Questões de Pedagogia - História da Educação Brasileira para Concurso

Foram encontradas 887 questões

Q2546232 Pedagogia
Considerando a trajetória da educação especial no Brasil, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os períodos históricos às suas respectivas características.

Coluna 1
1. Colonial.
2. Imperial.
3. Republicano.

Coluna 2
( ) Neste período, tem início a oferta de outros serviços às pessoas com deficiência, como a Escola Borges de Medeiros e a Escola Delfina Dias Ferraz, ambas no Rio Grande do Sul.
( ) Ocorre a fundação de duas importantes instituições: o Instituto dos Meninos Cegos e o Instituto de Surdos-Mudos, ambos mantidos e administrados pelo poder central.
( ) Neste período, as Santas Casas de Misericórdia exerceram papel importante na educação das pessoas com deficiência, considerando que eram responsáveis por acolher pobres, doentes e abandonados.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2541841 Pedagogia
Sobre alguns marcos históricos da educação no Brasil, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O Ensino Fundamental de 9 anos, com matrícula obrigatória aos seis anos de idade, foi instituído na década de 1960.

( ) O Conselho Nacional de Educação (CNE) foi criado na década de 1930 como um órgão consultivo do ministro da Educação e Saúde Pública sobre assuntos relativos ao ensino.

( ) Quando promulgada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), ela estabelecia normas apenas para o Ensino Fundamental, passando a abranger todo o sistema educacional somente alguns anos mais tarde.

( ) Conforme a legislação atual, o ensino da temática História e Cultura Afro-Brasileira passará a ser obrigatório no currículo oficial das escolas públicas de Educação Básica a partir de 2025.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2541458 Pedagogia
Como a educação profissional e técnica influencia positivamente o desenvolvimento socioeconômico do Brasil? 
Alternativas
Q2534203 Pedagogia
Leia os dois textos seguintes e analise as suas informações:

I. Com o passar dos anos fui-me convencendo de duas coisas: primeira, uma proposta de educação que se quer de fato transformadora, competente, democrática, emancipatória, construtivista só será possível se a escola tiver sucesso no empreendimento de formar leitores; segunda, a literatura infantil, por seu caráter lúdico-mágico é o caminho natural, a chave mágica que abre a porta de entrada principal que dá acesso ao mundo da leitura e a tudo o que ela pode proporcionar (Frantz, 2001, p. 14).

II. No Brasil, a literatura infantil chega mais tarde, inicialmente com adaptações de textos europeus feitos, por Alberto Figueiredo Pimentel, e só a partir de 1922, surge uma produção própria, pelas mãos de Monteiro Lobato. Nas últimas décadas, a literatura infantil brasileira mostra-se rica e diversificada, com vários enfoques e para todas as faixas etárias. Na evolução da literatura infantil no Brasil costuma-se dividir em duas etapas, a primeira é quanto à origem da literatura infantil, enfatizando o contexto de seu surgimento e as mudanças de concepções; já na segunda, continua enfatizando a origem da literatura infantil brasileira e sua evolução indo até a literatura contemporânea ( Cademartori, Lígia. O que é Literatura Infantil. São Paulo: Brasiliense, 1986, Coleção Primeiros Passos).


A partir da leitura dos dois textos, marque a única alternativa correta:
Alternativas
Q2534200 Pedagogia
A formação do professor de educação infantil tem ganhado relevância nos debates acadêmicos e políticos. No contexto da reforma da educação básica a partir da década de 90 no Brasil, são feitas várias proposições sobre essa formação. Assim, analise as seguintes afirmações:

I.A formação do professor de educação infantil ganhou destaque a partir da década de 90, principalmente após a LDB n.º 9394/96.
II.Os documentos, especialmente os "Referenciais para a formação de professores (1998)", a "Proposta de diretrizes para formação inicial de professores de educação básica em curso de nível superior (Maio/2000)" e o "Parecer CNE/CP n.º 009/2001", detalham as orientações para a reforma da formação do professor de educação infantil.
III.Os documentos não diferenciam as funções do profissional que atua nas creches das funções do profissional que atua nas pré-escolas.


 É correto o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: C
5: D