Questões de Concurso Sobre teorias e práticas para o ensino de língua portuguesa  em pedagogia

Foram encontradas 1.214 questões

Q3297015 Pedagogia
Assinale a alternativa que apresenta uma prática pedagógica CORRETA no ensino da leitura e da escrita na Educação Infantil. 
Alternativas
Q3290852 Pedagogia
Analisando o modo de alfabetizar que se tornou hegemônico, é possível identificar o abismo que separa a prática escolar da prática social da leitura e da escrita, pois:
Alternativas
Q3254797 Pedagogia
Um dos eixos estruturantes da BNCC para a Língua Portuguesa é a Análise Linguística/Semiótica. Esse eixo está diretamente relacionado ao desenvolvimento da:
Alternativas
Q3254796 Pedagogia
Na BNCC, a produção de textos nos anos finais do Ensino Fundamental deve considerar diferentes gêneros textuais. Qual das alternativas abaixo apresenta gêneros prioritários para esse ciclo de ensino?
Alternativas
Q3254795 Pedagogia
De acordo com a BNCC, a Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental deve garantir o desenvolvimento de diferentes práticas de linguagem. Qual das alternativas abaixo NÃO corresponde a uma dessas práticas?
Alternativas
Q3254637 Pedagogia
No contexto do Ensino Fundamental, os componentes curriculares estabelecidos pela BNCC incluem:
Alternativas
Q3221258 Pedagogia
Considerando os gêneros do discurso como campo de estudo da linguagem, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3221252 Pedagogia
São papéis que o professor assume no processo de letramento digital, EXCETO: 
Alternativas
Q3221251 Pedagogia
A respeito da leitura na contemporaneidade, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras ou F, se falsas.

( ) Há que se considerar que não existe um único tipo de texto e que as experiências sociais dos indivíduos vão interagir nos processos de construção de significado.
(  ) Embora não se possa perder de vista a existência de variedades linguísticas, o papel da escola é inserir a língua nacional, única e padrão no cotidiano dos estudantes a fim de que a reconheçam e valorizem a leitura de textos clássicos.
( ) O leitor contemporâneo, em virtude do aumento das mídias de informação e comunicação, acaba por incorporar outros modos de construção de sentido, tais como o oral, o visual e o auditivo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3221250 Pedagogia
Considerando o processo de formação de leitores na era da leitura e da aprendizagem ubíqua, analise as assertivas a seguir:

I. O surgimento histórico de um novo tipo de leitor com seus processos cognitivos próprios leva os anteriores ao desaparecimento. Cada um deles aciona habilidades cognitivas específicas de modo que um acaba por substituir o outro. Dessa forma, o leitor ubíquo substituirá todos os que o antecederam.
II. Por mais relevantes que possam ser as experiências inovadoras de incorporação das redes sociais nos processos de aprendizagem, o maior desafio da educação hoje é o da criação de estratégias de integração dos diferentes tipos de leitores.
III. A ideia de que a aprendizagem ubíqua possa porventura substituir a educação formal, a informal e a não formal, assim como os modelos de aprendizagem gutenberguianos, à distância e em ambientes virtuais é um fato dado e com o qual se deve trabalhar.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3221249 Pedagogia
Assinale a alternativa que NÃO apresenta um questionamento que deva ser feito durante a leitura de um texto a partir da perspectiva da LC. 
Alternativas
Q3221248 Pedagogia
De acordo com Patrícia Miranda Medeiros Sardinha, em “Letramento Crítico: uma abordagem crítico-social dos textos” (2018): “O letramento crítico (LC) é a habilidade de ler um texto de maneira ativa e reflexiva com o intuito de compreender as relações de poder, de desigualdade e de injustiça na sociedade”. Acerca desse conceito, analise as assertivas a seguir:

