Questões de Concurso Sobre história da educação brasileira em pedagogia

Foram encontradas 1.131 questões

Q3325929 Pedagogia
No contexto da evolução histórica da educação da pessoa com deficiência no Brasil, assinale a alternativa que melhor representa uma mudança paradigmática ocorrida a partir da década de 1990, in consonância com os compromissos internacionais assumidos pelo país. 
Alternativas
Q3325928 Pedagogia
A Educação Especial passou por diversas transformações ao longo da história, influenciando as práticas pedagógicas e a inclusão escolar. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3305133 Pedagogia
No século XX, a Educação Brasileira buscou combater o analfabetismo por meio de várias ações. A Educação de Jovens e Adultos (EJA)no Brasil tem suas primeiras iniciativas associadas a movimentos de educação popular e campanhas de alfabetização. Uma das primeiras grandes iniciativas de alfabetização de jovens e adultos no Brasil foi a Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos, na década de 1940. Contudo, qual foi um marco histórico para a EJA, no Brasil? 
Alternativas
Q3300885 Pedagogia
Quando pensamos sobre a realidade brasileira, podemos dizer que, antes da década de 1970, pouco se pesquisava e se escrevia sobre a formação de professores. É essa década que caracteriza o "treinamento do profissional em educação". Para essa concepção de formação, a maior parte dos estudos pedagógicos, influenciados pelos fundamentos da sociologia da educação, privilegiava a dimensão procedimental do processo de capacitação do professor e do especialista em educação. Essa tendência de formação humana ficou conhecida como
Alternativas
Q3300808 Pedagogia
Constata-se que, na modernidade do pensamento dos estudos sobre psicologia da aprendizagem, três autores comparecem, sobretudo, no abandono de uma perspectiva instrumental da linguagem e no estabelecimento de proposições que a concebem como uma função constitutiva do próprio pensamento. Dessa forma, suas teorias impactam nos modos de pensar e teorizar sobre pensamento e linguagem no século XX, no modo como o funcionamento da linguagem articulada ao pensamento do sujeito se refaz a cada nova etapa, incorporando as aquisições anteriores em níveis de complexidade crescentes e reorganizando-as de maneira que a díade pensamento e linguagem se apresenta sutilmente estruturada. Nesse contexto, eles demonstram que o conhecimento se dá a partir do sujeito em sua ação no mundo e conferem a esse processo, sujeito-mundo, uma dialeticidade ímpar nas teorizações sobre como conhecêlo. Tais princípios são observáveis nas obras de
Alternativas
Q3296040 Pedagogia
A Educação Física assumiu formatos que refletiam preocupações socioculturais de cada época, em diferentes períodos. Ao longo do século XX, a Educação Física no Brasil, passou por transformações significativas. Em termos históricos, essas mudanças resultaram em um enfoque que considera a (o):
Alternativas
Q3293974 Pedagogia
Considere as afirmações abaixo a respeito do histórico e dos princípios da Educação Inclusiva no Brasil.

I. A institucionalização do ensino especial segregado contribuiu para a criação de barreiras atitudinais e físicas que persistem em alguns contextos.
II. As primeiras políticas de integração escolar priorizaram apenas aspectos clínicos, deixando em segundo plano a autonomia e o protagonismo dos estudantes.
III. A evolução para modelos inclusivos evidenciou a relevância de práticas que respeitam as singularidades e promovem a participação de todos em ambientes comuns. 
IV. As iniciativas contemporâneas reforçam a educação inclusiva como processo dinâmico, apoiada em legislações que priorizam o respeito à diversidade.
V. A inclusão escolar na atualidade volta-se principalmente para a eliminação de barreiras estruturais, sendo secundárias as adaptações metodológicas.

Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFV Órgão: UFV-MG Prova: UFV - 2025 - UFV-MG - Fonoaudiólogo |
Q3290736 Pedagogia
Analise as assertivas a seguir, sobre as particularidades da educação superior:

I. O contexto universitário é frequentado por sujeitos que revelam uma heterogeneidade de origens sociais, culturais, econômicas e históricas, implicando diferentes condições de alfabetização e letramento e modificando o perfil das instituições. Devido a isso, muitos estudantes acabam tendo insucesso acadêmico, reverberando em reprovações e evasão.

II. O apoio pedagógico, previsto pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, insere-se no contexto da Educação Superior justamente como uma ação voltada à diminuição da disparidade entre os conhecimentos que os estudantes possuem e aqueles exigidos pela Universidade.

III. É uma realidade, na educação superior, o aumento de ingresso de estudantes público-alvo da Educação Especial (EE), ou seja, educandos com deficiências (intelectual, física, auditiva, visual e múltipla), transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, sendo a EE uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis e modalidades de educação.

IV. Pesquisas apontam para a baixa valorização do fonoaudiólogo no contexto da Educação Superior, demonstrando o desconhecimento sobre o trabalho e a ampla atuação do profissional da fonoaudiologia. A atuação ainda não é (re)conhecida no campo da educação, embora a Fonoaudiologia já esteja voltada para a área educacional há mais de dez anos.

V. Observa-se que, apesar das Políticas de Ações Afirmativas e da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva terem favorecido a diversidade na Universidade, o apoio aos estudantes com Transtornos Funcionais Específicos ou que sejam público-alvo da EE ainda não conseguiu legitimar o espaço do Fonoaudiólogo como profissional necessário nesse cenário.


Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3278578 Pedagogia
Refere-se a um movimento pedagógico do final do século XIX e início do XX, que transformou a educação tradicional, priorizando a criatividade, a individualidade e a participação ativa do aluno. Influenciadores como John Dewey, Maria Montessori e Anísio Teixeira marcaram essa proposta, hoje referência na pedagogia moderna, com foco na formação integral e na autonomia:
Alternativas
Q3278504 Pedagogia

Nos anos 1930, o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi uma importante intervenção na disputa de ideias acerca do futuro das políticas educacionais brasileiras.


Assinale a opção que indica, corretamente, um dos princípios fundamentais deste manifesto.

Alternativas
Q3263617 Pedagogia
Na história da educação brasileira, de acordo com Libâneo, o processo de democratização do ensino precisa ser entendido como ampliação de oportunidades educacionais, difusão dos conhecimentos e sua reelaboração crítica, aprimoramento da prática educativa escolar, visando à elevação cultural e científi ca das camadas populares, contribuindo para:
Alternativas
Q3263233 Pedagogia
Ao longo das décadas, a educação passou por diversas transformações significativas, refletindo as mudanças sociais, tecnológicas e culturais da sociedade. Nesse contexto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as seguintes etapas da educação às suas respectivas características.

Coluna 1
1. Educação 1.0. 2. Educação 2.0. 3. Educação 3.0. 4. Educação 4.0. 5. Educação 5.0.

Coluna 2
( ) Tecnologia aliada às competências socioemocionais e contribuição do estudante para o meio social.
( ) Maior estímulo e desenvolvimento dos estudantes, promoção da autonomia e criatividade.
( ) Educação predominantemente religiosa, marcada pela figura do professor como detentor do saber transmitido ao estudante.
( ) Educação voltada para o mundo do trabalho, sendo a memorização e a repetição os processos fundamentais.
( ) Maior autonomia e busca pelas tecnologias, como realidade aumentada, robôs, impressão 3D e alta conectividade.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3258772 Pedagogia
No texto “Escolarização de jovens e adultos”, de autoria de Haddad e Di Pierro (2000), é apresentada uma rápida visão panorâmica do tema ao longo dos cinco séculos da história posteriores à chegada dos portugueses às terras brasileiras, mas detém o olhar sobretudo na segunda metade do século XX, em que o pensamento pedagógico e as políticas públicas de educação escolar de jovens e adultos adquiriram a identidade e feições próprias. De acordo com os autores do texto:

I. A ação educativa junto a adolescentes e adultos no Brasil não é nova e já no período colonial os religiosos exerciam sua ação educativa missionária em grande parte com adultos.
II. Com a desorganização do sistema de ensino produzido pela expulsão dos jesuítas do Brasil em 1759, somente no Império volta-se a encontrar informações sobre ações educativas no campo da educação de adultos.
III. No campo dos direitos legais, a primeira Constituição brasileira, de 1824, firmou, sob forte influência europeia, a garantia de uma “instrução primária e gratuita para todos os cidadãos”, portanto também para os adultos, o que não passou da intenção legal.
IV. Foi somente ao final da década de 1970 que a educação de adultos veio a se firmar como um problema de política nacional, mas as condições para que isso viesse a ocorrer foram sendo instaladas já no período anterior.

Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Q3221741 Pedagogia
Ao estudar a História da Infância, podemos perceber que é importante conhecer tal processo e das influências que exercem ainda na atualidade o contexto histórico e social. Dessa forma, podemos afirmar como alternativa incorreta: 
Alternativas
Q3221734 Pedagogia
Na História da Educação brasileira, houveram vários momentos marcantes, sendo um deles em que estudamos a forma de educação originária da Colonização, denominada: 
Alternativas
Q3221693 Pedagogia
Sobre o processo de colonização brasileira, articulada aos demais momentos da História da Educação brasileira, podemos considerar como alternativa correta: 
Alternativas
Q3218617 Pedagogia
Silva et al. (2022) analisam a evasão na Universidade de São Paulo (USP) e sugerem que o abandono universitário não é um fenômeno isolado, mas sim um reflexo de múltiplos fatores interligados. As estratégias para combater a evasão devem, portanto, ser amplas e considerar a diversidade de situações enfrentadas pelos estudantes. 

A pesquisa de Silva et al. (2022) sugere que a evasão no ensino superior público está ligada a fatores socioeconômicos, como a insuficiência de recursos financeiros, e também a questões relacionadas ao apoio institucional, como a falta de acompanhamento adequado aos estudantes em dificuldades. A pesquisa aponta que políticas de permanência, como bolsas de estudo e acompanhamento psicológico, são fundamentais para reduzir a evasão. 

Com base nas informações acima, assinale a alternativa que melhor descreve as conclusões da pesquisa. 
Alternativas
Q3210500 Pedagogia
Assinale a alternativa correta sobre a evolução histórica da Educação Infantil no Brasil. 
Alternativas
Q3210469 Pedagogia
A partir da década de 1960, diversos países deram início a um movimento que defendia a integração de alunos com deficiência nas escolas regulares. Essa iniciativa foi fundamentada em razões morais, científicas, lógicas, políticas, econômicas e legais. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3206093 Pedagogia
De acordo com Fernández (1991), o psicopedagogo desempenha um papel fundamental nas relações dos sujeitos com a aprendizagem, especialmente ao investigar como o sujeito se relaciona com o conhecimento. Considerando esse contexto, é CORRETO afirmar que o psicopedagogo
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: E
5: E
6: B
7: D
8: D
9: B
10: B
11: A
12: A
13: C
14: A
15: A
16: D
17: D
18: D
19: A
20: D