Questões de Concurso Sobre teorias e práticas para o ensino de língua estrangeira em pedagogia

Foram encontradas 286 questões

Q3111382 Pedagogia
De acordo com os preceitos legais, a área de Linguagens no ensino fundamental é composta pelos seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e, no ensino fundamental – anos finais, Língua Inglesa. Essa área de Linguagens deve garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas, dentre elas:
Alternativas
Q3087196 Pedagogia
Assinale a alternativa correta sobre o tema: Inglês como língua franca (ILF).
Alternativas
Q3087195 Pedagogia
Acerca do tema a Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Língua Inglesa, está correto afirmar que:
Alternativas
Q3087193 Pedagogia

Analise o texto abaixo: Ao aprender uma nova língua, torna-se essencial compreender que seu ensino deverá ser através de uma abordagem .........................., haja vista as inúmeras dificuldades enfrentadas no processo de ensino-aprendizagem do idioma, porque o aluno ........................... a cultura na qual o idioma está inserido, desmotivando sua aprendizagem da língua de forma geral.


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

Alternativas
Q3060360 Pedagogia
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de Língua Inglesa no Ensino Fundamental visa desenvolver habilidades relacionadas à comunicação intercultural e ao uso da língua em contextos reais. Uma das competências específicas é:
Alternativas
Q3056877 Pedagogia
A história do ensino de língua inglesa no Brasil passou por diversas transformações ao longo do tempo, influenciada por diferentes metodologias e abordagens. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que não corresponde a uma característica de uma abordagem ou metodologia amplamente utilizada no ensino de língua inglesa no Brasil:
Alternativas
Q3056874 Pedagogia
A compreensão auditiva é uma habilidade receptiva que envolve a decodificação de sons, a identificação de palavras e a compreensão de significados em diferentes contextos orais. Isso inclui a habilidade de lidar com variações de sotaque, velocidade da fala e ruídos de fundo, como ocorre em situações reais de comunicação. Com base nesse conceito, assinale a alternativa correta sobre os desafios e estratégias no desenvolvimento da compreensão auditiva em língua inglesa:
Alternativas
Q3056873 Pedagogia
Sobre a História do Ensino de Língua Inglesa no Brasil, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.

1. (__) Durante o período imperial, o ensino de línguas estrangeiras no Brasil estava mais voltado para o francês e o latim, línguas consideradas prestigiadas nas elites intelectuais da época. A influência do francês era evidente na cultura e nas ciências, sendo a língua internacional da diplomacia e das artes.
2. (__) A partir da Era Vargas, com a industrialização e modernização do Brasil, o inglês começou a ocupar um lugar de destaque, principalmente no campo econômico e tecnológico. O aumento das relações comerciais com os Estados Unidos, que se tornaram um dos principais parceiros econômicos do Brasil, demandou o aprendizado do inglês como uma necessidade prática para profissionais ligados ao comércio, à indústria e ao governo.
3. (__) O período após a Guerra do Paraguai marcou uma expansão do ensino de inglês no Brasil. Com a hegemonia da Inglaterra na ordem mundial, o inglês se consolidou como a língua da ciência, da tecnologia e da política global.

