Questões de Concurso Comentadas sobre foucault em psicologia

Foram encontradas 67 questões

Q3008990 Psicologia
Em Vigiar e Punir (1975), Foucault argumenta que a psicologia, entre outros saberes disciplinares da sociedade moderna, fabrica um saber que tem como condições de possibilidade o poder que se capilariza nas instituições da nossa sociedade.

Em uma perspectiva crítica, analise as afirmativas a seguir acerca da psicologia hegemônica no campo da saúde mental:

I. A neutralidade científica possibilitou questionar os mecanismos de exclusão dos manicômios.

II. A patologização do louco fundamentou a cientificidade da psicologia, tornando-a um campo de atuação transformador frente às relações de dominação.

III. É um saber que contribuiu para o papel exercido pelos manicômios na engrenagem social, instrumentalizando a opressão de classes.

IV. Por meio da patologização do louco, desconsiderou mecanismos sociais, raciais e sexistas que operam em nossa sociedade.


Estão corretas:
Alternativas
Q2789612 Psicologia

Foucault, no conhecido livro Vigiar e Punir, pensa o nascimento da psicologia como uma ciência do indivíduo, como disciplina da norma que regula, vigia, realiza uma ortodoxia da subjetividade. Félix Guattari e Sueli Rolnik pensam a subjetividade como:

Alternativas
Q2506514 Psicologia
Considere o excerto abaixo:

“A loucura, no devir de sua realidade histórica, torna possível, em dado momento, um conhecimento da alienação num estilo de positividade que a delimita como doença mental; mas não é este conhecimento que forma a verdade desta história, animando-a desde sua origem.” (Foucault, 2008, p.19).
De acordo com Michel Foucault em sua obra História da Loucura, qual é a principal crítica que ele faz à forma como a sociedade lidou historicamente com a loucura?
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESGRANRIO Órgão: UNEMAT Prova: CESGRANRIO - 2024 - UNEMAT - Psicólogo |
Q2389011 Psicologia
No que concerne ao conceito de poder disciplinar, Michel Foucault afirma que a operação das instituições - como a escola - visa produzir corpos manipuláveis e analisáveis, cujas forças se multiplicam na direção da racionalização utilitária do detalhe. O processo de ensino-aprendizagem na educação é, portanto, operado a partir dos princípios que produzem o corpo docilizado da disciplina.
São procedimentos do poder disciplinar no estabelecimento escolar: 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: PC-SC Prova: FGV - 2024 - PC-SC - Psicólogo Policial Civil |
Q2365459 Psicologia
Achille Mbembe é um importante pensador camaronês que faz uma releitura das noções ligadas ao racismo de Estado trazidas por Michel Foucault, juntamente com contribuições teóricas de outros autores também importantes para refletir sobre as relações entre Estado, violência e colonialidade. Como exemplo, a chamada guerra às drogas como política de Estado produz práticas de desumanização, criminalização e extermínio de grupos socialmente vulneráveis.
Para pensar essa forma de gestão, Mbembe cria o conceito  chave de 
Alternativas
Q2347766 Psicologia
Julgue o item subsequente.

A legislação na saúde impulsionou mudanças relevantes, apontadas por Michel Foucault. A Atenção Básica rompe com paradigmas hospitalares e higienistas, porém teve desafios iniciais no SUS. A Atenção Básica revela a lacuna entre legislação e prática, evidenciando desafios na transição para um sistema de saúde mais amplo e preventivo.
Alternativas
Q2223241 Psicologia
A figura do delinquente ou do anormal corresponde às práticas de constituição do sujeito, cujos modos de subjetivação estão ligados, segundo Michel Foucault, ao exercício do poder. De importância inegável para a psicologia, especialmente a psicologia jurídica, a analítica dos poderes é, para esse autor, o modo de abordar o tema do sujeito. De acordo com M. Foucault, é correto afirmar que o poder:
Alternativas
Q2159598 Psicologia
O famoso filósofo e historiador Michel Foucault, em sua obra Vigiar e punir, analisou as formas de castigo que a sociedade francesa impunha aos que cometiam crimes, tanto no Antigo Regime, quanto após a Revolução Francesa. Ele aponta para dois tipos principais de castigo, pelo suplício, típico do Antigo Regime, e pela punição, típica da sociedade contemporânea. Nesse sentido, julgue os itens a seguir.
I. O suplício constitui-se num castigo que incide sobre o corpo do criminoso, objetivando deixar-lhe uma cicatriz ou expô-lo ao público de forma degradante, tornando o sujeito infame.
II. O suplício deve ter uma violência excessiva, no qual o cerimonial da justiça manifesta sua força, fazendo o criminoso gemer ou gritar com os golpes dados pelo carrasco.
III. O suplício pode se estender após a morte do criminoso, através de cadáveres queimados, cinzas jogadas ao vento, corpos arrastados na grade, expostos à beira da estrada.
IV. Na punição pós-Revolução, o objetivo da pena liga-se ao contrato social estabelecido no Código Penal, no qual a todo crime deve-se estabelecer uma punição não violenta.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1981419 Psicologia
Subjetividade é um conceito que nasceu no campo da filosofia do conhecimento, mas migrou para o domínio da psicologia, adquirindo tratamento histórico, social e político, sobretudo no final do século XX, por meio de perspectivas críticas e contemporâneas.
Sob inspiração de autores como Félix Guattari e Michel Foucault, é correto afirmar que a subjetividade, enquanto objeto de conhecimento e campo de experiência humana, pressupõe: 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: TJ-SP Prova: VUNESP - 2022 - TJ-SP - Psicólogo Judiciário |
Q1911814 Psicologia
Aplicando-se a perspectiva de análise foucaultiana das formas de legitimação e das formas de dominação às questões de gênero, pode-se afirmar que as relações de gênero
Alternativas
Q1893867 Psicologia

A judicialização da vida vem colocando em ação práticas cada vez mais segregativas. A sociedade civil e a população em geral tornam-se alvos permanentes de intervenção governamental com o objetivo de prolongar a duração da vida, de um lado, e de outro, multiplicar para alguns o risco de morte ou decretar a morte política. A questão central passa então a ser: como deixar morrer aquilo que não serve à vida?


