser apresentado, rigidamente, às crianças.
III. As ideias das crianças e suas narrativas devem ser ouvidas e levadas em consideração, apenas em momentos específicos da rotina da Instituição.
IV. As crianças bem pequenas são capazes de materializar suas ideias, emoções, sentimentos e apresentar interesse sobre as questões que se referem à natureza e à vida humana.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q2472120 Pedagogia
A organização curricular da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular se encontra estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Assinale a alternativa que não é considerada um campo de experiência apresentado pela BNCC. 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: IF-SE Prova: IV - UFG - 2024 - IF-SE - Pedagogo |
Q2471701 Pedagogia

Um dos entendimentos do conceito de violência é o de que se trata de qualquer constrangimento físico ou moral exercido sobre alguém para obrigá-lo a submeter-se à vontade de outrem, ou seja, é qualquer ação que tenha por objetivo causar dor ou sofrimento físico. A chamada violência de gênero, que está prevista no currículo escolar

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: B
5: A