Questões de Concurso Comentadas sobre doenças crônico-degenerativas em psicologia

Foram encontradas 261 questões

Q2270477 Psicologia
O paciente portador de doenças crônicas necessita de apoio para reelaborar a sua identidade pessoal e o seu projeto de vida. Assinale a opção que descreve os passos que devem ser considerados no cuidado e manejo psicológico do paciente crônico, segundo Sebastiani e Oliveira (2017).
Alternativas
Q2189099 Psicologia
Com relação ao câncer de colo de útero, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer preconizam a realização do exame citopatológico em 100% da população feminina na faixa etária de 25 a 59 anos. É preciso então identificar qual a cobertura realizada atualmente, identificar as razões para a situação encontrada e elaborar as estratégias para enfrentá-las e quais e quantos recursos serão necessários para tal. O enunciado refere-se
Alternativas
Q2188670 Psicologia
O declínio na saúde mental não é típico na terceira idade, contudo, os transtornos mentais que efetivamente ocorrem em adultos mais velhos tendem a ter consequências devastadoras. Das afirmativas abaixo é incorreto afirmar que:
Alternativas
Q2163095 Psicologia
Julgue o item subsequente. 
A assistência psicológica de pacientes nos ambientes ambulatoriais / hospitalares pode ocorrer em diversas situações, a exemplo: na profilaxia cirúrgica; no pré e pósoperatório de cirurgias bariátricas; na neuropsicologia adulto e infantil de crianças e adolescente com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e cognitivo, na ocorrência das síndromes genéticas e lesões cerebrais; em pacientes com obesidade infantil; transtornos alimentares e transtornos psiquiátricos. Nesses casos, o atendimento psicológico pode envolver a avaliação neuropsicológica dos pacientes e não necessita de encaminhamento.  
Alternativas
Q2159449 Psicologia
A adesão ao tratamento é um ponto essencial em casos de doenças crônicas, assim como medidas de prevenção. Sobre as possíveis intervenções do psicólogo da saúde em casos de doenças crônicas, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2054349 Psicologia
A doença crônica se caracteriza como um estado patológico permanente, que produz efeitos emocionais e psicológicos que podem ser devastadores e até influenciarem o processo de tratamento, requerendo um longo processo de reabilitação, observação, controle e cuidados. É papel do psicólogo oferecer ao paciente instrumentos terapêuticos que o ajudem a manter equilíbrio e entender o funcionamento dos conflitos enfrentados devido à patologia vivenciada. Se a dor está intimamente relacionada às dimensões emocional, cognitiva e interpessoal, faz sentido que o tratamento psicológico possa agir por cada uma dessas. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA quanto aos tratamentos psicológicos para doenças crônicas.
Alternativas
Q2040671 Psicologia
Continuando o caso anterior: “Depois que você estabeleceu vínculo e acompanhamento do paciente, o paciente lhe afirma que não quer contar sobre o diagnóstico de HIV para sua esposa, temendo que ela o coloque para fora de casa, pois refere que eles já tiveram muitos atritos na sua história. Ao entrevistar a esposa, ela refere que o paciente só foi casado com ela nos 5 primeiros anos de casado, pois saiu de casa e teve outros dois relacionamentos, dos quais tem filhos, mas nunca chegaram a oficializar o divórcio. Compartilha que o paciente voltou para casa há cerca de 1 ano e 8 meses, e que ela o recebeu por ser o pai de seus filhos, mas que tem muito ressentimento e mágoa dele. Diz que ele ‘botou o rabo entre as pernas’, está um ‘santo’, depois de tanto aprontar com ela, e que ela o faz pagar a maioria das contas de casa, o que é um ganho para ela. O paciente lhe pergunta o que você conversou com a sua esposa, e a esposa lhe questiona o que ele lhe contou e se você sabe o motivo da sua alta hospitalar estar demorando tanto. A equipe de cuidados pressiona o paciente para que ele conte para a esposa sobre o diagnóstico, e também o questiona para contá-lo”. Como você procede? 
Alternativas
Q2002152 Psicologia
De acordo com Ghertman in NASCIMENTO et al., dentro da cena da saúde mental moderna, o AT já aparece como peça fundamental na ajuda à desinstitucionalização de pacientes crônicos. Essa afirmação está relacionada a uma perspectiva:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FURB Órgão: FURB - SC Prova: FURB - 2022 - FURB - SC - Psicólogo |
Q1954239 Psicologia
Ao longo dos últimos anos, condições crônicas não transmissíveis têm se associado a mais mortes do que qualquer doença transmissível, guerra ou calamidade natural. A reversão dessa realidade parece depender da maior adoção de estilos de vida mais ativos, saudáveis e mais afastados de tecnologias. Nesse sentido, seria correto afirmar-se que: 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UNIOESTE Órgão: UNIOESTE Prova: UNIOESTE - 2022 - UNIOESTE - Psicólogo |
Q1951032 Psicologia
Segundo Simonetti (2016, p. 33), “diagnosticar é o instante de ver, seguido pelo tempo de entender que leva ao momento de intervir, não necessariamente nessa ordem, mas necessariamente interligados. A principal razão pela qual os diagnósticos são feitos é eles facilitarem o tratamento, de modo que diante de um diagnóstico bem feito a melhor estratégia terapêutica se evidencie, naturalmente, na mente do psicólogo bem treinado. As outras razões são a pesquisa científica e a comunicação entre os profissionais. Em medicina, diagnóstico é o conhecimento da doença por meio de seus sintomas, enquanto na psicologia hospitalar o diagnóstico é o conhecimento da situação existencial e subjetiva da pessoa adoentada em sua relação com a doença. Sendo assim, na psicologia hospitalar não diagnosticamos doenças”. Marque a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q1892143 Psicologia
Considerando que a psicologia no contexto hospitalar é um importante campo de atuação do(a) psicólogo(a) da saúde (Stenzel, Paranhos e Ferreira, 2012), numere a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando as intervenções da psicologia às respectivas unidades hospitalares.
(1) Unidade de terapia intensiva. (2) Unidade de emergência e urgência. (3) Unidade de oncologia.
( ) Atendimento psicológico após o diagnóstico da doença.
( ) Atendimento a paciente monitorado e isolado.
( ) Atendimento a paciente vítima de acidentes.
( ) Atendimento psicológico para o enfrentamento da doença.
( ) Atendimento a paciente que atentou contra a própria vida.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é 
Alternativas
Q1880520 Psicologia
Em relação ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis pela população geral, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1880516 Psicologia
    Uma pessoa recém-diagnosticada com doença cardiovascular leve foi orientada a adotar nova rotina com o objetivo de preservar ao máximo sua saúde. As orientações recebidas incluíam visitas periódicas ao médico e uso adequado da medicação prescrita.

