Questões de Concurso
Sobre tecnologias educacionais em pedagogia
Foram encontradas 2.309 questões
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998, p. 88, adaptado.
Considerando o trecho supracitado acerca dos impactos da revolução digital, assinale a opção que corresponde à demanda educacional inerente a esse contexto.
Assinale a opção que identifica corretamente um desafio técnico.
I.A abordagem comunicativa da linguagem valoriza a interação social e o uso prático da língua em situações reais.
II.As metodologias ativas incentivam os alunos a assumirem um papel central no processo de aprendizagem, promovendo maior autonomia.
III.A gramática tradicional é a única abordagem eficaz para o ensino de línguas, sendo essencial para todas as práticas pedagógicas.
Está correto o que se afirma em:
A promoção da colaboração e do compartilhamento de conhecimento por meio de plataformas digitais é uma tendência significativa na educação contemporânea. Sobre isso, analise as afirmativas a seguir:
I. Plataformas digitais permitem que alunos colaborem em projetos e compartilhem recursos, mesmo estando fisicamente distantes, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe.
II. A colaboração online substitui completamente a necessidade de interações presenciais, tornando desnecessário o contato físico entre alunos e professores.
III. O uso de fóruns online e ambientes virtuais de aprendizagem facilita discussões e interações entre alunos e professores, enriquecendo o processo educacional.
Está correto o que se afirma em:
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) influenciaram modalidades de ensino online e presencial, individual ou coletiva, proporcionando enriquecimento dos conhecimentos e uma compreensão mais profunda da realidade por parte de professores e alunos. Na disciplina de ciências, onde as aulas tradicionalmente envolvem teoria e prática, nem todas as instituições dispõem de laboratórios, para superar essa limitação, um Laboratório Virtual de Aprendizagem (LVA) é uma solução viável.
Fonte: Bruzzi, 2016 apud NAZARIO, Thagyla Salazar; ALMEIDA, Thiago Corrêa; CARVALHO, Manoela Lopes. Laboratório Virtual de Biologia: um Aplicativo de Simulação de Aulas Experimentais de Microscopia. Congresso Nacional de Educação (CONEDU).
Sobre esse assunto, avalie as alternativas abaixo, e assinale a opção INCORRETA
I - Os gêneros digitais são ferramentas utilizadas como recurso didático utilizados pelos professores em substituição ao ensino da língua portuguesa.
II - Facebook é um mecanismo digital que facilita a interação, contribuindo para o ensino e aprendizagem do aluno, sendo considerado um recurso no ensino da língua portuguesa para discutir e produzir textos, analisar a ortografia, analisar a semântica, produzir vídeos, formar redes sociais, produzir trabalhos colaborativos.
III - WhatsApp como ferramenta pedagógica possibilita um aprendizado mais atraente e prazeroso, porque cria novas possibilidades e não se limita apenas a sala de aula.
IV - O uso de tecnologias nas escolas é pautado pela BNCC, sendo condizente com o trabalho com gêneros textuais diferenciados na busca por um ensino contextualizado e que valoriza a vivência do aluno e a sua experiência com as novas tecnologias da informação.
"A Educação 4.0 promove uma ruptura com os modelos tradicionais de ensino, ao integrar tecnologia e práticas inovadoras para atender às demandas do século XXI. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reflete esses princípios ao enfatizar as 10 competências gerais, como o pensamento crítico e o uso de tecnologias digitais. No entanto, a implementação efetiva dessas competências depende de políticas educacionais que assegurem formação continuada para os docentes e infraestrutura adequada."
Com base no texto, é correto afirmar que:
I. A Educação 4.0 prioriza o desenvolvimento de competências socioemocionais, como criatividade, pensamento crítico e colaboração, além de habilidades tecnológicas.
II. A personalização da aprendizagem na Educação 4.0 é viabilizada pelo uso de tecnologias como inteligência artificial e análise de dados.
III. A Neurociência aplicada à Educação 4.0 estabelece que as estratégias pedagógicas devem ser fundamentadas exclusivamente em estímulos visuais para ativar processos neurobiológicos de aprendizagem.
IV. O Design Thinking, quando aplicado à Educação 4.0, integra etapas de empatia, definição, ideação, prototipagem e teste, promovendo soluções inovadoras.
V. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ignora os princípios da Educação 4.0, por ser baseada em metodologias tradicionais de ensino.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a avaliação dos itens:
I. A sala de aula pode ser considerada uma tecnologia da mesma forma que o quadro negro, o giz, o livro e outros materiais são ferramentas (tecnologias) pedagógicas que realizam a mediação entre o conhecimento e o aprendente.
II. O processo de ensino e aprendizagem pode ser inovado a partir do uso das tecnologias e, nesse contexto, a educação estaria entrando para uma “gestão menos centralizada, mais flexível e integrada”. Seriam definidos nesse processo, novos papéis para alunos e professores.
III. É preciso definir qual é o papel do professor para que esse modelo de educação também obtenha sucesso, isto porque é necessário que esse profissional tenha uma formação multimídia, criando nesse professor uma nova forma de agir diante do cenário educacional.
IV. As informações estão disponíveis em fontes diversificadas causando uma certa desorganização, por isso o professor deve sustentar suas aulas no uso do livro didático, deixando eventualmente o que se pode encontrar com auxílio das tecnologias como complementação.
Está correto o que se afirma em