Questões de Concurso
Sobre gestão de projetos educacionais em pedagogia
Foram encontradas 271 questões
(__) A seleção de recursos didáticos deve considerar a relevância para o desenvolvimento das competências previstas na BNCC.
(__) Recursos didáticos de baixa qualidade técnica e pedagógica podem ser utilizados se forem acessíveis, estiverem disponíveis e forem aprovados previamente.
(__) A diversidade e complementaridade dos recursos didáticos são aspectos importantes a serem considerados na seleção.
(__) A seleção de recursos didáticos deve incluir materiais que promovam a criatividade e a autonomia dos alunos.
A sequência está correta em
Em geral, as fases envolvidas na elaboração e execução do projeto didático envolvem:
No âmbito da gestão de conhecimento organizacional, as comunidades de práticas são grupos de pessoas com interesses comuns que se reúnem para trocar experiências e conhecimentos, a partir de objetivos definidos e alinhados a metas organizacionais.
Na gestão do conhecimento organizacional, a criação de comunidades de prática e o uso de ferramentas tecnológicas colaborativas são indispensáveis para o compartilhamento de experiências e para a difusão do conhecimento, além de tornarem a gestão do conhecimento autossustentável.
O uso de recursos digitais na aprendizagem organizacional tem influência no desenvolvimento de competências colaborativas e criativas, bem como amplia significativamente a capacidade de inovação da organização.
Nas ações pedagógicas em projetos sociais, devido às restrições de infraestrutura que muitas vezes existem em comunidades vulneráveis, as tecnologias digitais são irrelevantes, devendo-se adotar abordagens pedagógicas tradicionais para a promoção de competências e para a inclusão.
Em projetos sociais, a ação pedagógica deve ser flexível e adaptável às necessidades da comunidade atendida, mas essa flexibilidade não pode comprometer a definição de objetivos claros e a avaliação dos resultados, já que a ausência desses elementos pode comprometer o impacto das iniciativas educacionais.
A gestão do conhecimento nas organizações é caracterizada pela ausência de currículos rígidos e estruturados e pela informalidade dos processos de aprendizagem, de modo que a experiência imediata dos participantes de determinado curso substitui o registro e a disseminação do conhecimento nele apreendido.
Nas organizações, a gestão do conhecimento depende da construção coletiva de saberes, pois é por meio da troca de informações e experiências entre os colaboradores que o conhecimento tácito se transforma em conhecimento explícito e acessível a todos.
O uso de fóruns, via plataformas digitais, em ambientes organizacionais é uma estratégia eficaz para promover a construção coletiva do conhecimento, pois permite que os colaboradores troquem ideias e solucionem problemas coletivamente, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de uma cultura de aprendizagem contínua e eficaz.
I - A avaliação dos processos educativos, sob a responsabilidade do supervisor, deve ser uma atividade pontual, realizada apenas ao final de cada ciclo letivo, visando garantir uma abordagem mais eficaz.
II - O supervisor educacional deve possuir clareza de seu papel central, que consiste em planejar, coordenar, acompanhar, avaliar e executar ações de maneira integrada e estrategicamente alinhada aos demais segmentos da escola.
III - A avaliação contínua dos processos educativos, sob a responsabilidade do supervisor, é fundamental para permitir ajustes e melhorias ao longo do ano letivo, garantindo uma abordagem mais eficaz e adequada à dinâmica da escola.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)