Questões de Concurso Sobre conceito, histórico, atuação e objetos de estudo da psicologia social em psicologia

Foram encontradas 565 questões

Q3148982 Psicologia
Ao abordar as diferenças individuais e de classe no contexto da psicologia, é relevante recorrer aos autores que contribuíram para esses conceitos. Um dos autores que realizou trabalhos no campo da psicoterapia individual, com grupos e atuou na área docente escrevendo variados artigos e livros, trouxe uma concepção de ser humano como “dotado de uma capacidade de crescimento constante, de atualização permanente de suas potencialidades. O sujeito é passível de constantes mudanças em seus processos subjetivos. Em cada fase da vida pode conseguir certo nível de realização pessoal, estruturando-se de maneira mais plena, mais integrada”. Diante do contexto, assinale o autor referenciado anteriormente.
Alternativas
Q3148981 Psicologia
Considerado por muitos o fundador da psicologia social, Augusto Comte escreveu longas obras sobre a natureza das ciências (1830-1834), nas quais o psíquico seria o objeto de estudo da biologia, da sociologia e da moral, todas ciências abstratas, que forneceriam subsídios para as ciências concretas, e entre elas estaria a psicologia social, como subproduto da sociologia e da moral; para ele, seria a ciência que poderia responder a uma questão fundamental: “Como pode o indivíduo ser, ao mesmo tempo, causa e consequência da sociedade?”.
(Lane, 2006 p. 75.)

Sobre os fundamentos da psicologia social brasileira, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) No Brasil, se reproduz o quadro descrito para a América Latina. A influência maior, na psicologia, foi sempre a norte- -americana, através de seus centros de estudos, para onde iam se aperfeiçoar cientistas e professores.
( ) O primeiro livro de psicologia social publicado no Brasil foi a tradução da obra de Klineberg, em 1959, contendo tópicos como cultura e personalidade, diferenças individuais e grupais, atitudes e opiniões, interação social e dinâmica de grupo, patologia social e política interna e internacional.
( ) Após o Congresso de Psicologia Interamericana, no Peru, um grupo de psicólogos sociais brasileiros, vinculados à Alapso, resolveu promover um Encontro de Psicologia Social, com seminários sobre problemas urbanos e grupos de trabalho sobre temas pesquisados.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3137881 Psicologia
A prevenção na psicologia, especialmente em contextos sociais marcados por desigualdades, tem se mostrado uma abordagem essencial para a intervenção profissional. Assim, avalie as proposições.
I.A desigualdade social no Brasil é uma realidade significativa, onde mais da metade da população vive em condições de pobreza e miséria, o que demanda uma abordagem preventiva e emancipatória nas intervenções psicológicas.
II.A prevenção na psicologia é frequentemente confundida com intervenções reativas, onde se busca apenas tratar problemas já existentes, sem considerar a promoção do bem-estar social.
III.O conceito de prevenção na psicologia, segundo Martín-Baró, foca exclusivamente na saúde mental individual, sem levar em conta as desigualdades sociais que afetam comunidades inteiras.
Após análise, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3134257 Psicologia
Os valores pessoais são fundamentais para a formação da identidade de um indivíduo e influenciam suas decisões e comportamentos. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):


(__) Os valores terminais são aqueles que referem-se às metas finais que uma pessoa deseja alcançar em sua vida, como felicidade ou realização pessoal.
(__) Valores como segurança e poder são considerados irrelevantes para a compreensão do comportamento individual no contexto social e organizacional.
(__) Os valores instrumentais são considerados os meios ou comportamentos preferenciais que uma pessoa utiliza para alcançar seus valores terminais.


Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
Alternativas
Q3134254 Psicologia
A Psicologia Social se dedica a entender como o comportamento humano é moldado pelas influências sociais, culturais e históricas desde os primeiros momentos de vida. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):


(__) A Psicologia Social considera que as emoções são completamente independentes das influências sociais e culturais, sendo apenas respostas biológicas do organismo.

(__) A Psicologia Social estuda a relação entre o indivíduo e a sociedade, reconhecendo que as ações, sentimentos e emoções são influenciados pelos contextos sociais e culturais.

(__) O aprendizado humano ocorre exclusivamente por reforços positivos, sem considerar os significados sociais atribuídos a comportamentos e ações.


Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
Alternativas
Q3122786 Psicologia

A psicologia social, educacional e comunitária são ramos importantes da psicologia que se concentram na compreensão e melhoria das relações humanas e do bem-estar social. Acerca do assunto, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:


(__) A Psicologia Escolar sempre respondeu de forma abrangente e consciente às demandas escolares, sem a necessidade de reflexão crítica sobre sua atuação;


(__) A construção da relação Psicologia-escola historicamente se alinhou a práticas positivistas, focando em corrigir condutas desviantes e homogeneizar turmas;


(__) A Psicologia Escolar, quando alinhada com a Pedagogia libertária, pode mediar processos de educação que valorizam a diferença e a autonomia, incentivando a cidadania e a socialização do conhecimento;


(__) As relações de poder no sistema de educação e a hierarquia de saberes prevalecem, com o saber pedagógico muitas vezes se sobrepondo ao saber psicológico.