I. Objetiva a formação de cidadãos que se tornem agentes em um mundo mais justo por meio da crítica aos atuais problemas políticos e sociais mediante questionamentos das desigualdades, com incentivo de ações que visem a mudanças e soluções pautadas na justiça e na igualdade.
II. Tem Paulo Freire como um dos seus precursores. Em seus escritos, o autor sempre incentivou práticas de letramento que primassem pela justiça social, liberdade e igualdade nas relações, além de incentivar que os professores percebessem os estudantes como seres sociais, dotados de uma bagagem cultural que precisa ser considerada em uma relação dialógica.
III. Proporciona a reflexão, a transformação e a ação. Os estudantes precisam entender os textos que lhes são fornecidos por seus professores e, através de aulas bem estruturadas, serem capazes de utilizar a língua para reproduzir aquilo que leram e ouviram de forma a demonstrar sua compreensão e seu interesse.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3221247 Pedagogia
Assinale a alternativa que apresenta a definição correta de leitor ubíquo no contexto contemporâneo.
Alternativas
Q3218407 Pedagogia

    O trecho abaixo, retirado dos PCNs de Língua Portuguesa, reflete a respeito do aluno e de suas potencialidades em relação um fenômeno inerente ao nosso idioma. Assinale a alternativa que apresente o conceito descrito no excerto abaixo e que serve de título à seção que é introduzida por este:


Certamente, ele é capaz de perceber que as formas da língua apresentam variação e que determinadas expressões ou modos de dizer podem ser apropriados para certas circunstâncias, mas não para outras. Sabe, por exemplo, que existem formas mais ou menos delicadas de se dirigir a alguém, falas mais cuidadas e refletidas, falas cerimoniosas. Pode ser que saiba, inclusive, que certos falares são discriminados e, eventualmente, até ter vivido essa experiência. (PCN, p.81 e 82)


Alternativas:

Alternativas
Q3216550 Pedagogia

A BNCC e o Currículo Paulista (2019) apresentam, entre as práticas de linguagem, a oralidade, cuja abordagem em sala de aula requer conhecimento teórico docente relativo à Fonética e à Fonologia.


Segundo Angel Corbera Mori (em MUSSALIM e BENTES, 2005), essas disciplinas são

Alternativas
Q3212373 Pedagogia
Em relação ao processo de aquisição da leitura e compreensão de textos, assinalar a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3206822 Pedagogia
Irandé Antunes (2014) discorre sobre a importância de o professor de língua portuguesa fazer uso de uma gramática contextualizada em suas práticas educacionais.
Em todos os níveis de escolaridade, são prioridades em um ensino que se utilize dessa metodologia:

I. Introduzir e/ou aprofundar as noções metalinguísticas.
II. Ampliar o repertório cultural e linguístico dos alunos.
III. Garantir o acesso de todos os estudantes à leitura e à escrita.
IV. Iniciar e/ou aprofundar as capacidades de investigação científica dos estudantes.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q3206821 Pedagogia
As sequências didáticas são ferramentas que permitem ao professor de língua portuguesa organizar suas aulas em torno do objetivo de desenvolver a capacidade comunicativa dos estudantes, a partir da criação de contextos de produção e leitura reais (Marcuschi, 2008).
Sendo assim, é essencial que uma sequência didática de língua portuguesa contenha os seguintes itens: 
Alternativas
Q3206811 Pedagogia
Estudos como o de Roxane Rojo (2012) apontam características importantes sobre os multiletramentos.
Sobre eles, analise as afirmativas a seguir:

I. São colaborativos e interativos.
II. Confrontam relações de poder estabelecidas, especialmente aquelas relacionadas à propriedade dos textos.
III. São híbridos, no que diz respeito às linguagens, modos, mídias e culturas.
IV. Desenvolvem-se em ambientes digitais, não mais envolvendo práticas letradas tradicionais.


Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas
Q3206810 Pedagogia
Novas práticas de ensino são necessárias para a efetiva leitura e compreensão de textos em uma perspectiva dos multiletramentos, conforme Roxane Rojo (2012).
Sobre essas práticas, analise as afirmações a seguir:

I. Exigem uma nova ética baseada em letramentos críticos.
II. Exigem uma nova ética que leve em consideração a emergência de novas práticas digitais, como os remix e mashups, relativizando, inclusive, discussões sobre direitos autorais.
III. Fazem emergir novas estéticas, cujos critérios estéticos podem ser definidos pelos alunos, possibilitando trocas de “coleções culturais” entre estudantes e professores.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: A
5: C
6: C
7: B
8: C
9: C
10: B
11: D
12: D
13: A
14: A
15: E
16: A
17: B
18: C
19: D
20: D