Questões de Concurso
Sobre história da educação brasileira em pedagogia
Foram encontradas 1.131 questões
I. A institucionalização do ensino especial segregado contribuiu para a criação de barreiras atitudinais e físicas que persistem em alguns contextos.
II. As primeiras políticas de integração escolar priorizaram apenas aspectos clínicos, deixando em segundo plano a autonomia e o protagonismo dos estudantes.
III. A evolução para modelos inclusivos evidenciou a relevância de práticas que respeitam as singularidades e promovem a participação de todos em ambientes comuns.
IV. As iniciativas contemporâneas reforçam a educação inclusiva como processo dinâmico, apoiada em legislações que priorizam o respeito à diversidade.
V. A inclusão escolar na atualidade volta-se principalmente para a eliminação de barreiras estruturais, sendo secundárias as adaptações metodológicas.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I. O contexto universitário é frequentado por sujeitos que revelam uma heterogeneidade de origens sociais, culturais, econômicas e históricas, implicando diferentes condições de alfabetização e letramento e modificando o perfil das instituições. Devido a isso, muitos estudantes acabam tendo insucesso acadêmico, reverberando em reprovações e evasão.
II. O apoio pedagógico, previsto pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, insere-se no contexto da Educação Superior justamente como uma ação voltada à diminuição da disparidade entre os conhecimentos que os estudantes possuem e aqueles exigidos pela Universidade.
III. É uma realidade, na educação superior, o aumento de ingresso de estudantes público-alvo da Educação Especial (EE), ou seja, educandos com deficiências (intelectual, física, auditiva, visual e múltipla), transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, sendo a EE uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis e modalidades de educação.
IV. Pesquisas apontam para a baixa valorização do fonoaudiólogo no contexto da Educação Superior, demonstrando o desconhecimento sobre o trabalho e a ampla atuação do profissional da fonoaudiologia. A atuação ainda não é (re)conhecida no campo da educação, embora a Fonoaudiologia já esteja voltada para a área educacional há mais de dez anos.
V. Observa-se que, apesar das Políticas de Ações Afirmativas e da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva terem favorecido a diversidade na Universidade, o apoio aos estudantes com Transtornos Funcionais Específicos ou que sejam público-alvo da EE ainda não conseguiu legitimar o espaço do Fonoaudiólogo como profissional necessário nesse cenário.
Está CORRETO o que se afirma em:
Nos anos 1930, o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi uma importante intervenção na disputa de ideias acerca do futuro das políticas educacionais brasileiras.
Assinale a opção que indica, corretamente, um dos princípios fundamentais deste manifesto.
Coluna 1
1. Educação 1.0. 2. Educação 2.0. 3. Educação 3.0. 4. Educação 4.0. 5. Educação 5.0.
Coluna 2
( ) Tecnologia aliada às competências socioemocionais e contribuição do estudante para o meio social.
( ) Maior estímulo e desenvolvimento dos estudantes, promoção da autonomia e criatividade.
( ) Educação predominantemente religiosa, marcada pela figura do professor como detentor do saber transmitido ao estudante.
( ) Educação voltada para o mundo do trabalho, sendo a memorização e a repetição os processos fundamentais.
( ) Maior autonomia e busca pelas tecnologias, como realidade aumentada, robôs, impressão 3D e alta conectividade.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A ação educativa junto a adolescentes e adultos no Brasil não é nova e já no período colonial os religiosos exerciam sua ação educativa missionária em grande parte com adultos.
II. Com a desorganização do sistema de ensino produzido pela expulsão dos jesuítas do Brasil em 1759, somente no Império volta-se a encontrar informações sobre ações educativas no campo da educação de adultos.
III. No campo dos direitos legais, a primeira Constituição brasileira, de 1824, firmou, sob forte influência europeia, a garantia de uma “instrução primária e gratuita para todos os cidadãos”, portanto também para os adultos, o que não passou da intenção legal.
IV. Foi somente ao final da década de 1970 que a educação de adultos veio a se firmar como um problema de política nacional, mas as condições para que isso viesse a ocorrer foram sendo instaladas já no período anterior.
Estão CORRETAS as afirmativas:
A pesquisa de Silva et al. (2022) sugere que a evasão no ensino superior público está ligada a fatores socioeconômicos, como a insuficiência de recursos financeiros, e também a questões relacionadas ao apoio institucional, como a falta de acompanhamento adequado aos estudantes em dificuldades. A pesquisa aponta que políticas de permanência, como bolsas de estudo e acompanhamento psicológico, são fundamentais para reduzir a evasão.
Com base nas informações acima, assinale a alternativa que melhor descreve as conclusões da pesquisa.