Questões de Pedagogia - Teorias e Práticas para o Ensino de Literatura para Concurso

Foram encontradas 47 questões

Q2847699 Pedagogia
As relações entre a Literatura e a História sempre estiveram presentes na educação. Estão associadas ao desenvolvimento da leitura, da escrita, à percepção dos múltiplos sentidos agregados aos vocábulos, à formação ética e estética, à ampliação do universo cultural e da compreensão de mundo.

ZAMBONI, Ernesta; FONSECA, Selva Guimarães. Contribuições da literatura infantil para a aprendizagem de noções do tempo histórico: leituras e indagações. Cad. Cedes, Campinas, vol. 30, n. 82, p. 339‑353, set./dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo. br/pdf/ccedes/v30n82/05.pdf. p. 341. Acesso em: 18 jun. 2024.

Sobre a relação entre a Literatura e o ensino de História, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2426330 Pedagogia

No contexto da literatura infanto-juvenil, qual é o principal objetivo da utilização de elementos fantásticos e mágicos nas narrativas?

Alternativas
Q2386609 Pedagogia
Em “A literatura infantil na escola”, Zilberman discorre que a literatura infantil está envolvida por uma capa de enganos e preconceitos, que a diminuem intelectualmente e reprimem uma averiguação que evidencie sua validade estética, no entanto, espera-se atingir metas balizadas por teses diretoras. Sobre o assunto, analise as proposições abaixo.


I. A literatura infantil é um campo de ser privilegiado pela teoria literária, devido à rica contribuição que proporciona qualquer indagação intencionada sobre a natureza do literário.

II. É o enfoque estético que preside a abordagem do livro para crianças, porque somente a realização literariamente válida rompe os compromissos com a pedagogia e com a doutrinação.

III. Um gênero não pode ser questionado por tal ciência, porque a importância e o valor são retirados do conteúdo do texto e não da qualidade estética.

IV. A narrativa dá sentido à abordagem dos livros que estão na gênese histórica da produção infantil.

V. O fato da literatura infantil não ser subsidiária da escola e do ensino, não quer dizer que como medida de precaução ela deva ser afastada da sala de aula.

É correto o que se afirma, apenas, em
Alternativas
Q2351031 Pedagogia
“O importante não é necessariamente quanto sabe de literatura, mas sim quanto sua formação descansa numa base filosófica, teórico-conceitual, psicológica, para fundamentar a prática pedagógica. Trata-se de sustentar uma formação que mostre a pertinência da educação literária, fazendo explícito o valor da literatura, sua relação com outras ciências do conhecimento, e compreendendo que dele depende materializar as atividades de recepção e interpretação das obras. É tarefa sua conseguir que os alunos desentranhem a valoração estética dos textos e vivam o prazer da leitura”.

FONTE: ANDRÉ, Rhina Landos Martínez. A formação do professor de literatura. Revista Polifonia, nº18, pp. 27-39

Levando em conta o texto anterior, uma atitude que NÃO demonstra a formação adequada do professor de literatura é: 
Alternativas
Q2336966 Pedagogia

Em relação à Literatura Infantil no Brasil e aos seus precursores, analise as afirmativas a seguir.



I. O ano de 1894 é um marco da produção brasileira de livros para crianças, pois, nesse ano, Figueiredo Pimentel lançou, os Contos da Carochinha, obra que divulgou histórias de Charles Perrault, dos irmãos Grimm e de Hans C. Andersen. 


II. Na virada do século XIX para o XX, havia uma preocupação em promover uma literatura voltada para questões nacionais e com finalidade educativa, sendo Monteiro Lobato um dos difusores dessa tendência, publicando Poesias Infantis, em 1904.


III. Na década de 1920, Olavo Bilac destaca-se como escritor de histórias infantis e fundador de editoras, entendendo que a literatura para crianças não deve ser educativa, moralizadora, mas uma produção para o encantamento.



Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: C
5: A