Questões de Concurso Sobre teorias e práticas para o ensino de literatura em pedagogia

Foram encontradas 64 questões

Q3216563 Pedagogia
De acordo com o Currículo Paulista (2019), uma habilidade voltada à produção de texto literário pelos alunos do Ensino Fundamental é:
Alternativas
Q3216561 Pedagogia

Leia o texto a seguir para responder à questão  


    As primeiras cartas de Jorge foram todas à mãe. Eram longas e derramadas, entusiásticas, descuidosas e até pueris. Descontada a escassa porção de realidade que podia haver nelas, ficava um cálculo, que o coração de Valéria compreendeu: era adoçar-lhe a ausência e dissipar-lhe as apreensões.


    Cedo se familiarizou Jorge com a vida militar. O exército, acampado em Tuiuti1 , não iniciava operações novas; tratava-se de reunir os elementos necessários para prosseguir a campanha de modo seguro e decisivo. Não havendo nenhuma ação grande, em que pudesse provar as forças e amestrar-se, Jorge buscava as ocasiões de algum perigo, as comissões arriscadas, cujo êxito dependesse de espírito atrevido, sagacidade e paciência. Esse desejo captou-lhe a simpatia dos chefes imediatos.


    O coronel que o comandava atentou nele; sentiu-lhe a alma juvenil através do olhar brando e repousado. Ao mesmo tempo observou que, no meio dos gozos fáceis e múltiplos do acampamento, convertido pela inação em povoado de recreio, Jorge conservava um retraimento monacal2 , um casto horror de tudo o que pudesse diverti-lo de curar das armas, ou somente de pensar nelas. O coronel era homem de seu ofício; amava a guerra pela guerra; morreu talvez de nostalgia no regaço da paz. Era bravo e ríspido. O que lhe destoou a princípio na pessoa de Jorge foi o alinho e um resto de seus ademanes3 de sala. Jorge, entretanto, sem perder desde logo o jeito da vida civil, foi criando com o tempo a crosta de campanha. O desejo de trabalhar, de arriscar-se, de temperar a alma ao fogo do perigo, trocou os sentimentos do coronel, que entreviu nele um bom companheiro de armas, e ao fim de pouco tempo procurou distingui-lo.


(Machado de Assis, Iaiá Garcia)


1Tuiuti: pântano existente no Paraguai.

2Monacal: relativo a monge ou à vida nos conventos; monástico.

3Ademanes: gestos, sinais, geralmente feitos com as mãos.

De acordo com Lígia Chiappini de Moraes Leite (em GERALDI, 1997), quando uma obra como a de Machado de Assis é utilizada em sala de aula dentro de uma acepção tradicional de literatura, ela é concebida como
Alternativas
Q3206158 Pedagogia
O letramento literário, de acordo com Cosson (2009), é uma atividade que deve ser desenvolvida no contexto educacional, pois possibilita que os alunos sejam capazes de refletir criticamente acerca das obras literárias.

Desse modo, a contextualização histórica da obra literária é importante, porque
Alternativas
Q3206153 Pedagogia
Relacione as abordagens do ensino da literatura brasileira com suas respectivas descrições.

1. Desenvolvimento do pensamento crítico
2. Contextualização histórica e social
3. Leitura literária como experiência estética
4. Análise de gêneros literários
5. Valorização da diversidade cultural

A. Proporciona ao aluno leituras que estimulam o prazer estético e a reflexão sobre a linguagem.
B. Associa a obra literária com os eventos históricos e sociais do período em que foi escrita, promovendo uma compreensão crítica do contexto.
C. Explora contos, poemas e romances, com a finalidade de ampliar o conhecimento das características distintas de cada gênero literário.
D. Estimula reflexões críticas sobre a realidade, motivando o aluno a questionar as normas sociais, políticas e culturais por meio da literatura.
E. Valoriza as várias expressões culturais presentes na literatura, destacando autores de diferentes regiões e grupos sociais.

