Questões de Pedagogia - Mídias, Comunicação e Tecnologias na Educação para Concurso

Foram encontradas 1.270 questões

Q3057875 Pedagogia

Lucas, um aluno com paralisia cerebral, apresenta dificuldades na fala e na coordenação motora. Assim, avalie as proposições:


I. O uso de dispositivos de comunicação alternativa é fundamental para a inclusão de Lucas no ambiente escolar.


II. Lucas deve ser avaliado apenas com base em suas habilidades de fala, desconsiderando o uso de dispositivos de comunicação, pois nem sempre estará com eles para comunicação.


III. A inclusão de Lucas em atividades de grupo pode promover seu desenvolvimento social e acadêmico.


Assinale a alternativa correta: 

Alternativas
Q3057011 Pedagogia
        A contemporaneidade é fortemente marcada pelo desenvolvimento tecnológico. O mundo produtivo e o cotidiano estão sendo movidos por tecnologias digitais, situação que tende a se acentuar fortemente no futuro.

Base Nacional Comum Curricular, 2018.
Internet: http://basenacionalcomum.mec.gov.br.

Acerca das tecnologias educacionais, julgue o item.


O computador é concebido como uma ferramenta que amplia as funções do professor, podendo, em um futuro, desempenhar um papel na sua substituição.

Alternativas
Q3052037 Pedagogia
Sobre a utilização de diferentes linguagens midiáticas no desenvolvimento das práticas educativas, assinale a opção que apresenta a principal contribuição dessas linguagens para o processo de construção do conhecimento. 
Alternativas
Q3042837 Pedagogia
Julgue o item a seguir.

O uso responsável da tecnologia no processo educativo pelos alunos não deve refletir a importância que os computadores, softwares e outros artefatos modernos possuem na sociedade atual. Ou seja, no ambiente escolar, a tecnologia deve ser abordada apenas do ponto de vista contemplativo, não prático ou funcional.
Alternativas
Q3041772 Pedagogia
As habilidades relacionadas às competências específicas na área do conhecimento matemático e suas Tecnologias estão associadas ao modo particular de cada indivíduo raciocinar, representar, se comunicar e argumentar, propondo uma visão mais integrada da Matemática a partir do aperfeiçoamento dos saberes essenciais, construídos até o 9º ano do Ensino Fundamental e durante o Ensino Médio (Brasil, 2018). Desse modo, o ensino desse componente curricular requer uma abordagem conectada com a vida real, pois o jovem aprende a usar o conhecimento na prática, com ênfase no seu projeto de vida, considerando uma concepção de "juventudes" que, pela sua diversidade, aprende de formas diferentes e tem acesso a vários tipos e fontes de informação (Brasil, 2018).

CASTRO, Emanuela Moura de Melo; NASCIMENTO, Kátia Romilda Silva do; SALES, Giliane Felismino; SANTIAGO, Silvany Bastos. O uso das tecnologias digitais no ensino de Matemática numa perspectiva construcionista.

Acesso em: https://tinyurl.com/5xzecvta
O uso das tecnologias digitais pode transformar o currículo escolar ao permitir a criação de projetos dos quais os alunos participam ativamente e agem concretamente. Essa abordagem pode inovar o ensino pois ao associar tecnologias à Matemática, pode-se facilitar a compreensão de conceitos matemáticos, tornando o aprendizado mais dinâmico e acessível.
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: A
4: E
5: C