Questões de Concurso Sobre legislação de psicologia e resoluções do conselho federal de psicologia em psicologia

Foram encontradas 3.724 questões

Q3108790 Psicologia
Segundo o código de ética dos profissionais de psicologia sobre reponsabilidades do psicólogo no artigo 7º, o psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional na seguinte situação: 
Alternativas
Q3104818 Psicologia

        Lívia, 14 anos de idade, teve uma perda ponderal considerável nos últimos meses. Estranhando o comportamento da filha, a genitora decidiu levá-la para receber atenção profissional na rede pública de saúde, em seu território. Chegando lá, a equipe multidisciplinar, composta por médico e psicólogo, iniciou a entrevista com mãe e filha presentes. A mãe relatou o seguinte:


         “Nos últimos 4 meses, Lívia tem comido bem menos. Como trabalho muito e a crio sozinha, não sei muito bem como começou. Passei a estranhar quando ela começou a não comer a marmita que sempre deixo pronta para ela e passou a não pedir para eu fazer as comidinhas e sobremesas que pedia aos finais de semana. Ficou mais quieta e mais fraca. Até achei que tinha relação com o período menstrual, pois ela tem um fluxo intenso e fica mais na dela quando está naqueles dias. Quando perguntei, ela me contou não tinha nada a ver com isso e que a menstruação não vinha havia mais de dois meses. Passamos logo no postinho e ela fez um teste de gravidez. Fez três vezes pra termos certeza. Mas não era menino não.” [sic].


     E continuou:

    

    “Passou a ficar irritadiça quando eu perguntava sobre sua alimentação ou oferecia as coisas que antes ela gostava de comer. Ficou mais calada, quieta e passou a ficar mais tempo no quarto. Com muito jeito, depois de alguns dias, ela conseguiu se abrir comigo. Comentou que nunca gostou de seu corpo, que sempre se achou gorda demais, que o nariz é ‘grande e de batata’, que tem vontade de morrer só de pensar em engordar. Revelou para mim que tem contado as calorias de tudo o que come e que a cabeça falta explodir, porque os pensamentos não param. Meu coração quase não aguentou, doutor. Mas o que quase acabou comigo foi encontrar umas marcas no braço dela. Depois de muito esforço meu, ela confessou que tem tido pensamentos muito ruins e tem perdido a vontade de tudo, inclusive de viver. Minhas pernas falharam na hora. Pensei que fosse ter um ataque. Nunca tinha visto minha filha assim. Estou disposta a largar tudo para cuidar dela e ela sabe disso. Falava que não precisava de tratamento nenhum e que a única coisa da qual gostaria de se livrar é do medo de engordar. Mas, depois que fizemos os exames na unidade básica de saúde, o médico disse que precisaríamos buscar ajuda psicológica também, pois o quadro dela não melhoraria se não cuidássemos da sua saúde mental. Aí ela amoleceu e aceitou vir hoje.” [sic]. 


Considerando o caso clínico apresentado no texto 17A1, julgue os itens a seguir. 

Após o atendimento, o psicólogo poderá emitir uma declaração psicológica a fim de comunicar o diagnóstico das condições mentais de Lívia e, assim, justificar sua falta escolar naquele dia. 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FUNDATEC Órgão: IF-AP Prova: FUNDATEC - 2024 - IF-AP - Psicólogo-Área |
Q3095568 Psicologia
Com base na Resolução nº 6/2019, sobre o conceito e estrutura do parecer psicológico, analise as afirmações abaixo:

1. O parecer psicológico é um pronunciamento por escrito, que tem como finalidade apresentar uma análise técnica, respondendo a uma questão-problema do campo psicológico ou a documentos psicológicos questionados.
2. O resultado do parecer psicológico pode ser inconclusivo.
3. O parecer psicológico não é um documento resultante do processo de avaliação psicológica ou de intervenção psicológica.
4. O parecer psicológico é um documento que resulta exclusivamente de uma avaliação psicológica formal.
5. A estrutura do parecer psicológico inclui somente os itens: Identificação, Diagnóstico, Análise, Conclusão e Referências.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FUNDATEC Órgão: IF-AP Prova: FUNDATEC - 2024 - IF-AP - Psicólogo-Área |
Q3095567 Psicologia
Com base na Resolução nº 31/2022, sobre o uso e regulamentação dos testes psicológicos, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Os testes psicológicos podem ser utilizados por qualquer profissional da área da saúde, desde que sigam as orientações do manual técnico aprovado.
II. O teste psicológico e o seu respectivo manual técnico constituem tecnologia profissional da Psicologia.
III. A aplicação, correção e interpretação dos testes psicológicos devem seguir rigorosamente as orientações, padronização e normatização contidas no manual técnico aprovado pelo CRP.
IV. O uso de testes psicológicos é privativo da psicóloga e do psicólogo, conforme estabelecido pela Lei nº 4.119/1962.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FUNDATEC Órgão: IF-AP Prova: FUNDATEC - 2024 - IF-AP - Psicólogo-Área |
Q3095566 Psicologia

De acordo com a Resolução nº 8/2020, referente à quebra de sigilo profissional em casos relacionados à violência de gênero, e às precauções que a psicóloga e o psicólogo devem adotar para minimizar os impactos negativos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Ano: 2024 Banca: FUNDATEC Órgão: IF-AP Prova: FUNDATEC - 2024 - IF-AP - Psicólogo-Área |
Q3095543 Psicologia
De acordo com o Código de Ética do Psicólogo, quanto ao registro de informações, atendimento a menores e utilização de meios de registro, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FUNDATEC Órgão: IF-AP Prova: FUNDATEC - 2024 - IF-AP - Psicólogo-Área |
Q3095542 Psicologia
Conforme o Código de Ética Profissional, sobre a interrupção do trabalho do psicólogo e a responsabilidade com arquivos confidenciais, analise as assertivas abaixo:

I. Em caso de demissão, o psicólogo deve guardar por 6 anos os documentos e, posteriormente, destruir todos os arquivos confidenciais.
II. Em caso de demissão ou exoneração, o psicólogo deverá repassar todo o material ao psicólogo que vier a substituí-lo, ou lacrá-lo para posterior utilização pelo psicólogo substituto.
III. Quando o serviço de Psicologia for extinto, o psicólogo comunicará à instância superior do serviço que providenciará a destinação dos arquivos confidenciais.
IV. O psicólogo pode decidir de forma autônoma o destino dos arquivos confidenciais, independentemente de demissão, exoneração ou extinção do serviço.

Quais estão corretas?
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FUNDATEC Órgão: IF-AP Prova: FUNDATEC - 2024 - IF-AP - Psicólogo-Área |
Q3095541 Psicologia
De acordo com o Código de Ética Profissional sobre a conduta do psicólogo em situações de greves ou paralisações, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Garantir que as atividades de emergência não sejam interrompidas.
( ) Suspender completamente os atendimentos, sem exceções para casos emergenciais.
( ) Comunicar previamente os usuários ou beneficiários dos serviços afetados pela paralisação.
( ) Suspender as atividades sem a exigência de informar os usuários ou beneficiários sobre a paralisação dos serviços.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3092355 Psicologia

No artigo 2º do Código de Ética do Psicólogo, apresenta-se o que é vedado a este profissional.


Nesse sentido, é CORRETO afirmar que é ilegal:

Alternativas
Q3092354 Psicologia
A Nota Técnica CFP nº 8/2023, intitulada A Psicologia na Prevenção e Enfrentamento à Violência nas Escola, tem como objetivo apresentar às psicólogas e dos psicólogos recomendações para o exercício profissional no ambiente escolar em situações de violência.

É CORRETO afirmar que a atuação do psicólogo e da psicóloga é:
Alternativas
Q3092345 Psicologia
O Código de Ética Profissional do Psicólogo é um documento que orienta a prática da Psicologia no Brasil. Foi atualizado pela última vez em 2019 e continua vigente em 2024.

Em relação às responsabilidades e deveres fundamentais do Psicólogo, é CORRETO afirmar que o psicólogo:
Alternativas
Q3092207 Psicologia

A respeito da elaboração de documentos psicológicos, julgue o item que se segue. 


Todo documento produzido pelo psicólogo em decorrência da prestação de serviços psicológicos deve levar em consideração a natureza dinâmica, não cristalizada e não definitiva do fenômeno psicológico. 

