Questões de Concurso
Sobre programas e ações do ministério da educação – desenvolvimento da educação superior, graduação, pós-graduação, ensino, pesquisa e extensão em pedagogia
Foram encontradas 284 questões
I. visa a ampliar e garantir a permanência de alunos em instituições de ensino superior públicas e privadas;
II. abrange as etapas de Educação Profissional e Tecnológica e Educação superior;
III. constitui compromisso do governo brasileiro de construir uma educação pública, gratuita, de qualidade, mais inclusiva e equitativa.
Está(ão) correto(s) o(s) item(ns)
I. Este novo público estudantil traz consigo uma considerável herança familiar e um capital cultural do campo científico, mas não dispõe de um repertório de saberes populares para serem utilizados nas ações de apoio pedagógico.
II. O processo de transição do Ensino Médio para a Educação Superior envolve questões em quatro domínios: acadêmico, social, pessoal e vocacional, sendo que muitos desses jovens, que são a 1ª geração da família a cursar ensino superior, não dispõem deles.
III. Todos os estudantes apresentam dificuldades no processo de transição para a educação superior, não havendo diferenças no processo de acordo com o gênero e o background sociocultural deles.
IV. Novos elementos, que são de origem econômica, social, étnica, religiosa, cultural etc., se somam a outras questões relativas ao processo pedagógico e geracional de transição de um nível educacional para o outro.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
Assinale a alternativa que apresenta um ponto positivo na perspectiva das autoras:
I. Considerando a taxa bruta e a taxa líquida de matrículas na graduação, por gênero e cor/raça no Brasil, no período de 2012 a 2023, tanto as mulheres brancas quanto as PPI superam os homens da mesma raça em percentuais de matrículas.
II. A análise dos números absolutos de frequência à educação superior por grupo étnico-racial permite afirmar que houve redução das desigualdades étnico-raciais no acesso à educação superior, sendo que a população que frequenta a graduação aumentou em todos os grupos étnico-raciais, proporcionalmente mais entre os indígenas (170,5%), entre os pretos (142,3%) e entre os pardos (46,1%).
III. Os brancos foram o grupo étnico-racial que apresentou o menor crescimento no número de estudantes de graduação, mas ainda assim continuaram sendo o grupo com maior representatividade entre os estudantes nesse nível de ensino (50,1%).
IV. A participação do segmento público na expansão total de matrículas oscilou ao longo da série histórica, apresentando tendência geral de aumento e praticamente alcançando a meta de 40% estabelecida pelo PNE.
V. Enquanto nas IES públicas (federais, estaduais e municipais) a expansão de vagas se concentrou na modalidade de educação a distância (EaD), nas IES privadas o foco da expansão ocorreu na modalidade presencial, especialmente naquelas com fins lucrativos.
VI. A taxa média de conclusão de cursos de graduação por matrícula é de apenas 60%, ou seja, 40% das matrículas não irão produzir um diplomado.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
( ) O PARU (Programa de Avaliação da Reforma Universitária) foi importante para sinalizar a necessidade do sistema superior de ensino ser avaliado, considerando tanto as instituições públicas quanto as privadas.
( ) O PAIUB (Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras) foi resultado dos trabalhos desenvolvidos no âmbito da Comissão Nacional de Avaliação, na Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), em 1998, durante o Governo Fernando Henrique Cardoso.
( ) O Provão (Exame Nacional de Cursos) foi bem recebido pela comunidade acadêmica das instituições de educação superior públicas, em substituição ao PAIUB, por ser um modelo mais democrático, inclusivo e que respeitava a autonomia universitária.
( ) A avaliação da educação superior não tinha tanta centralidade durante o primeiro Governo Lula (2002 a 2005) como no governo que o precedeu, porque concorria com outras preocupações da agenda governamental como, por exemplo, a expansão da Rede Federal de ensino, por meio do REUNI.
( ) O SINAES, durante a gestão do ministro da educação Cristovam Buarque, foi elaborado por uma Comissão Especial de Avaliação (CEA) composta majoritariamente por acadêmicos vinculados a universidades públicas.
Assinale a sequência CORRETA:
I. Na Ufopa, a extensão articula-se com o ensino, a pesquisa e a inovação, em diálogo contínuo tanto com a educação básica quanto com a pós-graduação.
II. A extensão deve compor a matriz curricular de todos os cursos de graduação, exceto os de bacharelado.
III. São vedadas ações extensionistas na modalidade EaD.
Está(ão) correta(s)
Com base no exemplo citado, que demonstra a importância da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no trabalho docente, assinale a alternativa que melhor representa os benefícios dessa prática para a formação dos estudantes:
A Lei n° 13.005/14, que institui o Plano Nacional de Educação (PNE), estabelece metas e estratégias para o desenvolvimento da educação no Brasil ao longo de um período decenal, abrangendo desde a educação infantil até a pós-graduação, com foco na universalização do acesso, melhoria da qualidade do ensino e promoção da equidade educacional em todo o país.
À luz da Lei n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), julgue os itens seguintes.
Além dos cursos e programas de extensão, de pós-graduação e de graduação, a educação superior também abrange cursos sequenciais por campo de saber, os quais se destinam àqueles que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.
À luz da Lei n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), julgue os itens seguintes.
Uma das finalidades da educação superior é sua aproximação com a educação básica, e, para isso, a educação superior deve atuar na formação e capacitação de profissionais, na realização de pesquisas pedagógicas e no desenvolvimento de atividades de extensão, buscando-se, com isso, contribuir com a universalização e o aprimoramento da educação básica.
Com base na Resolução CNE/CES n.º 1, de 25 de julho de 2022, julgue o item a seguir.
Universidades brasileiras regularmente credenciadas, públicas ou privadas, poderão revalidar diplomas de graduação obtidos no exterior, desde que ofertem curso reconhecido do mesmo nível e área ou equivalente.
Julgue os itens a seguir, a respeito de agências de fomento.
Cabe ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) credenciar instituições para, nos termos da legislação em vigor, importar bens com benefícios fiscais destinados a atividades diretamente relacionadas com pesquisa científica e tecnológica.