Questões de Concurso
Sobre gestão de projetos educacionais em pedagogia
Foram encontradas 264 questões
No âmbito da gestão de conhecimento organizacional, as comunidades de práticas são grupos de pessoas com interesses comuns que se reúnem para trocar experiências e conhecimentos, a partir de objetivos definidos e alinhados a metas organizacionais.
Na gestão do conhecimento organizacional, a criação de comunidades de prática e o uso de ferramentas tecnológicas colaborativas são indispensáveis para o compartilhamento de experiências e para a difusão do conhecimento, além de tornarem a gestão do conhecimento autossustentável.
O uso de recursos digitais na aprendizagem organizacional tem influência no desenvolvimento de competências colaborativas e criativas, bem como amplia significativamente a capacidade de inovação da organização.
Nas ações pedagógicas em projetos sociais, devido às restrições de infraestrutura que muitas vezes existem em comunidades vulneráveis, as tecnologias digitais são irrelevantes, devendo-se adotar abordagens pedagógicas tradicionais para a promoção de competências e para a inclusão.
Em projetos sociais, a ação pedagógica deve ser flexível e adaptável às necessidades da comunidade atendida, mas essa flexibilidade não pode comprometer a definição de objetivos claros e a avaliação dos resultados, já que a ausência desses elementos pode comprometer o impacto das iniciativas educacionais.
A gestão do conhecimento nas organizações é caracterizada pela ausência de currículos rígidos e estruturados e pela informalidade dos processos de aprendizagem, de modo que a experiência imediata dos participantes de determinado curso substitui o registro e a disseminação do conhecimento nele apreendido.
Nas organizações, a gestão do conhecimento depende da construção coletiva de saberes, pois é por meio da troca de informações e experiências entre os colaboradores que o conhecimento tácito se transforma em conhecimento explícito e acessível a todos.
O uso de fóruns, via plataformas digitais, em ambientes organizacionais é uma estratégia eficaz para promover a construção coletiva do conhecimento, pois permite que os colaboradores troquem ideias e solucionem problemas coletivamente, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de uma cultura de aprendizagem contínua e eficaz.
I - A avaliação dos processos educativos, sob a responsabilidade do supervisor, deve ser uma atividade pontual, realizada apenas ao final de cada ciclo letivo, visando garantir uma abordagem mais eficaz.
II - O supervisor educacional deve possuir clareza de seu papel central, que consiste em planejar, coordenar, acompanhar, avaliar e executar ações de maneira integrada e estrategicamente alinhada aos demais segmentos da escola.
III - A avaliação contínua dos processos educativos, sob a responsabilidade do supervisor, é fundamental para permitir ajustes e melhorias ao longo do ano letivo, garantindo uma abordagem mais eficaz e adequada à dinâmica da escola.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
(VASCONCELLOS, C. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad Editora, 2014).
Com relação à diferença entre plano e planejamento, assinale a alternativa correta.
I - Organização curricular apoiada na aprendizagem de projetos. II - Visão integral do aluno. III - Alteração de professor a cada encerramento da classe. IV - Todo processo de desenvolvimento é registrado. V - O sistema não é uma obra acabada, mas está em permanente processo de reexame e reexperimentação.
A única assertiva que não corresponde ao sistema Reggio Emília é:
Considerando esse contexto, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A intervenção psicopedagógica junto aos estudantes que apresentam dificuldades na aprendizagem também deve levar em conta as configurações e características de suas famílias, o que elas pensam, seus anseios, seus objetivos e expectativas com relação ao desenvolvimento de seus filhos.
PORQUE
II. O processo de aprendizagem das crianças e adolescentes é abrangente, implicando componentes de vários eixos de estruturação: afetivos, cognitivos, motores, sociais, políticos, e não está limitado à atuação dos professores em sala de aula e nem mesmo apenas ao ambiente escolar.
Assinale a alternativa correta.
Analise as assertivas sobre pedagogia de projetos e assinale a resposta correta.
|- A classe se ocupa em atividades significativas e com propósitos definidos.
II- O conhecimento é construido sem relação com o contexto em que é utilizado.
IIl- Promove integração e cooperação entre docentes e discentes em sala de aula.
IV- Intencionalidade e flexibilidade são características do planejamento de projetos.
Itens para verificação:
1. Projetos escolares fomentam a colaboração e a interdisciplinaridade.
2. São incompatíveis com métodos tradicionais de ensino.
3. Auxiliam no desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas dos alunos.
I. Os professores devem criar tarefas e condições sob as quais as ideias dos alunos possam ser reveladas e, à medida que o projeto avança, haja um processo de investigação, diálogo e construção de habilidades.
II. Existem evidências de que a aprendizagem baseada em projetos não é benéfica, pois não ensina aos alunos processos como planejamento e comunicação.
III. A aprendizagem baseada em projetos cria uma comunicação positiva e relações cooperativas entre diferentes grupos de estudantes.
Quais estão corretas?