Questões de Concurso
Sobre história da educação brasileira em pedagogia
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Em relação ao papel político-pedagógico e à função histórico-cultural da escola, julgue o item subsequente.
Em princípio, o sistema de ensino do Brasil tinha propósito catequético, tendo sido a primeira escola brasileira fundada por padres jesuítas na cidade do Rio de Janeiro.
Acerca da concepção da educação para os direitos humanos e da educação integral, julgue o item subsequente.
A proposta formativa da educação integral no contexto brasileiro surgiu na década de 1990 como um projeto pioneiro e inovador, tanto em sua concepção como na execução de políticas públicas.
I - Na ideologia da normalização, observa-se a necessidade de introduzir a pessoa com deficiência na sociedade, ajudando-a a adquirir as condições e os padrões da vida cotidiana o mais próximo do normal, quanto possível.
II - O princípio da normalização, portanto, deu o apoio filosófico ao movimento da desinstitucionalização, favorecendo tanto o afastamento da pessoa das instituições, como a provisão de programas comunitários planejados para oferecer serviços que se mostrassem necessários para atender a suas necessidades.
III - Como principais resultantes do movimento da normalização começaram a surgir novas alternativas institucionais, então denominadas organizações ou entidades de transição – mais protegidas do que a sociedade externa, conquanto menos protegida e menos determinante de dependência que uma instituição total típica.
É verdadeiro o que se afirma em:
[ ] Ainda no Brasil-Colônia, foi criado em São Paulo um atendimento escolar para alunos com deficiência, na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia.
[ ] Desde a criação das primeiras escolas especiais, observa-se a evolução nas formas de se falar em deficiência e, ao mesmo tempo, a perpetuação teórica dos conceitos e da maneira de se agir e praticar a educação especial.
[ ] A partir da Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988), do Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990 (BRASIL, 1990) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (BRASIL, 1996), a criança no Brasil é reconhecida como sujeito social, com direitos que devem ser garantidos a todos, enquanto dever do Estado, da família e da sociedade em geral.
No que se refere a alfabetização e letramento, aos processos cognitivos da alfabetização e à história da alfabetização, julgue o próximo item.
O segundo período da história da alfabetização, compreendido entre os séculos XVI e XVIII, teve como método de ensino expoente o uso de cartilhas, amplamente utilizadas no contexto brasileiro desde o período da colonização portuguesa.
1.(__) Os jesuítas chegaram ao Brasil em 1549, liderados por Manuel da Nóbrega, e foram os primeiros responsáveis pela educação formal no país. Estabeleceram colégios em várias regiões, promovendo uma educação voltada para a catequese indígena e a formação da elite colonial.
2.(__) Com a Independência, houve esforços para estruturar um sistema educacional. A Constituição de 1824, por exemplo, mencionava o direito à educação pública e gratuita, mas essa disposição era pouco praticada e acessível a poucos.
3.(__) Na década de 1920, o movimento da Escola Nova começou a ganhar força. Inspirado por teóricos como John Dewey, esse movimento defendia uma educação centrada no aluno, mais prática e ativa, opondo-se ao ensino tradicional, baseado na memorização.
A sequência CORRETA é:
I. Houve maior valorização das artes e das ciências em oposição ao ensino estritamente religioso.
II. O Renascimento marcou o início da universalização da educação para todas as classes sociais.
III. A educação renascentista buscava o desenvolvimento integral do ser humano, abrangendo corpo e mente, valorizando a educação física, artística e intelectual.
A pedagogia histórico-crítica surge na década de 80 do século XX como proposta contra-hegemônica, na qual a educação é entendida como mediadora da prática social.
A partir da instituição do regime militar em 1964, implanta-se na educação brasileira uma concepção crítica de formação humana.
Inspirada no movimento escolanovista e nas práticas de alfabetização de Paulo Freire, uma concepção humanista de educação difundida pela Igreja Católica emergiu no país ao longo dos anos 60 do século XX.
A ratio studiorum negava a pedagogia tradicional.