A associação correta entre números e letras é:
Alternativas
Q3181663 Pedagogia
A partir do que está proposto no Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau , no trabalho com a leitura/escuta, espera-se como procedimentos a serem adotados pelo/a professor/a:
Alternativas
Q3181659 Pedagogia
De acordo com o Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau , "Ao assumirmos a perspectiva teórica da linguagem sociointeracionista, concebemos as situações de interlocução como resultante de intercâmbio social (situação de comunicação social concreta) e a leitura como materialidade interlocutiva para a construção de sentidos. O ato da leitura passa":
Alternativas
Q3164561 Pedagogia
Em consonância com Bordini e Aguiar, qual dos métodos abaixo é proposto pelas autoras, sendo por elas elaborado que constitui uma alternativa para o ensino de literatura?
Alternativas
Q3157667 Pedagogia
Dentro das reflexões propostas pela BNCC, analise as asserções posteriores e marque a alternativa pertinente.

I - O eixo Educação literária tem estreita relação com o eixo Leitura, mas se diferencia deste por seus objetivos: se, no eixo Leitura, predominam o desenvolvimento e a aprendizagem de habilidades de compreensão e interpretação de textos, no eixo Educação literária predomina a formação para conhecer e apreciar textos literários orais e escritos, de autores de língua portuguesa e de traduções de autores de clássicos da literatura internacional.
II - Nesse sentido, o eixo da Educação literária é especificamente o de ensinar literatura, no intuito de demonstrar de forma prática a intencionalidade do texto.
Alternativas
Q3157661 Pedagogia
Analise as afirmativas abaixo e assinale a que traz uma informação impertinente.
Alternativas
Q3139774 Pedagogia
 A produção de textos nos anos iniciais do Ensino Fundamental é uma prática fundamental para o desenvolvimento das habilidades de escrita e compreensão textual dos alunos. Nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I.A prática de produção de textos nos anos iniciais contribui para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos, pois permite que eles se expressem por meio da escrita, explorando diferentes gêneros e temas.
PORQUE
II.Para promover o desenvolvimento da competência comunicativa, é importante que o professor ofereça atividades de escrita que valorizem as experiências e conhecimentos prévios dos alunos, possibilitando a construção de significados e a interação com diferentes tipos de textos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Q3139770 Pedagogia
Sobre os precursores e seguidores da literatura infantil no Brasil, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3116104 Pedagogia
A literatura infantil é o conjunto de obras, frequentemente ilustradas, que são lidas principalmente por crianças. Essas obras utilizam a palavra como matéria-prima e, para compreendê-las plenamente, é importante entender como retratam a realidade de forma criativa, incorporando elementos de fantasia, magia, maravilha e poesia. A literatura infantil é uma linguagem que cria realidades e explora os sentidos, capaz de gerar novas interpretações a cada leitura. A leitura dessas obras é fundamental para o desenvolvimento intelectual, permitindo o contato com novas palavras, culturas e estimulando a imaginação.
Com base no exposto, é CORRETO afirmar que a literatura infantil: 
Alternativas
Q3114710 Pedagogia
Ao analisar autores da literatura infantil brasileira, assinale abaixo o autor, que foi responsável pela publicação de mais de 130 livros, dentre eles, “O Menino Maluquinho”. 
Alternativas
Q3092704 Pedagogia
Considerando as visões históricas da Educação Iinfantil no Brasil, qual pensamento, dentre os ideários clássicos do século XIX, dava ênfase a ideias de progresso e perfectibilidade humanos, além de defender o conhecimento racional como caminho para superação de preconceitos e ideologias tradicionais e de preconizar que, por meio do conhecimento, seria possível à criança atingir a perfeição?
Alternativas
Q3090965 Pedagogia
Na obra “A literatura em perigo”, de Tzvetan Todorov (2009), nota-se uma inquietação do autor quanto à forma como a literatura vem sendo ensinada e entendida nas instituições educacionais. Todorov defende a ideia de que a literatura corre o risco de perder sua função primordial de humanizar o ser humano e de favorecer uma compreensão mais profunda tanto do mundo quanto de si mesmo. A crítica de Todorov pode ser explicada pelo fato de o ensino de literatura
Alternativas
Q3090959 Pedagogia
Leia o texto a seguir.

