Questões de Concurso
Sobre práticas avaliativas: sujeitos, objetos e métodos da avaliação em pedagogia
Foram encontradas 540 questões
Assinale a alternativa que descreve corretamente um dos critérios para elaboração de instrumentos de avaliação.
A afirmativa que completa corretamente a lacuna é:
I Uma avaliação escrita é válida quando a pergunta tem correspondência adequada com o objetivo que se propõe a avaliar.
II Quando o professor acompanha uma classe de um ano para outro e registra o desempenho dos estudantes, no retorno das férias, não precisa fazer um diagnóstico inicial do que foi aprendido no ano anterior para novas aprendizagens.
III A prova final é o instrumento mais adequado para caracterizar os processos de aprendizagens e os de desenvolvimento dos estudantes.
IV A autoavaliação do estudante é um processo de aprendizagem no qual ele, de forma consciente, desenvolve estratégias para analisar sua produção e detectar como aprende.
Das afirmações, estão corretas
I Fornece informações complementares sobre os estudantes para enfrentar dificuldades específicas.
II Procura identificar e caracterizar os níveis iniciais de domínios do conteúdo a ser aprendido.
III Permite caracterizar potencialidades do estudante para a aprendizagem.
IV Permite um pré-julgamento sobre as limitações cognoscitivas dos estudantes para aprender.
Das características explicitadas, as da avaliação diagnóstica inicial estão presentes nos itens
Quando um professor fala em avaliação muitos alunos ficam com medo e apreensivos quanto ao que vai ser cobrado na prova, pois esse é um momento muito tenso e de muita pressão para os alunos.
A avaliação é um processo natural que acontece para que o professor tenha uma noção dos conteúdos assimilados pelos alunos, bem como saber se as metodologias de ensino adotadas por ele estão surtindo efeito na aprendizagem dos alunos. Há muito tempo, avaliar significava apenas aplicar provas, dar uma nota e classificar os alunos em aprovados e reprovados. Ainda hoje existem alguns professores que acreditam que avaliar consiste somente nesse processo. Contudo, essa visão aos poucos está sendo modificada.
Avaliação não deve ser somente o momento da realização das provas e testes, mas um processo contínuo e que ocorre dia após dia, visando a correção de erros e encaminhando o aluno para aquisição dos objetivos previstos. Nesse sentido, a forma avaliativa funciona como um elemento de integração e motivação para o processo de ensino-aprendizagem. A avaliação é um processo atualmente entendido não só como o resultado dos testes e provas, mas também os resultados dos trabalhos e/ou pesquisas que os alunos realizam.
Disponível em https://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/o-que-avaliar.htm. Acesso. 20 fev de 2025.
A respeito da avaliação, é INCORRETO afirmar que:
Leia as afirmativas sobre avaliação na educação infantil e marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) A avaliação deve ser um processo contínuo, valorizando o desenvolvimento integral da criança.
( ) O uso de múltiplos instrumentos avaliativos, como registros de observação e atividades lúdicas, contribui para compreender melhor o aprendizado infantil.
( ) A avaliação deve ser baseada exclusivamente em provas escritas, garantindo um critério uniforme para todos os estudantes.
( ) A observação das interações sociais e do envolvimento nas atividades propostas é fundamental para avaliar o progresso das crianças.
Escolha a alternativa que apresenta a sequência correta:
Leia as afirmativas sobre a avaliação da aprendizagem:
I - Deve ser um processo contínuo e diversificado, permitindo ajustes no ensino conforme as necessidades dos alunos.
II - A autoavaliação dos estudantes pode ser um instrumento relevante para estimular a reflexão sobre o próprio aprendizado.
III - A avaliação deve ser utilizada exclusivamente para classificar os alunos e determinar sua promoção ou retenção ao final do ano letivo.
IV - O professor pode utilizar diferentes estratégias avaliativas, como observação, registros descritivos, provas e atividades práticas.
Estão corretas as afirmativas:
Leia as afirmativas sobre avaliação na educação infantil e marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) A avaliação deve ser um processo contínuo, valorizando o desenvolvimento integral da criança.
( ) O uso de múltiplos instrumentos avaliativos, como registros de observação e atividades lúdicas, contribui para compreender melhor o aprendizado infantil.
( ) A avaliação deve ser baseada exclusivamente em provas escritas, garantindo um critério uniforme para todos os estudantes.
( ) A observação das interações sociais e do envolvimento nas atividades propostas é fundamental para avaliar o progresso das crianças.
Escolha a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. o processo individual do estudante como referência.
II. um processo contínuo e contextualizado.
III. os métodos padronizados de medição de conhecimento.
IV. os parâmetros pontuais em provas classificatórias.
V. as produções autorais que são muito valorizadas.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
O ato de __________ não deve ser confundido com o de __________ o desempenho obtido pelo estudante. A __________ é uma maneira de documentar a qualidade do desempenho, utilizando __________ ou relatos descritivos, previamente acordados entre os envolvidos no processo educativo.
Em sequência, os termos que completam as lacunas corretamente são:
Observe as de palavras, no retângulo.
O número de palavras que reflete uma avaliação da aprendizagem como processo contínuo e formativo é
[...] não há nenhum instrumento que não pertença à avaliação formativa [...] a ‘virtude’ formativa não está no instrumento, mas, sim, se assim se pode dizer, no uso que dele fazemos, na utilização das informações graças a ele. O que é formativo é a decisão de uma progressão do aluno e de procurar os meios suscetíveis de agir nesse sentido (HADJI, 1993, p. 165).
https://www.univates.br/bduserver/api/core/bitstreams/bf70579a-f5b0-425b-8ea9- f182370217f0/content
Assim sendo, a identificação, se o instrumento de avaliação é formativo ou não, será o(a)
I. Ainda hoje se praticam exames escolares em vez de avaliação da aprendizagem;
II. A avaliação aponta para a predominância de uma avaliação construtiva, vista como instrumento de verificação pontual, seletivo e, portanto, inclusiva e justa;
III. A avaliação com caráter punitivo e classificatório, como atualmente é praticada na escola, deverá dar espaço para uma avaliação comparativa e comprometida com a aprendizagem do aluno;
IV. É urgente e necessário que cursos de formação de professores, nas diversas áreas do conhecimento, comecem a enfatizar o tema avaliação em suas disciplinas, a fim de que os professores possam desenvolver múltiplos recursos que os subsidiem nessa prática;
V. A avaliação escolar apresenta-se como um elemento classificatório imposto pela escola, predominantemente formal, com objetivos pautados na quantificação e/ou verificação da aprendizagem e limitada a julgamentos que levam apenas à aprovação ou reprovação, com base nas notas.
As afirmativas que estão de acordo com os resultados obtidos pelos autores são:
O primeiro, tempo de admirar-se, é quando o professor olha para saber como é, e não para saber se é como queria que fosse. Busca-se a aproximação e o diálogo; um olhar mais amplo, dedicado, sempre presente. É o tempo de aprender a observar, registrar, reunir dados, ler tarefas, escutar os alunos e trocar ideias com outros professores.
O segundo, tempo da reflexão, nos aponta maneiras de aprender a questionar nossas hipóteses o tempo todo. É o momento de termos humildade, no sentido de pensar no que somos, e sabemos para interpretar o que está havendo acerca da realidade observada.
O terceiro, tempo da reconstrução das práticas avaliativas, é o tempo da ação reflexiva, da mediação. Esse é o tempo da tomada de consciência, tempo de professores comprometidos, tempo do estudo, do preparo, da qualificação profissional.
Neste contexto, a concepção de avaliação citada é a