Questões de Pedagogia - Práticas Avaliativas: Sujeitos, Objetos e Métodos da Avaliação para Concurso

Foram encontradas 395 questões

Q2508517 Pedagogia
Considerando as estratégias de avaliação em alfabetização, analise as alternativas e assinale a CORRETA: 
Alternativas
Q2508516 Pedagogia
No contexto da avaliação e diagnóstico em alfabetização, avalie as alternativas abaixo e assinale a CORRETA: 
Alternativas
Q2508143 Pedagogia
Em sua elaboração, um instrumento de avaliação da aprendizagem escolar precisa levar em conta: 
Alternativas
Q2505738 Pedagogia
A avaliação da aprendizagem é um instrumento utilizado para avaliar a evolução dos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem e existem tipos diferentes de avaliação. Analise as definições de dois desses tipos a seguir:
• Feita no início do ano letivo ou de cada ciclo de ensino com o intuito de conhecer o aluno para saber em qual nível de aprendizagem ele está, identificando a sua realidade para melhor conceber as estratégias de ensino. • Ocorre ao fim de um processo educacional com o foco na determinação do nível de domínio de alguns conteúdos estabelecidos e se apresenta em números, conceitos ou pontuação, hierarquizando o aprendizado dos alunos.

Assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, a quais tipos de avaliação as definições acima se referem.

Alternativas
Q2504751 Pedagogia
A avaliação, enquanto reflexão crítica sobre a realidade deveria ajudar a descobrir as necessidades do trabalho educativo, perceber os verdadeiros problemas para resolvê-los. Diz-se que a avaliação é feita para mudar. Avalia-se tanto, investe-se tanto tempo com provas e notas, e, no entanto, as coisas não mudam.Por que a avaliação não está ajudando a mudar as necessidades do trabalho educativo no que se refere ao processo de ensino aprendizagem?
I- Equívoco do referencial da avaliação (Referente): O referencial assumido pelo avaliador é decisivo, pois tudo influencia: o objeto a ser avaliado, o conteúdo (confecção do instrumento), a forma (aplicação) e o juízo. II- Equívoco no Objeto de aplicação (Referido): É pratica comum avaliar-se apenas o estudante, o que significa um foco equivocado no objeto da avaliação, dado que impossibilita a percepção do problema na sua totalidade. III- Equívoco na articulação da Avaliação: Busca-se mudar a avaliação de maneira isolada, sem articulá-la com a mudança da metodologia de trabalho em sala de aula.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: E
4: E
5: C