Para que a função utilitária da literatura – e da arte em geral – possa dar lugar à sua dimensão humanizadora, transformadora e mobilizadora, é preciso supor – e, portanto, garantir a formação de – um leitor-fruidor, ou seja, de um sujeito que seja capaz de se implicar na leitura dos textos, de “desvendar” suas múltiplas camadas de sentido, de responder às suas demandas e de firmar pactos de leitura.
BNCC. Linguagens, Língua Portuguesa, Ensino Fundamental. P. 138.

Conforme o texto, para que a arte, com destaque para a literatura, cumpra sua função mais elevada de transformar a essência do sujeito leitor, é necessário que a escola
Alternativas
Q3009746 Pedagogia
Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.

1. O sujeito e seu lugar no mundo. 2. Natureza, ambientes e qualidade de vida. 3. Mundo do trabalho. 4. Conexões e escalas.


( ) Foco na reflexão sobre atividades e funções socioeconômicas e o impacto das novas tecnologias.

( ) Foco na articulação da GeograJfia Física e da Geografia Humana.

( ) Foco na articulação de diferentes espaços e relações existentes entre os níveis local e global.

( ) Foco no aprendizado de noções de pertencimento e identidade.  
Alternativas
Q2847699 Pedagogia
As relações entre a Literatura e a História sempre estiveram presentes na educação. Estão associadas ao desenvolvimento da leitura, da escrita, à percepção dos múltiplos sentidos agregados aos vocábulos, à formação ética e estética, à ampliação do universo cultural e da compreensão de mundo.

ZAMBONI, Ernesta; FONSECA, Selva Guimarães. Contribuições da literatura infantil para a aprendizagem de noções do tempo histórico: leituras e indagações. Cad. Cedes, Campinas, vol. 30, n. 82, p. 339‑353, set./dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo. br/pdf/ccedes/v30n82/05.pdf. p. 341. Acesso em: 18 jun. 2024.

Sobre a relação entre a Literatura e o ensino de História, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2426330 Pedagogia

No contexto da literatura infanto-juvenil, qual é o principal objetivo da utilização de elementos fantásticos e mágicos nas narrativas?

Alternativas
Q2386609 Pedagogia
Em “A literatura infantil na escola”, Zilberman discorre que a literatura infantil está envolvida por uma capa de enganos e preconceitos, que a diminuem intelectualmente e reprimem uma averiguação que evidencie sua validade estética, no entanto, espera-se atingir metas balizadas por teses diretoras. Sobre o assunto, analise as proposições abaixo.


I. A literatura infantil é um campo de ser privilegiado pela teoria literária, devido à rica contribuição que proporciona qualquer indagação intencionada sobre a natureza do literário.

II. É o enfoque estético que preside a abordagem do livro para crianças, porque somente a realização literariamente válida rompe os compromissos com a pedagogia e com a doutrinação.

III. Um gênero não pode ser questionado por tal ciência, porque a importância e o valor são retirados do conteúdo do texto e não da qualidade estética.

IV. A narrativa dá sentido à abordagem dos livros que estão na gênese histórica da produção infantil.

V. O fato da literatura infantil não ser subsidiária da escola e do ensino, não quer dizer que como medida de precaução ela deva ser afastada da sala de aula.

É correto o que se afirma, apenas, em
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: D
4: D
5: E
6: D
7: D
8: B
9: B
10: B
11: B
12: A
13: C
14: B
15: D
16: D
17: E
18: B
19: A
20: C