Questões de Concurso
Sobre elaboração do planejamento de ensino em pedagogia
Foram encontradas 1.108 questões
Para o autor, são funções do planejamento escolar:
I. Fundamentar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que assegurando a articulação entre a incumbência da escola, as exigências do contexto social a qual está inserida e do processo de participação democrática.
II. Assegurar objetivos, conteúdos e métodos a partir da consideração das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e das condições sócio-culturais e individuais dos alunos. Manifestando a relação entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional do professor com suas ações educativas.
III. Garantir a realização de um processo de ensino de qualidade, afastando-se de improvisação e rotina, buscando sempre que possível o replanejamento a partir de novas ações ou situações que venham a ser revelada visto que este processo se caracteriza pelo movimento permanente, impedindo desta forma que o plano seja rígido e acabado.
IV. Antiquar os conteúdos do plano sempre que for preciso, baseando-se nas e no campo do conhecimento, levando em consideração as aprendizagens dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino.
Assinale a alternativa CORRETA.
Objetivo
1.Domínio da leitura e da escrita.
2.Compreensão do ambiente social.
3.Desenvolvimento do projeto.
4.Compreensão dos valores da sociedade.
Descrição
A)Envolver o desenvolvimento de habilidades sociais, culturais e políticas.
B) Ensina princípios éticos e culturais importantes para a convivência em sociedade.
C)Auxilia na resolução de problemas e na organização de números e quantitativos.
D)Permite a interpretação e a produção de textos, essenciais para a comunicação e aprendizagem.
Marque a alternativa correta:
No contexto da EaD, o planejamento de ensino é realizado por meio da substituição da fala e da escuta síncronas pela escrita e leitura assíncronas.
Os objetivos de aprendizagem estão relacionados aos conteúdos que se pretende que o aluno apreenda até o final do curso ou da disciplina.
Ao elaborar seu planejamento, compete ao professor:
I- Analisar as características dos alunos;
II- Refletir sobre quais recursos são disponíveis;
III- Selecionar e estruturar conteúdos.
Dos itens acima:
Se para nós o planejamento na escola é um processo voltado para a organização de ações que permitam a consecução de objetivos educacionais, o plano é um documento escrito que materializa um determinado momento de um planejamento. É a apresentação, de forma organizada, de um conjunto de decisões. Um plano, para que se constitua em instrumento eficiente de ação, precisa ser muito bem pensado e, melhor ainda, muito bem redigido. Isso significa a apresentação de diretrizes claras, práticas e objetivas. Com um documento escrito, o plano compõe-se das seguintes partes: identificação, objetivos, conteúdos, estratégias, avaliação, o cronograma e bibliografia.
MASETTO, Marcos. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 1986.
Tendo em vista os componentes fundamentais do plano de ensino, os objetivos
I.O planejamento escolar é um processo de organização e coordenação da ação docente.
II.O planejamento escolar é realizado com o objetivo de articular as atividades escolares ao longo do ano letivo.
III.O planejamento escolar vai ajudar a medir o desempenho dos estudantes por meio das metas e propostas feitas no planejamento anterior.
IV.O planejamento escolar possibilita observar como os alunos se saíram por um determinado período de tempo, seja ele um semestre, trimestre ou anualmente.
Estão CORRETAS:
I. Terá todos os seus elementos, objetivos, conteúdos, métodos e avaliação, independentes entre si, contribuindo para sua efetividade.
II. Será norte para as ações do professor, mas, ao mesmo tempo, flexível para se adaptar às necessidades e mudanças que surgirem durante o processo de ensino-aprendizagem.
III. Será revisto ao final cada ano letivo, considerando as necessidades de continuidade e permanência do planejado enquanto o ano letivo estiver sendo efetivado, evitando rupturas e descontinuidade.
IV. Contemplará atividades e conteúdos organizados de forma que um leve ao outro.
V. Estará alinhado com a realidade da sala de aula e com os objetivos educacionais, favorecendo propostas vagas ou genéricas.
Está correto o que se afirma apenas em
A rotina é a estrutura do cotidiano em creches e pré-escolas. São práticas educativas previamente definidas e planejadas pelo professor (a) para o trabalho com as crianças. É importante que sejam planejadas para assegurar a qualidade e acolher as novidades. É da autonomia da instituição definir as rotinas. As práticas pedagógicas devem ter estruturas diferenciadas, pois as necessidades e possibilidades dos grupos são diferentes, ainda que dentro de uma mesma instituição.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Brasil). Coleção Proinfantil/MEC, Vol. II,
Módulo III, Unidade 8. Brasília: MEC, [2013].
Assim, a rotina escolar na Educação Infantil, objetiva: