Questões de Concurso
Sobre diretrizes curriculares nacionais para a educação básica em pedagogia
Foram encontradas 2.259 questões
I – elaboração
II – planejamento
III - execução
IV - avaliação
Completa corretamente a lacuna acima, os respectivos termos:
I – Sistematizar os princípios e diretrizes gerais da educação básica contidos na Constituição, na LDB e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola.
II – Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, execução e avaliação do projeto político-pedagógico da escola de educação básica.
III – Orientar os cursos de formação inicial e continuada de profissionais – docentes, técnicos, funcionários da educação básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.
Condiz integralmente com as diretrizes:
Essa abordagem visa promover o desenvolvimento integral de crianças com idades entre 0 e 5 anos. Essas atividades são concretizadas por meio das interações sociais que as crianças estabelecem desde bem pequenas estabelecem com os professores e as outras crianças, e:
Assinale a alternativa que completa o espaço do trecho.
No § 1º do referido artigo 26, observa-se que “os currículos a que se refere o caput devem abranger, obrigatoriamente, [...]. Assinale a alternativa que não corresponde a uma dessas obrigatoriedades.
Com relação às diretrizes curriculares nacionais, julgue o item que se segue.
As diretrizes curriculares nacionais propõem a rigidez do tempo curricular e a asserção da sala de aula como espaço exclusivo de ensino.
Uma das metas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é a alfabetização de todas as crianças até o final do segundo ano do ensino fundamental.
Por sua característica itinerante, a população indígena fica autorizada ao exercício da educação domiciliar.
Na escola indígena, a sequenciação do ensino poderá ser alterada por interesse do processo de aprendizagem.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena orientam que, na educação básica, sejam respeitados os saberes dos povos originários.