A sequência está correta em: 

Alternativas
Q3108784 Psicologia
Nas últimas décadas a psicologia social conheceu uma grande mudança principalmente com a inclusão da cognição social em 1980 (Camino et al., 2013). Sobre cognição social qual é considerada uma das premissas básicas:
Alternativas
Q3090870 Psicologia
Uma entrevista, seja individual ou coletiva, pode seguir o método cartográfico, cuja perspectiva é inspirada no pensamento de Deleuze e Guattari, de grande importância para a analítica institucional. O método cartográfico considera as linhas de fuga que compõem a experiência, evitando-se, assim, perspectivas totalizantes. Nessa perspectiva, existe um conceito fundamental que corresponde ao entendimento da vida de uma forma mais ampla, considerando a complexidade que lhe são inerentes.
Tal conceito faz referência direta à imagem oriunda da botânica, correspondendo a um emaranhado de linhas em que não é possível distinguir início e fim, nem núcleo ou ponto central.
Trata-se do conceito de 
Alternativas
Q3071455 Psicologia
O Método da Observação Participante é uma abordagem metodológica utilizada em Psicologia Social e outras Ciências Sociais, que envolve a imersão do pesquisador no contexto social que está sendo investigado. Das principais características desse método, considere a descrição correta:
Alternativas
Q3071454 Psicologia
A Teoria da Identidade Social, proposta por Henri Tajfel e John Turner, é uma abordagem teórica da Psicologia Social que se concentra na compreensão dos processos pelos quais os indivíduos se definem e se classificam em relação a grupos sociais. O ponto central dessa teoria é:
Alternativas
Q3064737 Psicologia
De acordo com Almeida, 2012, a psicologia social norte-americana “revela uma forma psicológica de Psicologia Social” (p.129).
Segundo Krüger, 1986, citado em Almeida, 2012, a psicologia social norte-americana tem como principais aspectos:
1. Etnocentrismo
2. Individualismo
3. Experimentalismo
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q3056459 Psicologia
“Considerados temas pouco estudados pela psicologia social no Brasil, o estudo da persuasão social e das atitudes possibilita a compreensão de dificuldades em situações socialmente delicadas como, por exemplo, brigas no trânsito e/ou pouca aderência das pessoas às campanhas de vacinação. Para evitar tais situações é possível empregar estratégias para mudanças de atitudes por meio da persuasão. A persuasão tem sido abordada por um modelo teórico no âmbito da psicologia social que a considera mais efetiva quando lança mão de uma mensagem que requer consideração e processamento cognitivo profundo em vez de depender de um porta-voz atraente e argumentos emocionais.” As informações se referem ao modelo de:
Alternativas
Q3056458 Psicologia
A interação social explicita a formação de impressões das pessoas sobre outras e isso é possível devido à alta sensibilidade que todos possuímos à informação não verbal como, por exemplo, expressão facial e contato visual. Essa consideração geral acerca da interação social permite enumerar indicadores que suscitam preconceitos e estereótipos sociais. Sobre os estereótipos, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3041894 Psicologia
Julgue o item a seguir.

Por um lado, a interação social, segundo a maioria das teorias, é definida como uma troca voluntária e explícita entre duas ou mais pessoas, podendo envolver linguagem verbal e não verbal. Além disso, ela pode ocorrer em diferentes níveis, desde interações individuais até trocas entre grupos ou mesmo em escala societal, sendo considerada a base para compreender fenômenos sociais mais amplos.
Alternativas
Q3027630 Psicologia
Em Psicologia Social o processo grupal
Alternativas
Q3017230 Psicologia
Augusto Comte, considerado por muitos o fundador da Psicologia Social, escreveu: "Como pode o indivíduo ser, ao mesmo tempo, causa e consequência da sociedade?" Segundo essa teoria, assinale um conceito estudado em sua teoria:
Alternativas
Q3017229 Psicologia
A Psicologia Sócio-histórica, no Brasil, tem se constituído, fundamentalmente, pela crítica à visão liberal de homem. Esse mundo psicológico passou, então, a ser definido de maneira abstrata, como algo que já estivesse dentro do homem, pronto para se desenvolver — semelhante à semente que germina. Sobre a Psicologia sócio-histórica, marque a alternativa incorreta:
Alternativas
Q3015717 Psicologia
Mesmo sendo um conceito difícil de definir, o empowerment carrega o entendimento da especificidade e qualidade entre os indivíduos e comunidade. Tendo em mente os desdobramentos na e da Psicologia Comunitária, dentre os conceitos (de empowerment) apresentados, é incorreto afirmar que: 
Alternativas
Q2927112 Psicologia

Dinâmica de grupo é um “campo” de aplicação, voltado ao conhecimento a respeito da natureza dos grupos. Seus estudos iniciaram na década de 30 e teve como precursor:

Alternativas
Q2915558 Psicologia

A Psicossociologia constitui-se numa das bases teóricas que norteiam as práticas dos psicólogos em comunidades. A escolha dessa abordagem teórica justifica-se na medida em que:

1. Realça a interdependência entre o psicológico e o social.

2. Enfatiza que, na análise do comportamento humano, não se pode reduzir o social às projeções imaginárias individuais, nem colocar o psicológico totalmente à mercê dos determinantes sociais.

3. Favorece o determinismo quer sociológico, quer psicológico.

4. Propõe vários níveis de análise dos comportamentos sociais: o do comportamento social individual, o das relações interpessoais, o dos comportamentos de grupo e dos processos coletivos.

Estão corretas apenas:

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: B
5: C
6: B
7: C
8: A
9: B
10: A
11: E
12: C
13: D
14: C
15: D
16: B
17: D
18: C
19: A
20: C