A sequência CORRETA é:
Alternativas
Q3044824 Pedagogia
O eixo da oralidade envolve as práticas de linguagem em situações de uso oral da língua inglesa, com foco na compreensão (ou escuta) e na produção oral (ou fala), articuladas pela negociação na construção de significados partilhados pelos interlocutores e/ou participantes envolvidos, com ou sem contato face a face. 
Alternativas
Q3044823 Pedagogia
O tratamento do inglês como língua materna o desvincula da noção de pertencimento a um determinado território e, consequentemente, a culturas típicas de comunidades específicas, legitimando os usos da língua inglesa em seus contextos locais. 
Alternativas
Q3044822 Pedagogia
A língua inglesa não é aquela do "estrangeiro", oriundo de países hegemônicos, cujos falantes servem de modelo a ser seguido, nem tampouco trata-se de uma variante da língua inglesa. Nessa perspectiva, são acolhidos e legitimados os usos que dela fazem falantes espalhados no mundo inteiro, com diferentes repertórios linguísticos e culturais, o que possibilita, por exemplo, questionar a visão de que o único inglês "correto" − e a ser ensinado − é aquele falado por estadunidenses ou britânicos. 
Alternativas
Q3044821 Pedagogia
Aprender a língua inglesa propicia a criação de novas formas de engajamento e participação dos alunos em um mundo social cada vez mais globalizado e plural, em que as fronteiras entre países e interesses pessoais, locais, regionais, nacionais e transnacionais estão cada vez mais difusas e contraditórias. Assim, o estudo da língua inglesa pode possibilitar a todos o acesso aos saberes linguísticos necessários para engajamento e participação, contribuindo para o agenciamento crítico dos estudantes e para o exercício da cidadania ativa, além de ampliar as possibilidades de interação e mobilidade, abrindo novos percursos de construção de conhecimentos e de continuidade nos estudos.
Alternativas
Q3044820 Pedagogia
O status de inglês como língua franca implica deslocá-la de um modelo ideal de falante, considerando a importância da cultura no ensino-aprendizagem da língua e buscando romper com aspectos relativos à "correção", "precisão" e "proficiência" linguística. 
Alternativas
Q3044783 Pedagogia

Julgue o seguinte item, relativo às correntes pedagógicas para o ensino da Língua Inglesa: 


A abordagem Total Physical Response (TPR), proposta por James Asher, utiliza comandos físicos para ensinar inglês, sendo inicialmente desenvolvida para alunos adultos que possuíam dificuldades em adquirir a língua por métodos tradicionais.

Alternativas
Q3044782 Pedagogia

Julgue o seguinte item, relativo às correntes pedagógicas para o ensino da Língua Inglesa: 


A abordagem Natural Approach, desenvolvida por Stephen Krashen e Tracy Terrell, enfatiza a correção constante de erros gramaticais durante as interações comunicativas em sala de aula, como forma de acelerar a aquisição da língua inglesa pelos alunos.

Alternativas
Q3044781 Pedagogia

Julgue o seguinte item, relativo às correntes pedagógicas para o ensino da Língua Inglesa: 


O método Silent Way, desenvolvido por Caleb Gattegno, foca na autonomia do aluno ao promover o ensino de língua inglesa sem o uso de material didático tradicional ou tradução, com o professor agindo como um facilitador que apenas guia os estudantes, sem fornecer correções diretas ou respostas.

Alternativas
Q3044780 Pedagogia

Julgue o seguinte item, relativo às correntes pedagógicas para o ensino da Língua Inglesa: 


Na abordagem Dogme ELT, defendida por Scott Thornbury, o uso de materiais didáticos prontos e o planejamento detalhado das aulas são elementos centrais, com ênfase na preparação de conteúdos antes da interação em sala de aula.

Alternativas
Q3009819 Pedagogia
Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.

A – Competência. B – Campo Temático. C – Objetos de conhecimento. D – Habilidade. 

( ) Construção do sentido global do texto.
( ) Antecipar o sentido global de textos em Língua Inglesa por inferências, com base em leitura rápida.
( ) Conhecimentos linguísticos.
( ) Identificar similaridades e diferenças entre a Língua Inglesa e a língua materna/outras línguas, articulando-as a aspectos sociais, culturais e indenitários, em uma relação intrínseca entre língua, cultura e identidade. 
Alternativas
Q3009817 Pedagogia
Como forma de orientar o ensino e a aprendizagem no Componente curricular Língua Inglesa, as habilidades a serem adquiridas foram organizadas em campos temáticos. Assim, são considerados campos temáticos do Componente curricular Língua Inglesa, EXCETO:  
Alternativas
Q3009813 Pedagogia
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto abaixo.
_____________________refere-se a práticas de análise linguística para a reflexão sobre o funcionamento da língua inglesa.
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: B
4: A
5: A
6: D
7: D
8: D
9: C
10: E
11: C
12: C
13: C
14: E
15: E
16: C
17: E
18: A
19: E
20: A