Alternativas
Q3092206 Psicologia

A respeito da elaboração de documentos psicológicos, julgue o item que se segue. 


Os documentos psicológicos devem, em regra, apresentar descrições literais dos atendimentos realizados, para a efetiva validação das informações fornecidas pelo profissional. 

Alternativas
Q3092198 Psicologia

Em relação aos testes utilizados no contexto de avaliações psicológicas, julgue o item a seguir. 


Conforme disposto no Código de Ética Profissional do Psicólogo, será considerada falta ética a utilização de testes  psicológicos com parecer desfavorável ou que constem na lista de testes psicológicos não avaliados no site do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI), exceto nos casos de pesquisa amparados pela legislação vigente e nas situações de ensino com objetivo formativo e histórico na psicologia.

Alternativas
Q3092197 Psicologia

        Maria procurou atendimento psicológico, relatando ter sido vítima de violência doméstica. Durante as sessões, a psicóloga não apenas minimizou os relatos de agressão, mas também sugeriu que Maria poderia estar exagerando a gravidade dos eventos e que a falta de provas concretas dificultava qualquer intervenção. Além disso, Maria soube que, sem o seu consentimento, a psicóloga compartilhou com terceiros suas informações confidenciais. Sentindo-se desacreditada e desamparada, Maria denunciou a profissional ao conselho regional de psicologia (CRP) de sua região, alegando infração ética.

Considerando a situação hipotética precedente, julgue o próximo item, relativo à ética profissional do psicólogo.


Na situação em apreço, a psicóloga agiu de acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, uma vez que é sua obrigação avaliar criticamente a veracidade das informações fornecidas pela cliente e garantir que qualquer intervenção seja embasada em evidências concretas e comprovadas. 

Alternativas
Q3092196 Psicologia

        Maria procurou atendimento psicológico, relatando ter sido vítima de violência doméstica. Durante as sessões, a psicóloga não apenas minimizou os relatos de agressão, mas também sugeriu que Maria poderia estar exagerando a gravidade dos eventos e que a falta de provas concretas dificultava qualquer intervenção. Além disso, Maria soube que, sem o seu consentimento, a psicóloga compartilhou com terceiros suas informações confidenciais. Sentindo-se desacreditada e desamparada, Maria denunciou a profissional ao conselho regional de psicologia (CRP) de sua região, alegando infração ética.

Considerando a situação hipotética precedente, julgue o próximo item, relativo à ética profissional do psicólogo.


O Código de Ética Profissional do Psicólogo permite que o psicólogo compartilhe informações confidenciais de cliente, mesmo sem o seu consentimento, sempre que considerar que a divulgação dessas informações pode beneficiar o tratamento e garantir um prognóstico mais preciso para o caso. 

Alternativas
Q3090866 Psicologia
A Resolução CFP nº 001/2009 dispõe sobre a obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos.

Com relação ao estabelecido nessa resolução, analise as afirmativas a seguir.

I. O registro documental em papel ou informatizado tem caráter sigiloso e constitui-se de um conjunto de informações que tem por objetivo contemplar de forma sucinta o trabalho prestado, a descrição e a evolução da atividade e os procedimentos técnico-científicos adotados.

II. A guarda do registro documental é de responsabilidade do psicólogo e/ou da instituição em que ocorreu o serviço.

III. Quando em serviço multiprofissional, o registro da Psicologia deve ser realizado em prontuário próprio, separado das outras áreas.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3090865 Psicologia
João Pedro é psicólogo perito e foi chamado a atuar num processo de família, no qual uma das partes designou um assistente técnico. De acordo com a Resolução CFP nº 008/2010, que dispõe sobre a atuação do psicólogo como perito e assistente técnico no Poder Judiciário, é correto afirmar que
Alternativas
Q3090864 Psicologia
A Resolução CFP 017/2012 dispõe sobre a atuação do psicólogo como Perito nos diversos contextos.
De acordo com a referida resolução, é correto afirmar que
Alternativas
Q3090863 Psicologia
A Resolução CFP 06/2019 normatiza as orientações para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional.
De acordo com a Resolução, é correto afirmar que 
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: E
5: B
6: B
7: A
8: D
9: A
10: A
11: A
12: C
13: E
14: C
15: E
16: E
17: B
18: E
19: C
20: D