Questões de Psicologia - Dor, Estresse e Luto para Concurso
Foram encontradas 307 questões
Os momentos desafiadores, como perdas, desemprego ou doenças, afetam emocionalmente o ser humano, dificultando decisões. O psicólogo, ao aconselhar, guia para clareza, ajudando a compreender e lidar eficazmente com tais desafios.
Nas situações de desastres freqüentemente as pessoas envolvidas têm que lidar com a morte inesperada de pessoas queridas. Sobre o trabalho de luto nesses casos, assinale a alternativa incorreta.
O estresse é definido como o conjunto de reações que o organismo desenvolve ao ser submetido a uma situação que exige esforço para adaptação. Assinale a alternativa correta em relação ao estresse.
Em situações de desastre, as ações de resposta e de reconstrução e recuperação serão da responsabilidade do:
O relaxamento é considerado uma resposta biologicamente antagônica à resposta de stress, que pode ser aprendida e convertida em um importante recurso pessoal para opor-se aos efeitos negativos do stress (Benson, 1975). As técnicas de relaxamento têm sido aplicadas a uma grande variedade de problemas, podendo ser realizadas de maneira individual, em combinação com outras técnicas, ou como elementos básicos de técnicas mais amplas.
A técnica de relaxamento desenvolvida por Edmund Jacobson, na qual o terapeuta conduz sequências de exercícios de tensão e relaxamento de diversos grupos musculares, estimulando a discriminação entre estes estados, com o objetivo de reduzir a tensão muscular e posteriormente a ansiedade, chama-se:
Freud (1917) em seu texto “luto e melancolia” relaciona tanto o luto como a melancolia como um processo desencadeado por uma perda. Com relação a esta conceituação feita pelo teórico assinale a alternativa CORRETA.
Em relação ao luto antecipatório, assinale a afirmativa incorreta.
A morte impacta intensamente os profissionais da saúde mental, devido ao vínculo estreito com pacientes que compartilham aspectos íntimos de suas vidas. Apesar dos esforços de prevenção, os suicídios ainda ocorrem, afetando a saúde mental dos terapeutas. Portanto, é crucial adotar uma abordagem multidisciplinar no tratamento da ideação suicida, visando um manejo mais eficaz e suporte aos terapeutas.
A definição mais tradicional de enfrentamento a situações de estresse (coping), utilizada amplamente, é a de Lazarus & Folkman, do livro Stress, appraisal and coping, de 1984, que o define como um conjunto de esforços, cognitivos e comportamentais, utilizado pelos indivíduos com o objetivo de lidar com demandas específicas, internas ou externas, que surgem em situações indutoras de estresse e são avaliadas como sobrecarregando ou excedendo seus recursos pessoais.
A partir das informações do texto, a teoria descrita pertence à qual tipo?
I - O luto antecipatório tem uma função adaptativa, antecipando o desligamento afetivo e protegendo contra a possibilidade de se defrontar com uma morte repentina, cujos efeitos são mais devastadores.
II - O acompanhamento psicoterapêutico no período do luto antecipatório tem como objetivo a eliminação do impacto da perda quando esta ocorre concretamente, evitando, assim, a possibilidade da ocorrência de um luto patológico
III - No luto antecipatório podem ocorrer as mesmas reações que ocorrem no luto pós-morte e as fases deste processo podem ocorrer simultaneamente. Este processo não é universal, mas sim culturalmente determinado.
IV - A ambivalência é um sentimento frequente no luto antecipatório do familiar, pois por um lado ele tem que se preparar para a morte que se avizinha, e por outro, precisa se dedicar à pessoa em fase terminal.
Assinale a opção correta.
I - O modelo de Elisabeth Kubler Ross é um modelo fechado de estágios, que necessariamente se sucederiam do diagnóstico até a morte, iniciando-se pela negação e culminando na aceitação.
II - Elisabeth Kubler Ross nomeou como decatexia o processo através do qual aquele que está morrendo precisa aos poucos desinvestir emocionalmente da vida, interiorizando-se cada vez mais.
III - A autora defende que é necessário que as pessoas próximas ao paciente o protejam dos sentimentos e pensamentos dolorosos relacionados a morte, desse nodo o caminho para alcançar a aceitação é facilitado.
IV - No estágio da negação a reação é marcada pela dificuldade do paciente de compreender, emocional e cognitivamente, a gravidade do seu estado.
Assinale a opção correta.