Questões de Concurso
Sobre o processo de socialização em pedagogia
Foram encontradas 273 questões
I. Diferentemente do contexto da educação infantil, nos anos iniciais, a orientação é de que a brincadeira e o jogo sejam restritos à educação física, sem relação direta com os conteúdos curriculares.
II. A criança interage e troca experiências por meio do brincar, construindo o próprio pensamento.
III. O brincar é essencial para os desenvolvimentos social, emocional, cognitivo e linguístico das crianças.
IV.O professor deve inserir, em seu planejamento, brincadeiras para auxiliar o aluno no desenvolvimento da aprendizagem e tornar as aulas um ambiente prazeroso para as crianças frequentarem.
Está CORRETO o que se afirma:
Na Escola Encantada das Cores, a professora Clara planejou uma aula especial de Educação Infantil com uma caça ao tesouro. Cada criança seguiu pistas pela quadra da escola, explorando locais encantadores como o Jardim das Cores e a Ilha dos Números. Enfrentaram desafios divertidos e, ao final, descobriram um tesouro de "Sorrisos Dourados". A atividade não apenas proporcionou diversão, mas também promoveu trabalho em equipe e habilidades educativas, deixando as crianças com bonitas lembranças desse dia especial.
Podemos afirmar que a atividade acima se trata de um(a):
"(...)brincar representa muitos níveis diferentes de complexidade e proporciona uma variedade de situações potenciais de aprendizagem. (...)".
Janet R. Moyles (2002).
Sobre o brincar e suas possibilidades de aprendizagem, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):
(__)Dificilmente, as brincadeiras proporcionam aprendizagem ao sujeito que envolve-se nelas.
(__)O brincar é um importante meio de aprendizagem, principalmente pela perspectiva do mundo infantil.
(__)Nos humanos, o brincar inicia-se desde de muito cedo com o toque, passando pela interação com objetos, até chegar na experimentação, erro e acerto.
Assinale a alternativa com a ordem CORRETA de cima para baixo.
(Soares; Araújo; Araújo, 2023, p. 5.535.)
Sobre o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, assinale a afirmativa correta.
(Gomes; Aquino, 2019, p. 3.)
Em relação à socialização na educação infantil, assinale a afirmativa correta.
(Pacheco; Cavalcante; Santiago, 2021, p. 3.)
Analise as afirmativas a seguir.
I. Os campos de experiências, previstos na BNCC, constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. As brincadeiras são abordadas apenas em dois campos de experiência: “o eu, o outro e o nós” e “corpo, gestos e movimentos”.
II. Para Vygotsky, o lúdico influencia grandemente o desenvolvimento da criança, pois é através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é intensificada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.
III. A brincadeira é um espaço para explorar sentimentos, valores, assim como para desenvolver habilidades; portanto, cabe ao educador, de forma intencional e consciente, promover o estímulo da criança pela busca do conhecimento, facilitar e/ou mediar esse processo respeitando e valorizando suas particularidades, seus repertórios culturais, promovendo um ambiente lúdico, que favoreça as interações.
IV. A mediação do professor entre a criança e o brincar são dinâmicas que podem estimular, desafiar e apoiar a aprendizagem por meio do brincar na educação infantil. Apenas nesse contexto é que ocorre a aprendizagem. As interações entre as próprias crianças sejam no recreio, no momento de parquinho ou similar, não promovem aprendizagem.
Está correto o que se afirma apenas em
(__) A sociologia da infância se posiciona a favor o adultocentrismo, propondo uma visão que reconhece as crianças como sujeitos ativos, capazes de influenciar e transformar a sociedade no presente, mas enfatizando seu papel como futuros adultos.
(__) A perspectiva de gênero e raça é negligenciada nas análises sociológicas da infância realizadas no Brasil.
(__) A criança é vista como sujeito histórico e de direitos, sendo parte ativa na construção de sua vivência social.
(__) O campo da sociologia da infância no Brasil tem se expandido nas últimas décadas, contribuindo para a formulação de políticas públicas que reconhecem as crianças como sujeitos de direito e consideram suas especificidades culturais e sociais.
A sequência está correta em:
I - As crianças vivem inseridas em espaços e tempos de diferentes dimensões, em um mundo constituído de fenômenos naturais e socioculturais. Desde muito pequenas, elas procuram se situar em diversos espaços (rua, bairro, cidade etc.) e tempos (dia e noite; hoje, ontem e amanhã etc.).
II – Nesse contexto, a instituição escolar deve procurar criar oportunidades para que as crianças ampliem seus conhecimentos do mundo físico e sociocultural e possam utilizá-los em seu cotidiano.
I – Conhecimento físico – primeiro tipo de conhecimento adquirido pelas crianças. Ele é adquirido por meio da observação sobre as informações sobre o mundo que as cerca.
II – Conhecimento lógico-matemático - não é adquirido apenas por meio da observação, mas passa pelo processamento mental da informação, ou seja, é o resultado da ação mental da criança sobre o mundo.
III – Conhecimento social – é o mais simples, pois não depende de nenhum esforço da criança, apenas da interação social.
É falso o que se afirma em:
(_)A transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental deve garantir que as aprendizagens das crianças sejam integradas e contínuas, respeitando suas singularidades e as diferentes formas de relacionamento com o conhecimento.
(_)É essencial desenvolver estratégias de acolhimento e adaptação que contemplem tanto as crianças quanto os educadores, assegurando que essa nova etapa seja construída a partir dos conhecimentos e habilidades que a criança já possui, promovendo assim uma continuidade em seu trajeto educativo.
(_)As informações registradas em relatórios, portfólios e outros documentos que documentem os processos vividos pelas crianças durante a Educação Infantil podem auxiliar na compreensão da trajetória escolar de cada aluno ao ingressar no Ensino Fundamental.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
No que concerne à relevância da consciência fonológica para o processo de alfabetização e às etapas da alfabetização, bem como à construção e ao desenvolvimento da leitura e da escrita, julgue o item a seguir.
Uma das contribuições da teoria da psicogênese da língua escrita é o reconhecimento de que o sujeito em alfabetização é ativo em seu processo de conhecimento, capaz de progressivamente (re)construir esse sistema de representação, interagindo com a língua escrita em seus usos e práticas sociais.
No que concerne à relevância da consciência fonológica para o processo de alfabetização e às etapas da alfabetização, bem como à construção e ao desenvolvimento da leitura e da escrita, julgue o item a seguir.
As interações orais têm fundamental importância para a construção e ampliação da escrita e conduzem a um exercício duplo no processo de alfabetização, no qual a fala precede e dá fundamento à construção do entendimento sobre o valor do registro escrito e a sua função social.
No que se refere a alfabetização e letramento, aos processos cognitivos da alfabetização e à história da alfabetização, julgue o próximo item.
A teoria da psicogênese da língua escrita pressupõe que as crianças adquirem o conhecimento da escrita por meio do desenvolvimento cognitivo, sendo o ambiente social importante para o desenvolvimento da escrita antes mesmo do início formal da alfabetização.