Trata-se de uma gestão caracterizada por Michel Foucault como:

Alternativas
Q1843215 Psicologia
A judicialização da vida vem colocando em ação práticas cada vez mais segregativas. A sociedade civil e a população em geral tornam-se alvos permanentes de intervenção governamental com o objetivo de prolongar a duração da vida, de um lado, e de outro, multiplicar para alguns o risco de morte ou decretar a morte política. A questão central passa então a ser: como deixar morrer aquilo que não serve à vida? Trata-se de uma gestão caracterizada por Michel Foucault como:
Alternativas
Q1778990 Psicologia
O termo “normal” ao tratar da evolução humana, não deve ser entendido como um julgamento de valor do que é melhor, ou pior, mas como um parâmetro científico para avaliar diversos caminhos, formas e expressões do desenvolvimento. A ideia de normalidade tem sido usada como instrumento de controle social, definindo a partir de determinadas camadas da sociedade os comportamentos, pensamentos e sentimentos “adequados” para a população, em geral. Assim, faz referência à ideia de enquadre e ajustamento. Segundo qual teórico refere-se a esse pressuposto?
Alternativas
Q1766438 Psicologia
No século XVII, segundo M. Foucault (1972), ocorreu na Europa a chamada 'grande internação' com a construção de várias casas de internamento. É CORRETO afirmar que esses espaços se prestaram:
Alternativas
Ano: 2021 Banca: APICE Órgão: DPE-PB Prova: APICE - 2021 - DPE-PB - Psicólogo |
Q1752706 Psicologia
As contribuições teóricas sobre o poder são fundamentais para os estudos da mudança social e da participação política e, sobretudo, possibilitam uma postura crítica e reflexiva nos variados cenários de articulação das práticas profissionais. Michel Foucault foi um importante teórico que lançou luzes para uma teoria do poder. Leia as assertivas abaixo e assinale a alternativa incorreta sobre os aspectos que correspondem a teoria do poder em Foucault:
Alternativas
Ano: 2018 Banca: SEAP Órgão: TJ-MG Prova: SEAP - 2018 - TJ-MG - Estágio - Psicologia |
Q1318187 Psicologia
A crítica à hipótese de um sujeito universal, levada a cabo por Foucault e Lacan, denuncia qualquer pretensão de universalizarmos a ética, impondo-nos a necessidade de diferenciarmos dois conceitos que, classicamente, são tomados como sinônimos:
Alternativas
Q1299582 Psicologia

No que diz respeito à obra Vigiar e punir de Foucault (1993),  julgue os itens seguintes. 


I  O  prejuízo  que  um  crime  traz  ao  corpo  social  é  a  desordem que introduz nele: o escândalo que suscita;  o exemplo  que  dá;  a  incitação  a  recomeçar  se  não é  punido;  e  a  possibilidade  de  generalização  que  traz  consigo.  

II  Para  ser  útil,  o  castigo  deve  ter  como  objetivo  as  consequências  do  crime, entendidas  como a  série  de  desordens que este é capaz de abrir. 

III Deve‐se calcular uma pena em  função do crime, mas  não de sua possível repetição. É necessário visar não à  ofensa passada, mas à desordem futura. 


Assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Ano: 2013 Banca: Quadrix Órgão: CFP
Q1221887 Psicologia
Para Foucault:
I. o suplício como punição de crimes apenas migrou do corpo para a alma.
II. o sistema jurídico moderno “julga” também a alma do acusado e, nessa ação, muitas vezes o psicólogo é incluído.
III. quando o psicólogo ou outro profissional assume a incumbência de determinar se uma pessoa deve ou não receber os benefícios da Lei de Execuções Penais, este profissional está participando do sistema de punição.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1125916 Psicologia

Foucault (1977) discorre sobre a instituição escolar, discutindo acerca da especificidade de um mecanismo que aparelha de forma ininterrupta a operação do ensino, exercendo um controle e uma vigilância que permite qualificar, classificar e punir. Tal mecanismo vale como cerimônia da objetificação dos indivíduos dessa instituição.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1977.


O mecanismo ao qual Foucault se refere é o(a)

Alternativas
Q1002790 Psicologia

A respeito das concepções de Foucault sobre as práticas de poder, analise as afirmativas a seguir.


I. A sociedade civil tornou-se alvo de intervenção governamental permanente, que tem como objetivo restringir as liberdades e massificar as individualidades.

II. O movimento de higienização da cidade, da população e dos corpos tem, como pretexto, a noção de defesa da sociedade.

III. O racismo biológico surgiu por meio de uma nova arte de governo que marcou a modernidade, distinta das práticas das sociedades tradicionais, que demonstravam sua força na exibição dos suplícios.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: D
5: C
6: C
7: D
8: E
9: D
10: A
11: E
12: E
13: B
14: E
15: A
16: C
17: D
18: D
19: A
20: D