Com referência a essa situação hipotética, é correto afirmar que, em termos de prevenção e promoção da saúde, as orientações recebidas por essa pessoa
Alternativas
Q1880515 Psicologia
    Após ter sido diagnosticada com diabetes melito, Maria, mulher obesa de 40 anos de idade, recebeu de uma equipe composta por médico, nutricionista, psicólogo e educador físico orientações para uso de determinada medicação, modificação do comportamento alimentar, manejo de situações ansiogênicas e realização de atividades físicas. Maria aderiu imediatamente às orientações recebidas; porém, quatro meses depois, passou a comparecer apenas às consultas médicas e manteve somente o uso da medicação, deixando de seguir todas as outras orientações. Depois disso, seu quadro clínico agravou-se significativamente.

Com relação a essa situação hipotética, é correto concluir que
Alternativas
Q1813188 Psicologia
Acerca da dor, do estresse e de experiências estressantes, julgue o próximo item.
A dor crônica é a dor de alta intensidade, determinada por uma condição física clara, como a fratura exposta de um membro.
Alternativas
Q1813184 Psicologia
     Aos trinta e oito anos de idade, Ana foi diagnosticada com um câncer em estágio inicial, que seria tratado com quimioterapia e radioterapia. Muito assustada e ansiosa, Ana decidiu que, antes de iniciar o tratamento, faria uma viagem havia muito planejada e que levaria uma vida mais prazerosa. Adiou o tratamento, fez a viagem, participou de festas, aumentou o consumo de bebidas alcoólicas e viveu aquilo que considerou desejável. Quando decidiu iniciar o tratamento, o tumor havia aumentado e o tratamento mudado, tendo passado a ser mais agressivo.

Com relação a essa situação hipotética e aos vários aspectos a ela relacionados, julgue o item que se segue. 
De acordo com pesquisas recentes, pessoas muito otimistas reagem como Ana ao serem surpreendidas por um diagnóstico estressante como o de câncer.
Alternativas
Q1813183 Psicologia
     Aos trinta e oito anos de idade, Ana foi diagnosticada com um câncer em estágio inicial, que seria tratado com quimioterapia e radioterapia. Muito assustada e ansiosa, Ana decidiu que, antes de iniciar o tratamento, faria uma viagem havia muito planejada e que levaria uma vida mais prazerosa. Adiou o tratamento, fez a viagem, participou de festas, aumentou o consumo de bebidas alcoólicas e viveu aquilo que considerou desejável. Quando decidiu iniciar o tratamento, o tumor havia aumentado e o tratamento mudado, tendo passado a ser mais agressivo.

Com relação a essa situação hipotética e aos vários aspectos a ela relacionados, julgue o item que se segue. 
O alto nível de ansiedade relatado no caso de Ana é comum entre pacientes com câncer e é equivalente aos níveis encontrados em pessoas diagnosticadas com outras doenças crônicas, como cardiopatia e doença renal.
Alternativas
Q1813180 Psicologia
     Aos trinta e oito anos de idade, Ana foi diagnosticada com um câncer em estágio inicial, que seria tratado com quimioterapia e radioterapia. Muito assustada e ansiosa, Ana decidiu que, antes de iniciar o tratamento, faria uma viagem havia muito planejada e que levaria uma vida mais prazerosa. Adiou o tratamento, fez a viagem, participou de festas, aumentou o consumo de bebidas alcoólicas e viveu aquilo que considerou desejável. Quando decidiu iniciar o tratamento, o tumor havia aumentado e o tratamento mudado, tendo passado a ser mais agressivo.

Com relação a essa situação hipotética e aos vários aspectos a ela relacionados, julgue o item que se segue. 
Ana apresentou inicialmente um tipo de enfrentamento centrado no problema.
Alternativas
Q1813176 Psicologia
Com relação à psicologia da saúde, campo da psicologia que estuda, de modo interdisciplinar, aspectos do processo saúde-doença e seus vários objetivos, julgue o item a seguir.
Embora a intervenção do psicólogo no contexto da saúde cardiológica seja produtiva na prevenção, ela é ineficiente na fase de reabilitação do doente após um infarto.
Alternativas
Q1813175 Psicologia
Com relação à psicologia da saúde, campo da psicologia que estuda, de modo interdisciplinar, aspectos do processo saúde-doença e seus vários objetivos, julgue o item a seguir.
É objetivo dessa área contribuir para a redução de doenças crônicas a partir do treinamento comportamental das pessoas.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: E
5: D
6: C
7: C
8: A
9: D
10: A
11: A
12: A
13: D
14: A
15: E
16: E
17: E
18: E
19: E
20: C